1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problemas Técnicos Desabafo (Serviços PT) De tudo um pouco aqui!

Discussão em 'ISPs' iniciada por At Work, 7 de Fevereiro de 2013. (Respostas: 58; Visualizações: 4045)

1. At Work

At Work Power Member

Boa noite a toda a comunidade.
    Venho aqui deixar um desabafo se assim se pode entender.

Vivo numa zona ao qual o acesso a internet é quase insistente. Em 2006 e 2007 entrei em contacto com a PT para saber se dispunha de algum serviço de Internet na zona, ao qual fui informado que não havia qualquer tipo de ligação para a zona de residência. Em 2008 la consegui ter acesso a Internet, com velocidades de 1Mb (Sapo ADSL).
    Ao logo dos anos o acesso tem vindo a piorar, ao ponto de chegar a ter velocidades na ordem dos 64kbps.

Depois de chamadas atrás de chamadas nunca tive qualquer melhoria de serviço.

No inicio do ano de 2013, os Sr. da PT meteram-me tudo num só pack chamado de "Bundle 3P MEOTotal 8M". Anteriormente tinha Internet ADSL Sapo 4Mb + Telefone Fixo e tinha TV por satélite MEO. A única diferença de estar nesse tal pacote foi o preço, porque a velocidade de acesso a Internet sempre foi de 1400 kbps... Basicamente pagava 8Mb para aceder a 1400kbps.

No ano de 2012 a velocidade andou quase sempre a rondar os 1400kbps.
    No dia 11 de Janeiro de 2013, quando vou para aceder a net, deparo-me que não tinha acesso a Internet, mas tinha sinal ADSL no router, reset no router, configurei o router novamente, teste com outro router e tinha sempre sinal ADSL, ao final de 1h de testes e configurações entro em contacto com o Serviço de Apoio ao Cliente PT/Sapo/MEO.
    Ao qual o operador faz uma serie de testes e me diz: "o Sr. tem sinal ADSL no router mas a informação da conta Sapo já esta registada numa nova central, mas ainda falta fazer a ligação física", ao que eu pergunto a que se derivava essa alteração de central e ao qual me responde: "a alteração de central deve-se a uma melhoria de serviços, visto que o seu acesso a Internet é extremamente lento". Fiquei todo contente e a pensar que iria ter uma net muito melhor do que a que tinha. O técnico diz-me que no prazo de 3 dias a ligação física iria ser feita.
    No dia 12 de Janeiro aparece-me um técnico na residência ao qual fez uma série de testes e ligações e me diz que já estava ligado a nova central. Antes do técnico ser ir embora disse-lhe para esperar que iria fazer uns testes a linha, ao fazer esses testes deparo-me que velocidade estava em 256kbps! Disso logo ao técnico que a ligação já poderia estar feita mas que ligação a nova central não estava bem ou alguma coisa se passava, para um melhoria de serviço, passar de 1400kbps para 256kbps não se pode chamar melhoria de serviço mas sim, pioria de serviço! O técnico diz-me que a central ficava a 9km de distancia (farto de saber isso estava eu).

O técnico acabando por abandonar a residência, entro em contacto com serviço de apoio ao cliente, explico que a ligação física já tinha sido feita mas que a velocidade de ligação era de 256kbps. O técnico la faz mais uns testes e confirma-me o mesmo, diz-me que iria reportar a situação e para aguardar que iria uma equipa técnica ao local para fazer mais testes etc etc etc.

Sem qualquer tipo de resposta pela PT ou equipa técnica entro em contacto com o serviço de apoio ao cliente ao qual explico a situação e me informam que não havia qualquer tipo de registo a nível de deslocação da equipa técnica. O Sr.º la reporta a situação mais uma vez e marca comigo uma data para a deslocação da equipa técnica e fica agendada para o dia 17 de Janeiro de 2013.
    No dia 14 de Janeiro entro em contacto com o serviço de apoio ao cliente, peço informações sobre a situação, e ao qual me informam que já haveria uma equipa técnica para ir ao local ver a situação. Deixo o meu contacto e pedem-me para aguardar.
    Dia 14, 15 de Janeiro não obtive qualquer contacto, no 16 de Janeiro sou contactado pela equipa técnica (Visabeira) que me diz que o problema seria no exterior e que iria ver a situação.
    Por volta das 19h do dia 16 de Janeiro sou contactado pelo apoio ao cliente a informarem-me que a situação já tinha sido resolvida. Digo ao operador que eu próprio iria fazer uns testes a linha para verificar a situação, depois de fazer os testes a velocidade de ligação, mantém-se nos 256kbps e digo que o problema ainda se mantém. O operador la reporta a situação e para ficar a aguardar.
    No dia 18 de Janeiro sou contactado a informarem-me que já esta tudo resolvido, la faço mais uns teste e a velocidade mantinha-se nos 256kbps.

Entretanto ouve o fim do mundo V. 1.0.0 (supostamente o mundo acabava dia 12/12/12 ou 21/12/12) teorias a parte.

Na minha zona de residência eram só pinheiros e cabos caídos, sem luz, água e muito menos telefone ou Internet.

Entretanto entro em contacto com o serviço de informações da PT, explicando a situação e visto que haveriam muitas zonas que teriam de levar cabos novos, poderiam melhor o meu serviço. Ao qual me responde, "oh claro sim senhor, são essas as nossas intenções e será isso que vai acontecer", ao qual eu respondo a Sr.ª "é porque vai! já estou a ver a vossa melhoria de serviço".

La passou a semana de 21 a 25 de Janeiro, no dia 25 já tinha acesso a Internet (lento mas tinha) e acabou por não durar muito tempo. No dia 27 entro em contacto com o serviço de informações, explico a situação ao qual me transferem a chamada para o departamento de apoio ao cliente. Informa-me de que não tinha acesso a Internet porque era uma avaria que abrangia mais utilizadores e que não era o único.
    Estive sem net desde o dia 27 de Janeiro ate ao dia 4 de Fevereiro.

No dia 4 de Fevereiro vou para me ligar a net e tenho uma velocidade de 64kbps! Entro em contacto com o serviço de apoio ao cliente, explico a situação novamente ao qual me dizem que era a velocidade que tinha e que iria ter, que linha é instávele bla bla bla. Mas passar de 1400kbps para 64kbps é completamente inadmissível e aceitável!

Em contactos anteriores a PT sugerem-me que adquira um Pen de Banda Larga visto que a minha ligação a central era acerca de 9km. La adquiri a Pen de Banda Larga TMN, tarifário Plus, testo a Pen, fico espantado com a velocidade, 5Mb já fique todo contente.
    Problema seguinte, PUR. Explico a TMN que foi um proposta da PT visto que a minha ligação ADSL é extremamente lenta, pergunto se era possível não me ser aplicada a PUR, ficam com o meu contacto, no dia seguinte informam-me que a PUR é aplicada a todos os utilizador e que foi a ANACOM que aplicou a PUR a todas as redes moveis nacionais. Não havia nada a fazer.
    Experimento a PT negócios mas também sem sucesso, aplicam na mesma a PUR.

É este o meu martírio, as minhas arrelias do dia a dia. Não fosso outra coisa se não passar o dia agarrado ao telefone em comunicações com os serviços PT.
    Num contacto que tive com o serviço de apoio ao cliente informo uma operadora que já tinha uma carta feita que seria dirigida para o Provedor de Serviços da PT mas que ia com o conhecimento da ANACOM e Direção Geral do Consumidor. Ao qual a operadora me diz: "se já tomou essas providencias não lhe poderei ser mais útil"
    Isto sim, é que é cativar os clientes, preserva-los, estima-los!

Ainda estou a redigir a carta, ira ser entregue com aviso de receção e com o conhecimento da ANACOM, Direção Geral do Consumidor, e DECO e em caso extremo, nem que perca mais uns meses, dinheiro levo isto mais alem!

É inadmissível este tipo de serviço, atendimento, a primeira vez que vou a uma loja Blue Store da PT e para fazer uma compra estou 1h:40m para ser atendido, para fazer uma compra (Pen Banda Larga).

Não devo ser o único...

Agradeço opiniões, concelhos, criticas, tudo.

Com isto tudo já dava para escrever um livro. E já sei o nome: "O martírio de um Português" que paga por serviços a entidades privadas e estado e é sempre f*****!

Peço desculpa pelo longo texto, mas foi um simples desabafo.

Cumprimentos a toda a comunidade e que tenham mais sorte que eu. Acho que vou viver para uma caverna (como era a 2000 atrás)

2. limoeirodobom

limoeirodobom Banido

Aconselho-o a ler os tópicos. Assim evita de abrir tópico. Informo que tem a possibilidade de ter internet por satélite. http://pt.toowaysat.com/tarifas.php >>> tem o serviço Flat L 20 megas com net por 49.95 tráfego mês de 20 gb ( ilimitado entre as 23 e as 7 da manha ) Tem um outro Flat M de 20 megas por 29.95 mes com 10 gb de trafego. Caso consiga obter o ilimitado das 23 às 7 neste pacote acho que é a opção certa. Boa sorte.

3. At Work

At Work Power Member

Andei a navegar aqui pelo fórum e encontrei essa solução. Pelo que já li o problema é mesmo o Ping. Fora isso não encontro mais soluções.

Grato pela resposta.

Cumprimentos

4. RuiSousa881

RuiSousa881 Suspenso

Internet por satélite que anedota... Mete mas é Kanguru que não estão aplicar PUR (pelo menos na maior parte dos casos). Passa pelo tópico oficial do Kanguru 4G e informa-te de como está o serviço. Pelo que leio os feedbacks têm sido bastante positivos ao contrário da concorrência.

Última edição: 8 de Fevereiro de 2013
  5. At Work

At Work Power Member

Já entrei em contacto com a Optimus Kanguru e informaram-me aplicavam a PUR...
    A situação é que mal devo apanhar Kanguru 3G e ai eles aplicam mesmo a PUR de 15GB, quanto ao 4G aplicam a PUR mas a tráfego superior a 15GB, foi a informação que me foi dada pelo operador da Optimus.

Há sempre alguma coisa a complicar e não encontro uma situação minimamente viável.

6. RuiSousa881

RuiSousa881 Suspenso

No tópico do Kanguru 4G encontras utilizadores até com TB's de tráfego! Acredito que também deva depender da zona... Mas pelo que vi é o serviço de banda larga móvel mais flexível. Eu se fosse a ti experimentava o serviço. Também não tens muitas mais alternativas. Só te resta isso ou pressionar a PT até ao limite.

7. At Work

At Work Power Member

Farto da PT ando eu! Se arranjar uma solução viável ate acabo com a MEO e passo para a Zon com Satélite.

Na zona onde resido, Kanguru, Optimus e TMN serão poucos os utilizadores aceder a rede 3G, por isso penso que não será por ai o problema...
    Se fosse numa cidade, quantos mais se ligassem a essa rede (antena) e "abusassem"/sobrecarregassem ai sim, penso que os ISPs comecem a aplicar a PUR, visto ter mais sentido do que em zonas no qual são poucos os que utilizam este tipo de acesso a internet.

Estou a pensar em adquirir uma antena exterior 3G/4G para um melhor sinal. Basta só testar.

8. userN

userN Power Member

Não podes fazer grande coisa, se a linha não tem condições para mais não é por magia que vai passar a ter, e a PUR em BLM existe para todos.

É bastante desagradável, mas é a verdade.

9. At Work

At Work Power Member

Desagradável é a favor...

Mudo de casa, vou comprar um apartamento só para ter um melhor serviço de internet? É só o que falta os utilizadores fazerem... Depois queixam-se que as aldeias cada vez têm menos jovens...

Em vez de andarem a gastar dinheiro em publicidade da treta só para encher olhos (olhos dos portugueses comem mais que a boca de um sem abrigo que não come a 1 mês), se investissem nas infraestruturas melhoramento dos serviços, isso sim é que era de valor!

"Temos 10000€, melhorar serviços?! Os portugueses querem é anúncios todos catitas o serviço que se lixe! E os que moram nas aldeias, que se mudem"

O problema é que nos acomodamos muito em vez de fazermos alguma coisa para mudar as coisas. Obviamente que não poderá ser só uma pessoa, têm de ser várias para serem ouvidas... Mas como o pessoal das cidades têm bons serviço, acesso rápido à net, nem se estão para chatear com o pessoal das aldeias que nem net tem, e os que têm, é a miséria que vê por estes fórum fora, só desgrado e descontentamento!

Em tempos ainda disse a PT que pagava os cabos e repetidores para a linha, mas disseram-me logo que não seria possível.

Não encontro soluções por muito mais que procure, que corra o google, que leia fóruns atrás fóruns. Triste miséria de pais!

Cumprimentos.

Última edição: 8 de Fevereiro de 2013
  10. mr_zener

mr_zener Power Member

Agora de mandarem a peta que a ANACOM é que impingiu a PUR, é mesmo para rir! Aplicam-na.... porque sim!

11. marcelo_ribeiro

marcelo_ribeiro Power Member

Não há interesse em investir em zonas onde o retorno é lento... e baixo. Está mal, porque também sou defensor de que um cliente que mora numa aldeia tem tanto direito a Internet de qualidade como um cliente que mora numa capital. No entanto a verdade é mesmo essa... se queres ter serviços de qualidade... ou te mudas para a cidade, ou esperas que algum operador se lembre de investir ai.

12. TMJ

TMJ Power Member

Subscrevo.

Mas o melhor, talvez, fosse esperar pela fusão da Zon com a Optimus. Pode mudar totalmente o mundo das telecomunicações em Portugal, principalmente nas zonas rurais.

13. At Work

At Work Power Member

Digamos que ate tem algum sentido ter sido a ANACOM a aplicar a PUR.

A PT e associados (MEO, TMN, Sapo) esta cheia de queixas dos clientes, logo se ouver um cliente que consiga provar que X ou Y não tem a PUR aplicada tem mais que motivos para reclamar, por isso a PT aplicar a PUR a todos os clientes logo aos 15GB.

A Vodafone como não é uma empresa nacional e não quer manchar muito o nome, aplica e ponto final. Quando entrei em contacto com a Vodafone depois de me falarem dos tarifários, foi logo da PUR, como era aplicada etc etc etc.

A Optimus, a Optimus já deve ter sido prejudicada de alguma forma nas tretas das telecomunicações ou então tem GRANDES PRIMOS na ANACOM que ainda consegue ir brincando com a PUR ou vai-se justificando com o TS.

É uma simples teoria.

Compreendo que o retorno seja lento e baixo, mas as pessoas têm todas o mesmo direito. Hoje em dia grande parte das coisas que fazemos passa pelo uso da internet. Para pagar o IRS, passar um Recibo Verde ou Recibo Verde Ato Isolado precisas de internet, ou então vais as finanças, mas podendo fazer isso em casa sem grandes stresses.
    Se não podemos ter ADSL com qualidade ou Fibra, então para os o utilizadores que moram nas aldeias e têm um acesso minimamente aceitável em 3G ou 4G, aumentem a PUR ou apliquem TS durante o dia. Se nas aldeias são poucos os utilizadores a usarem 3G, não será por meia dúzia pendurados nas antenas que vai estragar o sinal ou prejudicar outros, muito pelo contrario, ao menos dão a utilidade devida ao investimento feito pelas operadoras nas antenas.

A única operadora que poderia fazer alguma coisa é a PT, visto que domina grande parte das infraestruturas, mas a PT quer la saber disso, nem se esta para ralar com a net que tens, se é de 56kbps ou 150Mb.

14. At Work

At Work Power Member

Esperemos que sim... A Optimus teve aquela trata da Aldeia Global, agora se foi só para encher olhos... Isso já não sabemos...
    Acho que nas zonas rurais haveria de haver algum protocolo diferente.

15. mr_zener

mr_zener Power Member

Estamos a falar de uma empresa privada, e como tal terá os seus planos de investimento, mas na generalidade as empresas querem retorno a 2 ou 3 ou 4 anos, não a 15 ou a 20! Se fosse para ter retorno a 2 ou 3 anos, a EDP não metia luz onde meteu nalguns sitios.

16. At Work

At Work Power Member

O serviço de energia é completamente indiferente do de internet. A luz se não é, devia ser um bem essencial. É um bem que hoje em dia não conseguimos dispensar no dia a dia.

17. cribeiro

cribeiro Power Member

O problema aqui foi há uns anos a rede fixa ter sido entregue à PT, a partir daí tudo ficou minado. A rede fixa devia ser um bem público, entregue a uma empresa que zelasse pela rede e pelos interesses do país e não de uma empresa privada.

A PT tem sido levada ao colo ao longos dos anos pelo poder politico e estou-me a lembrar de outro negócio do género, que foi quando a PT ficou com toda rede de emissores da RTP, pagou salvo erro na altura 6 milhões de contos e a RTP nos 2 anos seguintes teve de pagar pelo aluguer da sua anterior rede o mesmo valor que recebeu pela entrega da rede. De lá para cá imaginem o que RTP já não pagou à PT.

Para a tua situação só vejo uma solução que é a rede 4G e a sua evolução depois da fusão da ZON com a OPTIMUS, que penso irá revolucionar o mercado tal como foi revolucionado à uns anos atrás com a separação da PT multimédia(ZON) da PT. Fibra para zonas mais remotas ou com muito pouca população nunca irá acontecer, na minha opinião.

18. RuiSousa881

RuiSousa881 Suspenso

Não esperem que a fusão entre a Optimus e a Zon venha trazer algo de novo... Se vocês analisaram a fusão com olhos de ver verão que eles até se estão a fundir para não investirem nas respectivas áreas onde têm défice de investimento (Optimus no fixo e a Zon no móvel). É uma fusão que visa a juntar dois "produtos" para formarem um mais fortalecido e tudo isso sem qualquer tipo de investimento.

19. limirob

limirob Power Member

Com a quota de mercado que tem a PT, esta pode muito bem melhorar a rede para locais onde o retorno seja mais lento, compensando com os lucros de locais onde o retorno seja mais rápido, o problema é que para a PT, pelos vistos, são mais importantes os accionistas que os clientes. A PT está a ficar com a sua imagem cada vez mais degradada nesses locais onde presta um serviço péssimo, e se preder esses clientes para a concorrência, vai ter muito mais dificuldade em reave-los.

Não sei se será bem assim... O preço da fibra é mais barato que o do cobre e permite cobrir maiores distâncias com menos centrais, para além de que a manutenção de uma rede de cobre fica bastante mais cara.

20. tigerpunk

tigerpunk Power Member

Além disso a fusão tem em vista mais o investimento nos mercados internacionais (África e América Latina) do que o mercado nacional... Essa foi uma das razões apresentadas publicamente para justificar a fusão...

Partilhar esta Página