1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Debian [Dúvidas]

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por astrisko, 8 de Abril de 2007. (Respostas: 297; Visualizações: 26445)

1. astrisko

astrisko 1st Folding then Sex

[​IMG][​IMG]

Saiu hoje o Debian 4.0, depois de quase 2 anos de desenvolvimento. Esta versão recebeu melhoramentos ao nível da gestão dos pacotes, um novo ambiente gráfico de instalação e suporte para drivers encriptadas. A versão do kernel é a 2.6.18.

Já alguém experimentou?

Noticia Oficial
    Mirror nacional

Última edição pelo moderador: 13 de Agosto de 2008
  2. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Kernel 2.6 em Debian? Bah, o mundo já não é como dantes :P

A ver se experimento que fiquei curioso....debian é uma distro mesmo muito boa :)

3. El_UnO

Yep...após 2 anos de "testing" :P

4. esquiso

esquiso Power Member

Eu acho é que Debian é enorme. 4GB de distro é muito trafego. Nao podiam fazer uma coisinha à lá ubuntu, com, no maximo, 700 MB?
    Por isso é que eu não exprimento Fedoras e OpenSUSEs..

5. El_UnO

6. QuickFire

QuickFire What is folding?

Ora ai está... saca o netinstall e só precisas de instalar aquilo que necessitas :)
    Como só instalas o que queres até ficas com algo mais pequeno que o Ubuntu :P

7. esquiso

esquiso Power Member

8. CR_

CR_ Power Member

Reinstalar? #apt-get update / #apt-get dist-upgrade

9. Savage

Savage Power Member

10. El_UnO

Para quem não souber, podem usar o jigdo para sacar os pacotes todos e fazer as isos...é mais prático porque podem usar qualquer mirror nacional de debian que já esteja actualizado com os pacotes mesmo que não tenha as isos :)

Mais info aqui: http://www.debian.org/CD/jigdo-cd/

EDIT: Já estou a "chular" o darkstar para isso. Sacar a 10Mbits rula :D

11. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Um dos meus sistemas só usa puro debian :002: e tlvz troke um outro :)
    E aconselho net install, pois completo são 3 dvd's...

- O que há de novo

e já agora,

DebCentral Config
    Certamente que muitos conhecem o automatix ne?
    E se disser que tb há pra Debian etch ? :D

DebCentral Config
    Tópico Original

Última edição: 9 de Abril de 2007
  12. Nomearod

Nomearod Power Member

Don't take me wrong, mas não vejo grande interesse em usar Debian.

O mundo linux desenvolve-se a um ritmo frenético. Todas as semanas temos actualizações de novos programas, patches, tecnologias, etc a sair e com Debian vemos o oposto. Saiu agora uma nova versão "estável" mas basta olhar para alguns dos programas para vermos que de "novo" tem pouco.

As versões dos programas são antigas e se uma distro "normal" (que lança 1/2 versões por ano) rapidamente fica desactualizada, então Debian muito mais.

Compreendo que a ideia é usar versões antigas que passaram por um longo processo de correção de bugs, mas será mesmo necessário meter de lado novas funcionalidades em detrimento da estabilidade?

Estou a usar Sabayon 3.3 que, em altura do lançamento, trazia a última versão de todos os seus programas. Será por isso que é menos estável? Pelo menos até agora, não. Não tenho crashes, e o sistema funciona todo ou of the box sem problema nenhum.

Sei que é contra a filosofia Debian, mas acredito que não se perderia nada se tentassem manter-se mais actualizados.

13. Nomearod

Nomearod Power Member

Talvez, mas pelo que li (inclusive na FAQ da Debian), existe um risco ainda elevado de "breakar" o sistema e a versão "testing" provavelmente não tem a estabilidade de outras distros como Mepis que apesar de usarem repositórios outdated (Ubuntu Dapper) continuam a lançar versões com programas recentes incluindo as ultimas versões do Open Office, Fire Fox, etc.

Além disso, a "filosofia Linux" é algo bastante bom, mas quando é levada ao extremo como em Debian acho que já é demais... (Iceweasel?? Só por causa de um icon?...)

14. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

A importancia do Debian é que há pelo menos 120 distribuições basadas em debian. Esse é o problema do Debian. Gentoo tb tem os seus problemas internos. Seria uma pena ver algum dos dois partir.
    Estou convencido que o Ubuntu conseguiria continuar mesmo sem debian mas seria dificil.

15. Nomearod

Nomearod Power Member

Debian é bom para a comunidade mas só por causa da base e de todo o sistema APT-GET/DEB. De resto, distribuições como Ubuntu, Mepis, DreamLinux, etc são o que recomendaria para desktop.

Por acaso acredito que Ubuntu conseguiria continuar sem Debian. À uns tempos atrás isso estaria fora de questão mas agora penso que teria condições e não sei até que ponto isso não aconteça no futuro (Debian e Ubuntu seguirem ambos o seu próprio caminho).

16. CR_

CR_ Power Member

Debian Testing é muito mas muito mais estável que ubuntu (eu digo isto porque já tivo os dois durante meses). É que sem comparação. Não classifiques pelo nome. Eu sempre disse que para Desktop o melhor é usar a testing.
    Vê o ciclo de pacotes http://pt.wikipedia.org/wiki/Debian#Ciclo_de_vida_dos_pacotes_Debian

Iceweasel é o firefox com novo icon e imagem, nada te impede de pores o que consideras original.

17. El_UnO

Para Desktop eu diria que até a unstable tree se pode usar sem qualquer problema. O bom de Debian é a flexibilidade e ser possível ter um server ultra-estável e que funcione ou um desktop com versões mais recentes ;)

O Iceweasel nem me faz comichão. Se os gajos da Debian acham melhor poder modificar o firefox á vontade e distribuirem binários sem estarem dependentes da aprovação da Mozilla Fundation bastando para isso mudarem o nome...so be it :P

18. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

É precisamente isso que precisamos que continue. :)

19. tmafcerqueira

tmafcerqueira Power Member

Mas tipo, eu tava com a testing (etch), que passou agora a stable, e queria fazer update para a release que esta actualmente como testing. O dist-upgrade nao passa imediatamente para a nova versao?

20. souto

souto To fold or to FOLD?

há situações em que a estabilidade é crucial, e é até posta em parte em detrimento de alguma funcionalidade. talvez distribuiçoes como o debian sejam adequadas para este tipo de casos.
    embora reconheça, que para a esmagadora maioria de utilizadores da comunidade linux isto não tenha qualquer tipo de interesse. acredito que debian dure, embora a muito custo.

talvez mude de política um dia?

cumprimentos

Partilhar esta Página