Depois de Photoshop... qual a seguir?

Zend

Power Member
Ora boas,

Vou colocar uma questão que me foi pedida por um colega.

Sou formado em Design e Multimédia, com mini-curso de Photoshop (Web Design) à 1 ano, e até agora apenas conseguir arranjar part-times ou trabalhos freelancer, o que apesar de não ser uma fortuna ainda consegui sobreviver um pouco assim, até agora...

Não sou freelancer fixo para uma empresa, mas faço diversos trabalhos para alguns "clientes" que se possam dizer "frequentes" e já me ocorreu em duas situações em que o cliente pede-me para fazer um website (design) em que o que ele requer é algo que o photoshop fica para trás.

Resumindo, falaram-me em aprender InDesign ou (se não estou em erro) CorelDraw para auxiliar a fazer imagens, coisas "mais abstractas" e depois inserir esse trabalho realizado no photoshop, ou seja, algo que me ajude em termos de Web Design.

Edit: Gostava de saber quais desses dois softwares me aconselham a aprender (ou poderá ser outro do mesmo tipo), também estou (se achar necessário) a pensar tirar um curso.

Obrigado.
 
Última edição:
InDesign e QuarkXpress - Paginação (não creio que sirvam para fazer sites, mas posso estar enganado)
Illustrator e Corel - Desenho vectorial
 
InDesign e QuarkXpress - Paginação (não creio que sirvam para fazer sites, mas posso estar enganado)
Illustrator e Corel - Desenho vectorial

Obrigado pela resposta!

Falando sobre Illustrator e Corel, qual será o me aconselhas?

O que acontece é que pediram-me para fazer um site com um tipo de Design um pouco abstracto (como tinha dito acima) e como ainda não mexi em nenhum deles (mexi no Illustrator mas foi vagamente) qual será o melhor para investir o tempo livre que tenho?

Quando me falaram em Corel disseram-me resumidamente isto:

"Core Draw é bom para fazeres diversas coisas, abstracto é uma delas. Usei durante um tempo para fazer alguns botões e pequenas imagens para colocar em sobreposição de um fundo ou até mesmo de um Header"

O que tenho a negrito foi sem duvida o que me levou a perder 1 hora na Bertrand a ver de livros de Corel, encontrei alguns mas penso que são versão um pouco antigas. Para ser sincero estou um pouco "mais virado" para Corel, mas gostava de opiniões sobre o mesmo.

Obrigado mais uma vez!
 
Webdesign nao tem nada a haver com o programa. Tem a haver com o conhcimento e uma ferramenta que de para materializar o layout. Pode ser o photoshop, o illustrator, o gimp ou outra coisa qualquer. No limite ate uma folha de papel.

Pa desculpa que diga mas ser formado em multimedia e vir perguntar se o indesign e bom para webdesign e que o photoshop fica para tras.. Por amor da santa.
 
Última edição:
Webdesign nao tem nada a haver com o programa. Tem a haver com o conhcimento e uma ferramenta que de para materializar o layout. Pode ser o photoshop, o illustrator, o gimp ou outra coisa qualquer. No limite ate uma folha de papel.

Pa desculpa que diga mas ser formado em multimedia e vir perguntar se o indesign e bom para webdesign e que o photoshop fica para tras.. Por amor da santa.

Eu sei que Web Design não tem a ver com o dito programa, posso não ter-me explicado bem, eu apenas uso o Photoshop para Web Design (faço estrutura, marcações, e depois o dito Design).

Nunca usei/aprendi fazer algo de diferente. Eu compreendo o teu ponto de vista, mas coloquei a questão para saber qual posso usar para fazer o que tentei explicar acima (isto para dar auxilio para Web Design no Photoshop).

Gostava de mais opiniões,
Obrigado.

Edit: Sim sou formado em Design e Multimédia, não foi recentemente nem disso o contrário. Aliás na altura usávamos o GIMP (bem antigo) para algo básico, depois (há cerca de 1 ano) fiz um curso de Photoshop com pequena formação APENAS Web Design.
Não era necessário vires mandar indiretas sem senso nenhum.
 
Última edição:
As imagens ou botoes que queres tens de ser tu a cria-las, pedir a alguem que o faca ou arranjar algumas para copiar. Isto nao tem nada a haver com software. Qualquer um serve, desde que se domine a ferramenta. Se tens problemas no photoshop para webdesign vais continuar a ter em qualquer outro programa.

Edit. E sim, uma pessoa com um ano de experiencia a fazer questoes destas, bem nao me vou alongar mais.
 
Última edição:
As imagens ou botoes que queres tens de ser tu a cria-las, pedir a alguem que o faca ou arranjar algumas para copiar. Isto nao tem nada a haver com software. Qualquer um serve, desde que se domine a ferramenta. Se tens problemas no photoshop para webdesign vais continuar a ter em qualquer outro programa.

Edit. E sim, uma pessoa com um de experiencia a fazer questoes destas, bem nao me vou alongar mais.

Eu não sei que mal te fiz para continuares a dizeres coisas sem nexo mesmo não sabendo a minha vida profissional.

Como já disse eu percebi o teu ponto de vista, eu não tenciono em chegar aqui (pois pedi o favor a um colega para postar) e fazer-me de PRO em tudo, foi para isso que criei este tópico para pedir auxilio, não sei também o que te deu para dizeres "formado em multimedia e vir perguntar se o indesign e bom para webdesign e que o photoshop fica para tras", talvez porque não disse que sido formado à um bom tempo atrás?

Bem passando à frente, e dando um ponto final nisto.

-

On-Topic: Se alguém tiver mais alguma opinião tanto sobre o Illustrator / Corel gostaria de ouvir a mesma.

Obrigado.
 
Olá Zend,

Podes construir o layout com qualquer ferramenta gráfica com que te sintas á vontade. Os processos é que variam de ferramenta para ferramenta. Algumas têm funcionalidades especificamente desenvolvidas para o desenho de layouts para a Web.

Tanto o Illustrator como o Corel são na sua essência software de desenho vectorial mais adequado para ilustração, logotipos, flyers, posters e outro material gráfico que não dependa de largos blocos de texto. Para esses casos o InDesign e o QuarkXpress são habitualmente os mais usados (livros, revistas, ebooks etc).
Especificamente para a Web/interfaces/pixel design tens o Adobe Fireworks. É igualmente baseado em ferramentas vectoriais (á semelhança do Illustrator e Corel) mas os objectos/elementos são apresentados no écran "rasterizados" em tempo real, para além de várias funcionalidades especificamente pensadas para Web Design (multiplas páginas, partilha de layers entre paginas, master pages, slices, symbols com diferentes estados para os botões etc etc etc). Este será talvez o programa mais adequado ao que procuras se o que queres é web design.

Isto não significa que não encontres algumas destas funcionalidades no Illustrator, no Photoshop ou noutro software. Por exemplo, o Illustrator tem um modo em que é possível ver os objectos vectoriais rasterizados (View-> Pixel Preview) ou forçar o seu alinhamento com a grelha de pixeis (Align to Pixel Grid) o que o torna apto para trabalho em que é necessário controlo ao nível do pixel, mas o Firewors oferece muitas funções adicionais para trabalhares de modo mais eficiente.
O mesmo é válido para o Photoshop. Inicialmente concebido para tratamento de imagem, hoje com tudo o que lhe têm acrescentado nos últimos anos tornou-se pau para toda a obra, desde trabalho com modelos em três dimensões, animação via timeline, web design etc, no entanto o workflow para trabalhos para a web está longe de estar optimizado.

O que faz a diferença nestes casos é apenas a experiência de cada um. Quem se sente á vontade no Photoshop, sabe como contornar os aspectos menos bons e tirar partido dos pontos fortes para fazer o que pretende. O mesmo é válido para outros software gráficos (dentro de certos limites é claro).
 
Última edição:
Olá Zend,

Podes construir o layout com qualquer ferramenta gráfica com que te sintas á vontade. Os processos é que variam de ferramenta para ferramenta. Algumas têm funcionalidades especificamente desenvolvidas para o desenho de layouts para a Web.

Tanto o Illustrator como o Corel são na sua essência software de desenho vectorial mais adequado para ilustração, logotipos, flyers, posters e outro material gráfico que não dependa de largos blocos de texto. Para esses casos o InDesign e o QuarkXpress são habitualmente os mais usados (livros, revistas, ebooks etc).
Especificamente para a Web/interfaces/pixel design tens o Adobe Fireworks. É igualmente baseado em ferramentas vectoriais (á semelhança do Illustrator e Corel) mas os objectos/elementos são apresentados no écran "rasterizados" em tempo real, para além de várias funcionalidades especificamente pensadas para Web Design (multiplas páginas, partilha de layers entre paginas, master pages, slices, symbols com diferentes estados para os botões etc etc etc). Este será talvez o programa mais adequado ao que procuras se o que queres é web design.

Isto não significa que não encontres algumas destas funcionalidades no Illustrator, no Photoshop ou noutro software. Por exemplo, o Illustrator tem um modo em que é possível ver os objectos vectoriais rasterizados (View-> Pixel Preview) ou forçar o seu alinhamento com a grelha de pixeis (Align to Pixel Grid) o que o torna apto para trabalho em que é necessário controlo ao nível do pixel, mas o Firewors oferece muitas funções adicionais para trabalhares de modo mais eficiente.
O mesmo é válido para o Photoshop. Inicialmente concebido para tratamento de imagem, hoje com tudo o que lhe têm acrescentado nos últimos anos tornou-se pau para toda a obra, desde trabalho com modelos em três dimensões, animação via timeline, web design etc, no entanto o workflow para trabalhos para a web está longe de estar optimizado.

O que faz a diferença nestes casos é apenas a experiência de cada um. Quem se sente á vontade no Photoshop, sabe como contornar os aspectos menos bons e tirar partido dos pontos fortes para fazer o que pretende. O mesmo é válido para outros software gráficos (dentro de certos limites é claro).

Olá MEB

Muito, mas mesmo muito obrigado por o teu tempo a explicares-me.

Talvez poderia ser explicito no inicio que queria era mesmo um auxilo para o Photoshop quando se fala em fazer "imagens, botões" abstractos/com efeitos de imagem, e tal como tu disseste eu trabalhei sempre, mas sempre no Photoshop (apesar de ter outros softwares da Adobe) e quando tentei usar novamente o GIMP não me lembrava de maior parte das coisas.

Vou dar uma vista de olhos no Adobre Fireworks na versão trial, obrigado pela ajuda!

Cumprimentos.
 
Eu como não percebo nada de Webdesign, não vou dizer muito mais do que o MEB disse, porque iria estar a dizer asneiras.

Se precisares de algumas dicas de Illustrator, avisa.
 
Back
Topo