1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

defeito de fabrico bateria.reclamaçao apos tempo limite de garantia.

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por jaks, 26 de Abril de 2012. (Respostas: 48; Visualizações: 3492)

  1. jaks

    jaks Banido

    ola pessoal!

    vim aqui recorrer ao vosso apoio,para uma situação da qual,não sei exactamente como reagir devido a minha falta de conhecimento sobre ate que ponto tenho direito de reclamar na situação que passo a descrever abaixo, e que é a seguinte:

    Aqui a 1 ano e 2 meses atras(mais ou menos a 25 de Fevereiro de 2011) comprei um macbook pro na fnac.
    Passado alguns meses, pela altura de Outubro, comecei a deparar-me com o mau funcionamento da bateria (aleatoriamente) e juntamente com outro problema que havia surgido

    (sendo este o principal que me levaria a recorrer a apple para arranjo, e não tendo este qualquer relação com o problema da bateria)

    levei o computador a uma loja da apple, pedindo que me resolvessem o problema principal e que me vissem se a bateria estava em bom funcionamento.O funcionário que me atendeu, deu uma vista de olhos rápida nas informações do computador,onde dizia que a bateria estava boa(naquele dia…)e achou que não seria preciso provavelmente fazer nada.

    No entanto,esse bom estado da bateria volta e meia alterava-se, para mau estado(pena que não foi o caso naquele dia)sem qualquer razão aparente e eu notava que o tempo de duração diminuía, quando usava o computador so com a bateria.
    Referi isso ao funcionário, dizendo lhe também que para alem disso, achava muito estranho, a bateria já ter perdido cerca de 20% da sua saúde total, com apenas, cerca de 100 utilizações, a gastar toda a sua energia dos 100% aos 0%(ou seja,100 ciclos) e que isso parecia ser uma perda de saúde muito rápida,pois a apple garante que a bateria consegue aguentar ate 1000 ciclos mantendo 80% da sua saúde total!ou seja,a meu ver,a saúde da minha bateria estava a perder-se muito rapidamente em comparação a essa afirmação que pode ser vista aqui:

    http://www.apple.com/pt/batteries/notebooks.html

    Apesar disto,o funcionário, para alem de não estar a perceber o meu ponto de vista,voltou a afirmar que a bateria não apresentava qualquer indícios de mau funcionamento perguntando me de seguida, se mesmo assim, eu iria querer que ele anota-se, a verificação da bateria juntamente com o problema principal, para serem verificados e arranjados caso necessário.
    Pois bem,eu ainda pensei:"bem, ele é mais entendido que eu…, se calhar estou a fazer uma grande confusão no que estou a dizer…Talvez a bateria vá perdendo saúde dos 100% ate aos 80% e depois estabilize!se assim for cá estou para ver."

    Passado um mês, fui buscar o computador a loja já com o problema principal arranjado, mas quando chego a casa,vejo que nada fizeram em relação a bateria e como a percentagem de saúde total da bateria ainda estava acima dos 80 e poucos% eu não reclamei mais nada e esperei para ver o que iria acontecer com o passar do tempo.
    Eu já estava contente o suficiente por ter o computador de volta, pois fazia-me muita falta por eu ser estudante universitário,e por estar arranjado!
    Foram-se passando os tempos e a bateria continuava a mostrar alterações aleatórias de estado de funcionamento e também alteração d percentagem de saúde que perdia e por vezes milagrosamente ganhava!.umas vezes subia outras descia

    (tenho provas disso,inclusive as datas.Tenho registos gravados por um programa que uso para monitorar a bateria e que funciona muito bem pois apresenta exactamente, as mesmas informações que estão no painel de informações do sistema(original do computador)e mais algumas)(digo isto porque já antes eu tinha telefonado para a apple e referindo os dados do programa que reportavam o funcionamento estranho da bateria,mas a assistente deu-me a resposta de que como o software não era deles,os dados que lhe tinha dito, não eram validos…)

    Isto acontecia (e continua a acontecer) independentemente dos cuidados que eu tinha(e tenho) com ela indicados no site da apple como: Calibração de bateria.cuidado com temperaturas demasiado quentes do computador, ir usando a bateria de vez enquanto para manter os fluidos a mexer…etc.

    Assim foi acontecendo,ate que chegou a uma fase que começou a perder saúde para alem dos 80% que ainda restavam e que a apple garante que bateria conserva ate 1000 ciclos de utilização.
    Para alem disto, a quantidade de tempo em que a informação do estado de funcionamento classificado como:"reparar bateria", podia ser vista, tornava-se maior do que o tempo que apresentava como estado:"Bom".
    A umas semanas para ca, já nem altera para bom funcionamento e a percentagem de de saúde restante esta nos 67%!,subindo um pouco,e depois descendo consoante a utilizo e mantendo sempre o estado de aviso de reparação.

    Bem, meu ver, isto é obviamente um defeito de fabrico, mas como já se passaram mais ou menos, 2 meses do fim da garantia(que se não estou em erro, é apenas 1 ano para componentes de desgaste e dois para o resto), não tenho a certeza se tenho ainda alguma hipótese de que me arranjem este defeito!

    Só não fui fazer a reclamação mais cedo porque só agora a bateria começou mesmo a mostrar sinais que não podem ser mais ignorados e a oportunidade de poder ir a Braga só agora surgiu, pois moro em Fafe, e são 41km ate de distancia, não havendo veiculo pessoal nem muito tempo também etc...)
    Como nos últimos dias, tenho estado a par dos vossos apoios e trabalhos peço vos humildemente a vossa opinião para saber se tenho direito a reclamar ou não, sobre o problema!ou se mesmo não tendo grande razão para reclamar,que dicas me puderam dar para ao menos tentar conseguir o reparo.

    desde já agradeço e desejo-vos um resto de um bom dia!

    cumprimentos
     
  2. crocki

    crocki Power Member

    Devias ter reclamado quando podias, já passaram os 2 anos de garantia. Agora o que podes fazer é pedir para te meterem uma bateria nova mas vais ter de pagar por ela.
     
  3. jaks

    jaks Banido

    nao passaram 2 anos.passou 1. 1 e 2 meses. ainda me resta outro ano. so que esse outro que me resta penso que so serve para os componentes do mac que nao sejam consumiveis ...mas nao tenho a certeza...ou seja.a garantia da bateria.apenas acabou ha 2 meses.mas o defeito de fabrico nao e culpa minha e eles teem la o registo muito provavelmente.de quando eu mandei arranjar o mac onde foi apontado o que seria vesto(problema principal e bateria)ou seja eu queixei me e eles nao me deram ouvidos.e agora o estado da bateria esta a reflectir isso.eu quero saber ate que ponto tenho direitos do meu lado.
     
  4. touromelga

    touromelga Banido

    isso agora já não interessa, se a garantia da bateria já se foi, e tu não te queixas-te ou melhor precionado a eles analizarem esse problema, durante o tempo de garantia, agora com ou sem registos, a bateria vai-te sair do bolso, digas o que disseres... e eles alegam que foi derivado a má utilização...
     
  5. jaks

    jaks Banido

    hm...ou seja,eles alegam que foi de ma uitilizaçao e nao me dao provas disso?como e que e possivel danificar uma bateria so por usa la visto ela ser feita para isso?como e possivel que uma bateria com 186 ciclos ja va com 33% de desgaste de saude, sendo a garantia que eles dao,é da bateria apenas consumir 20% ate 1000 ciclos?

    fui enganado ou a bateria tem defeito ja de fabrico.

    por favor se alguem for mais entendido sobre os direitos do consumidor que me ajude.

    obrigado desde ja.
     
  6. sporex

    sporex Suspenso

    A bateria tem claramente um defeito. Telefona para a Apple e expõe a situação mencionando que já uma vez foste a um ponto de assistência e nada fizeram. Pode ser que sejam compreensivos. :)

    Como exemplo deixo aqui o estado da bateria de um dos meus portáteis:

    [​IMG]
     
  7. jfred-silva

    jfred-silva Power Member

    Eu tive um problema parecido, a minha bateria sempre esteve boa e de um dia para outro nem 10 minutos durava. Era claramente defeito.
    Faltava-me 1/2 meses para acabaros os 2 anos de garantia do portatil contudo sabia que as baterias só tem 6 meses, contactei à mesma o Tou Aqui Tou Aí e expus a minha situação.
    Vieram-me buscar o portatil, meteram-me uma bateria nova e não paguei nada. Só tenho a dizer bem deles. Telefonas-lhes e expõe a tua situação.
     
  8. whitelines

    whitelines Power Member

    Onde é que está a informação que a bateria do Macbook só tem 6 meses de garantia? Se a bateria não é passível de substituição pelo user seria de esperar que tenha a mesma garantia que o "resto" do portátil não?

    Não a consideraria um consumível.
     
  9. jfred-silva

    jfred-silva Power Member

    O meu é um Macbook Late 2008, ainda é dos que tem a bateria removivel.
     
  10. touromelga

    touromelga Banido

    está aqui 1 ano de garantia:

    http://www.apple.com/br/batteries/replacements.html


    Proprietários de notebooks
    A sua garantia, válida por um ano, inclui a cobertura para substituição em caso de bateria defeituosa. Você pode estender a sua cobertura de substituição para baterias defeituosas para até três anos a partir da data de compra do seu notebook com o Plano de Proteção AppleCare. No entanto, o Plano de Proteção AppleCare para computadores portáteis não contempla baterias que falharam ou que mostrem capacidade reduzida, exceto quando a falha ou diminuição da capacidade for resultado de defeitos de fabricação. Aos proprietários de MacBook Air, a Apple oferece o programa de substituição de bateria sem garantia do MacBook Air. Você pode comprar baterias de reposição para vários modelos avançados de notebooks da Apple diretamente da Apple Store.


    a apple tambem não é diferente da concorrencia neste aspecto de garantias, alem disso eles nesta pagina http://www.apple.com/pt/batteries/notebooks.html teem descrito os procedimentos a ter em conta com a bateria face a utilização... resumindo ele devia ter tentado resolver logo o assunto dentro da garantia a bateria e não deixar a coisa andar, agora não tem por onde pegar...
     
  11. whitelines

    whitelines Power Member

    Mas o do user que abriu o tópico é de 2011.


    Edit: Touro Melga será que isso simplesmente nao fala da garantia geral da marca de 1 ano? Depois dependendo dos paises tens 2 (caso Portugal).
     
  12. jaks

    jaks Banido

    pois pode ser!
     
  13. touromelga

    touromelga Banido

    o uses registou-se no forum em 2010 , fez o post ontem a noite as 23h...

    os portateis em portugal, dão 2 anos por lei ao hardware, baterias são sempre 6 meses a 1 ano dependo do fabricante, isto dentro dos procedimentos normais que foi o caso dele, depois tens as situações de extenção de garantia , pagas mais x e tens mais tempo de garantia, se fosse este segundo caso, não estavamos agora aqui a falar no assunto...
     
  14. jaks

    jaks Banido

    eu ate ja expus o sucedido a deco n pagina do facebook deles...vamos ver se eles ajudam...=/

    e que a bateria e o ouro deste computador e faz me muito jeito porque tou sempre a mover-me.
     
  15. jaks

    jaks Banido

    tenho a impressão que mesmo ja passado o tempo da garantia,posso responsabilizar a apple por me vender material defeituoso ou por me enganar dizendo que a bateria conserva 80% da saude total ate 1000 ciclos...
     
  16. Nervys

    Nervys Power Member

    A garantia de baterias é de apenas 6 meses em portugal e não de 2 anos (ou 1 ano como a apple quer).
    Qualquer anomalia mesmo que de fabrico tem que ser apresentada antes do fim da garantia, ou seja, mesmo que proves que já estava assim de origem a queixa já não vai a tempo!
     
  17. touromelga

    touromelga Banido

    http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=124012&

    bem entretem-te com a leitura do topico de garantias apple, que aqui-lo que já vi é que apple e garantias em portugal é o jogo do empurra, principalmente quando o suporte é pelas lojas e não por eles...

    e quanto o provar que a bateria está defeituosa, isso é complicado com mais de um ano de uso agora, isso tinha de ser detectado logo no inicio quando o compraste e analizado, e é algo complicado de detectar nas 1ºos ciclos , pois visto que mesmo que tenhas descrito na ultima intervenção essa situação e mesma não ter ocorrido quando eles verificaram isso e não fizeram nada derivado ter visto qualquer problema... é os efeitos placebo da bateria, tanto pode acusar 100 como cair logo para os 60 ou 70, e isso só com o uso é que se vê, e eles na assistencia não vão estar a usar o pc até o problema se dar para confirmar... resolveram-te o resto, não detectaram mais nada relativamente a bateria e siga para traz...

    é chato mais estas coisas não são assim tão simples de provar como pensas...
     
  18. sporex

    sporex Suspenso

    Em vez de andares a perder tempo com a Deco, devias era contactar a Apple. Já o fizeste? Parece-me que não.

    Também parece-me que não compreendes que a vida de uma bateria depende da utilização da mesma. Agora diz-me lá como é que Apple poderia garantir 80% da capacidade ao fim de 1000 ciclos, se por exemplo deixasses a bateria a 0% durante 6 meses, por exemplo?
     
    Última edição: 27 de Abril de 2012
  19. Nervys

    Nervys Power Member

    Não acredito que nem a Deco nem a Apple venham a ajudar visto que existem prazos para reclamação de defeitos os quais já foram ultrapassados.
     
  20. jaks

    jaks Banido

    porque e o que diz aqui e a minha tem apenas 186 ciclos e ja vai com uma perda de 33%

    http://www.apple.com/pt/batteries/notebooks.html
     

Partilhar esta Página