Debian Unstable Vs Ubuntu Feisty

Nomearod

Power Member
Estou indeciso entre instalar uma destas duas distros. Qual é a melhor?

O cd do Ubuntu detectou o hardware do meu PC todo out of the box incluindo o adaptador USB wireless. Debian nunca experimentei.

O que eu quero acima de tudo é um sistema baseado em APT (*Debs) e com os programas mais recentes. Não quero andar por ai à procura de debs para ter últimas versões do pidgin ou do Gimp.

Será que Debian seria melhor? Instalar o Etch estaria fora de questão. Não quero usar programas da idade da perda e queria tecnologias recentes como versões recentes do x.org e Gnome 2.18. A instabilidade é importante, mas não gosto de ser tão extremistas.

Outra coisa importante é o suporte para x64. Se optar pelo Unstable (ou testing, qual é realmente a diferença?) será que teria uma detecção de hardware igualmente boa?

E os repositórios? Têm a dimensão do Ubuntu? E as actualizações? São constantes? É que fiquei com a ideia de que se instalar Debian nunca mais preciso de actualizar pois aquilo anda sempre para a frente como Arch ou Gentoo através dos updates.

O meu hardware está no My System. Não me parece ter nada de muito complicado, mas não gostava de ter problemas em instalar as drives da nvidea.

Codecs, fonts, dvd player, etc, não há grandes problemas. Basta-me instalar o Automatix do Debian e fica tudo pronto.
 
Última edição:
Mas tiro mesmo o CD multiarch ou o AMD64? Ou a ia64?

Estive a tentar procurar a versão unstable e não encontro em lado nenhum. Só mesmo a testing.

Existe um grande atraso no testing em relação à unstable? E só uma coisa, a unstable é tão estável como Ubuntu?
 
Última edição:
Tu até podes tirar a versão stable, pois basta mudares os repositórios para a tua versão passar de stable para testing, de testing para unstable, etc.

O atraso de testing para unstable depende do pacote. O pacote tem de cumprir determinados requesitos para ser considerado testing. Se quiseres um numero, aponta para 2 semanas.

Relativamente aos repos, penso que são bem mais recheados que os do ubuntu.

Os drivers da nvidia são smoth. Penso é que as 8800 tiveram um problema, mas acho que já está resolvido nos drivers mais recentes.

Em relação ao Automatix, aconselhava-te antes a começar a mexer mais com a consola, e a pesquisar na net e nos forums. Mais cedo ou mais tarde, vai te dar jeito alguma experiencia na consola :)
 
Tu até podes tirar a versão stable, pois basta mudares os repositórios para a tua versão passar de stable para testing, de testing para unstable, etc.

O atraso de testing para unstable depende do pacote. O pacote tem de cumprir determinados requesitos para ser considerado testing. Se quiseres um numero, aponta para 2 semanas.

Relativamente aos repos, penso que são bem mais recheados que os do ubuntu.

Os drivers da nvidia são smoth. Penso é que as 8800 tiveram um problema, mas acho que já está resolvido nos drivers mais recentes.

Em relação ao Automatix, aconselhava-te antes a começar a mexer mais com a consola, e a pesquisar na net e nos forums. Mais cedo ou mais tarde, vai te dar jeito alguma experiencia na consola :)

Mesmo assim acho que vou tirar logo a testing. A probabilidade de dar barraca deve ser menor.

Se usar a unstable existe realmente uma elevada probabilidade de parar de funcionar de um momento para o outro? É que queria uma coisa com programas realmente recentes e unstable parece ser o ideal.

Por fim, que cd é que tiro? Multiarch, ia64 ou amd64? (Para usar com um Intel 6600 dual core)
 
Tira a testing. Assim é provavel que tenhas menos trafego em updates :p

Unstable é muuuito mais estável que algumas distros que para ai andam. Por isso, não tenhas medo, pode às vezes dar uma ou outra porcaria, mas normalmente nao costuma ser nada de grave.

O cd, para o teu C2D é o AMD64 :)
 
Já estou a tirar a versão de 28 Maio do testing.

Para meter as últimas drives da nvidea basta-me meter os repositórios todas activos e actualizar no Synaptic, right?
 
Não sei, eu costumo meter os drivers à pata. :p

Página da nvidia, sacar os drivers e instala-los.

Ok, thanks.

Não deve ser assim tão difícil ir ao site a instalar. Preciso de alterar alguma coisa depois no xorg.conf?

BTW, isto já traz drives para wireless ou o ndiswrapper? Ou terei que instalar depois?
 
Basta fazeres um dpkg-reconfigure xserver-xorg, e ai escolheres os drivers nvidia, depois de devidamente instalados.

Drivers para wireless/ndiswrapper? Estas a utilizar netinstall? Não. Nos outros CD's, não sei.
 
1) o ubuntu nao tem versão de 64 bits? http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/releases/current/ então não tem?
2) tanto o debian como o ubuntu têm uma detecção de hardware óptima!
3) o ubuntu é como que um linux mint do debian (sem querer insultar o ubuntu, é a distro que uso :>), ou seja, como te detecta o hardware todinho instala sem erros imensas cenas que dão bastante jeito, sobretudo se o estiveres a instalar num portátil. Debian vem mais "vazio".
4) o ubuntu não é assim tão up-to-date... o pidgin ainda não chegou aos repos! se queres up-to-date e bem parecida com o debian tens o archlinux, mas nao suporta .deb e também a versão para 64 bits ainda é experimental.
5) há outras distros (não sei se suportam 64 bits ou não, eu tenho um p4) como fedora e mandriva que em vez de .deb's usam .rpm's que vai dar ao mesmo, e regra geral até são mais fáceis de encontrar!

pelo que li ve que já estás a instalar o debian... pá, poe o testing e não o unstable... não perdes grande coisa :> No testing, as actualizações não são assim tão comuns... mas às vezes há cenas que irritam mesmo em programas pouco testados (unstable, os do testing já foram testados).

Já agora corrige o erro do tópico principal... a ESTABILIDADE é que é importante, não a instabilidade ;p

Para as placas nvidia, o nvidia-xconfig não sei pq dá-me sempre mal no debian, usa o dpkg-reconfigure como disse o esquiso.
 
Última edição:
1) o ubuntu nao tem versão de 64 bits? http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/releases/current/ então não tem?
2) tanto o debian como o ubuntu têm uma detecção de hardware óptima!
3) o ubuntu é como que um linux mint do debian (sem querer insultar o ubuntu, é a distro que uso :>), ou seja, como te detecta o hardware todinho instala sem erros imensas cenas que dão bastante jeito, sobretudo se o estiveres a instalar num portátil. Debian vem mais "vazio".
4) o ubuntu não é assim tão up-to-date... o pidgin ainda não chegou aos repos! se queres up-to-date e bem parecida com o debian tens o archlinux, mas nao suporta .deb e também a versão para 64 bits ainda é experimental.
5) há outras distros (não sei se suportam 64 bits ou não, eu tenho um p4) como fedora e mandriva que em vez de .deb's usam .rpm's que vai dar ao mesmo, e regra geral até são mais fáceis de encontrar!

pelo que li ve que já estás a instalar o debian... pá, poe o testing e não o unstable... não perdes grande coisa :> às vezes há cenas que irritam mesmo em programas pouco testados.

EDIT: o nvidia-xconfig não sei pq dá-me sempre mal no debian, usa o dpkg-reconfigure como disse o esquiso.

1) O AndreAPL estava (penso eu) a referir-se um pouco à falta de suporte do Ubuntu 64 bits, ou a algo do genero.
3) Isso não faz muito sentido, tendo em conta que Linux Mint é baseado em Ubuntu :p
4) Mas o debian já o tem nos repos testing (sim, não me enganei, ainda há pouco testei isso).
 
o ubuntu nao tem os mesmos repositorios do debian.. la por ser baseado no debian unstable nao quer dizer que seja igual :)
podes sempre instalar o linux mint :D
eu pessoalmente não gosto muito do debian... mas nao digo que seja mau - e de mau nao tem nada, e sem duvida a distro melhor organizada e madura que há!
 
Mandrivas e Fedoras é que não... Nunca tive uma boa experiência com estas distros e quanto mais afastadas tiverem de mim melhor XD

esquiso, estou a fazer o download do cd 1 e não netinstall uma vez que no PC onde quero instalar (desktop) só tenho net por wireless.

Quando instalar procura na net um deb para o ndiswrapper e instalo à mão. Espero é que não peça dependências e que me obrigue a procurar pelos confis da net como em Fedora 7.

De qualquer maneiras, nem sequer sei se isto dá em ndiswrapper XD Sei que em Ubuntu a minha rede é logo detectada e com PCLinuxOS também foi sem problema nenhum. Espero bem que em Debian aconteceça o mesmo =)
 
Última edição:
1) O AndreAPL estava (penso eu) a referir-se um pouco à falta de suporte do Ubuntu 64 bits, ou a algo do genero.
3) Isso não faz muito sentido, tendo em conta que Linux Mint é baseado em Ubuntu :p
4) Mas o debian já o tem nos repos testing (sim, não me enganei, ainda há pouco testei isso).
Exactamente. Enquanto que Ubuntu nao tem suporte multiarch, Debian pura lida, actualmente, e perfeitamente com pacotes 32 e 64bits atraves do multiarch. Ninguem referiu que ubuntu nao tem 64bits, mas sim, nao tem suporte (nativo) multiarch... Mas é so 1 conselho :-D
 
Acabei de instalar a uma versão testing e deu problemas... Na instalação correu tudo bem mas quando está a entrar no gnome, mesmo antes de iniciar o ambiente gráfico, o ecrã desliga-se e a motherboard dá um beep.

Será que terei o mesmo problema no stable? Se não, posso instalar na boa e depois actualizar, certo?
 
Isso não mostra um log ou algo do género? convém saber o que se passa...

Experimenta meter os drivers vesa (isto se for dos drivers da placa...).

#dpkg-reconfigure xserver-xorg
 
Isso não mostra um log ou algo do género? convém saber o que se passa...

Experimenta meter os drivers vesa (isto se for dos drivers da placa...).

#dpkg-reconfigure xserver-xorg

Não dá erro nem aparece log nenhum. Nem tão pouco tenho acesso à consola... Simplesmente chega a uma parte do boot onde fala no Gnome Desktop Environment e o ecrã desliga-se depois de dar um beep no PC.

Vou tirar agora a versão stable para ver.
 
Back
Topo