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NOS [DENUNCIA] Optimus cobra 3G indevidamente! TMN e Vodafone também?

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por bloodrider, 24 de Março de 2013. (Respostas: 17; Visualizações: 6524)

  1. bloodrider

    bloodrider Power Member

    Andamos a ser lesados, partilhem/divulguem com toda a gente! Pode ser que assim tenhamos alguma justiça...


    http://www.scribd.com/doc/131973670/Optimus-ou-nao

    Aqui fica o artigo que escrevi sobre o assunto. Agradeço ao [user]allskin[/user] pela ajuda na correcção da localização deste tópico aqui no fórum.


    Optimus ou não?
    Hoje em dia cada vez mais queremos acesso à Internet “24 horas”, como tal os tarifários oferecidos pelas 3 operadoras (Optimus, Vodafone, TMN) têm sofrido evoluções. Agora em conjunto com as comunicações habituais oferecem também pacotes de dados, tendo o conjunto um preço mais apetecível.
    Mas já alguma vez se perguntaram como são realmente contabilizados os pacotes de dados? Será que os dados são taxados de uma forma justa?
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    Os tarifários “Best Base Total” da Vodafone e o “Unlimited S” da TMN são praticamente irmãos gémeos, a diferente é a Optimus que oferece mais tráfego e mais minutos no seu “Smart base” por apenas mais 1 €. A Optimus oferece 1 GB de tráfego em vez dos 600 MB da concorrência, mas o período de taxação é de 100 KB em vez dos 10 KB que a TMN e a Vodafone usam.
    Estes períodos de 100 KB assustam pois num smartphone que esteja ligado constantemente, cada vez que este sincroniza automaticamente a lista de emails/messenger/tempo (ações que gastam poucos KB) a Optimus irá cobrar 100 KB. A título de exemplo vejam então o seguinte extrato das minhas comunicações no dia 6 de Fevereiro (dados obtidos na minha área de clientes na Optimus em “Gestão de Conta” >> “Detalhe de comunicações”) lado a lado com os dados contabilizados pelo meu smartphone.
    [​IMG][​IMG]
    A Optimus nesse dia cobrou-me 3,9 MB, o meu smartphone contou apenas 2,5 MB (cerca de 45% a menos). Aqui já é possível observar que os períodos de 100 KB não são muito agradáveis e além disso é possível ver que na Optimus existem pelo menos 3 tipos diferentes de “Internet”.
    Intrigado com os tipos de ligação “Web2.0 Access”, “Mail/Internet Segura” e “Internet”, analisei outro dia onde tivesse mais ligações e verifiquei umas coincidências bastante desagradáveis. Como tenho a app Data Easy a ligar os dados de 5 em 5 minutos de forma a poder sincronizar emails/messenger/notícias/tempo/etc, verifiquei que várias vezes nesse “exato segundo” me era cobrado 2 a 3 períodos de 100 KB.
    [​IMG][​IMG]
    Como podem ver neste pequeno exemplo, em 4 ligações foram-me taxados 9 períodos! Analisei então todo o dia 12, nesse dia “fiz” ao todo 131 ligações todas de 100 KB exceto 3 (que são de 200 KB, 700 Kb, 300 KB), dessas 131 ligações, 29 delas são “Mail/Internet Segura” ou “Web2.0 Access”. Estas 29 representam mais de 20% das ligações e são sempre simultâneas com ligações “Internet“. O meu smartphone do dia 12 todo apenas contou 1,63 MB, a Optimus contou 14 MB.
    Podemos ver que as ligações “Internet” são encaminhadas para o número 930006600, as “Mail/Internet Segura” são encaminhadas para o número 930006633 e as “Web2.0 Access” para o número 930005575. Isto deixou-me a pensar que consoante o protocolo as comunicações vão para números diferentes e os “contadores” são aplicados em cada número não relacionando a informação entre si.
    Duvidando que estas ligações duplas/triplas simultâneas perfizessem um total maior do que 100 KB no dia 18 de Fevereiro expus esta situação através do “Chat Móvel” onde não puderam dizer mais nada pois só têm acesso à mesma informação que tenho na área do cliente. Dia 21 de Fevereiro (felicito a rapidez na resposta) telefonou-me uma “senhora do 1693”, com uma voz muito meiga, que me disse que tinha razão no que tinha dito mas que infelizmente da forma como o sistema está implementado não é possível para já retificar este tipo de situações e que seria registada a minha denúncia para futura resolução.

    Concluindo, a Optimus só valerá a pena para quem fizer ligações pontuais, quem quiser estar ligado “24 horas” será melhor usar a TMN ou Vodafone pois irão tirar mais proveito do tráfego que têm devido aos períodos de 10 KB, com períodos de 100 KB o tráfego disponível simplesmente desaparece.
    A todos os que estão na Optimus, proponho que verifiquem os vossos extratos detalhados e façam uma reclamação a partir do número 1693, pois enquanto formos poucos a queixar-se duvido que a Optimus faça alguma coisa…

    Fica a questão, e na TMN e na Vodafone? Será que também cobram períodos a dobrar/triplicar mas é menos perceptível devido aos períodos de 10 KB?
     
  2. soxy

    soxy Power Member

    Realmente isso é um roubo autentico, assim a vantagem dos 400Mb a mais não interessa.

    E nem entro na questão de tachar aos 100KB em vez de 10KB, que isso já é mau.

    O que acho ainda pior é eles diferenciarem o tipo de tráfego em 3 ligações distintas...

    O que poderia ter sido uma única ligação onde gasta-se uns 200KB, no total das coisas.

    Eles vão diferenciar em 3 ligações dependendo do tipo e cobram 100KB por cada uma.
     
  3. bloodrider

    bloodrider Power Member

    Realmente é triste darem-se ao luxo de enganar assim as pessoas. Eu preferia que pusessem tudo claro para os clientes, mas o que interessa é faturar não são os clientes...
    Dentro do que me for possível vou tentar espalhar isto ao máximo, para já "vim a público" com este artigo. Em seguida partirei para as associações de defesa dos consumidores e os mais variados meios de comunicação social.
     
  4. megacano

    megacano Power Member

    Provavelmente é ilegal este tipo de taxaçao. Afinal já é habitual na Optimus serem pioneiros nos tarifários novos serviços e mais baratos para depois se verificar este tipo de abusos. Mas enquanto o povinho não abrir os olhos... Cumps.
     
  5. bloodrider

    bloodrider Power Member

    Era bom que houvesse mais umas centenas como tu a confirmar isso junto à Optimus, assim eles já pensavam duas vezes...
     
  6. D-CLUB

    D-CLUB Power Member

    Eu estou a aguardar resposta da parte deles!
     
  7. AudigyMaster

    AudigyMaster Power Member

  8. Tiago.Pereira

    Tiago.Pereira Power Member

    Por acaso tenho uma situação a resolver com a Optimus por causa de uma situação assim. Com a sede de me cobrarem os 300MB de Internet, cobraram-me mais 1€ mesmo já com a mensalidade paga, logo renovada. Se não me devolverem só fico até Maio...
     
    Última edição: 29 de Março de 2013
  9. dm222

    dm222 Power Member

    Eu tenho o UZO e o que o watchdog conta é igual ao que eles contam :)
     
  10. Mortis

    Mortis Power Member

    Por acaso já tinha reparado que o trafego que tenho agora da tmn me dura bem mais que o que tinha da optimus ...
     
  11. jaime_silva

    jaime_silva Power Member

    Estive a ver a minha factura e os posts e vejo 2 situações distintas.

    A primeira , e mais simples de responder, é a do post acima do Mortis dizendo que o trafego da tmn dura mais. A TMN taxa em blocos minimos de 10kb e a Optimus em blocos de 100Kb. Isso signifca que para acessos rapidos e pontuias, o tráfego na Optimus é consumido mais rapidamente. Em contrapartida , do que vi nos tarifários , a Optimus dá mias tráfego por menos dinheiro (não estou e contar com promoções e bónus porque para isso tenho de gastar ainda mais dinheiro).

    Quanto à questão do pagar a dobrar. Por comparação com a minha fatura, reparei que quase sempre que acedo ao mail há tambem uma outra linha a dizer "internet". O que me ocorre é que o mail que abri tem imagens/links que para ser descarregadas exigem uma outra sessão de dados o que pode significar que a Optimus nem sequer tem modo de evitar isso. Mas confesso que não sei como os outros operadores fazem. Talvez neste caso tenha mais visibilidade porque os blocos são maiores. Sugiro que desliguem , caso seja possivel , a opção de descarregar imagens quando abrem o mail.

    Algúem sabe como a TMN e a Vodafone fazem ? têm um "extrato" em que se possa ver ? è que pode acontecer que eles façam a mesma coisa mas no extrato juntem tudo e aí não se consiga ver .
     
  12. Pessoalmente, preocupa-me mais o tempo "cobrado" pela bateria com o telemóvel a actualizar constantemente do que o tráfego gasto... :lol:
     
  13. cool_shot

    cool_shot Power Member

    A vodafone no LTE não está a contabilizar trafego...
    Com o iphone 5 nas zonas onde ando mais durante o dia apanho LTE e quando antes utilizava cerca de 1Gb, no mês passado foi contabilizado apenas cerca de 300Mb...
     
  14. bloodrider

    bloodrider Power Member

    De qualquer forma isso não é desculpa para facturarem a dobrar/triplicar, pelo menos ao fim do dia deveriam relacionar os períodos registados pelos 3 números e fazer o acerto de contas (não é impossível nem difícil, existe apenas falta de vontade pois esta é a maneira de eles controlarem o tráfego e também de obrigar os clientes a subscreverem tarifários maiores...). Além de que este problema deveria ser mencionado pelo menos nas "letras pequeninas" das condições.
     
  15. OubeLa

    OubeLa Power Member

    Ultimamente nem 3G eles andam a contabilizar totalmente.

    De qualquer forma, não noto (antes do LTE) grande diferença entre o que o iPhone contabiliza e o que a Vodafone contabiliza. Tenho os dados móveis sempre ligados, portanto a ligação é constante. Mas de facto esta situação na Optimus parece-me inadmissível, não só pelo período de taxação de 100kb, mas também pelo facto de cobrarem duas vezes.
     
    Última edição: 7 de Abril de 2013
  16. bloodrider

    bloodrider Power Member

    Vi aqui no forum o tópico sobre a lyca, parece-me que vai ser essa a solução. Para já oferecem 5 GB por 5€ por mês mas mesmo que entretanto passem para 500 MB...
    Já pedi o cartão, tenho de testar as velocidades :D
    BBye Optimus, i hope :P
     
  17. EizO

    EizO Power Member

    Eu na Vodafone estou a ter problemas deste tipo, o meu tarifário de 300MB está a esgotar (activa a tarifa diária automaticamente) enquanto que no Data manager ainda não chegou aos 300MB. Está a haver um salto gigante de tráfego e a mensagem sms de "trafego excedido" aparece enquanto estou a dormir imaginem!

    Tenho o tarifario Yorn Study €7.5 que inclui os 300MB.
     
  18. bloodrider

    bloodrider Power Member

    Portanto a minha solução para este problema foi mesmo mudar para a Lycamobile. Estou agora a acabar de tratar da portabilidade, a Optimus lembrou-se de implicar com o CC... Queriam obrigar-me a entrar em contacto com eles para me oferecerem um tarifário de 25 € mensal contra os 5 € da Lyca (que carrego quando me apetece), ROTFLOL
     

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