1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Definir rotas para LAN e Placa 3G

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por lm.silva, 17 de Abril de 2007. (Respostas: 13; Visualizações: 2180)

1. lm.silva

lm.silva Power Member

Viva,

Estou ligado a uma LAN e queria utilizar uma placa 3G unicamente para descarregar os mails da meu servidor, uma vez que não tenho acesso ao POP3 na LAN onde estou. Ou seja, queria que, ao ter as duas ligações activas, o PC apenas usasse a ligação 3G quando tentasse aceder ao mail e usasse a LAN para tudo o resto.

Já tentei definir as rotas para cada uma das ligações, através do comando route mas sem sucesso... Alguém consegue ajudar?

Thanks

2. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Não vais lá editando a tabela de "routing" da máquina, não consegues definir protocolos por aí.

Penso que o mais fácil é configurares o cliente de POP3 (Outlook?) para usar a ligação 3G. Não te sei dizer agora de cór onde fazes isso, mas algures na configuração destes programas podes definir se queres usar qualquer ligação existente ou uma outra que depois podes especificar.

Tenta e vê lá se assim consegues. :)

3. Condez

Condez [email protected] Member

Na verdade consegues o que queres se editares a tabela de routing.

Basta que verifiques qual/quais o(s) endereço(s) ip do teu servidor de pop3 e na tabela de routing definas uma rota para esse(s) ip(s) via a interface 3g ou que tenha como gateway o teu ip da placa 3g.

Exemplo em linux:

ip lan: 10.10.10.1
    ip 3g: 88.88.88.88
    ip servidor pop3: 62.62.62.62

interface lan - eth0
    interface 3g - ppp0

route add -host 62.62.62.1 gateway 88.88.88.88 (recomendada)
    OU
    route add -host 62.62.62.66 dev ppp0

Se estiveres a usar Windows, a teoria é a mesma. A diferença é só no comando route que muda ligeiramente e na forma que o SO usa para identificar as interfaces de rede.

4. lm.silva

lm.silva Power Member

pois..

eu tentei um script com algo do genero:

route add 0.0.0.0 mask 0.0.0.0 IP_PROXY_DA_LAN
    route add IP_POP3 mask 255.255.255.255 IP_PLACA_3G
    exit

com a primeira instrução, se fizer ipconfig verifico que perco o gateway da placa 3g se perdeu e dessa forma, a segunda instrução nao funciona.

obrigado pelas respostas

5. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Bem, realmente nem me escorreu e ideia de criar uma regra dirigida para o IP do server pop3. Claro que assim será possivel, pelo menos em teoria.

Estás a dizer então que o default gateway (DG) da tua máquina fica o da placa 3G quando está ligada, certo? Ao alterares para o DG da LAN deixas de ter o da 3G, certo. Na segunda regra tentaste por o IP da Gateway da placa 3G? Se puseste o IP da tua própria máquina como gateway não deverá funcionar.

Um detalhe, se quiseres que essas regras fiquem definitivas tens que acrescentar um -p no fim, de permanent. Se vais usar só de vez em quando correndo um script não precisas, mas já deves saber isso. :)

6. lm.silva

lm.silva Power Member

Sim, por defeito quando tenho as duas ligações activas, o PC usa sempre a placa 3G.

Sim, devia ter posto IP_GATEWAY_3G mas o ip do gateway 3g e o ip da placa 3g é sempre o mesmo, por isso tanto dá :)

Fiz mais umas experiencias com os comandos que pus no post em cima, mas apenas consegui por outlook a usar a placa 3g e funcionava bem, mas no browser nao conseguia ter net.. Nao sei se está relacionado, mas para aceder à LAN onde estou preciso de por um user de rede. Depois de executar o script, ele deixa-me de perguntar por esse user..

Alguem com uma sugestão genial por aí? :)

thanks

7. xupetas

xupetas Banido

tem cuidado com o q estas a fazer... aqui na empresa uma pessoa que fosse apanhada a fazer isso tinha direito a despedimento com justa causa....

8. lm.silva

lm.silva Power Member

isso era um exagero! mas de qualquer modo, não se aplica a mim porque trabalho como consultor externo nas instalações do cliente. Simplesmente quero aceder por outlook ao mail da minha empresa, que está barrado pelo proxy da LAN do cliente

9. xupetas

xupetas Banido

se está barrado é por alguma razão ou politica interna que tu estás a violar....
    E não é exagero... basta estares numa instalação q se reja pelas regras ITIL ou SOX para estares a dar um grande passo na direcção da saída.

10. carlosmcruz

carlosmcruz Power Member

off-topic

xupetas, podes-me indicar onde encontrar mais informações acerca dessas regras?

Estava interessado em aprofundar um pouco melhor isso a ver se se pode aplicar nalguns clientes que tenho e que sei terem problemas com funcionários.

Cumps,

11. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Sox: http://en.wikipedia.org/wiki/Sarbanes-Oxley_Act

ITIL: http://en.wikipedia.org/wiki/ITIL

Não sei até que ponto estas regras/recomendações têm fundamento legal em Portugal. Só se os funcionários tiverem assinado algum documento onde concordem com os parâmetros de um destes processos.

Última edição: 20 de Abril de 2007
  12. Machadix

Machadix Power Member

pois

se estiver nos regulamentos internos da empresa...

13. xupetas

xupetas Banido

Basta a empresa os ter adoptado.... e são recomendações... não são leis.
    Claro que podes sempre contrapor em tribunal mas olha q hje em dia os tribunais levam a quebra de segurança de dados mto a sério.

Partilhar esta Página