1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

desactivar o source

Discussão em 'Programação' iniciada por sodeborla, 15 de Outubro de 2005. (Respostas: 19; Visualizações: 1383)

1. sodeborla

sodeborla Power Member

e o seguinte eu se for a view / source consigo ver o codigo etc.. o que eu queria saber e como se faz para desactivar esse codigo e assim ninguem conseguir ver. obrigado

2. Marsupillami

Marsupillami Power Member

Isso não é possível fazer. O código HTML das páginas está sempre disponível, pois é interpretado pelo browser na máquina do cliente.

3. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

O código dá sempre para ver... o que podes utilizar é algum tipo de processamento server-side como aspx ou php de forma a que apenas chegue ao browser código html...

Talvez o melhor é mesmo explicares melhor o problema ou o objectivo.

4. ppX

ppX Power Member

Código fonte portanto? Acho que não há nada que permita desactivar a visualisação. Mas não sou o mais entendido na matéria para falar :) Passo aí a palavra ao Marsupillami, que é o dominator nessas matérias :)

5. BraBo

BraBo Banido

É sempre "só o HTML" que chega... ASP, ASPX, Php, etc, nunca chegam ao lado do cliente, a não ser que o servidor web não esteja preparado para essas linguagens, desa maneira ele retorna só ASP, ASPX, Php, etc...

6. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

JavaScript :) ... deve ser isso que ele quer esconder...

7. Marsupillami

Mesmo o Javascript não dá para esconder. Podes criar ficheiros .js e anexá-los na página, pelo que não mostrará directamente o código javascript ao fazer "view source", mas se se salvar o site através do "save webpage" os ficheiros .js anexados também serão guardados.

Não existe forma nem alternativa de esconder código interpretado no cliente (neste caso HTML e JavaScript).

8. sodeborla

sodeborla Power Member

bom eu sei que nao posso por sites aqui mas devido a questao mencionada eu resolvi por.

vejam este site htp://ww.pctools.com/spyware-doctor/?ref=google_pctools se forem a view source ele nao da nada e como este poderia dizer mais que por acaso ja vi.

como este e o ideal.

agora este htp://ww.tugadigital.net/ tb e bom pk nao mostra nada do que se passa por ex. e que noutros websites vai-se ai e tira-se toda a informacao, como links etc etc..

9. MaLok0

MaLok0 Power Member

esta é a pagina original..
    http://www.tugadigital.net/forum/index.php

já diz qualquer coisinha.. hum???
    Não é possivel esconder o codigo html.. apenas o asp, php, etc.. tal como referido anteriormente.

10. sodeborla

sodeborla Power Member

o que queres dizer com php, todos os sites que forem baseados em php e que podem e isso?

eu pergunto pk estou a iniciar-me e tenho um site que nao o ponho aqui para nao fazer publicidade que e php

11. Ansatsu

Ansatsu Power Member

É assim, cria um site em php, o codigo vai ser processado no servidor, depois de processado ele manda os resultados para o cliente em html.

Ou seja, o cliente pode ver o html que no fundo é o que ele vê no ecrã, mas n pode ver o codigo que levou a esse resultado.

12. sodeborla

sodeborla Power Member

o site ja eu tenho, o que eu queria saber e como fazer isso, para que seja difilcultado o acesso, pk impossivel nao e

13. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Tinhas que fazer tudo de novo.

Eu fazia em aspx. É intuitiva de usar e não é mto dificil se tiveres dentro do assunto.

Tens é de perceber de programação, programavas ou na linguagem visual basic .net ou em c# e pronto, fazias o teu site nesta plantaforma. Depois tinhas era de ter um server que suporte aspx.

Ao fazeres o site assim, a pessoa se puser para ver o codigo, vai ver na mm o codigo html, mas esse é o codigo daquilo que tu ves no ecra, e não o codigo que faz os calculos que implementaste em C# por exemplo.

14. DnlCY

DnlCY Power Member

Eu por mim tb fazia em aspx, pois por acaso é o k eu ando a utilizar agora:D , dps podes nao so programar em vb.net ou c# cm em quase todas as linguagens (pois assim o .net permite ) e por isso podes programar na linguagem k tiveres mais à vontade.
    Em relacao ao site da pctools aquilo é javascript e como tal tu tens acesso a todo o codigo fonte. o tugadigital é php cm ja referido.

15. Marsupillami

Linguagens dinâmicas como o PHP e ASP têm finalidades diferentes do Javascript. As linguagens dinâmicas PHP e ASP actuam no servidor, e produzem um output em HTML. Não é possível ver o source de PHP ou ASP, já que o que sai do servidor (e consequentemente chega ao cliente) é só HTML já formatado.

O HTML não dá para esconder.
    O PHP e ASP actuam no servidor, logo não há hipótese de aparecerem (a menos que o servidor não tenha o PHP ou ASP configurado).

O que sobra é o Javascript. Só existem duas formas do javascript não aparecer:
    - Não o usar (neste caso não me parece ser o ideal).
    - Colocá-lo numa página .js à parte, e incluí-lo num ficheiro HTML através das tags <script type="text/javascript" src=" src="localizacao/do/ficheiro.js"></script>. Desta forma o script não aparece directamente no View Source, mas se fizeres download da página o ficheiro .js também é sacado, logo vai dar ao mesmo (é só por uma questão de arrumação ou organização).

Porque é que queres esconder sodeborla?

16. Xik0

Xik0 Power Member

Ou porque trabalha com dados pessoais, ou então é egoísta e não quer que as outras pessoas vejam como se faz x ou y.

17. BraBo

BraBo Banido

Ele deve querer esconder para proteger a propriedade intelectual dele. HTML/JavaScript/CSS também não é assim tão importante quanto isso para que a aplicação funcione (antes que alguem me crucifique aqui, não é importante para o sistema ou como este funciona, mas é essencial)...

Um servidor web apenas faz a gestão de pedidos a uma máquina por uma determinada porta, e envia esses mesmos pedidos a quem o pediu pela mesma porta.

Quando fazes um pedido de um ficheiro php ou asp ou seja o que fôr a um servidor, mas este não sabe o que fazer com ele, apenas re-envia o ficheiro de volta ao cliente como ele é, ou seja, envia-lhe o ficheiro como tu o programaste, com php/asp/aspx etc junto. Normalmente, o servidor web custuma ter instaladas alguns "proxys" (ou ISAPI's) por assim dizer, que ficam à espera de chamadas a ficheiros com determinadas extensões (configuráveis) para as processar e enviar o resultado ao servidor. Este por sua vez, envia o resultado normalmente.

Exemplo de servidor sem nada instalado:
    Cliente->Servidor Web->Ficheiros...
    -> Servidor fica à "escuta" numa determinada porta (normalmente a 80)
    -> Cliente 123.XXX.XXX.XXX faz um pedido ao ficheiro XPTO.JPG pela porta especificada.
    -> Servidor procura ficheiro, e envia para o cliente
    -> Cliente recebe ficheiro.

Exemplo de servidor com processamento Php instalado:
    Cliente->Servidor Web->Php(ISAPI)->Ficheiros...
    -> Servidor fica à "escuta" numa determinada porta (normalmente a 80)
    -> Cliente 123.XXX.XXX.XXX faz um pedido ao ficheiro XPTO.PHP pela porta especificada.
    -> Servidor procura ficheiro
    -> ISAPI reconhece a extensão, e processa o ficheiro
    -> ISAPI envia o resultado ao Servidor Web
    -> Servidor envia para o cliente
    -> Cliente recebe ficheiro.

Desta forma o cliente nunca chegará a ver o Php/Asp/Aspx do lado dele, pois nunca chega a recebê-lo.... O resto dos ficheiros que não se enquandrem nas extensões pré-definidas serão enviados sem qualquer tipo de pré-processamento, ou em formato de texto simples, ou em formato binário (imagens e afins)

Se quiseres esconder o HTML.... Bem, acho que nunca poderás esconder o HTML a 100%. O que podes é dificultar o acesso.
    Se a tua página inicial carregar um popup sem menus, e dentro desse popup fizeres uns 3 ou 4 redirects, o cliente já irá estar perdido e não saber por onde anda. Isso com uma função em JavaScript que te elimine (esconda) o menu do botão direito do rato pode fazer com que a página fique um pouco escondida.
    De qualquer forma, é ir ao Temporary Internet Files e sacar o HTML da página e ver por onde ela anda...

Abraço.

18. sodeborla

sodeborla Power Member

ola amigo realmente tu numa coisa tens razao, mas de ser egoista? ate que ponto se diz tal coisa.

quanto ao codigo ja percebi que isso e dificil de esconder pois ha sempre maneiras de contornar, (ora quando se crackea softwares como a microsoft) tudo e possivel, mas a intencao e de dificultar a accao de quem queira fazer, isso e basicamente o que eu pretendo pois ha coisas que envio que sao importantes e que ficam a mao de qualquer um.

quanto ao meu site como ja tinha dito esta em PHP version 4.3.11 MySQL version 4.1.13 e como diz brabo penso que estarei protegido do codigo em si, mas....

19. BraBo

BraBo Banido

Do Php e Mysql estás protegido, a não ser que seja feito um ataque ao servidor... O servidor onde tenho o meu site, sofreu um ataque há uns meses atrás, e a minha home page foi alterada (substituiram o código no index.php para exibir uma mensagem qualquer). Isso foi erro de segurança meu, pois deveria ter alterado as permissões dos ficheiros e não o fiz...

-> Envia a aplicação para o servidor apenas quando estiver numa versão estável e "acabada" (para evitares andar sempre em uploads e alterações disto e daquilo)
    -> Fecha o servidor o máximo que puderes (ex: retira contas ftp depois da versão estar no servidor).
    -> Cria passwords alpha-numéricas que são mais dificeis de quebrar.
    -> etc, etc...

Pode ser que assim a tua aplicação esteja mais segura. É claro que depois também depende do código que tu criaste na tua aplicação, e das falhas não intencionais que tu tens no teu código...

20. Xik0

Xik0 Power Member

Quando estás a trabalhar exclusivamento com HTML/CSS sem dados pessoais há mistura, tentar esconder o código fonte é puro egoísmo. Sendo que na maior parte das vezes, algumas features se lhe chamar-mos assim que estão no site da pessoa que quer cobrir o código fonte foi tirado de outro site.

Agora quando estamos a trabalhar com dados pessoais, isso é outra história. Não estou a ofender ningém. Apenas estou a dar a minha opinião e não tenho culpa de ser demasiado frontal.

Partilhar esta Página