Decisão final!

mOkas!

Membro
Boas a todos!

Estou agora a mudar-me de casa, e infelizmente apenas tenho disponível fibra da NOS (HFC). Vodafone só 4G e MEO ADSL e Satélite.

Isto levanta-me 2 dúvidas nas quais peço-vos ajuda para decidir (já que na antiga casa tinha Vodafone FIBRA).

Primeiro, deixar algumas premissas:

- Jogo online FPS e para mim ter latências abaixo dos 30/40 é prioritário (Com vodafone jogo a 5ms).
- Gostaria de ter box com opção de voltar para trás os 7 dias de programação.

1ª Dúvida:
- Vale apena colocar a NOS (HFC)? Ou a Vodafone 4G poderá desempenhar um papel semelhante? Já que o pacote é 100/10?

Não me queria fidelizar 2 anos, sabendo que em breve terei FTTH da Vodafone (provavelmente daqui a 1 ano).

P.S.: Já joguei nesta nova casa com 4G do telemóvel ligado ao PC por wi-fi e tinha +/- 30ms e jogo fluído.

2ª Dúvida:

Ao contratar a NOS, existem dois routers disponíveis, Power Router (100 ou 200Mbps) e Power Gateway (1Gbps). Sendo a minha conexão HFC, tenho alguma coisa a ganhar com o Power Gateway e pagar os 11€ a mais visto que nunca vou atingir os 100Mps de upload?

Obrigado desde já a todos os que lerem e responderem!!!
 
Admitindo então que escolho HFC da NOS:

Existem dois routers disponíveis, Power Router (100 ou 200Mbps) e Power Gateway (1Gbps). Sendo a minha conexão HFC, tenho alguma coisa a ganhar com o Power Gateway e pagar os 11€ a mais visto que nunca vou atingir os 1000/100?

Aí noutro tópico falou-se de um router 5.0 a sair no final do mês. Devo esperar? Ou é indiferente visto ter HFC?

Obrigado!!
 
Admitindo então que escolho HFC da NOS:

Existem dois routers disponíveis, Power Router (100 ou 200Mbps) e Power Gateway (1Gbps). Sendo a minha conexão HFC, tenho alguma coisa a ganhar com o Power Gateway e pagar os 11€ a mais visto que nunca vou atingir os 1000/100?

Aí noutro tópico falou-se de um router 5.0 a sair no final do mês. Devo esperar? Ou é indiferente visto ter HFC?

Obrigado!!

É o seguinte no 200/1gbps esta em testes 50mbps de upload em algumas zonas. 1gbps está previsto ser 100mbps de up daqui uns meses. Se vês que fazes muito uso d download e cmpensa teres 1gbps se não vai 200mbps.

Cumps
 
Conseguires 100/10mbps em 4G, a toda a hora é preciso que vivas numa zona urbana (porque os 800Mhz do LTE não permitem), e que por outro lado tenha boa poliferação de redes FTTH/HFC para evitar de chegares às 20h e a velocidade cair para metade.

Resumindo, rede fixa é a única que te vai garantir o mais próximo do contratado. Isto contando que a NOS aí não esteja congestionada, problema que tem vindo a ser resolvido mas fica ainda assim a ressalva.
 
Conseguires 100/10mbps em 4G, a toda a hora é preciso que vivas numa zona urbana (porque os 800Mhz do LTE não permitem), e que por outro lado tenha boa poliferação de redes FTTH/HFC para evitar de chegares às 20h e a velocidade cair para metade.

Resumindo, rede fixa é a única que te vai garantir o mais próximo do contratado. Isto contando que a NOS aí não esteja congestionada, problema que tem vindo a ser resolvido mas fica ainda assim a ressalva.

Como naquela zona apenas a NOS tem fibra, toda a gente tem NOS. Vou viver numa zona urbana, vou testar hoje qual a velocidade de 4G que consigo no telemóvel. Tens alguma dica de como posso testar se está ou não congestionada antes de contratar?

No entanto, o meu problema prende-se mais com o upload e latência e não tanto com o download, visto utilizar maioritariamente a internet para jogar. Será que verei diferença com o Power Gateway mesmo sendo HFC e não FTTH?
 
É o seguinte no 200/1gbps esta em testes 50mbps de upload em algumas zonas. 1gbps está previsto ser 100mbps de up daqui uns meses. Se vês que fazes muito uso d download e cmpensa teres 1gbps se não vai 200mbps.

Cumps

Mas com HFC consigo ter esses uploads tão altos? O que quero dizer é que se contratar a de 1Gbps ou 200Mpbs, falam em 20 Mpbs de upload, e tenho medo que rapidamente esses 20 se transformem em 4 ou 5 e de nada me valer o valor a mais que estou a pagar só pelo download. Quando o que me importa é mesmo o upload e a latencia do serviço.
 
Como naquela zona apenas a NOS tem fibra, toda a gente tem NOS. Vou viver numa zona urbana, vou testar hoje qual a velocidade de 4G que consigo no telemóvel. Tens alguma dica de como posso testar se está ou não congestionada antes de contratar?

No entanto, o meu problema prende-se mais com o upload e latência e não tanto com o download, visto utilizar maioritariamente a internet para jogar. Será que verei diferença com o Power Gateway mesmo sendo HFC e não FTTH?

A latência num cenário normal, será sempre melhor em HFC.
A nivel de estar ou não congestionada, só conseguias saber se alguém do fórum vivesse na mesma freguesia (ou quarteirão de preferência) ou testando o serviço de alguém aí.

Também tens a hipótese de testar o serviço no curso dos 14 dias de arrependimento contratual, quando o contrato é celebrado à distância. Para isso tens de marcar a instalação o mais próximo possível da data em que celebrares contrato.

O que testares no telemóvel, deves de o fazer na hora de ponta (20 - 23h) e teres em conta que os operadores privilegiam as ligações de clientes pós-pagos. Depois tens de te lembrar que o 4G têm limite de tráfego, consegues viver com isso?
 
A latência num cenário normal, será sempre melhor em HFC.
A nivel de estar ou não congestionada, só conseguias saber se alguém do fórum vivesse na mesma freguesia (ou quarteirão de preferência) ou testando o serviço de alguém aí.

Também tens a hipótese de testar o serviço no curso dos 14 dias de arrependimento contratual, quando o contrato é celebrado à distância. Para isso tens de marcar a instalação o mais próximo possível da data em que celebrares contrato.

O que testares no telemóvel, deves de o fazer na hora de ponta (20 - 23h) e teres em conta que os operadores privilegiam as ligações de clientes pós-pagos. Depois tens de te lembrar que o 4G têm limite de tráfego, consegues viver com isso?

Nem me lembrava que os 4G tinham limite de tráfego. Nesse caso a primeira dúvida fica ultrapassada e fico-me apenas pela NOS HFC.

Quanto ao upload, sei que os tarifários da NOS vão sofrer alterações a partir de 1 de Fev. Poderá ser a introdução do Router 5.0? Se for esse o caso, secalhar devia aguardar não?

Obrigado pelas respostas!!

Cumps
 
Nivel de upload já tem zonas a dar 50Mbps em testes no 200/1gbps e futuramente o 1gbps terá 100mbps de up em hfc , questão de esperar até acontecer .Não sei se na tua zona a nos está a dar já os 50Mbps +/- de up em fase de testes .
Latência sempre terás melhor em hfc que 4g além de melhor trefego , entre 4g e hfc na minha opinião nem pensava duas vezes hfc .
Se é para gaming vais jogar bem em latências dentro do parâmetro com a nos, já tive nos hfc e jogava bem e raro os casos de maior latência , obvio que com fibra terias ainda melhor ping .

Cumps
 
Nivel de upload já tem zonas a dar 50Mbps em testes no 200/1gbps e futuramente o 1gbps terá 100mbps de up em hfc , questão de esperar até acontecer .Não sei se na tua zona a nos está a dar já os 50Mbps +/- de up em fase de testes .
Latência sempre terás melhor em hfc que 4g além de melhor trefego , entre 4g e hfc na minha opinião nem pensava duas vezes hfc .
Se é para gaming vais jogar bem em latências dentro do parâmetro com a nos, já tive nos hfc e jogava bem e raro os casos de maior latência , obvio que com fibra terias ainda melhor ping .

Cumps
O meu medo é mesmo ter altas latências em horas "de ponta". Daí a minha dúvida entre os 200/20 e os 1000/100. No entanto, provavelmente se ficar com lag nos 200/20 também ficarei nos 1000/100.
 
se vais jogar vai para a nos
o 4g pode não ser suficiente
eu não jogo e já fiz quase 100gb de traffic e temos 1 semana corrida, isto apenas no meu pc pessoal
 
Nao sendo a melhor operadora, mete a Nos HFC. Esquece lá garantias velocidade em 4G. A NOS está dividir celulas para acabar com congestionamentos.
 
Back
Topo