1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema Definições de energia alteradas após suspensão

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Xarick, 21 de Setembro de 2012. (Respostas: 1; Visualizações: 1070)

  1. Xarick

    Xarick Banido

    Acontece uma coisa esquesita com o sistema cada vez que o Windows entra em modo de suspensão, parece que o CPU se esquece dos modos de energia quando regressa da suspensão, fica desconfigurado. Como isto é uma situação um bocado para o técnico, vou tentar explicar o melhor que conseguir.

    Tenho teclado e rato USB e um FX-8150 com 7 modos diferentes de utilizar a frequência, os chamados P-states, e também a maneira como gere a energia dos dispositivos USB.

    Situação 1 - Se o Windows não entrar em modo de suspensão, posso mandar encerrar o computador, sem a configuração do sistema se desconfigurar da próxima vez que voltar a entrar no Windows, isto é:

    - Desliga as luzes da placa-mãe.
    - Desliga a luz do botão de energia da torre.
    - Desliga todos os dispositivos USB.
    - Mantém as definições das 7 frequências dos P-states (1400, 2100, 2700, 3300, 3600, 3900, 4200 MHz)

    Situação 2 - Se o Windows entrar em modo de suspensão, regressa esquecido, desconfigurado. Quando está em modo de suspensão, fica assim:

    - A torre tem a luz da energia a piscar.
    - As luzes da placa-mãe ficam acesas.
    - As ventoinhas páram todas.
    - Teclado e rato USB ficam acesos.

    Até aqui, julgo eu, está tudo bem, pois posso regressar ao Windows através do teclado ou rato.
    Situação 2.1a - Mas, o que acontece após o regresso é que eu acho que está mal. Quando mando encerrar o Windows acontece assim:

    - Mantém as luzes da placa-mãe acesas.
    - Mantém as luzes do rato e teclado acesos.
    - A torre apaga completamente a luz do botão de energia.

    Situação 2.1b - Voltando a ligar o computador após um encerramento, sem deixá-lo entrar em modo de suspensão, e voltando a encerrar o Windows, faz assim:

    - Desliga as luzes da placa-mãe.
    - Desliga as luzes do rato e teclado.
    - Desliga a luz do botão de energia da torre.



    De qualquer das formas, as P-states ficaram desconfiguradas para sempre, mas só acontece assim, após o sistema ter entrado em modo de suspensão (Situação 2), porque se nunca entrar (Situação 1), ainda mantém as P-states de origem. Depois do modo de suspensão, fica assim:

    - 4 frequências mantidas (1400, 3600, 3900, 4200 MHz)
    - 3 frequências esquecidas (2100, 2700, 3300 MHz)


    As minhas dúvidas são:

    - como é que resolvo esta situação do modo de suspensão esquecer-se de apagar as luzes da USB e placa-mãe quando mando encerrar o Windows ainda na mesma sessão em que entrou em modo de suspensão (Situação 2.1a)?

    - como é que previno o CPU de se esquecer de usar 3 modos de frequências após ter entrado em modo de suspensão pela primeira vez (Situação 2)?

    - e a mais complicada, como é que posso continuar a deixar o Windows usar o modo de suspensão sem se desconfigurar (manter-se sempre na Situação 1)?


    Obrigado desde já a quem tiver paciência para tentar resolucionar esta situação toda. A única forma que tenho de voltar a recuperar os P-states todos foi apagando o CMOS, que também desconfigura tudo o que eu já tinha feito no BIOS, uma grande chatice. E aqueles P-states, juntamente com o modo de suspensão, acabam por compensar a longo prazo no gasto de energia total do sistema.
     
  2. Xarick

    Xarick Banido

    Já pedi ajuda à Microsoft, mandou-me contactar a ASUS, que o problema é do BIOS. A ASUS não respondeu ainda. E pelo que vejo lá no forum, não vai responder tão cedo.

    Entretanto fui investigar o porquê da minha situação e encontrei alguns artigos a falar sobre APICs, APMs, ACPIs, C1E, HALT, Sleep e cenas do género. Também li sobre Cool'n'Quiet e algumas Performance Tables.

    Infelizmente não percebo do assunto, mas sei que está relacionado com o que me está a acontecer.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Acpi
     

Partilhar esta Página