Dell XPS M1730 - 8700M GT SLI

Eu fiz uma configuração que consegui-se aproximar-se ao d900c com Q6600 em termos de performance. Para isso claro está escolhi com CPU X7900. Coloquei também a garantia de dois anos (a "mesma" oferecida pelas lojas). O preço ficou-me por 4.454,60.

Note-se que mesmo com esta configuração o DELL fica ainda abaixo do d900c nos testes diponíveis na Internet. Tanto no 3dMark06, Sysmark e no PCMark.

DELL XPS (X7900) - 4456,60 €

PROCESADOR - Intel® Core™ 2 Extreme X7900 (2x2,8 GHz, 4MB Cache, 800 MHz FSB)
SISTEMA OPERATIVO - Windows Vista® Home Premium original (32 bits) - Español
LCD - TFT UltraSharp™ WUXGA (1920x1200) de 17" con TrueLife™ y webcam integrada de 2 MP
ELECCIÓN DEL COLOR - Rojo carmesí con luces posteriores LED blancas
MEMORIA - SDRAM DDR2 de 4096 MB a 800 MHz de doble canal [2x2048]
UNIDAD DE DISCO DURO - SATA RAID 0 Stripe de 500 GB (5,400 rpm) (2x250 GB)
TARJETA GRÁFICA - Tarjeta gráfica Dual NVIDIA® GeForce® Go 8700M GT con tecnología NVIDIA SLI
TARJETA PCI PHYSICS - Tarjeta de unidad de procesamiento Ageia PhysX
CABLES - Euro Cable de alimentación de adaptador de CA de 220 V
UNIDAD(ES) ÓPTICA(S) - Unidad combo fija de DVD+/-RW a 8x delgada con carga por slot, SW incluido
BATERÍA PRINCIPAL - Batería principal de litio de 9 celdas (85 WHr)
SERVICIO DE ASISTENCIA2 años de Consumer XPS Premium Hardware Support (incl. juegos y asistencia in situ)
SOPORTE DAÑOS ACCIDENTALES - Sin asistencia para daños accidentales
SOFTWARE DE SEGURIDAD - Sin protección de seguridad/Anti-Virus - Español

www.dell.es

CLEVO D900C (Q6600) - 2886,08 €

Notebook Sprint D901C QUAD Series
PROCESADOR - Intel® Core 2 QUAD Q6600 (4x2.4Ghz,8MB Cache, 1066-1333 MHz FSB)
MEMORIA -4096MB (4GB) DDR2 667Mhz (2x2048MB)
TARJETA GRÁFICA - Tarjeta gráfica Dual NVIDIA® GeForce® Go 8700M GT con tecnología NVIDIA SLI
LCD - 17.1" WUXGA (1920x1200) Extrabrite
RAID 0 - (Data Strip - Se necesita un 2º disco o un 2º + un 3º disco)
UNIDAD DE DISCO DURO - SATA RAID 0 Stripe de 500 GB (5,400 rpm) (2x250 GB)
DVD±R/RW Dual Layer ref9990599
Webcam 1.3Mpixels integrada
Intel 3945ABG-N Wireless integrado
Maleta/Laptoptas Ahtec Basic 17 standard ref9991154
Microsoft Windows Vista Home Premium 32 bits [+ 99]
Ampliación a Garantia 2 años (1º y 2º con R/E) 48 horas [+119€]
Tranporte incluido en Península y Baleares.
Stay cool.

www.ahtec.es

O Clevo d900C é 1570,52 € mais barato do que o DELL e mais poderoso por razões óbvias. O DELL é mais bonito, mais leve e aparentemente oferece melhor assistência (não conheço a assistência da ahtec). Em termos de autonomia devem andar a par.

Coloquei este posts para que efectivamente as comparações de preço fossem feitas com algum rigor.

Stay cool,

Trance
PS: E ainda não chegámos ao limite do D900c. Para isso tinhamos que colocar um Q6700 e mais um disco de 250GB :)
 
Última edição:
Saia ao mesmo preço (se fosse possível) meter dois Q6600, como num Mac Pro (dois Intel Xeon 3.2GHz cada, 8 cores no total). Era bom era....

Errado :) Se fosse possível meter dois Q6600 no d900c era apenas mais 260 € :) Mas como não é o preço é o que está indicado, nem mais nem menos. A comparação em termo técnicos já é algo injusta para o DELL, se fosse possível meter dois Q6600, ai ai seria um abuso :)

Trance.
PS: O preço de um Q6600 no mercao anda á volta dos 260 €. O que eu faria se compra-se este DELL seria configura-lo com o CPU X7900 e o resto no minimo. Depois comprava as memórias e os discos noutro lado qualquer. (319 € por 2 GB da DELL é um abuso, sendo que se encontra na net sticks 2GB para portáteis bons por 100 €).
 
Última edição:
Jarimba,

Tens este portátil? Se tens parabens pela compra grande máquina ... mas a minha também é :) (Vi a tua assinatura e pensei que tivesses este DELL). Se a tiveres, faz uma review ... era nice.

O jogos que mais tenho curiosidade de vêr jogar nestes montros é o Call Of Duty 4, o Crysis e o Bioshock. Assim que tiver o meu de volta.
 
Última edição:
Um apoiante demasiado convicto ... para quem não experimentou/possui o portátil, confessa são aquela luzes lindíssimas, e aquele efeito na tampa, que também é lindíssimo, que te captou? :P Como se nota estou a ser irónico, a minha opinião é que o portátil é demasiado "show off", mas é só a minha opinião, para além de já ter sido mais do que uma vez mencionado, e concordando eu, que a garantia (digo garantia pois trata-se PROVAVELMENTE, do único aspecto mais positivo que o d900c) não vale a diferença de preço!

Abrç
 
Jarimba,

Tens este portátil? Se tens parabens pela compra grande máquina ... mas a minha também é :) (Vi a tua assinatura e pensei que tivesses este DELL). Se a tiveres, faz uma review ... era nice.

O jogos que mais tenho curiosidade de vêr jogar nestes montros é o Call Of Duty 4, o Crysis e o Bioshock. Assim que tiver o meu de volta.

yup o mesmo se passa aqui. Apesar de com o trabalho que tenho ao longo deste semestre não ir ter tempo para jogar, pelo menos quero instalar o UT II o Crysis, COD 4, MOH airborne, pro street e bioshock.
Foi apenas por causa dos jogos que ponderei perder um pouco de desempenho e passar de 7950GTX para 8700GTM. Perco um pouco em alguns jogos, e 3dmak, em contra partida ganho no jogo que é mais importante para mim: Oblivion.
Por outro lado se as 8700GTM clockarem quase tão bem como as 8600Gt, cheira-me que apanhar as 7950GTX será facilimo, apesar de ter menos bus.
É que com uma 8700GTM em oc posso acompanhar o desempenho de uma 7950GTX, mas com uma 7950GTX, NUNCA poderei jogar por exemplo crysis em dx10 (por exemplo em mp não terei direito a jogar em servers com ciclo dia noite) e por outro lado com o amadurecimento do DX10, chegaremos a um ponto que temos mais performance em dx10 do que no mesmo jogo com uma grafia igual em DX9 visto o aumento de performance inerente a um correcto balanceamento das unidades de processamento. é uma questão de aguardar desenvolvimento de drivers, que logo logo as 8700 GTX serão melhor opção não só para TES IV mas para uma grande maioria dos jogos.

Face ao dell do tópico ainda estive mesmo para comprar um em vez do clevo, visto ter a vantagem de ter um cpu mobile mesmo, só que devido À dell não vender XPS em portugal, e todos os encargos que estavam associados a ir buscar um a espanha desisti da ideia. Fico com QUADCORE (mais unidades de processamento, maior fsb), mais memória(4gb), discos de 7200 16Mbcache em raid0,
e ainda com a vantagem de ter um cpu para assim que monte desktop poder testar na prommy...
Perco apenas a Ageia (pronto vá, até tenho alguma pena visto o UT3 suportar, mas por outro lado o objectivo principal não é jogar) e meia duzia de luzes tunning.

É pena é não haverem quase reviews nenhumas completas com jogos e apps desde barebone usado no clevo.
Queria mesmo ver o comportatmento a 1680 e 1920 do Q6600 + 8700GTM sli.

Parece que vou esperar pelo fim do mês.
Trance acabaste por deixar vir o teu com 8700GTM ou passaste para 7950GTX?
Se vier com 7950GTX era giro uma review de comparação ;)
Abraço
 
Última edição:
O problema é que já o tive na minha mão durante 3 dias, mas até tive medo de danificar alguma coisa... Ah! E posso dizer que no Inverno é bom "aquece mãos" :001:
 
yup o mesmo se passa aqui. Apesar de com o trabalho que tenho ao longo deste semestre não ir ter tempo para jogar, pelo menos quero instalar o UT II o Crysis, COD 4, MOH airborne, pro street e bioshock.
Foi apenas por causa dos jogos que ponderei perder um pouco de desempenho e passar de 7950GTX para 8700GTM. Perco um pouco em alguns jogos, e 3dmak, em contra partida ganho no jogo que é mais importante para mim: Oblivion.
Por outro lado se as 8700GTM clockarem quase tão bem como as 8600Gt, cheira-me que apanhar as 7950GTX será facilimo, apesar de ter menos bus.
É que com uma 8700GTM em oc posso acompanhar o desempenho de uma 7950GTX, mas com uma 7950GTX, NUNCA poderei jogar por exemplo crysis em dx10 (por exemplo em mp não terei direito a jogar em servers com ciclo dia noite) e por outro lado com o amadurecimento do DX10, chegaremos a um ponto que temos mais performance em dx10 do que no mesmo jogo com uma grafia igual em DX9 visto o aumento de performance inerente a um correcto balanceamento das unidades de processamento. é uma questão de aguardar desenvolvimento de drivers, que logo logo as 8700 GTX serão melhor opção não só para TES IV mas para uma grande maioria dos jogos.

Face ao dell do tópico ainda estive mesmo para comprar um em vez do clevo, visto ter a vantagem de ter um cpu mobile mesmo, só que devido À dell não vender XPS em portugal, e todos os encargos que estavam associados a ir buscar um a espanha desisti da ideia. Fico com QUADCORE (mais unidades de processamento, maior fsb), mais memória(4gb), discos de 7200 16Mbcache em raid0,
e ainda com a vantagem de ter um cpu para assim que monte desktop poder testar na prommy...
Perco apenas a Ageia (pronto vá, até tenho alguma pena visto o UT3 suportar, mas por outro lado o objectivo principal não é jogar) e meia duzia de luzes tunning.

É pena é não haverem quase reviews nenhumas completas com jogos e apps desde barebone usado no clevo.
Queria mesmo ver o comportatmento a 1680 e 1920 do Q6600 + 8700GTM sli.

Parece que vou esperar pelo fim do mês.
Trance acabaste por deixar vir o teu com 8700GTM ou passaste para 7950GTX?
Se vier com 7950GTX era giro uma review de comparação ;)
Abraço

Viva!

Temos exactamente a mesma ideia acerca das 8700M GT.

Eu com um pequeno cheirinho no core(pouco mais de 50mhz) e sem mexer nas memórias alcanço sem problemas a performance de uma 7950GTX a 1280x1024. Até sou capaz de afirmar que com mais um cheirinho tanto no core como nas mems, é possivel uma 8700M GT alcançar ou até ultrapassar uma 7950GTX a 1680x1050. Claro que o bus de 256bits da 7950GTX vai ajudar em ressoluções muito elevadas estilo 1920x1200.

Vejamos outro aspecto, uma 8700M GT tem cerca de 4 vezes mais capacidade de processamento a nivel de shaders que uma 7950GTX, e como sabemos a maior parte dos jogos que sairam á pouco tempo ou que irão sair, usam e abusam de shaders, e ai a 8700M GT leva clara vantagem.

Outro aspecto positivo são as temperaturas, que a nivel de uma 8700M GT no meu M570RU não ultrapassa sequer os 60ºC em full, mesmo com OC e após várias horas de uso intensivo. Esse aspecto permite que a 8700M GT alcance perto de 800mhz no core e 1000mhz nas memórias, ou seja mais 200Mhz no core e 200Mhz nas mems. Pode-se afirmar que a performance poderá aumentar cerca de 20% nesses casos.

Por último, o amadurecimento dos drivers, que a cada release melhoram substancialmente o desempenho. Creio que os drivers estão muito perto de chegar ao seu auje de optimização. Até posso afirmar que ando a ter mais desempenho em DX10 que em DX9, usando o exemplo do Lost Planet, que em DX10 corre vários FPS acima do que em DX9. Por exemplo no BioShock a performance em DX10 e DX9 é muito semelhante, não existindo diferenças de performance significativas.

Cumps e boa sorte com a máquina! ;)
 
A situação é que a 8700M GT em SLI fica atras da Go 7950 GTX SLI em cerca de 1000 pontos (máquinas em que tudo o resto é igual temos ~8500 para 9500~). Claro está pode-se fazer oveclocking da 8700M GT para chegar apanhar a irmã mais velha. No entanto também se pode fazer overcloking da "irmã". Fazendo-o consegue-se benchs acima dos 10300 pontos :) (logo afastando-se novamente da 8700M GT).

O único motivo para ir para a 8700 GT a meu vêr é drivers oficiais mais actualizados. Até que saiam as "irmâs" gémias da GO 7950 GTX prefiro ficar com esta.

Mudando de assunto, hoje comprei a BGAMER e vinha lá um artigo sobre o INSYS (D900c). Á semelhança do que vi na PC Magazine eis a minha indignação. A Insys segundo o artigo está a comercializar o Clevo por 3999 € (e nem 4GB põe lá, nem OS instalado e apenas tem um CPU E6700). Mais diz o artigo que não suporta a 8700M GT em SLI o que não é verdade. Com os nossos amigos espanhóis a fazer ao preço indicado acima e com specs bem acima do Insys parece-me um abuso ao consumidor que esta empresa está fazer (ou melhor porventura nem quer vender estes portáteis). Poderiam pelo menos pinta-lo de uma forma diferente etc etc por forma a justificar os 1000 Euros de diferença (nem isso justificava pois preferia comprar ao alemães). Sinceramente não percebo, a este preço preferia comprar o DELL, isto porque pelo meno a DELL investio em R&D para conceber o XPS algo que também se paga. Parece que continuamos a pensar que podemos ganhar tudo a fazer quase nada. Neste contexto aconcelho a comprarem á WebSevInfor (Portugal) ou á Ahtec (Espanha), empresas que parecem ter uma melhor noção do que vale o trabalho que fazem face ás suas congéneres Europeias e Americanas.

Trance

PS: O poder da GTX nota-se claro está nas resoluções mais altas. Em resoluções do tipo 1280x1024 para baixo devem ter performances comparáveis. Se o objectivo é jogar nestas resoluções aconcelho a 8700M GT SLi caso contrário a Go 7950GTX SLi é imbatível na minha opinião.
 
Última edição:
Temos que combinar uma review depois a comparar 8700GTM SLI oc, com 7950GTX sli oc ;)
Eu é como te digo ainda n tenho grande noção do desempenho real de umas e outras.
De qualquer forma sedepois for possivel quando sair uma suposta "8800GTM" também espero trocar se possivel.
Por acaso nao tens nenhuma ideia depois como a ***** trata do caso da troca das gráficas... SE primeiro de tudo o fazem, e se depois fazem retoma das nossas 8700GTM e 7950GTX.

Abraço
 
Não sei como a ***** faz isso. De momento ainda estou a ponderar a questão das gráficas. Se ouvesse alguem que me garantisse que o 8700M GT corriam com os settings no máximo o Crysis a 1280x1024 optaria por esssa gráfica. Mas ainda não tenho qualquer informação relativamente a isto e já procurei bastante.

O que sei é q 7950GTX consegue isso mesmo a resoluções até mais alta, mas claro está sem os efeitos DX10.

Trance
 
Epa se quizeres esperar assim que receba o meu dou-te resultados disso, mas claro seriam mais uns dias de espera... Pensa bem, ainda por cima o crysis que vai ter vantagens reais (não só eye candy) para quem tenha DX10...
Mais 100 mhz de core e 200 de mems e ai tens uma "7950GTX DX10" :)
Abraço
 
Não sei como a ***** faz isso. De momento ainda estou a ponderar a questão das gráficas. Se ouvesse alguem que me garantisse que o 8700M GT corriam com os settings no máximo o Crysis a 1280x1024 optaria por esssa gráfica. Mas ainda não tenho qualquer informação relativamente a isto e já procurei bastante.

O que sei é q 7950GTX consegue isso mesmo a resoluções até mais alta, mas claro está sem os efeitos DX10.

Trance

Vou-te ser muito sincero, opta pelas 8700M GT, foi uma placa que superou as expectativas que tinha. Em SLi acredito que consigas correr o Crysis em DX10 com tudo no máximo a 1280x800 16:10, (1280x1024 é 4:3). No meu sistema corro o BioShock em DX10 a 1680x1050 sem grandes problemas, imagino duas o que possam fazer.

Em relação á questão de OC, a 7950GTX não tem nem de longue nem de perto a mesma capacidade de OC que a 8700M GT tem.

Os 200Mhzs que a 8700M GT aguenta acima das specs, tanto a nivel de core como a nivel das mems(625 vs 800 & 800 vs 1000), são uma miragem para a 7950GTX. Até por questões obvias, a temperatura é um factor que limita em muito a margem de overclock, e ai a 7950GTX já em stock ultrapassa em muito os seus limites, quanto mais em OC. Já na 8700M GT tens um limite elevado, muito em parte por serem gráficas com um calor gerado muito pequeno(repito, no meu M570RU não passa de 60ºC em full, seja em que jogo for e em que condições).

Portanto por muito que faças OC na 7950GTX, a 8700M GT vai apanha-la. Acredito que ambas consigam ter uma performance muito semelhante a 1680x1050 após OC, em 1920x1200 não te consigo dizer, pois o meu ecra não permite...

Abraço ;)
 
Mais um "videozinho" [ou este, *este* (é a apresentação oficial e mostra componentes, vejam o tamanhão da gráfica!, o homem não para de olhar para o XPS lol)) e este)para animar isto :cool: (só agora reparei que o teclado é retro-iluminado)
Também mais umas pics (fonte: NotebookReview):
27915.jpg

27900.jpg

27896.jpg

27902.jpg

27906.jpg

27904.jpg

Já foi definido que a 8800M GTX irá ser opcção do XPS a partir de Janeiro/2008.
Stats com a seguinte configuração:
X7900; SLI 8700M GT; Windows Vista HP
- Super Pi: 29,345s
- 3DMarks06: 8369 Marks (sem OC)(com OC ultrapassa os 9000 Marks)
- OC estável no processador (até agora testado): 3,4GHz
 
Última edição:
Back
Topo