Guia Desactivar o UAC do Vista

diutsu

Portugal@Home Member
Neste tutorial vou abordar 2 processos para desactivar o UAC do Vista selectivamente para determinados programas.
Quero desde já referir que não me resposabilizo por nada que possa ocorrer nos vossos PC's, devido à aplicação do que aqui é explicado.
Recomendo a leitura completa deste tutorial, antes de passarem à acção.
Peço também a vossa compreensão, uma vez que este é o meu primeiro tutorial.


O primeiro método está relacionado com os programas que são iniciados no arranque, usando para isso o Programador de Tarefas (aka Task Scheduler), que já vem incluído no Vista, é um processo bastante simples.
O segundo é mais complexo, necessitando de tempo ser efectuado, de notar que este método já esteve na KB da Microsoft.



1º Processo – Desactivar UAC para aplicações que se iniciam no arranque

Várias aplicações são automaticamente bloqueadas pelo UAC do Vista, no caso de uma dessas aplicações estar programada para se iniciar no arranque esta é bloqueada pelo UAC sendo necessário a acção do utilizador, mas não faz sentido ter uma aplicação para se iniciar sozinha se esta vai ser bloqueada pelo Windows.
Assim para que o UAC não vos bloqueie um programa no incio de sessão faça o seguinte.

1.Façam o vosso log on no Vista através de uma conta com privilégios de administrador.

2.Abrir o Programador de Tarefas, como administrador (clicar com o botão direito do rato e escolher "Executar como Administrador)

3.Uma vez aberto o programa depois de passar dar as credencias necessárias para o abrir como administrador, clicar em "Criar
Tarefa…", no painel do lado direito

4.Aparece agora uma nova janela ("Criar Tarefa"), no separador "Geral", dêem um nome e uma descrição à tarefa. Na parte de baixo activem a caixa de verificação “Executar com os privilégios mais elevados”.

5.Agora vão ao separador “Accionadores”. Escolham “Novo…”. Aparece uma outra janela, escolham “No inicio de sessão” da lista “Começar a tarefa…” Nas definições certifiquem-se que no campo “Utilizador ou grupo específico” está a vossa conta, se não estiver cliquem em “Alterar Utilizador ou Grupo e escolham a vossa”. Cliquem em OK para criar o accionador.

6.Vão agora ao separador “Acções…”, e cliquem em “Novo…”, ai cliquem em “Procurar…” e escolham a aplicação que desejam, verifiquem no entanto se a vossa aplicação não precisa de nenhum argumento, se precisar incluam-nos no campo respectivos. Podes consultar os argumentos da aplicação no campo destino, nas propriedades do atalho dessa aplicação no menu iniciar, ou noutro local onde tenhas um atalho para a aplicação, clica em OK para criar a Acção.

7.Cliquem em Ok, para concluir e criar a tarefa. Fechem o Programador de Tarefas.

8.Reiniciem o vosso computador e verifiquem se o vosso programa ainda é bloqueado pelo UAC.



2º Processo – Desactivar o UAC usando o Microsoft Application Compabiliy Toolkit 5.0

1.Descarregar e instalar o MS Application Compability Toolkit 5.0, aqui, (Nota: apenas é necessário o ulltimo da lista).

2.Abrir o Compability Administrator como administrador.

3.Criar uma nova base de dados (clicar em "New..")

4.Clicar em "Fix…"

5.Escrever o nome do programa e a sua localização, nos campos respectivos, clicar "Next"

6.No separador Operating System Modes escolher None. Clicar "Next"

7.Da lista “Compability Fixes” escolher: “RunAsInvoker”. Clicar "Next"

8.Nesta página não fazer nada e clicar "Concluir".

9.Repetir os pontos 4 a 8 para incluir outros programas.

10.Selecionar a base de dados que se criou e clicar em "Save…"

11.Dar um nome à base de dados clicar em OK, dar o nome ao ficheiro( pode ser o mesmo que o da base de dados) escolher o local onde se quer guardar o ficheiro.

12.Em cima da base de dados criada clicar com o botão direito do rato e escolher "Instal…"

13.Deverá aparecer uma caixa de dialogo a dizer que a instalação está concluída.


A vantagem deste processo é que é criado um programa na lista de Programas e Funcionalidades do Vista, sendo que após criada e instalada a base de dados, esta é independente do Application Compability Toolkit. O que significa que podem desinstalar o ACT, e o UAC continua a não bloquear os vossos programas, e também torna mais fácil reverter o processo, bastanto desinstalar o programa através do Programas e Funcionalidades.
Nota: por vezes escolher apenas o ficheiro .exe principal não basta, é também necessário escolher outros .exe que lhe estão associados, caso contrário o programa poderá dar erro na execução.


Finalmente devo referir que existe um programa third party que simplifica todo este processo, mas como este programa ainda está em fase de desenvolvimento decidi não o incluir neste tutorial. Mas não o deixarei de referir.
 
Última edição:
O tal programa que referi no tutorial é o Elevator, no entanto eu já experimentei este programa e não consgui executar os ficheiros.
No entanto e se alguém quiser, pode experimentar por sua conta e risco, as instruções são bastante simples:
AVISO: o que se segue não foi testado, por isso estão por vossa conta e risco.

1. Descarregar e descompactar o SkipUAC, daqui
2. Executar o install.cmd, com privilégios de administrador.
3. Já está, deve aparecer, quando clicam com o botão direito do rato, uma opção que é “Elevate me”
Para desinstalar basta executar o uninstall.cmd
Isto deve funcionar para ficheros.

Para atalhos têm de por campo destino o ElevatorRunner.exe e à frente o caminho para o ficheiro executável e os parametros.
 
Última edição:
Fica mais vulnerável mas se o utilizador for disciplinado nada acontece.

Já agora, em vez de desactivar o UAC utilizo a conta de Super Administrador.
 
Fica mais vulnerável mas se o utilizador for disciplinado nada acontece.

Já agora, em vez de desactivar o UAC utilizo a conta de Super Administrador.
Obrigado por me dizeres que o Vista tem um super administrador. Eu já tinha andado à procura dele, mas como não o encontrei como o do XP, pensei que nao existia. Agora foi só fazer um googlezito e ja descobri como o activar.

Mas a minha ideia de fazer o tutorial foi mesmo de desactivar o UAC apenas para determinados programas, não totalmente.
 
Back
Topo