Dell Precision M4400

PC14

Membro
Boa tarde Pessoal.

Acabei de pedir um orçamento à Dell da seguinte máquina:

Precision M4400 : Intel Core 2 Duo T9400 (2.53GHz,1066MHz,6MB)
Base Option : 512MB Discrete nVidia FX770M Graphics Card (with 512MB dedicated memory)
Display : 15.4in Widescreen WXGA+ (1440X900) Antiglare with White LED
Palmrest : No Fingerprint Reader Biometric
Camera : No Camera with Microphone for White LED LCD Panel
LCD Back Cover : Black Finish with White LED
Resource DVD : Mobile Precision M4400 Diagnostics and Drivers
Documentation : Portuguese Shipping Docs
Memory : 4096MB (2x2048) 800MHz DDR2 Dual Channel
Hard Drive : 320GB Serial ATA (5400 RPM) Hard Drive
Optical Drive : 8X DVD+/-RW Drive no software
Power Supply And Power Cord : Worldwide 130W AC Adapter with European Power Cord
Battery : Primary 6-cell 56 W/HR LI-ION
Carry Case : Nylon Black Top Load Case for 15.4in Laptops
Wireless : EMEA Dell Wireless 370 Bluetooth 2.1 MiniCard
Keyboard : Internal Portuguese Qwerty Keyboard
Software Driver : Mobile Precision M4400
Operating System : English Windows Vista Business SP1 64Bit to Windows XPProfessional X64Bit Downgrade
OS Media : English/French/German/Spanish Windows Vista Business x64 SP1 RecoveryCD
Client Systems Management Disabled, Mobile Precision
3Yr Basic Warranty - Next Business Day - Minimum Warranty


O propósito do computador é exclusivamente trabalho (CAD/CAM). O problema, além do preço elevado, é o prazo de entrega ser de 30 dias utéis. Necessitava de ter antes o computador e assim pedia que me aconselhassem uma máquina equivalente e que pudesse ser comprada numa loja "normal" (vivo no Porto).

Agradeço desde já as vossas (sábias) opiniões.

Cps
 
Já agora que quanto ficou o orçamento também tive a pensar em comprar esse portátil à uns tempos. Já pensas-te em comrá-lo em espanha? Acho que tens que conhecer alguém lá porque não sei se enviam para cá, mas deve-te ficar mais barato.

LG S510 é basicamente esse portátil a FX770 é uma 9600 GT disfarçada, ecrã de leds em ambos e no LG tens a vantagem de suportar DDR3. Não tens é essa garantia à escolha.
 
Olha, é exactamente de uma máquina desse tipo que ando à procura. Um portátil profissional com gráfica profissional. Mas não há mesmo no mercado do consumidor.


  • Lenovo ThinkPad W500, muito semelhante, ATI, mas não tem a opção do ecran LED (tem 1680x1050 e 1920x1200 CCFL). Se a configuração que há nas lojas te servir, ok, senão é um sarilho arranjar. Também demora umas duas semanas a chegar.
  • Fujitsu-Siemens Celsius H270, muito semelhante, mesma gráfica, não tem opção de ecran LED (só 1680x1050 e 1920x1200 CCFL). Não sei se demora, mas não há nas lojas.
  • HP EliteBook 8530w, muito semelhante, mesma gráfica, não tem opção de ecran LED (idem, idem). Não sei se demora, mas não há nas lojas.
O Dell é o único destes que tem opção de ecran 1440x900 LED e vale a pena por isso. Eu também tenho tentado ligar para os gajos, o número de telefone que está no site, para saber se vendem ao consumidor ou não (o site só fala em empresas de média dimensão). Nos outros países europeus, o preço para pequenas empresas e consumidor tem um desconto (porque as grandes empresas precisam de despesas para equilibrar o IVA), portanto irrita-me ter de o comprar aqui a +2000€.

Tiveste melhor sorte que eu a tentar telefonar? Ou conseguiste algum outro revendedor?

A alternativa de qualidade semelhante é o novo MacBook Pro de 1799€ que saiu hoje. Tem NVIDIA 9600M GT e o mesmo ecran e vende-se em lojas normais. Mas já aqui têm dito que não há SolidWorks (nem Alibre) para Mac.

Dentro dos de consumo:

  • Clevo M860TU (é orientado para jogos), a melhor gráfica que há em 15.4", NVIDIA 9800M GT (muito melhor que a Quadro FX 770M, embora menos adequada para CAD), etc, etc, só tem pouca bateria e ecran talvez escuro (não é LED).

  • LG S510, NVIDIA 9600M GT, ecran 1440x900 LED, e é a bomba de que toda a gente tem falado e custa apenas ~1180€. O problema é quando passámos algum tempo a olhar para os Dell, para os ThinkPad, etc, custa um bocado ir para um LG.
Diz-me como estás a conseguir contactar com a Dell. Eu tenho dificuldade. É que a garantia para o consumidor é diferente, eu quero um factura a dizer "uso pessoal", etc...
 
Não tinha ainda lido o outro post: a GeForce 9600M GT e a Quadro FX 770M têm o mesmo chip, mas drivers diferentes. A GeForce é mais rápida nos jogos, mas já têm demonstrado que estas gráficas ficam atrás em CAD. Por exemplo, acho que o SolidWorks tem uma opção de visualização (realview? qq coisa assim) que não funciona por exemplo na Radeon, mas funciona na FireGL do mesmo chip.

EDIT: alguém de certeza vai pôr um post a dizer que se faz um mod, isto e aquilo, e ficam iguais. mas eu não sei.
 
Se a única diferença forem as drivers não deve haver problemas, quando andei a investigar sobre o T61p vi que o pessoal usava a Quadro 570 com as drivers da 8600 GT (mesmo chip também) e parecia correr tudo bem, imagino que o inverso seja relativamente equivalente.

De qualquer modo ficas bem servido com qualquer um.
 
Boas,

O preço do portátil nas condições descritas é 1450€+IVA. O prazo de entrega, como disse antes, é de 30 dias utéis. Entretanto, em vez do ecrã actual falaram-me de um ecrã TFT para o portátil que custa mais 185€+IVA e o prazo passa a ser de 16 dias uteis. Mas como nao sei o que é, vou ter de me informar. Se alguém souber o que é, que me explique por favor.

Não contactei directamente a Dell, mas este revendedor. Foi-me dito que as condições (assistência e garantia) são iguais tanto para empresas como para particulares.

Quanto às propostas alternativas por vós indicadas e que agradeço, vou vê-las com atenção, apesar de preferir gráficas profissionais, porque para os programas CAD/CAM que trabalho a diferença entre as gráficas profissionais e as orientadas para jogos é visível (tenho essa experiência). Daí eu preferir e estar disposto a pagar para ter uma gráfica profissional. Mas como não sou informático, não sei explicar tecnicamente.

Quanto ao MacPro, gosto dele mas está fora de hipótese porque, embora gostasse de experimentar outro SO, tenho de ser realista, porque os programas utilizo não são compatíveis. Ter um Mac para correr Windows não faz muito sentido para mim.

Cps
 
Eu entretanto já consegui ligar para a Dell, e eles fazem descontos, sim.

O preço do portátil nas condições descritas é 1450€+IVA.

:007:
Eu acho que vale muito bem esse dinheiro.

O prazo de entrega, como disse antes, é de 30 dias utéis. Entretanto, em vez do ecrã actual falaram-me de um ecrã TFT para o portátil que custa mais 185€+IVA e o prazo passa a ser de 16 dias uteis. Mas como nao sei o que é, vou ter de me informar. Se alguém souber o que é, que me explique por favor.

Tens 3 opções de ecran disponíveis para esse portátil, todos são LCDs (ecrans de cristais líquidos) de TFT (transistor de película fina) e matrix activa, diferem na resolução espacial e no modo de retroiluminação.

Os ecrans TFT em si, não emitem luz, apenas a filtram, eles são iluminados por trás, essa iluminação consome bastante, e esse consumo é proporcional à área do monitor e ao nível de brilho.

No Precision tens:

  • 1280x800 retroiluminado por CCFL (lâmpadas fluorescentes como as que temos nas nossas cozinhas, fininhas, postas lado a lado),
  • 1440x900 retroiluminado por LED (light-emitting diode),
  • 1920x1200 retroiluminado por CCFL.
Estes ecrans com retroiluminação por LED, novíssimos, só têm vantagens e nenhuma desvantagem:

  • Consomem menos e aquecem menos para o mesmo nível de brilho, consequentemente fazem-se ecrans muito mais brilhantes (na proporção de 180 para 300 candela/metro^2 ou nit).
  • Evitam metais perigosos como o mercúrio que existe nas lâmpadas fluorescentes.
  • Iluminam-se quase imediatamente.
  • O painel constituído pela matrix de TFT e pela retroiluminação fica mais fininho.
  • Com o tempo as lâmpadas fluorescentes perdem gás (como as da cozinha) e o seu brilho fica menos homogéneo (nunca cheguei a ter um portátil tempo suficiente para observar este efeito).
A retroiluminação LED não afecta outros factores como os ângulos de visão, isso apenas depende da matrix de TFT.

Se te dão à escolha o ecran 1280x800, julga por ti próprio, mas é só desvantagens, principalmente para CAD.

Se te dão à escolha o ecran 1920x1200, então tens de escolher. Factores:

  • 1920x1200 é uma resolução brutal, não encontras disso por aí, são quase 150dpi. É muito mais informação no ecran do que 1440x900. Muito útil quando o ecran é dividido em quatro vistas e enchido de botões e menus.
  • O brilho destes ecrans de altíssima resolução é inferior até ao do comum portátil que vês nas lojas (~160 nit em vez dos normais 180). Por outro lado, só é preciso um ecran muito brilhante quando o sol entra à maluca pela janela.

O ecran 1440x900 deve ser lindo, mas 1920x1200 é muita resolução. Eu sou fã destes novos ecrans LED mas também estou na dúvida.

Quanto às propostas alternativas por vós indicadas e que agradeço, vou vê-las com atenção, apesar de preferir gráficas profissionais

As hipóteses que dei, se excluires o ecran retroiluminado por LED, são completamente equivalentes ao teu Precision. Não vejo motivo para preferir o Celsius ou o HP em relação ao teu precision e acho muito difícil encontrá-los a esse preço ou com melhores prazos de entrega.

Quanto ao W500, tem uma feature que é o switchable graphics, tem duas placas gráficas, a FireGL V5700 e a Intel GMA4500, e optas pela FireGL para bombar e pela da Intel para poupar bateria (sem fazer reboot, a troca demora tipo 2 segundos). Outra coisa que o W500 tem é memória DDR3 (questionavelmente melhor), e também tem mais acessórios, é mais mexível (pode-se abrir sem perder a garantia, trocar o teclado, meter um disco rígido secundário na baía do DVD). Não tem eSATA.
 
Back
Topo