Desabafos de um nabo!

Realm01

Banido
Pois ora bem. Vista come bastantes recusos, XP nao reconhece o disco (nem eu me ia dar ao trabalho para fazer um cd com drivers personalizadas.)

Desde 199x que uso Windows no dia a dia. Já tinha experimentado algumas distros mas nada que me fizesse trocar de OS.
Andava eu farto de windows, apeteceia-me inovar, descobrir algo novo, arranajr um OS que fosse tão facil de usar como o windows e que nao viesse carregado de tralha que nem sequer sabia que estava instalada e que provavelmente nunca iria usar.

Eram ontem umas 2 da manha decidi arranjar o Xubuntu 8.10. Já tinha lido que era uma distro rapida (em termos de performance e consumo de recursos) e então assim foi. Atirei-me de cabeça para este novo OS.

Live cd a bombar enquanto passava os ficheiros mais importantes que tinha de guardar enquanto explorava algumas das funcionalidades do Xubuntu.

Acabei por instalar o dito cujo. Qual foi o meu espanto quando o bixo me detecta todo o hardware? Fiquei fascinado :D
Então a facilidade de encontrar software com apenas alguns cliques é fenomenal Applications > System > Add / Remove, epa, Brutal...

É claro que tantos anos com windows se adquiriram bastantes maus vicios (não vou enumerar todos eles) software disponivel apenas com windows, como jogos ou programas de trabalho. Pois "no fear", apesar de tentar encontrar software prórpio para linux, o wine chegou para ficar.

Sou um nabo de primeira a mexer com isto assim a fundo pela primeira vez mas posso dizer que se tudo correr bem até ao final desta semana, nao lhe volto a enfiar windows :D

Estou neste momento a instalar o Runes of Magic através do Wine e só espero que o bixo corra normalmente como corria em windows.

Bem, vou tratar de personalizar isto decentemente e mais tarde posto algo.

Cumps de um iniciante em Linux

___________________

Tópico deve ser usado para Discussão e não para Dúvidas.
 
Última edição pelo moderador:
Isso é bom, muita gente não costuma gostar de Linux à primeira impressão. Deves ser diferente :D.

Passando à frente, não sei se conseguirás correr o jogo, especialmente se for DX.
 
Cada vez me espanto mais... Wine 1.1.19 a correr o Runes of Magic MELHOR QUE NO WINDOWS!!!!!!!!!!!!!!!
Epa... Cheira-me que deixo o Windows de vez :D
 
Boas,

É sempre bom ver a comunidade a crescer e ver todo esse entusiamo. Uso Ubuntu e é realmente um S.O fantástico, faço tudo o que fazia em Windows, menos jogar, é certo que ainda não me dei ao "trabalho" de instalar o Wine e ver como fica.

De qualquer das formas quero aprofundar os meus conhecimentos de Linux e estou a pensar mudar de distro para uma que não seja tão autónoma, se bem que Ubuntu neste momento é mesmo o S.O que mais se adapta ás minhas necessidades (rápido, fiável e robusto). A outra distro será mesmo só para aprender e fuçar um bocado naquilo.

Já agora... Aceita-se sugestões.

Cumps,
Pachec0
 
Bem vindo à comunidade open-source ;)

Eu também tive a mesma impressão que tu quando comecei a correr Linux na minha máquina. No entanto, não deixei o Windows por definitivo. Há sempre qualquer coisinha que preciso de ir lá buscar. Mas agora tenho arranjado programas substitutos daqueles que uso em Windows e portanto, um dia destes, lá irei usar Linux a full-time.

Espero que gostes deste mundo, aventura-te :cool:
 
Distros que ja tinha usado (à uns anos valentes e outras mais recentemente)
Linux (sim, o primeiro, acho que vinha num cd da pcguia)
Red Hat
Caixa "trágica"
Mandrake
Ubuntu
Kubuntu
Suse
Debian

De notar que Mandrake, ubuntu e kubuntu foram os mais facies de "mexer" e estou mais que satisfeito com o Xubuntu. Já passaram quase 24h desde que começei a experimentar isto e ja n quero outra coisa... Ainda nao tive qualquer necessidade de voltar a instalar windows pelo que ao final da semana, se estiver totalmente satisfeito nunca mais o volto a instalar.

Pode parecer estupido da minha parte mas o que eu procuro no Linux é o que por vezes me é dificil de encontrar no windows e não por ser free/opensource (peço desculpa a comunidade linux):
Simplicidade, robustez, fiabilidade, segurança e sobretudo desempenho.
Não sei se é de mim mas no vista, com o Rightmark Clock utility conseguia chegar as 3 horas e pouco com o brilho no minimo e aqui consigo chegar as 2h 30m com o brilho no maximo. Não sei se isto anda a "mamar" mais bateria ou se ainda não configurei isto correctamente. (a minha nabiçe ainda nao me permitiu desencantar os menus de acesso a luminosidade de ecran quando estou em modo de bateria)

Desculpem os desabafos :D

Cumps

###EDIT###

Tou aqui com um problema que por mais voltas que de nao o consigo resolver.
Tenho uma placa de som usb ligada ao portatil e quando quero reproduzir som isto da som nas colunas do portatil e nos fones. O que eu queria era poder escolher um dos dipositivos. Ou placa de som usb ou colunas.

Help plz...

Cumps
 
Última edição:
O teu tópico está bem criado, é bom ver que afinal as pessoas quando perdem o medo de experimentar descobrem que afinal o linux tem tanta ou mais facilidade de utilização que windows.
Eu também tenho já vai em 1 ano, o meu desktop exclusivamente linux, experimentei xubuntu e gostei, mas ainda gostei mais de mint xfce CE que mantive desde outubro até à semana passada quando me virei para pclinuxos e até agora, muito fixe.

Para resolver o teu problema acho que tens de mexer na aplicação Pulse Audio que é o programa de que controla o som no pc, mexe nas opções para ver o que podes fazer para controlar melhor.

Teremos todo o gosto em ajudar mas este tópico no sitio onde está não deve servir para esclarecer duvidas.
Recomendo também que ponhas essa questão na área suporte .nix world no tópico do ubuntu 8.10 dúvidas.

edit:
Fico contente por ter conseguido ajudar, desculpa não ter sido mais preciso.
Mas também safaste-te rápido é porque não foi grande espinha para ti.
 
Última edição:
HAHAHAHAH LINDO!! volcanlx obrigado pela dica, ja ta a bombar a torto e a direito :D
Alguem quer uma licença de windows oem?

###EDIT###

Já posso mandar o windows às "Órtigas"!

Peço desculpa por tanto entusiasmo mas nunca pensei vir a gostar tanto disto :D
 
Última edição:
cool, another one joined the Dark Side :P lol

para selecionares a placa tens de ir as propriedades do som (duplo clique no icone de som), e predefinir a placa de som usb..

O ubuntu (normal, que o Mint é o ubuntu com software diferente) 8.04/8.10 detectam ambos a minha multifunções (HP photosmart qualquer coisa) sem problemas. :009::009::009:
só ainda não dei o salto por completo porque há sempre aplicações que só funcionam em windows (Photoshop, Steam), apesar de também funcionarem pelo wine, comigo não há ganhos de desempenho.. só tenho tido perdas :s, e o photoshop fica com uns bugs gráficos manhosos...

mas para aquilo que uso o ubuntu (modding desktop, alguma programação em C# (sim plo monodevelop :D), ouvir musica, navegar na net, IM, o ubuntu CHEGA e SOBRA...

PS : apesar de o meu disco rigido ser SATA, nunca tive problemas com a detecção do mesmo por parte dos S.O.'s que já experimentei (Win7, XP, Vista SP1, Ubuntu, Fedora, Mandriva) ... mas tenho vários amigos que não conseguem instalar o XP sem a disquetezinha com os drivers ao lado lolol
 
Uma ultima coisa antes de ir para a caminha... Li por ai que Linux nao precisa de antivirus. É verdade ? em caso negativo qual aconselham ?
 
Boas,

Por norma não precisa, mas não faz mal ter um antivirus.

Digo isto porque embora não os apanhes, ou seja não afectam o teu sistema, nada te impede de os passares a amigos. Estou-me a lembrar do caso dos emails. Podes receber um mail com um virus para windows, e em linux aquilo não faz nada. Mas se reenviares esse email para um user de windows, ele concerteza não vai ficar muito feliz. Logo um antivirus para filtrar esse tipo de coisas nunca fez mal a ninguém.

Cumps
 
Hoje em dia os serviços de email implementam antivirus no sistema para detectar virus nos anexos, tipo windows live mail e assim usa trend micro e outros serviços usam outros antivirus pelo que mesmo em linux tens a ideia de se há ficheiros infectados.
O xubuntu tem uma firewall e a não ser que aches mesmo necessário ou uses o pc como servidor de qualquer coisa, não é prioritário usar um antivirus.
 
Realm01, bem-vindo à comunidade Linux !
Em primeiro lugar convinha corrigir alguns erros que se encontram por aqui:
1º Ubuntu, Xubuntu, etc.. não é um SO ! O SO é GNU/Linux normalmente denominado Linux. Podes ter GNU/BSD também... ( FreeBSD, NetBSD etc.. )
2º Ubuntu, Xubuntu, Mandriva, Mint, RedHat, Gentoo etc... São distribuições Linux.
3º Discordo completamente quando se afirma que a distribuição X é melhor que a distribuição Y ! Isso é falso já que depende do uso que lhe vamos dar e o grau de exigência de cada um.
4º Linux não é Windows. Mais uma vez, o "melhor" ou "pior" aqui depende da utilização que cada um vai dar ao SO. Se para uns o Linux é o mais apropriado, para outros será o Windows ou o MacOS.... Eu uso ambos sem qualquer preconceitos.

Mais uma vez bem-vindo e vai aprendendo ao teu ritmo, não desanimes quando aparecerem as primeiras dificuldades.
 
John Silva, posso dizer que apesar de não ser nenhum pro em informática, sou bastante experiente. Raro foi o problema no windows ou em qualquer outro "programa" que nao conseguisse resolver, ou sozinho ou com a ajuda do google.

Sei que ao mudar para algo "novo" tenho de me preparar para possiveis problemas que seriam bastante faceis de resolver em windows mas nada que o google nao ajude.

Peço desculpa por algumas das barbaridades que escrevi e tu descreveste no teu post mas tu tens razão e eu não :D

Linux é algo que se vai aprendendo com o tempo, como tudo na vida o é.
Não é de um dia para o outro que "mudamos" e "dominamos" isto ou aquilo.
Atenção, não estou a ver o teu comentário como um ataque pessoal ;) apenas estou a escrever aquilo que "sinto" sendo um noob :)

Por falar em tempo... Vou acabar de ver o video http://video.google.com/videoplay?docid=7707585592627775409 e absorver mais alguma info sobre Linux, distros, open-source e copyleft :D

Agradecem-se mais comentários como o do John Silva. Todas as informações são bem-vindas.

Bem, vou voltar para o "marranço"

Cumps...
 
já que se fala em documentos sobre linux, aproveito para deixar aqui uma sugestão, a par do já falado "Revolution OS".

Trata-se de um livro denominado "The Hacker Crackdown: Law and Disorder on the Electronic Frontier" de Bruce Sterling. Entre outros assuntos e acontecimentos, este livro fala também da origem dos sistemas Unix (nos Bell Labs) nos anos 60 e da sua importância na industria das telecomunicações. Não aborda directamente os sistemas Linux mas foca-se um pouco do seu irmão mais velho.

The Hacker Crackdown: Law and Disorder on the Electronic Frontier (ISBN 0-553-56370-X) is a nonfiction book written by Bruce Sterling in 1992. It was published by Spectra Books.

The book discusses watershed events in the hacker subculture in the early 1990s. The most notable topic covered is Operation Sundevil and the events surrounding the 1987-1990 war on the Legion of Doom network: the raid on Steve Jackson Games, the trial of "Knight Lightning" (one of the original journalists of Phrack), and the subsequent formation of the Electronic Frontier Foundation. The book also profiles the likes of "Emmanuel Goldstein" (publisher of 2600: The Hacker Quarterly), the former Assistant Attorney General of Arizona Gail Thackeray, FLETC instructor Carlton Fitzpatrick, Mitch Kapor, and John Perry Barlow.

Este livro foi disponibilizado pelo autor de forma gratuita na internet. O texto pode ser encontrado aqui. Existe tb uma versão audio aqui (narrado por Cory Doctorow).
 
Realm01, bem-vindo à comunidade Linux !
Em primeiro lugar convinha corrigir alguns erros que se encontram por aqui:
1º Ubuntu, Xubuntu, etc.. não é um SO ! O SO é GNU/Linux normalmente denominado Linux. Podes ter GNU/BSD também... ( FreeBSD, NetBSD etc.. )

Ubuntu, xubuntu, etc são um Sistema Operativo...
 
Ubuntu, xubuntu, etc são um Sistema Operativo...

O que o John Silva quer dizer é que um sistema operativo é constituido, grosso modo, por um kernel mais uns programas utilitários (editor, compilador, shell, etc).Pelo menos de acordo com a definição do Richard Stallman. Quando em cima disso ainda juntas o X e um conjunto variavel de programas passas a ter mais que um SO. Passas a ter uma distro.
 
Última edição:
Eu tambem me insiro nesta secção noob nãoq ue toca a linux, experimentei, fedora 10, suse, e caixa mágica 12, e actualmente estou com ubunto 9.04, desde o inicio que sempre gostei muito de linux, so que algumas incompatibilidades com algum do hardware que uso, não me deixam migrar a 100% para linux...

Quando conseguir ligar a minha pen wireless em ubunto sem qualquer problema, migrarei a 100%, pois gosto mias de linux do que windows...

Resta-me encontrar uma solução para o meu problema para poder ser 100% lunux...
 
Back
Topo