Problema Definições de energia alteradas após suspensão

Xarick

Banido
Acontece uma coisa esquesita com o sistema cada vez que o Windows entra em modo de suspensão, parece que o CPU se esquece dos modos de energia quando regressa da suspensão, fica desconfigurado. Como isto é uma situação um bocado para o técnico, vou tentar explicar o melhor que conseguir.

Tenho teclado e rato USB e um FX-8150 com 7 modos diferentes de utilizar a frequência, os chamados P-states, e também a maneira como gere a energia dos dispositivos USB.

Situação 1 - Se o Windows não entrar em modo de suspensão, posso mandar encerrar o computador, sem a configuração do sistema se desconfigurar da próxima vez que voltar a entrar no Windows, isto é:

- Desliga as luzes da placa-mãe.
- Desliga a luz do botão de energia da torre.
- Desliga todos os dispositivos USB.
- Mantém as definições das 7 frequências dos P-states (1400, 2100, 2700, 3300, 3600, 3900, 4200 MHz)

Situação 2 - Se o Windows entrar em modo de suspensão, regressa esquecido, desconfigurado. Quando está em modo de suspensão, fica assim:

- A torre tem a luz da energia a piscar.
- As luzes da placa-mãe ficam acesas.
- As ventoinhas páram todas.
- Teclado e rato USB ficam acesos.

Até aqui, julgo eu, está tudo bem, pois posso regressar ao Windows através do teclado ou rato.
Situação 2.1a - Mas, o que acontece após o regresso é que eu acho que está mal. Quando mando encerrar o Windows acontece assim:

- Mantém as luzes da placa-mãe acesas.
- Mantém as luzes do rato e teclado acesos.
- A torre apaga completamente a luz do botão de energia.

Situação 2.1b - Voltando a ligar o computador após um encerramento, sem deixá-lo entrar em modo de suspensão, e voltando a encerrar o Windows, faz assim:

- Desliga as luzes da placa-mãe.
- Desliga as luzes do rato e teclado.
- Desliga a luz do botão de energia da torre.



De qualquer das formas, as P-states ficaram desconfiguradas para sempre, mas só acontece assim, após o sistema ter entrado em modo de suspensão (Situação 2), porque se nunca entrar (Situação 1), ainda mantém as P-states de origem. Depois do modo de suspensão, fica assim:

- 4 frequências mantidas (1400, 3600, 3900, 4200 MHz)
- 3 frequências esquecidas (2100, 2700, 3300 MHz)


As minhas dúvidas são:

- como é que resolvo esta situação do modo de suspensão esquecer-se de apagar as luzes da USB e placa-mãe quando mando encerrar o Windows ainda na mesma sessão em que entrou em modo de suspensão (Situação 2.1a)?

- como é que previno o CPU de se esquecer de usar 3 modos de frequências após ter entrado em modo de suspensão pela primeira vez (Situação 2)?

- e a mais complicada, como é que posso continuar a deixar o Windows usar o modo de suspensão sem se desconfigurar (manter-se sempre na Situação 1)?


Obrigado desde já a quem tiver paciência para tentar resolucionar esta situação toda. A única forma que tenho de voltar a recuperar os P-states todos foi apagando o CMOS, que também desconfigura tudo o que eu já tinha feito no BIOS, uma grande chatice. E aqueles P-states, juntamente com o modo de suspensão, acabam por compensar a longo prazo no gasto de energia total do sistema.
 
Já pedi ajuda à Microsoft, mandou-me contactar a ASUS, que o problema é do BIOS. A ASUS não respondeu ainda. E pelo que vejo lá no forum, não vai responder tão cedo.

Entretanto fui investigar o porquê da minha situação e encontrei alguns artigos a falar sobre APICs, APMs, ACPIs, C1E, HALT, Sleep e cenas do género. Também li sobre Cool'n'Quiet e algumas Performance Tables.

Infelizmente não percebo do assunto, mas sei que está relacionado com o que me está a acontecer.
http://en.wikipedia.org/wiki/Acpi
 
Back
Topo