Desabafos de um nabo!

O linux já há algum tempo que não é um sistema operativo difícil.

É simplesmente um sistema operativo diferente e para quem está habituado a usar windows, é preciso alguma adaptação. Para quem nunca usou um nem outro, ambos são fáceis e talvez linux até seja o mais fácil, por não estar tão sujeito a problemas.

Se calhar passar de xp para vista até é mais complicado que de xp para um ubuntu. Isto se ignorarmos as aplicações a que as pessoas estão habituadas em windows que não existem em linux.
 
Por acaso tou muito tentado a mudar para xubuntu.
Tirem-me uma divida sff, o Xubuntu é como o Mint XFCE, com apps gnome por trás , ou é só mesmo XFCE ?
É que não gramei muito o Mint XFCE com as apps todas do gnome.
 
alakazan como não percebo um chavo de "apps do gnome" "apps do kde" nao te posso ajudar. O que te posso dizer é que com o "Add/Remove" (não sei se ha esta opção noutras distros) instalas e desinstalas os mais variados programas disponibilizados online.

É uma "farramenta" bastante util por estes lados e posso dizer que já me safou de algumas chatices :D

Já falta pouco para o final da semana...
 
5 dias a usar xubuntu... acabou-se o dual boot, acabou-se o windows (sbem que ainda tenho o xp a correr em vm por causa dos trabalhos)

Estou mais que satisfeito ;)

GG Windows...
 
Eu agora virei-me novamente para ubuntu e para gnome, com o pclinuxos que realmente é muito estável comecei a gostar mais de KDE que até agora só tinha experimentado quando brinquei com o caixa mágica e na altura não gostei mas com pclinuxos achei o KDE bastante agradavel desta vez.
Mas não esqueço o gnome nem o xfce, agora vim mesmo para ubuntu pela personalização do ambiente e as novas themes são muito fixes, o sistema parece agradavelmente rápido e noto melhorias consideraveis em relação ao 8.04 que foi o ultimo que testei. Daqui a alguns dias deve começar a ouvir-se falar de mint glória ao qual vou estar atento, mas por agora o ubuntu vai ser o que vou ter por enquanto.
 
A minha história foi bastante semelhante á tua Realm01 a diferença é que aos primeiros problemas eu fui desistindo, deixando-os acumular até que chegei ao ponto em que a única solução era voltar para windows ... Até que saiu o ubuntu novo, estou preparado para "acatar responsabilidades" e aventurar-me a 50% nisto, isto porque acho impossível deixar windows completamente em todas as maquinas, estou a preparar a minha maquina linux, sebem que estou com muitos problemas, não de software mas sim de hardware (PC reinicia que se farta) mas quando tiver garantia que certos jogos funcionam a 100% em ubuntu o mais certo será incorpora-lo na maquina principal e esquecer a outra, vou pesquisar, se COD 4 e outros jogos do género funcionam, a esperança é que é limitada, COD é dx ... but i'll give it a try :)
 
Última edição:
A minha experiência no Linux ainda é curta. Desde sempre sou utilizador (e continuarei a ser) de Windows mas gosto da SIMPLICIDADE das distros que tenho testado ultimamente.

Neste momento tenho instalado Ubuntu Netbook Remix no meu 1000H (junto com o XP que veio com a máquina). Queria instalar Linux no sistema principal ( http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=423777 ) para desfrutar do SO com componentes mais poderosos.

A verdade é que Linux é uma excelente alternativa para a maioria. E se me permitem, também no meu Windows (original) instalei praticamente todo o software que preciso usando opensource e free. Estou muito contente.
 
Eu tambem mudei para Linux ja ha um mes, desisti de Windows que ate hoje sempre tive chatices....Ate agora realmente satisfeito, ja testei Mint, Ubuntu e Mandriva. E a ultima distribuiçao que mais gosto e estou desejoso q saia a nova versao em KDE4.2..... O mint e boa distribuição infelizmente vacila mto com WIFI sobreutdo no meu portatil, e mesmo depois da trabalheira que tiev de por as drives a serem reconhecidas, continuei com problemas de reconheciemnto do modem FON ca em casa, por causa das encriptaçoes etc.....Claro que com o novo Ubuntu 9.04 nao acontece isso e reconhece bem, passa que algumas coisas continua a nao reconhecer como o microfone interno por exemplo. Outra coisa que nao funciona e o modo suspensão.....Portanto mal saia Mandriva Spring 2009, instalo no meu portatil, nao so porqueestou contente, acho graficamente muito agradavel e simples de usar é excelente em detecção de hardware!

Para ja os pros que encontro em Linux:
Excelente personalização
Seguro
Nao se paga nada
Leve
Rapido


O que nao gosto tanto:
Alguns programas em linux exige que se tenha algum conhecimento, levando a trabalhar com consola etc...(o que ainda nao sei muito bem com se faz)
Alguns programas como skype por exemplo mal desenvolvidos em Linux
Necessidade de abrir ficheiros .exe so com Wine, mas nem todos abrem e torna o SO vulneravel


Enfim como tudo vai se aprendendo, mas eu recomendo quem quer ter linux que tenha a 100%, porque em dual boot funciona mal e pode dar ma impressao....
 
Passei para Linux em janeiro, altura em que desisti de instalar windows vista por não ter dinheiro para comprar licença nem vontade de piratear, apenas para aproveitar os 4gb de ram.

Instalei o Ubuntu 8.10 64bit e ja actualizei para a nova versão, tem sido excelente e fácil de usar. Todos os problemas que tive foram facilmente resolvidos com uma pesquisa no google. Wine só mesmo para jogar wow (que corre bastante bem em opengl). Foi tudo menos o bixo de sete cabeças que faziam. Não necessitei nem uma única vez de um programa windows. Sorte a minha :D.

Boa continuação :P
 
ubuntu 9.04 instalado no desktop, já velhinho... tudo a funcionar out of the box, 5*. O unico problema mesmo é a grafica, é uma ATI muito fraquinha, se activo as drivers o pc simplesmente arrasta-se, com ou sem compiz ligado. Mas como também não preciso das drivers activadas neste PC...
Acho que o windows já não entra mais neste PC.

Para noobs este 9.04 está excelente.
 
eu sou outro que esta a pensar seriamente em instalar o ubuntu 9.04 no portatil, mas mesmo assim vou ter que deixar um partiçao de 10gb para o vista(pelo menos). a alguns programas que nao sei se o ubuntu corre, e sao programas que eu preciso muito...
 
Bem, tenho uma pequena pergunta, qual as principais diferenças entre Ubuntu, Xubuntu, Kubuntu, Edubuntu
tenho-os todos e gostava de saber, instalei o Ubuntu no meu desktop por causa das suas "qualidades gráficas" tipo quando se arrastam, fecham, abrem janelas é engraçado, parece elástico. mas também porque penso que seja o mais famoso... mas já agora gostava de saber, estou a planear instala-lo no portátil mas...

obrigado

Cumpsz
 
O que muda essencialmente em cada um deles é o desktop manager
Ubuntu usa Gnome
Xubuntu usa Xfce
Kubuntu usa KDE
Edubuntu é igual ao ubuntu ou seja com gnome mas com softwares didácticos e educativos para crianças e jovens.
 
obrigado, sendo assim acho que vou ficar-me pelo Ubuntu novamente

Cumpsz

P. S. --> eu no desktop para evitar tar a desinstalar o ubuntu e instalar o edubuntu posso apenas "copiar" o que o edubuntu tem para o que o ubuntu não tem ou algo semelhante??
 
bem.... quando vi nabo pensei olha que bom post pa mim pq de facto em linux sou nabo noob por aí fora. Para explicar a situação, nunca usei linux a não ser um live CD. Tou agora a entrar no mudo unixe tenho uma dúvida um quito offtopic: fiz download da versão 64bits do Ubuntu 9.04 e depois reparei que o ficheiro ISO vem com amd64 no nome. Então fiquei a pensar.... será que isto só é compatível com CPU's 64bits da AMD? Isto funciona num core2duo ou tenho que "downloadar" a versão 32bits?
 
já que falaste em pass... cada vez que faço alguma coisa pede-me sempre pass, alguma maneira de tirá-la?
A password de root ou super utilizador é o que te previne de que vais abrir um programa ou fazer alguma coisa que altera o sistema, é uma forma de segurança pelo que não deve ser desactivado.
Se precisares de trabalhar mais a fundo na configuração de sistema e souberes o que estas a fazer, podes faze-lo pela sessão de root escreves "root" no user e a pass que habitualmente usas e abre-te a sessão de root que não é aconselhavel de usar para uma sessão comum pois deixa o sistema mais exposto.
 
já que falaste em pass... cada vez que faço alguma coisa pede-me sempre pass, alguma maneira de tirá-la?
Fazer isso é harakiri* ! Ou se tem um sistema seguro, ou não. És tu que escolhes.
Podes atribuir poderes ao utilizador para poder executar tarefas ou programas normalmente exclusivas ao administrador.
Se quiseres evitar problemas de segurança normalmente encontrados noutros SO's, convinha habituares-te a essa "chatice".


*harakiri ou seppuku - ritual de suicídio originalmente destinado apenas aos samurais fazendo parte do seu código de honra.
 
Back
Topo