1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Deixei cair o portátil no chão

Discussão em 'Electrónica' iniciada por S.T.E.E.L., 28 de Dezembro de 2007. (Respostas: 17; Visualizações: 2291)

1. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Desculpem pôr isto aqui, mas o que pretendo fazer é, de certa maneira, um modding... :D

Bem, cá vai...

Deixei cair o portátil no chão e o socket da ficha de alimentação partiu-se.

Como o portátil já não está na garantia (e mesmo que tivesse... a culpa foi minha), pus mãos à obra e aqui está:

A minha ideia era fazer um bypass com dois fios e usar um socket externo para poder utilizar ficha novamente, como não sou nenhum perito no assunto, estava a pensar em soldar os fios assim, estarei a pensar bem? (nota: a peça assinalada a vermelho foi o que se partiu)

thanks.

Última edição: 28 de Dezembro de 2007
  2. g_card

g_card Power Member

põem isso maior e tenta focar a imagem

cumps

3. ScOrpion-boy

ScOrpion-boy Banido

Em principio se não disser nada na placa sobre as polaridades, é porque tanto faz como ligas os terminais, pois depois deve existir um circuito que trata de saber qual a linha positiva e negativa. Agora quanto ao resto não te posso ajudar porque não se percebe a imagem.

4. g_card

g_card Power Member

tas enganado!
    tenta ligar os fios ao contrario a ver o que acontece!
    se reparares ate os carregadores universais tem a opção da polaridade para não fazer estragos!

cumps

5. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Infelizmente a máquina não dá mais... :(

Entretanto resolvi experimentar, já o consegui ligar, e é exactamente como indiquei.

Agora a minha dúvida é... como fixar aquilo no pcb?

De momento tem dois fios soldados no + e no -, só que dada a área disponível para soldar, não acredito que fique no sítio muito tempo.

Seria boa ideia cobrir os pontos de solda com silicone?

6. g_card

g_card Power Member

cobrir os pontos não mas imobilizar os fios depois da solda ajuda muito!

cumps

7. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Foi mais ou menos isto que fiz até agora. A zona onde está soldado o fio azul tem uma área de cerca de 1mm quadrado, o que é um problema. Antes tentei soldar a peça que se partiu lá, mas sai logo do sítio ao encaixar a ficha (a soldadura é superficial).

Estou aberto a sugestões... :D cumps

8. g_card

g_card Power Member

e se soldares e cola com uma boa cola?
    mas tem cuidado para não escorrer para dentro...

cumps

9. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Sim, estava a pensar nisso, já vi pcb's que têm uma espécie de resina a fixar alguns componentes, não sei é o que é exactamente e onde adquirir, mas talvez fosse o ideal, pois não deve ser condutor e uma vez seco não sai tão facilmente.

Não faço é a mínima ideia que produto seja...

cumps.

10. g_card

g_card Power Member

usa super cola 3 para desenrascar e acho que se tiveres cuidado já ficas bem servido....

esse tal produto não faço a mínima ideia onde se arranje!

cumps

11. ScOrpion-boy

ScOrpion-boy Banido

Estava-me a referir a uma ponte de díodos, como no esquema seguinte:

http://www.burgoseletronica.net/retificadoremponteanimado.htm

Quanto ao transformador ter a opção de escolher qual o pino positivo/negativo, não tem muito a ver com o falado.

12. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Mas a super cola 3 não ataca o plástico do pcb?

13. armagedalbeebop

armagedalbeebop Power Member

tambem acho que sim, tenho a ideia que aquilo é abrasivo ou lá qual é o termo

14. PTNetSurfer

PTNetSurfer Power Member

se já soldaste e queres ter só uma protecção extra, xapa-lhe uma pinga de cola quente que não estraga nada e ainda isolas isso!

cumpz

15. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Experimentei com cola de contacto, vamos ver se se aguenta... só vou montar isto daqui a uns dias, agora tenho que comprar um socket.

obrigado pelas dicas ;)

cumps

16. g_card

g_card Power Member

ya eu sei mas os portáteis não têm isso porque já vem no transformador e não é preciso no portátil

cumps

17. AcidDagger

AcidDagger What is folding?

tens ai um bico d'obra

ui

monta lá isso e diz o resultado

18. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Já está... :) Desenrasquei a coisa com uma ficha que tinha aqui. Só espero é que não saia do sítio,
    porque até o disco e cooler do cpu tive que tirar para lá conseguir mexer >(

Partilhar esta Página