1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Depois de formatado não arranca! (Error 15)

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por sideshow, 2 de Janeiro de 2006. (Respostas: 6; Visualizações: 950)

1. sideshow

sideshow Power Member

Olá!

Então a situação é a seguinte:

Formatei o meu disco principal, criei uma partição principal de 36gb em ext3 e outra de 1gb para swap (como faço normalmente)

Aquilo instala tudo normalmente mas depois qd o pc está a reiniciar aparece esta mensagem:

root (hd4,0)

Filesystem type is ext2fs, partition type 0x83

Kernel /boot/vmlinuz-2.6.12-9-389 root=/dev/sdc1 ro quiet splash

Error 15: File not found

E não passa daqui..

Alguém sabe como posso resolver isto?

Mt obg!

2. falco

falco Power Member

Provavelmente a instalação não correu bem, ou então tiveste a mecher no ficheiro de configuração do GRUB. Se não fizeste a segunda, instala de novo.

3. sideshow

sideshow Power Member

Liiinnndo!! falco de volta! Já tava com saudades tuas pá... já me andava a sentir mt sozinho com o meu Ubuntu.

Eu instalei mais que uma vez o Ubuntu mas nunca dava, até que retirei um disco (IDE) que antes tava em slave e agora estava em master. Depois de desligar esse disco deu logo sem problemas.

Vou ter de ligar esse disco através de uma caixa esterna por usb para passar os dados dele para outro e talvez formata-lo para voltar a instalar o Ubuntu e ver se já não dá erro.

ps.Este forum há mt mais suporte que o outro (tu sabes) n tem? Bem podemos esquecer o outro para GNU/Linux! =)

4. eXcept

eXcept Power Member

Arranca com um CD de Linux, entra em modo rescue ( ve as instruções no boot ), chrootas a partição.

Depois tenta alterar o grub.conf e muda aquele (hd4,0) para (hd0,0) se mudaste de slave para master e se tiver no IDE principal.

dps executa o comando grub-install e deves ter o problema resolvido

5. falco

falco Power Member

Experimenta de outra forma, limpemos a MBR (se puderes faz um backup da /home antes para não arriscar), para isso basta executar estes comandos com permissões de root...
    x="\0"; for n in 1 2 3 4; do x=$x$x$x$x; done; printf $x$x > nada
    dd if=nada of=/dev/hda bs=512 count=1

depois disso agarra num live cd, faz um chroot à raiz do sistema, e corre o grub-install com permissões de root.

Qualquer duvida apita...

6. PrOdG

PrOdG Power Member

Se o objectivo é limpar a MBR, basta
    Código:
    dd if=/dev/zero of=/dev/hda bs=512 count=1
    ;)

7. falco

falco Power Member

Eheh, de facto...

Partilhar esta Página