Delid 4790K - isopropanol e silicone?

blasc

Power Member
Boas pessoal.

Estou prestes a fazer delid ao meu i7 com esta peça que me ficou a uns 14€ numa loja de impressão 3D em Lisboa:
https://www.youmagine.com/designs/skylake-delid-tool

em termos de materiais, fica-me a faltar o isopropanol (a.k.a., alcool isopropílico) e também o silicone para voltar a meter o belo do "boné" ao CPU (IHS).

O meu problema mesmo está em arranjar estes 2 últimos materiais.

Isopropanol só encontro de 1L para cima, e sinceramente não preciso de uma quantidade tão grande.
Silicone o mais parecido que encontrei foi isto:
http://www.aki.pt/tintas-e-drogaria...TETEMPERATURASEXTREMASNURAL30110G-P25335.aspx

mas nao encontrei nada em termos técnicos desse silicone, e queria algo mais assim:
http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/DivisaoAutos/Home/sol/solAdesivos/SiliconesAltaTemp/


Alguém me consegue indicar lojas em Lisboa, nomeadamente lojas mais pequenas que não tenham tanta visibilidade (e às tantas nem devem ter website) que poderão ter estes materiais?


Desde já obrigado.
 
Não precisas de alcool isopropilico, alcool etilico é mais que suficiente para limpar massa térmica.
E tambem não precisas de silicone, até porque se vais fazer delid, ou metes CLU ou qualquer outra massa térmica terá de ser re-aplicada no minimo anualmente, voltar a colar o IHS não te ganha nada, é limpar BEM tanto o cpu como o IHS de qualquer resto de silicone e meter em cima do cpu, basta tocar-lhe quando se tranca o cpu no socket que ele não anda.

Para além disso, qualquer silicone resiste á temperatura a que um cpu funciona, o ponto importante é que que tem de ser um silicone de cura natural, coisa que maior parte ao curar liberta ácido acético, que corroi a pcb e oxida os test points todos que o cpu tem, para mais ao curar na atmosfera fechada com que ficas ao fechar o IHS com silicone..
 
o silicone era exactamente para proteger os transistors no PCB do CLU, visto este ser condutivo.

e todas as aplicações que tinha pesquisado até ao momento o pessoal volta a recolocar o IHS com silicone semelhante ao que a Intel usa (normalmente um silicone para alta temperatura)

E a questão do silicone ao curar libertar ácido acético, supostamente isso não aconteceria quando é metido de fábrica? :/ Eu sei que basta meter no socket e a "tranca" do board deixa o CPU mais que preso, mas teria que meter 1º o PCB na socket, depois meter o IHS em cima e depois trancá-lo, ou não? prq nao tendo qualquer tipo de aderência entre o PCB e o IHS, estou a imaginar eu a tentar colocar o CPU na socket e aquilo sempre a andar de um lado para o outro lol (sou um gajo nervoso, tenho tudo menos mãos de cirurgião)

em suma, isto:
Edit: queria meter o link com tempo. Basicamente estou-me a referir aos 3:50 no vídeo.

 
Lembrei-me entretanto que ao usar CLU (ou outra TIM qq), já se tem uma leve camada de material para o IHS ficar "no sitio" e nao andar ali a dançar.

A questão fica mesmo relativamente aos transistors e se fica mesmo necessário protege-los.
 
São condensadores, ainda á pouco tempo apliquei CLU num Haswell desktop e não meti nada nos condensadores, mas é um bocado á rambo sim..
Se queres alguma coisa, passa numa loja de eletrónica(tipo Aquário, Dimofel e afins, ou numa qualquer casa que venda dijuntores e material para instalações elétricas) e compras fita isoladora liquida/em spray, se for spray, metes um bocado em cima de um saco plástico e aplicas com um palito lol.

CLU, LEMBRAR que as superficies nunca se encontram a seco, ou seja, tanto o die como o IHS têm de levar CLU, no IHS o que fica no pincel depois de espalhar no die serve mais que perfeitamente, porque agarra/molha mais depressa que o die, ainda no sábado apliquei CLU na minha 870m, e como não tinha assim nada muito á mão, usei epoxy para encher o espaço onde ficam os condensadores da gráfica, mas isto porque o die da gráfica está "encaixado" num frame metálico e basicamente aquilo era uma forma, foi encher e nem me preocupei mais.

Se realmente queres meter silicone, compra um qualquer RTV para juntas de carros/motas, Nural, Versachem, ambos comums e baratos, silicone comum não se degrada entre os 150 e os 300ºC conforme a composição, RTV, entre os 600 e 800ºC, em qualquer um dos casos, se alguma vez o silicone vê 150ºC a pcb tem de estar a arder.
E mete literalmente 4 gotas, uma em cada canto, e de qualquer das formas, vais ter de apertar o IHS com o silicone/RTV por curar, logo vai dançar á mesma, se o deixar curar sem pressão vale mais estar quieto porque vais ficar com mau contacto entre o die e o IHS.
 
ok sendo assim meto a ideia do silicone de lado. No limite faço com um pouco de fita como indicaste aí.

Sendo assim vou arranjar o isopropanol e fico com ele lá guardado para futuros usos (visto que o único problema aqui era a quantidade ser exagerada para o uso de agora).

Obrigado pela ajuda ;)
 
O etilico tambem serve, compras numa farmácia, vai servir unica e exclusivamente para molhar um guardanapo ou dois para limpar o IHS e o die, e o isopropilico não convem ficar parado em casa, mesmo nas garrafas em que vem absorve humidade, comprei 2L, tem uns meses, e ainda tenho sensivelmente meio litro dele e já se nota que tem mais água.

Boa sorte nisso.
 
Boas pessoal.

Estou prestes a fazer delid ao meu i7 com esta peça que me ficou a uns 14€ numa loja de impressão 3D em Lisboa:
https://www.youmagine.com/designs/skylake-delid-tool

em termos de materiais, fica-me a faltar o isopropanol (a.k.a., alcool isopropílico) e também o silicone para voltar a meter o belo do "boné" ao CPU (IHS).

O meu problema mesmo está em arranjar estes 2 últimos materiais.

Isopropanol só encontro de 1L para cima, e sinceramente não preciso de uma quantidade tão grande.
Silicone o mais parecido que encontrei foi isto:
http://www.aki.pt/tintas-e-drogaria...TETEMPERATURASEXTREMASNURAL30110G-P25335.aspx

mas nao encontrei nada em termos técnicos desse silicone, e queria algo mais assim:
http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/DivisaoAutos/Home/sol/solAdesivos/SiliconesAltaTemp/


Alguém me consegue indicar lojas em Lisboa, nomeadamente lojas mais pequenas que não tenham tanta visibilidade (e às tantas nem devem ter website) que poderão ter estes materiais?


Desde já obrigado.


Ainda tens a tool ? Quero fazer delid ao meu :)
Vendes ou emprestas? :)
 
Back
Topo