Acho uma desonestidade intelectual insinuar que denunciar e criticar práticas e procedimentos empresariais duvidosos e/ou não regulamentadas é o mesmo do que defender criminosos!
Presunção de inocência não é algo só bonito para estar na CRP e usar quando nos convém, é para valer sempre, principalmente quando não nos convém
Se não é inocente e foi em sede própria condenado então nada do que por aqui se debate tem relevância, porque reitero que não conheço nenhum forista que defenda criminosos! As milícias populares também se acham acima da Lei, dizem agir em nome do bem e não confiam no estado de direito democrático.
Aldrabões, vigaristas, meliantes, pessoas mal formadas,... há e sempre irão existir. Não é um departamento "agressivo" no contacto, ou marcar um cliente como
persona non grata que vai mudar essa realidade. Até pode satisfazer o ego no lado da empresa mas não resolve nada nos princípios. Se fosse fácil...
Ou o cliente é um vigarista ou não é. E se é vigarista e a empresa sabe disso (e claro tem como o provar) tem como resolver o assunto: resigna-se e aceita ou deixa de o ter como cliente por incumprimento contratual. Se não tem provas então o cliente vai ter sempre a razão jurídica do lado dele.
O ónus da prova é de quem acusa!!
Não é por o cliente ser "T0" (ou cliente amargo, cliente encarnado, cliente crocodilo, whatever label) para mais se for um "profissional" na
arte e ardiloso, que a empresa se livra de ter problemas com o mesmo. Primeiro as coisas já começam com o pé esquerdo provavelmente, quando o cliente consegue o que queria e a que não teria normalmente direito por facilitismo da empresa (para não se chatear nas primeiras interacções). Depois se a ideia é estragar tantas boxes Iris até conseguir a UMA ao mesmo preço, ele não tem por que parar de tentar, porque o faria se não acontece nada com impacto real/legal? Depois de estragar X boxes iris (2? 4? 6? 10? 20?) o que é que o departamento especial lhe vai dizer? "Não! Desta vez não trocamos a box seu alegado vigarista! Vá pela sombra. -operador desliga a chamada-" Ok... o cliente vai então reclamar que o contrato não está a ser cumprido - tem uma box avariada e a operadora não a troca/repara. Se for bem sacana ainda mete advogado e consegue uma indemnização no final. Não teria sido mais prudente ter poupado tempo e dinheiro à empresa e ter mandado este alegado vigarista às urtigas logo aos primeiro sinais? Ao invés de o tentar "educar" e punir tratando-o como cliente de 2ª ou 3ª categoria? Se isto for um "jogo" para ele, toda e qualquer interação com a empresa é uma "vitória", nem que seja :"Ah ah já os obriguei a ouvirem-me por 15 minutos seguidos!!" ou "Já os irritei, até me desligaram o telefone na cara! Sou mesmo bom a tirar as pessoas do sério!"
Não consigo imaginar um exemplo de um cliente que tenha justificativo para ser "T0" e ao mesmo tempo que justifique a empresa em o manter como cliente, pelo menos sem o denunciar judicialmente!!
Ou então ser "T0" é só para inglês ver, assustar os aprendizes de vigaristas e mostrar externamente que a empresa "combate" a fraude. Porque para um expert na arte de aldrabar/burlar não é um departamento que lhe diz não ou o contraria de quando em vez que o vai demover de continuar.
Qual a verdadeira responsabilidade da empresa em permitir que certo tipo de comportamentos seja tolerado até um grau tal de conflitualidade só para manter um número nas €statísticas?
Ora se o contrato é para cumprir e se semanalmente avaria de forma misteriosa a box do Sr. A de que serve ele ser marcado como T0? Ou trocam a box ou não trocam e o cliente deixa de poder ver a SportTV e logo o operador não está a cumprir o contrato. Ou então estas avarias das boxes têm de ser investigadas porque eu como cliente honesto da operadora não quero suportar os custos das reparações, trocas, deslocações dos técnicos e prejuízos. Quero este senhor
condenado em tribunal se é desonesto e longe da operadora de que sou cliente/acionista. Criar procedimentos para dificultar a vida aos vigaristas não é o mesmo do que acabar com as vigarices e afastar os criminosos, atenuar não é resolver.
Curioso ainda que o "problema" seja o mensageiro e não a mensagem que a divulgação deste alegado departamento e práticas causou em alguns foristas.
Imagino que haja nos operadores muitos que gostariam que não houvessem "mensageiros" ou melhor ainda que não houvesse fóruns como este e ainda menos tópicos onde são expostas práticas abusivas, dicas e conselhos de como obter os melhores preços e condições, como e onde reclamar,... Ter informação realmente dá algum poder a quem a tem
Se por um lado há esse alegado departamento com práticas justicialistas não regulamentadas, por outro há funcionários das operadoras que vêem os tratamentos desiguais nas e das empresas e partilham por mensagem privada aqui no fórum ou também em grupos fechados externos os melhores contratos, os números de cliente e as formas de como exigir o mesmo tratamento por parte da operadora. Alguns até criam perfis
dummy para compartilhar
inside information para frustração de muitos. Também não concordo pois pode haver violação de privacidade e regulamentos internos, mas aceito, porque temos de ser uns para os outros, os maus são "T0" os bons ficam com mais informação e acesso às melhores condições contratuais! Tudo está bem quando acaba bem, não é assim?