defeito de fabrico bateria.reclamaçao apos tempo limite de garantia.

jaks

Banido
ola pessoal!

vim aqui recorrer ao vosso apoio,para uma situação da qual,não sei exactamente como reagir devido a minha falta de conhecimento sobre ate que ponto tenho direito de reclamar na situação que passo a descrever abaixo, e que é a seguinte:

Aqui a 1 ano e 2 meses atras(mais ou menos a 25 de Fevereiro de 2011) comprei um macbook pro na *****.
Passado alguns meses, pela altura de Outubro, comecei a deparar-me com o mau funcionamento da bateria (aleatoriamente) e juntamente com outro problema que havia surgido

(sendo este o principal que me levaria a recorrer a apple para arranjo, e não tendo este qualquer relação com o problema da bateria)

levei o computador a uma loja da apple, pedindo que me resolvessem o problema principal e que me vissem se a bateria estava em bom funcionamento.O funcionário que me atendeu, deu uma vista de olhos rápida nas informações do computador,onde dizia que a bateria estava boa(naquele dia…)e achou que não seria preciso provavelmente fazer nada.

No entanto,esse bom estado da bateria volta e meia alterava-se, para mau estado(pena que não foi o caso naquele dia)sem qualquer razão aparente e eu notava que o tempo de duração diminuía, quando usava o computador so com a bateria.
Referi isso ao funcionário, dizendo lhe também que para alem disso, achava muito estranho, a bateria já ter perdido cerca de 20% da sua saúde total, com apenas, cerca de 100 utilizações, a gastar toda a sua energia dos 100% aos 0%(ou seja,100 ciclos) e que isso parecia ser uma perda de saúde muito rápida,pois a apple garante que a bateria consegue aguentar ate 1000 ciclos mantendo 80% da sua saúde total!ou seja,a meu ver,a saúde da minha bateria estava a perder-se muito rapidamente em comparação a essa afirmação que pode ser vista aqui:

http://www.apple.com/pt/batteries/notebooks.html

Apesar disto,o funcionário, para alem de não estar a perceber o meu ponto de vista,voltou a afirmar que a bateria não apresentava qualquer indícios de mau funcionamento perguntando me de seguida, se mesmo assim, eu iria querer que ele anota-se, a verificação da bateria juntamente com o problema principal, para serem verificados e arranjados caso necessário.
Pois bem,eu ainda pensei:"bem, ele é mais entendido que eu…, se calhar estou a fazer uma grande confusão no que estou a dizer…Talvez a bateria vá perdendo saúde dos 100% ate aos 80% e depois estabilize!se assim for cá estou para ver."

Passado um mês, fui buscar o computador a loja já com o problema principal arranjado, mas quando chego a casa,vejo que nada fizeram em relação a bateria e como a percentagem de saúde total da bateria ainda estava acima dos 80 e poucos% eu não reclamei mais nada e esperei para ver o que iria acontecer com o passar do tempo.
Eu já estava contente o suficiente por ter o computador de volta, pois fazia-me muita falta por eu ser estudante universitário,e por estar arranjado!
Foram-se passando os tempos e a bateria continuava a mostrar alterações aleatórias de estado de funcionamento e também alteração d percentagem de saúde que perdia e por vezes milagrosamente ganhava!.umas vezes subia outras descia

(tenho provas disso,inclusive as datas.Tenho registos gravados por um programa que uso para monitorar a bateria e que funciona muito bem pois apresenta exactamente, as mesmas informações que estão no painel de informações do sistema(original do computador)e mais algumas)(digo isto porque já antes eu tinha telefonado para a apple e referindo os dados do programa que reportavam o funcionamento estranho da bateria,mas a assistente deu-me a resposta de que como o software não era deles,os dados que lhe tinha dito, não eram validos…)

Isto acontecia (e continua a acontecer) independentemente dos cuidados que eu tinha(e tenho) com ela indicados no site da apple como: Calibração de bateria.cuidado com temperaturas demasiado quentes do computador, ir usando a bateria de vez enquanto para manter os fluidos a mexer…etc.

Assim foi acontecendo,ate que chegou a uma fase que começou a perder saúde para alem dos 80% que ainda restavam e que a apple garante que bateria conserva ate 1000 ciclos de utilização.
Para alem disto, a quantidade de tempo em que a informação do estado de funcionamento classificado como:"reparar bateria", podia ser vista, tornava-se maior do que o tempo que apresentava como estado:"Bom".
A umas semanas para ca, já nem altera para bom funcionamento e a percentagem de de saúde restante esta nos 67%!,subindo um pouco,e depois descendo consoante a utilizo e mantendo sempre o estado de aviso de reparação.

Bem, meu ver, isto é obviamente um defeito de fabrico, mas como já se passaram mais ou menos, 2 meses do fim da garantia(que se não estou em erro, é apenas 1 ano para componentes de desgaste e dois para o resto), não tenho a certeza se tenho ainda alguma hipótese de que me arranjem este defeito!

Só não fui fazer a reclamação mais cedo porque só agora a bateria começou mesmo a mostrar sinais que não podem ser mais ignorados e a oportunidade de poder ir a Braga só agora surgiu, pois moro em Fafe, e são 41km ate de distancia, não havendo veiculo pessoal nem muito tempo também etc...)
Como nos últimos dias, tenho estado a par dos vossos apoios e trabalhos peço vos humildemente a vossa opinião para saber se tenho direito a reclamar ou não, sobre o problema!ou se mesmo não tendo grande razão para reclamar,que dicas me puderam dar para ao menos tentar conseguir o reparo.

desde já agradeço e desejo-vos um resto de um bom dia!

cumprimentos
 
Devias ter reclamado quando podias, já passaram os 2 anos de garantia. Agora o que podes fazer é pedir para te meterem uma bateria nova mas vais ter de pagar por ela.
 
nao passaram 2 anos.passou 1. 1 e 2 meses. ainda me resta outro ano. so que esse outro que me resta penso que so serve para os componentes do mac que nao sejam consumiveis ...mas nao tenho a certeza...ou seja.a garantia da bateria.apenas acabou ha 2 meses.mas o defeito de fabrico nao e culpa minha e eles teem la o registo muito provavelmente.de quando eu mandei arranjar o mac onde foi apontado o que seria vesto(problema principal e bateria)ou seja eu queixei me e eles nao me deram ouvidos.e agora o estado da bateria esta a reflectir isso.eu quero saber ate que ponto tenho direitos do meu lado.
 
nao passaram 2 anos.passou 1. 1 e 2 meses. ainda me resta outro ano. so que esse outro que me resta penso que so serve para os componentes do mac que nao sejam consumiveis ...mas nao tenho a certeza...ou seja.a garantia da bateria.apenas acabou ha 2 meses.mas o defeito de fabrico nao e culpa minha e eles teem la o registo muito provavelmente.de quando eu mandei arranjar o mac onde foi apontado o que seria vesto(problema principal e bateria)ou seja eu queixei me e eles nao me deram ouvidos.e agora o estado da bateria esta a reflectir isso.eu quero saber ate que ponto tenho direitos do meu lado.

isso agora já não interessa, se a garantia da bateria já se foi, e tu não te queixas-te ou melhor precionado a eles analizarem esse problema, durante o tempo de garantia, agora com ou sem registos, a bateria vai-te sair do bolso, digas o que disseres... e eles alegam que foi derivado a má utilização...
 
hm...ou seja,eles alegam que foi de ma uitilizaçao e nao me dao provas disso?como e que e possivel danificar uma bateria so por usa la visto ela ser feita para isso?como e possivel que uma bateria com 186 ciclos ja va com 33% de desgaste de saude, sendo a garantia que eles dao,é da bateria apenas consumir 20% ate 1000 ciclos?

fui enganado ou a bateria tem defeito ja de fabrico.

por favor se alguem for mais entendido sobre os direitos do consumidor que me ajude.

obrigado desde ja.
 
hm...ou seja,eles alegam que foi de ma uitilizaçao e nao me dao provas disso?como e que e possivel danificar uma bateria so por usa la visto ela ser feita para isso?como e possivel que uma bateria com 186 ciclos ja va com 33% de desgaste de saude, sendo a garantia que eles dao,é da bateria apenas consumir 20% ate 1000 ciclos?

fui enganado ou a bateria tem defeito ja de fabrico.

por favor se alguem for mais entendido sobre os direitos do consumidor que me ajude.

obrigado desde ja.

A bateria tem claramente um defeito. Telefona para a Apple e expõe a situação mencionando que já uma vez foste a um ponto de assistência e nada fizeram. Pode ser que sejam compreensivos. :)

Como exemplo deixo aqui o estado da bateria de um dos meus portáteis:

Screen_Shot_2012-04-10_at_10.58.07_PM-20120427-093259.jpg.jpg
 
Eu tive um problema parecido, a minha bateria sempre esteve boa e de um dia para outro nem 10 minutos durava. Era claramente defeito.
Faltava-me 1/2 meses para acabaros os 2 anos de garantia do portatil contudo sabia que as baterias só tem 6 meses, contactei à mesma o Tou Aqui Tou Aí e expus a minha situação.
Vieram-me buscar o portatil, meteram-me uma bateria nova e não paguei nada. Só tenho a dizer bem deles. Telefonas-lhes e expõe a tua situação.
 
Onde é que está a informação que a bateria do Macbook só tem 6 meses de garantia? Se a bateria não é passível de substituição pelo user seria de esperar que tenha a mesma garantia que o "resto" do portátil não?

Não a consideraria um consumível.
 
Onde é que está a informação que a bateria do Macbook só tem 6 meses de garantia? Se a bateria não é passível de substituição pelo user seria de esperar que tenha a mesma garantia que o "resto" do portátil não?

Não a consideraria um consumível.

está aqui 1 ano de garantia:

http://www.apple.com/br/batteries/replacements.html


Proprietários de notebooks
A sua garantia, válida por um ano, inclui a cobertura para substituição em caso de bateria defeituosa. Você pode estender a sua cobertura de substituição para baterias defeituosas para até três anos a partir da data de compra do seu notebook com o Plano de Proteção AppleCare. No entanto, o Plano de Proteção AppleCare para computadores portáteis não contempla baterias que falharam ou que mostrem capacidade reduzida, exceto quando a falha ou diminuição da capacidade for resultado de defeitos de fabricação. Aos proprietários de MacBook Air, a Apple oferece o programa de substituição de bateria sem garantia do MacBook Air. Você pode comprar baterias de reposição para vários modelos avançados de notebooks da Apple diretamente da Apple Store.


a apple tambem não é diferente da concorrencia neste aspecto de garantias, alem disso eles nesta pagina http://www.apple.com/pt/batteries/notebooks.html teem descrito os procedimentos a ter em conta com a bateria face a utilização... resumindo ele devia ter tentado resolver logo o assunto dentro da garantia a bateria e não deixar a coisa andar, agora não tem por onde pegar...
 
Mas o do user que abriu o tópico é de 2011.


Edit: Touro Melga será que isso simplesmente nao fala da garantia geral da marca de 1 ano? Depois dependendo dos paises tens 2 (caso Portugal).
 
Mas o do user que abriu o tópico é de 2011.


Edit: Touro Melga será que isso simplesmente nao fala da garantia geral da marca de 1 ano? Depois dependendo dos paises tens 2 (caso Portugal).

o uses registou-se no forum em 2010 , fez o post ontem a noite as 23h...

os portateis em portugal, dão 2 anos por lei ao hardware, baterias são sempre 6 meses a 1 ano dependo do fabricante, isto dentro dos procedimentos normais que foi o caso dele, depois tens as situações de extenção de garantia , pagas mais x e tens mais tempo de garantia, se fosse este segundo caso, não estavamos agora aqui a falar no assunto...
 
eu ate ja expus o sucedido a deco n pagina do facebook deles...vamos ver se eles ajudam...=/

e que a bateria e o ouro deste computador e faz me muito jeito porque tou sempre a mover-me.
 
tenho a impressão que mesmo ja passado o tempo da garantia,posso responsabilizar a apple por me vender material defeituoso ou por me enganar dizendo que a bateria conserva 80% da saude total ate 1000 ciclos...
 
tenho a impressão que mesmo ja passado o tempo da garantia,posso responsabilizar a apple por me vender material defeituoso ou por me enganar dizendo que a bateria conserva 80% da saude total ate 1000 ciclos...

A garantia de baterias é de apenas 6 meses em portugal e não de 2 anos (ou 1 ano como a apple quer).
Qualquer anomalia mesmo que de fabrico tem que ser apresentada antes do fim da garantia, ou seja, mesmo que proves que já estava assim de origem a queixa já não vai a tempo!
 
tenho a impressão que mesmo ja passado o tempo da garantia,posso responsabilizar a apple por me vender material defeituoso ou por me enganar dizendo que a bateria conserva 80% da saude total ate 1000 ciclos...

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=124012&

bem entretem-te com a leitura do topico de garantias apple, que aqui-lo que já vi é que apple e garantias em portugal é o jogo do empurra, principalmente quando o suporte é pelas lojas e não por eles...

e quanto o provar que a bateria está defeituosa, isso é complicado com mais de um ano de uso agora, isso tinha de ser detectado logo no inicio quando o compraste e analizado, e é algo complicado de detectar nas 1ºos ciclos , pois visto que mesmo que tenhas descrito na ultima intervenção essa situação e mesma não ter ocorrido quando eles verificaram isso e não fizeram nada derivado ter visto qualquer problema... é os efeitos placebo da bateria, tanto pode acusar 100 como cair logo para os 60 ou 70, e isso só com o uso é que se vê, e eles na assistencia não vão estar a usar o pc até o problema se dar para confirmar... resolveram-te o resto, não detectaram mais nada relativamente a bateria e siga para traz...

é chato mais estas coisas não são assim tão simples de provar como pensas...
 
eu ate ja expus o sucedido a deco n pagina do facebook deles...vamos ver se eles ajudam...=/

e que a bateria e o ouro deste computador e faz me muito jeito porque tou sempre a mover-me.

Em vez de andares a perder tempo com a Deco, devias era contactar a Apple. Já o fizeste? Parece-me que não.

Também parece-me que não compreendes que a vida de uma bateria depende da utilização da mesma. Agora diz-me lá como é que Apple poderia garantir 80% da capacidade ao fim de 1000 ciclos, se por exemplo deixasses a bateria a 0% durante 6 meses, por exemplo?
 
Última edição:
Não acredito que nem a Deco nem a Apple venham a ajudar visto que existem prazos para reclamação de defeitos os quais já foram ultrapassados.
 
Em vez de andares a perder tempo com a Deco, devias era contactar a Apple. Já o fizeste? Parece-me que não.

Também parece-me que não compreendes que a vida de uma bateria depende da utilização da mesma. Agora diz-me lá como é que Apple poderia garantir 80% da capacidade ao fim de 1000 ciclos, se por exemplo deixasses a bateria a 0% durante 6 meses, por exemplo?

porque e o que diz aqui e a minha tem apenas 186 ciclos e ja vai com uma perda de 33%

http://www.apple.com/pt/batteries/notebooks.html
 
Back
Topo