Dell powered by Linux?

SilveRRIng

Power Member
Big news from Slashdot again: Apparently after the new customer feedback website opened by Dell, 2 out of 3 customers are asking for a pre-installed Linux distribution. They are talking about a tri-choice between Ubuntu, Fedora and OpenSUSE, allowing multiple-boot with Windows installed also, or no Windows at all, because yes, Linux can replace Windows successfully!


Open software like Firefox, Thunderbird, Gaim, Gimp, PDFCreator, Audacity and of course Open Office will be available. The manufacturer, Dell in this case, will be able to work together with the packagers of a Linux distro in order to have all the drivers installed, maybe offer support from the same packagers, in less words: making it “Idiot proof” like the Mac.


No, it’s not wireless news, but it’s great news! The prices will drop, and the awareness of customers towards Linux will increase considerably. Until now, there was a big myth that there is no consumer request for Linux distributions to ship with new computers, but apparently there is! Come on now, there still are people out there who think that the big rounded E logo from Internet Explorer is the INTERNET!
Digest more on this: Here, here and here!

Fonte

Confesso-me surpreso e penso que isto só pode ser bom mesmo. Depois de passar a vender AMD's, agora passa a disponibilizar distros de Linux com as máquinas. GO Dell!! :)
 
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1442671&postcount=9

Só há 1 pequena questão, "prices will drop" não é necessariamente verdade, pois ao consumidor final 1 licença pre-instalada é mesmo mto barata (lembro-me de ler 1 noticia de 1 grande revendedor em xangai, que afirmou que cada licença custava à empresa cerca de 8 dolares 8| ).
Mas sem dúvida, bad news for Microsoft :002:

O que lhes custa a licença não interessa. interessa é o que pagas por ela, que 'o valor de uma licença OEM. Nem menos, nem mais. Por exemplo, na ***** comprei um pc para a minha irmã e vinha com o xp instalado. Disse que não queria nada daquilo e eles tiraram o xp e 100€ ...
 
(lembro-me de ler 1 noticia de 1 grande revendedor em xangai, que afirmou que cada licença custava à empresa cerca de 8 dolares 8| ).

Agora multiplica 8 dolares por 1 milhão de computadores vendidos (número hipotético). Bom negócio hem? :)
O facto de lhes custar pouco cada licença do windows, quer apenas dizer que eles vendem imensos computadores, daí que o preço p/ licença seja baixo.
 
Ninguém pense que uma licença OEM custa 8 dolars nos EUA, ou mesmo em Portugal..

Em mercados emergentes, como a China, India, eetc.. Em que a percentagem de pirataria ronda os 90 e tal por cento, é provável..

Por cá anda na casa dos 100 euros..
 
Depois a malta compra as máquinas com linux por serem mais baratas, e coloca-lhes um windows crackado :p



Isso é em Portugal (e já foi mais)... Se fores ver países como os USA é relativamente pouca a gente que usa o Windows crackado.


Além disso o mais provável é nesses países o pessoal pedir dual boot, com Linux e Windows.
 
Ainda esta noite comentei isto com o Datwo e com o Konca, se houverem iniciativas desta este SO irá certamente aumentar o número de utilizadores, já se conseguiu quebrar grande parte do tabu do GNU/Linux é dificil, agora é começar a colocarem utilizadores de primeiro contacto com PCs logo para este SO :D

E depois vamos conquistar o mundo ahahahahah

abraços, HecKel
 
Ninguém pense que uma licença OEM custa 8 dolars nos EUA, ou mesmo em Portugal..

Em mercados emergentes, como a China, India, eetc.. Em que a percentagem de pirataria ronda os 90 e tal por cento, é provável..

Por cá anda na casa dos 100 euros..
Lógico, Xangai tb não é nos states ne ? :P Mas o que pretendia salientar é que para as empresas em si, o custo passado ao comprador final não é muito elevado. Além que Dell pretende ter gente a trabalhar/completar distro x ou y de modo a vir out-of-box :D
 
Já agora, só uma duvida...

A única coisa que eu vi foi que eles lançaram um site para as pessoas darem ideias e votarem nelas e os pedidos de computadores com Linux e coisas do género estavam no topo..


Agora, eu não sei onde é que vocês viram que eles iam efectivamente fazer isso... Eu não li nada sobre o assunto.

Aliás, tanto quanto sei, nos USA actualmente a dell vende uma gama de PC's que são os nSeries que são PC's sem Windows e são 53$ mais caros do que os PC's exactamente iguais, mas com o Windows...

Cá para mim, a Dell vai fazer o que já fez no passado, porque não têm coragem para enfrentar a Microsoft, vai engonhar, vai provavelmente lançar mais uma linha de PC's com condições de maravilha como os nSeries e depois vai dizer que não há procura por PC's com Linux e vai abandonar esse mercado.
 
Back
Topo