Dell e desktop Linux

APLinhares

OpenSource
Boas. Quero partilhar convosco este episódio.
Foi "oferecido" a uma instituição, um pc novo. Até aqui parece tudo normal. Agora a melhor parte. Oferecem um Dell Optiflex (luxo :wow:), e isto, sem Sistema Operativo :wow: Suponho que seja novo...

Bem, tudo bem, toca cá tentar contrariar e instalar uma distro linux nele ... nem caixa magica (começava logo sem detectar o sata), nem ubuntu, nem mepis (nem arranca o live) entre outros ... :-D:-D quer dizer, o "antigo" ubuntu 6.10, ainda instalou boot é que nada. Apesar que um windoze o gajo gosta (bah >( ).
Bem, o tipo desistiu, tive eu de voltar à carga.
Espantosamente, após uma pequena pesquisa "powered by google" rapidamente se descobriu a doença, doença essa que tem vários sintomas... ou nao detectava disco sata, ou nao fazia boot, por exemplo (é que nao se dá de qualquer maneira com o grub)
Felizmente 1 grupo de programadores "chateou-se" e criou uma alternativa de compatibilidade, para estas bios (com suporte para fedora/suse/debian?).

Bem, amanha tento e dps conto o resto :-D Ver como funciona aquilo e tb actualizar a bios a ver se ajuda.
É espantoso esta marca andar a lançar pc's com ubuntu, tendo as bios desta forma...

Cumps :)
 
Última edição:
já tentaste opensuse? tenho como desktop para testes no work um brinkedo desses q instalou opensuse sem stress (se bem q a instalação só la foi em safe mode)
 
Eu tenho aqui agora 1 serie de distros, que vou testar. O grande problema é aquilo não ter leitor dvd (?) LOL. OpenSuSe está na lista (quanto mais nao seja por ser uma das suportadas pelo projecto que referi). Mas em principio nao será esta que lá ficará ;)
 
Eu tenho um optiplex 745 em casa e estou com problemas mas so no Fedora7, pura e simplesmente nao passa do boot. De resto tudo (ja exp fedora6 e ubuntu feisty) ok.
 
Eu tenho um optiplex 745 em casa e estou com problemas mas so no Fedora7, pura e simplesmente nao passa do boot. De resto tudo (ja exp fedora6 e ubuntu feisty) ok.
Estes dell tem problema na bios. Daqui a pouco, qd tiver perto da "maquina" coloco mais info ;)
E vou levar algumas distros tb :) E os que correm live, podem até instalar, mas dps é impossivel instalar o grub...
(acho estranho nao ter leitor dvd nem trazer SO, mas pronto)

EDIT: Isto ta mm dificil... De facto, nao le dvd's, o que me limitou bastante. Tentei fedora7, caixa magica11, mandriva 2007.1, mepis... ta mm dificil :S
E de facto nao traz sistema operativo, ao que parece, tendo anexado 1 cd do "freeDOS" lol. que inda por cima nao detecta o disco sata LOL. bem, 1o actualizar a bios, dps testa-se nova/ .

EDIT2: Bem, fartei-me... praticamente tudo o que é 1 cd é live, e tem-se mostrado impossivel (mesmo usando 2 comandos adicionais para tentar o boot). Entao fui buscar o meu dvdrw, meti ao sitio, e tou a instalar openSuSE, a ver vamos! Actualizaçao de bios nada fez, ja agora :( (e o windoze dava lindamente (bah !! >(>(). Se correr bem (e tiver tempo), dps testo mais distros, agora "completas" (dvd) ;)

EDIT3: Finalmente foi possivel instalar quer Fedora quer openSuSE (versoes em dvd), usando sempre o pic=nomsi, no boot inclusivé :) Mas já nao testo mais :D Satisfeito, ficou a bombar :D e ainda falta "afinar" mta coisa (e ja me andaram a chatear por causa do ms office, do msn messenger, do kaspersky :-D:-D:-D (do antigo))

já agora umas fotos do "maquinão" aka Optiplex 320n, Celeron D 3.2, 1gb DDR2/533, Samsung 80gb sata, e leitor cd's TSSTCorp/samsung :-D e monstruoso dissipador :S







 
Última edição:
Andre podes fazer um step by step do que fizeste para instalar?
Eu no meu tenho dvd, mas o fedora7 nao passa do boot, fica com a luz do dvd acesa e ecran pretro, ainda consigo ver as tres linhas de opçao mas depois puff ...

Se me conseguisses explicar mais ou menos, tentava instalar o fedora7 senao tenho de tentar instalar o 6 e depois fazer o upgrade para o 7. E que o 6 aparentemente passa na boa.

Obrigado
 
Última edição pelo moderador:
Sim, concerteza.
Tens de fazer o boot logo no inicio, com os comandos pci=nomsi (e alguns casos) pci=nommconf,e ja deve correr o instalador (e nao esquecer de adicionar tb no boot manager!). Os LiveCD é impossivel, nao consegui correr nenhum.

já agora, este link ajuda. No meu caso tenho mesmo de instalar o lilo, pois grub nao se consegue instalar no disco.
http://wirelessness.wordpress.com/2007/02/07/installing-fedora-linux-on-a-dell-optiplex-320/
http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=8304
Dps diz ***** coisa ;)


EDIT: Bem, mais 1 pérola. Agora é com o tft del e177pf (axo k é assim). Apesar de dizer que suporta ate 1280*1024 @65hz (num 16:10?), o gajo nao atina nesta resolução... ou so vejo meio ecra (lol), ou tenho d andar sempre a forçar a detecçao automatica :S
 
Última edição:
Back
Topo