depois de tirar o disco com XP, como fazer o vista arrancar?

Mitch

Banido
boas,
tenho um pc com dois discos, um com o XP, outro com Vista.
Dado que o XP estava instalado antes, o boot manager do vista está instalado nesse disco, e ao retirar o disco que tem o XP, fico com um belo "falta NTDLR" ou lá o que é, e nada de arrancar o vista.

tendo em conta que o meu leitor de dvd não faz boot (é externo firewire e a board não o vê), como é que posso resolver esta situação?
 
..."falta NTDLR" ou lá o que é, e nada de arrancar o vista.

é normal que isso aconteça.. pois os ficheiros de arranque e isso está tudo no primeiro disco..
O problema é que precisavas mesmo do DVD do Vista para fazeres uma reparação nisso..

A tua drive é externa, mas não a podias ligar por USB? é que a minha também é firewire, mas tem ligação USB...

Porque se não não estou a ver o que fazer.. só se instalares o Grub ou outro bootloader..

Porque precisavas sempre do disco do Vista de outra forma.. como pores o disco do vista em principal e depois fazeres uma reparação que ele punha te o bootloader nesse disco..

vê o que podes fazer

abraço
 
What will happen to people with two hard drives is that they will install vista on one hard drive and the other one may sit empty. However, what they don't know is that Vista installed the boot parameters on the "empty hard drive" since it was drive (0)(0).

If that drive is removed, Vista will not boot. Moreover, the Vista CD's Fix boot will not do anything to solve that problem.

In that case, the person needs to find another installed copy of Vista. They need to copy the hidden boot folder on the root of the main drive (the 0,0 drive) along with the bootmgr file to a USB drive. They need to do this when Vista is not loaded, otherwise the BCD file will not move (which is the essential part). My suggestion is to use the xcopy /h command in a command prompt (which is one of the fixing features in the Vista install disk).

From there, merely use xcopy /h to put the boot folder and bootmgr back onto the main hard drive and Vista should boot up normally.



encontrei esta informação (é difícil de pesquisar sobre o assunto)... parece que está difícil :D
o leitor de dvd é do portátil, só tem ligação firewire, que está ligada a uma placa dv... não é reconhecida no arranque.
 
boas, tudo o que precisas é de copiar o ficheiro BOOTSEKT.bat que está na raiz do disco que tiraste, peço desculpa se o nome não for exactamente igual mas agora não posso precisar, tb vês logo...
tens provavelmente de ir ao painel de controlo/opções de pastas

Tira o visto de :

Ocultar ficheiros protegidos do sistema operativo

e escolhe:

mostrar ficheiros e pastas ocultos.

Cump
 
pores o disco que tem o vista como master, pores outro disco limpo em slave, instalas lá o 2000 por disquetes de arranque :P e depois com o VistaBootPro reinstalas o bootloader do Vista
 
bem, já arranjei isto, mas não foi tão obvio quanto parecia que ia ser.

arranjei um leitor de dvd, lá o meti e fiz boot com o dvd do vista
apareciam 2 opções, instalar e reparar, fiz reparar.
então ele disse que encontrou erro no boot, procurou o SO instalado, e disse que tava arranjado.

reboot -> falta NTLDR

toca a meter outra vez o dvd do vista
agora já me apareciam mais opções.
procurei info na net e dizia-me para fazer um determinado comando com o bootsect.exe

reboot -> NTDLR is missing

perceberam a nova diferença? :D
novamente boot com dvd. desta vez fui a uma parte para verificar o bootcode.
aparentemente arranjou os problemas.

reboot -> NTDLR is missing

LOL? ok, tantas ferramentas para a mesma coisa, e nenhuma funcionou decentemente
depois é que percebi que o bootsect tinha configurado o arranque para um sistema operativo anterior ao vista, vá-se lá perceber porquê (se naquele disco só tinha o vista, e não tinha info nenhuma do xp). alterei uma opção e puff! fez-se o chocapic.


ainda custou :D
 
Back
Topo