(Desactivar)Tom/Som da mensagem de saldo

Xfera91

Power Member
Até pode ser uma coisa fácil, mas ainda não consegui esclarecer isto: quem tem tarifários recarregáveis (no caso, Vodafone) recebe no final de cada chamada uma “mensagem da rede” com indicação do custo e saldo restante. O meu problema é que essa mensagem chega com o mesmo som de uma sms normal (até o volume é igual). Ou seja, no fim de cada chamada parece que recebo sempre um sms, o que nem sempre é adequado – imaginem um sítio silencioso ou uma chamada discreta e no fim…um sms daqueles bem audíveis! Isto acontece-me tanto num Nokia 2630 como num N82 mas, por ex., um Vodafone 226 tem um tom discreto para as mensagens da rede (tipo bip) e outro para as sms normais.
Alguém me sabe esclarecer se dá para mudar alguma coisa na configuração dos telefones (2630 e N82) para fazer a distinção ou por ex. pode pedir-se à operadora para inibir aquela mensagem, mantendo só o acesso via *#1**# :confused:
Agradeço os esclarecimentos.
 
Última edição pelo moderador:
Até pode ser uma coisa fácil, mas ainda não consegui esclarecer isto: quem tem tarifários recarregáveis (no caso, Vodafone) recebe no final de cada chamada uma “mensagem da rede” com indicação do custo e saldo restante. O meu problema é que essa mensagem chega com o mesmo som de uma sms normal (até o volume é igual). Ou seja, no fim de cada chamada parece que recebo sempre um sms, o que nem sempre é adequado – imaginem um sítio silencioso ou uma chamada discreta e no fim…um sms daqueles bem audíveis! Isto acontece-me tanto num Nokia 2630 como num N82 mas, por ex., um Vodafone 226 tem um tom discreto para as mensagens da rede (tipo bip) e outro para as sms normais.
Alguém me sabe esclarecer se dá para mudar alguma coisa na configuração dos telefones (2630 e N82) para fazer a distinção ou por ex. pode pedir-se à operadora para inibir aquela mensagem, mantendo só o acesso via *#1**# :confused:
Agradeço os esclarecimentos.

pois é muito simples : basta ires a definições de chamada e desactivar resumo após chamada NÃO também podes ir a definições de tons ou perfis como queiras e desactivas tons de aviso , é facil não é :D:D não tem nada a ver com operadoras ...cumpr
 
pois é muito simples : basta ires a definições de chamada e desactivar resumo após chamada NÃO também podes ir a definições de tons ou perfis como queiras e desactivas tons de aviso , é facil não é :D:D não tem nada a ver com operadoras ...cumpr
se é assim tão simples anda cá fazer isso no meu 5310 xpressmusic, porque o resumo apos a chamada já está desligado e o "tom de aviso" não é o mesmo que toca depois das chamadas (o que toca é o som dos SMS, se tirar o som não tocam as mensagens :rolleyes:

aqui fica o que disseram da vodafone:
Alguns equipamentos permitem que possa desactivar o resumo das chamadas. No entanto, não garantimos o correcto funcionamento do mesmo porque estas mensagens são enviadas pela Rede e de envio obrigatório por parte da Vodafone.
 
pois é muito simples : basta ires a definições de chamada e desactivar resumo após chamada NÃO também podes ir a definições de tons ou perfis como queiras e desactivas tons de aviso , é facil não é :D:D não tem nada a ver com operadoras ...cumpr


Pois, aí é que está o erro! Tem (principalmente) a ver com a operadora - é uma mensagem da rede - e por isso é que o procedimento descrito não funciona. O "resumo da chamada" é uma operação do próprio telefone e os "tons de aviso" são sons do próprio software - tipo chegar ao fim de uma lista, transições, etc. Em suma, não funciona!
O que eu acho esquisito é que a maioria das pessoas tem recarregáveis e isto é uma coisa incomodativa e folclorica como o diabo, mas ninguém se queixa.... :( Claro que nos pós-pagos o problema não existe. Por isso, das duas uma: ou muita gente tem um tom sms discreto e baixinho, arriscando perder uma verdadeira sms, ou ninguém se incomoda com esta cena. Mas nesse caso, a avaliar pelos tons esquisitos que existem para sms, deve ser cada musica no fim das chamadas ;). Ainda para mais, acho que é uma info desnecessária porque se obtém a mesma através do *#1...#. Mas é engraçado que com este código a "mensagem da rede" não activa o som de sms :confused: "Cena do caneco!"
 
se é assim tão simples anda cá fazer isso no meu 5310 xpressmusic, porque o resumo apos a chamada já está desligado e o "tom de aviso" não é o mesmo que toca depois das chamadas (o que toca é o som dos SMS, se tirar o som não tocam as mensagens :rolleyes:

aqui fica o que disseram da vodafone:
Alguns equipamentos permitem que possa desactivar o resumo das chamadas. No entanto, não garantimos o correcto funcionamento do mesmo porque estas mensagens são enviadas pela Rede e de envio obrigatório por parte da Vodafone.


não me "batam" mais, nos meus sempre bastou fazer isso , serei uma pessoa de sorte ?? se calhar sim :D:D olhem como sempre resultou comigo fazendo apenas isso pensei que fosse válido pra todos , até neste meu 2610 resulta , pensei que tivesse ajudado mas pelos vistos não :(..desculpem alguma coisa..

ps; já tive muitos nokias incluindo N82 e nunca tive esse problema , no 5310 já não me lembro
 
Última edição:
se é assim tão simples anda cá fazer isso no meu 5310 xpressmusic, porque o resumo apos a chamada já está desligado e o "tom de aviso" não é o mesmo que toca depois das chamadas (o que toca é o som dos SMS, se tirar o som não tocam as mensagens :rolleyes:

Nalguns nokias a unica opção mesmo é a de desligar o som dos SMS, pois a SMS que o sistema envia é a designada "SMSFlash" que só aparece no visor.
Mas depois tem as suas desvantagens, ficas sem saber da chegada de SMS.
LOL
 
não me "batam" mais, nos meus sempre bastou fazer isso , serei uma pessoa de sorte ?? se calhar sim :D:D olhem como sempre resultou comigo fazendo apenas isso pensei que fosse válido pra todos , até neste meu 2610 resulta , pensei que tivesse ajudado mas pelos vistos não :(..desculpem alguma coisa..

ps; já tive muitos nokias incluindo N82 e nunca tive esse problema , no 5310 já não me lembro


Pois no meu N82, mesmo se eu teclar o código *#100# a mensagem da rede faz disparar o som de sms normal (das mensagens). Tenho a versão fw 31.0.016 :(
 
Actualmente uso um Nokia E51 e essas pequenas mensagens "de rede" com o saldo e a duração após uma chamada efectuada por mim não fazem estardalhaço, mal se ouvem. Acrescento que as SMS estão com um bom volume no perfil Normal (uso o toque "pim-pim, pim-pim" típico da Nokia).
Concluo que deve ter haver com o software...
 
Actualmente uso um Nokia E51 e essas pequenas mensagens "de rede" com o saldo e a duração após uma chamada efectuada por mim não fazem estardalhaço, mal se ouvem. Acrescento que as SMS estão com um bom volume no perfil Normal (uso o toque "pim-pim, pim-pim" típico da Nokia).
Concluo que deve ter haver com o software...


Como já tinha dito, um "mísero" Vodafone 226 distingue as "mensagens de rede" das "sms verdadeiras". Para as primeiras tem um discreto "bip". Para as outras uma "orquestra" :D (quem conhece este modelo sabe do que estou a falar...).
O problema é quando pego nos outros...e pelos vistos há mais gente assim...
 
e não é só no fim das chamadas, se deres um toque, recebes isso na mesma :rolleyes:

Acredita,só mesmo de uma operadora estúpida como a vodafone ,mesmo que seja uma tentativa de chamada o resumo de tempo e saldo aparece sempre . Com o 226 da vodafone vi-me obrigado a vender o tlm ,porque por 2as vezes ia ficando surdo com essa treta.
 
Ora bem, sendo eu um utilizador preocupado com estas questões importantes do dia-a-dia, como a causa de surdez nos desprevenidos utilizadores Nokia e Vodafone :cool: andei a investigar um pouco e cheguei a algumas conclusões. Mas já la vamos...

O Problema exposto neste tópico é o dos utilizadores nas seguintes condições:
- Possui telemóvel de marca Nokia
- Possui cartão GSM Pré-pago da Vodafone Portugal

1. O problema.

1.1. Sempre que se termina uma chamada com origem no próprio telefone, recebe-se uma mensagem flash (cujo o conteúdo é mostrado imediatamente no visor). Exemplo: Saldo: 7.93 Custo: 1.89 Duracao: 0:5:21

1.2. Ao receber esta mensagem da rede, o telefone emite um tom de alerta exactamente igual ao das mensagens escritas (SMS).


2. Consequências do problema.

2.1. Quando uma chamada cai sem o utilizador se aperceber, estando o dispositivo ainda junto do seu ouvido, emite em alto e bom som o aviso de mensagem recebida. Esta situação, para além do susto, pode causar surdez temporária no ouvido do utilizador (quem passou por isto sabe do que falo), dependendo da configuração de toque escolhida (tipo de toque e volume). A acontecer com frequência não parece ser nada saudável.

2.2. Este aviso sonoro induz frequentemente em erro, levando a que o utilizador não distinga entre uma mensagem informativa, da rede, e uma SMS real enviada por um dos seus contactos, podendo assim ignorar uma mensagem que contenha informação urgente ou importante.

2.3. É extremamente irritante, para o utilizador e os demais próximos, ter o telefone a tocar sempre que se termina uma chamada.


A primeira questão que se coloca é: - Como é que podemos alterar esta situação para que não aconteça?

Não podemos. Pelo menos, não directamente, uma vez que não é possível configurar um toque distinto para mensagem da rede e outro toque para mensagens escritas SMS.

O que podemos fazer para remediar é, como muitos fazem, desligar o som das mensagens SMS. O que quer que esteja configurado para as SMS terá também efeito nestas mensagens da rede.

Naturalmente isto não é um sistema viável pois obriga a que alguns estejam a olhar frequentemente para o telefone em busca de mensagem recebida, e outros, sem paciência para o fazer, a demorar tempo até lerem as mensagens recebidas e consequentemente demorar também na sua resposta.

A Vodafone alega frequentemente que para não receber este tipo de mensagens é necessário subscrever um plano pós-pago. Mesmo a calhar... 15€ por mês de assinatura (mais coisa menos coisa) mais as chamadas fora dos minutos contratados.

Seja qual for o plano são apenas chamadas... certo? Não para a operadora. A Vodafone faz o seu papel de organização com fins lucrativos e tenta acentuar, o mais possível, as diferenças entre plano pré-pago (do pobre) e plano pós-pago (do endinheirado). E tentar irritar os primeiros para que alterem para o 2º plano, mas não irritar em demasia para evitar que os clientes mudem antes de operadora. Ficamos assim num meio termos estúpido que deixa muitos sem saber o que fazer: mudar de operadora? mudar de telemóvel? mudar de plano e pagar ainda mais? Manter tudo como está e desligar o som das mensagens, perdendo mensagens importantes? Pessoalmente, e sendo um dos afectados por esta situação, escolhi a última. Temporariamente, até solução melhor.

Mudar de operadora está fora de questão (gosto muito da qualidade da vodafone e, por experiência própria, muito pouco das restantes operadoras).
Mudar de telemóvel seria um suplício pois adoro o meu telefone actual.

Independentemente disto, estou empenhado em descobrir quem é responsável por esta situação: NOKIA? Ou VODAFONE?

Embora seja fácil culpar imediatamente a Nokia, porque alguns telefones têm o problema e outros não, a resposta pode não ser assim tão linear. Isto porque muitos destes Nokia com "problema" têm um firmware específico da Vodafone, diferente de um telefone comprado livre/desbloqueado. Existe portanto a possibilidade de a Vodafone exigir este tipo de comportamento no firmware acordado com a Nokia para o país em causa. Outra hipótese será a de a Nokia programar determinados modelos desta maneira, por sua iniciativa.

O firmware especial das operadoras limita os movimentos do utilizador, como por exemplo: ter o atalho para o Vodafone live! no botão de função direito e não haver maneira de configurar outra função nesse botão. Quantas pessoas já não terão carregado ali sem querer e acedido à net, pagando a módica quantia de 1€ por 5 segundos. A Vodafone até credita estes valores mas apenas na condição de cortar o acesso à net por completo nesse telefone. Parvoíce. Mesmo que não se queira ler "Vodafone Live!" sempre que se olha para o visor, não há volta a dar. Um pequeno preço a pagar pelo descontinho que a rede faz no telefone.

De qualquer forma existe sempre a hipótese de flashar o telefone com um firmware diferente do original da operadora. Mas adiante...

Após alguma investigação reparei no seguinte:

- Há modelos Nokia que não apresentam o comportamento referido em nenhum cartão.
- Há modelos Nokia que apresentam o comportamento em todo e qualquer cartão Vodafone.
Logo, não é um problema afecto ao cartão GSM.

- Um telemóvel Nokia apresenta o problema com diferentes cartões e diferentes tarifários (pré-pagos).
Logo, não é um problema afecto ao tarifário pré-pago escolhido.

- Se efectuarmos uma chamada para o *#100# (consulta de saldo), recebemos igualmente uma mensagem da rede e, neste caso, o telefone não toca, podendo em alguns casos emitir um bip discreto.

Este último ponto dá que pensar. Então o telefone é capaz de reconhecer estas mensagens como sendo mensagens de rede (e não emite sinal sonoro), mas é incapaz de o fazer nas mensagens da rede recebidas no final das chamadas? Algo não bate certo.

Há claramente um erro de programação no firmware do telefone. Resta saber se é um erro deixado propositadamente ou o típico "bug" de programador, deixado por desleixo.


Mais:

- Existem utilizadores que se queixam do mesmo problema em outros países e redes GSM, mas são sempre um grupo pequeno, tal como a quantidade de pessoas que responderam nesta thread.

- Existem pelo menos duas classes de mensagem recebida, class 0 (mensagens da rede) e class 1 (mensagens escritas sms) e não é possível às primeiras fazerem-se passar pelas segundas e vice-versa. Mensagem de rede É mensagem de rede e não SMS. E o telefone sabe-o.

No sentido de chegar a uma conclusão e possível resolução do problema, irei efectuar testes com diferentes firmwares (originais do fabricante e personalizado para a Vodafone) num mesmo equipamento e verificar se são detectadas diferenças entre um e outro.

Se tiver novidades dignas de registo darei notícias
cumps.
 
xato xato, é o pessoal k tem extravaganza sempre com saldo a 0 e cada vez k efectuamos uma chamada aparece logo uma mensagem irritante a dizer: "Saldo inferior a 1€" Isso tb nao da para desactivar?
 
Ora bem, sendo eu um utilizador preocupado com estas questões importantes do dia-a-dia, como a causa de surdez nos desprevenidos utilizadores Nokia e Vodafone :cool: andei a investigar um pouco e cheguei a algumas conclusões. Mas já la vamos...

...

Em que aparelho vais testar isso?

Posso-te adiantar que em nokias com S40 (por ex. C3, experiência própria) os aparelhos quando recebem essa mensagem de rede apitam como se fosse uma SMS normal. Nos nokia com S60/Symbian (por ex. N79, E51) isso já não acontece. E generalizar isto...? Pois, é complicado. Talvez só para o leque muito reduzido de tlms que conheço. Mas para esses penso que esta regra é válida.

Espero ter ajudado um pouco.
 
Em que aparelho vais testar isso?

Posso-te adiantar que em nokias com S40 (por ex. C3, experiência própria) os aparelhos quando recebem essa mensagem de rede apitam como se fosse uma SMS normal. Nos nokia com S60/Symbian (por ex. N79, E51) isso já não acontece. E generalizar isto...? Pois, é complicado. Talvez só para o leque muito reduzido de tlms que conheço. Mas para esses penso que esta regra é válida.

Espero ter ajudado um pouco.

Obrigado por partilhares!

Para começar, testar em S40's, já que aparentemente os S60 não têm esse problema. O meu objectivo é apenas determinar se há diferença entre o software imposto pela operadora e o software original do fabricante no que respeita à questão do tópico.

É provável que seja característica de todos os S40 e, portanto, responsabilidade da Nokia. Mas certezas mesmo só depois dos testes que irei fazer em breve.

Os modelos que referes/conheces são fornecidos pela operadora ou desbloqueados de origem?
 
Obrigado por partilhares!

Para começar, testar em S40's, já que aparentemente os S60 não têm esse problema. O meu objectivo é apenas determinar se há diferença entre o software imposto pela operadora e o software original do fabricante no que respeita à questão do tópico.

É provável que seja característica de todos os S40 e, portanto, responsabilidade da Nokia. Mas certezas mesmo só depois dos testes que irei fazer em breve.

Os modelos que referes/conheces são fornecidos pela operadora ou desbloqueados de origem?

Penso que te posso dar uma ajudinha nisto. No meu antigo Sony Ericsson Xperia x10 Mini Pro que foi comprado bloqueado à Vodafone, assim que cheguei com ele a casa levou o clássico "debrand", flashei tudo o que podia para retirar mariquices da vodafone (o que mais me irritou foi o serviço vodafone 360). Depois do debrand ele distinguia perfeitamente mensagens da rede e mensagens de contactos, para as primeiras emitia um "beep" bastante baixo (quase nem dava por ele) e para as segundas emitia o toque q eu escolhi. Infelizmente já não tenho esse telefone e por isso não posso confirmar se com o software ranhoso da vodafone dava para distinguir ambas as mensagens. Já agora, o telefone tem sistema operativo Android 2.2.

Por outro lado agora tenho um nokia de 25€ para desenrascar, o modelo é o 1616. Não faço mais pequena ideia como é que se denomina a amostra de sistema operativo que isto trás mas não distingue as mensagens de rede e as dos meus contactos.
 
Penso que te posso dar uma ajudinha nisto. No meu antigo Sony Ericsson Xperia x10 Mini Pro que foi comprado bloqueado à Vodafone, assim que cheguei com ele a casa levou o clássico "debrand", flashei tudo o que podia para retirar mariquices da vodafone (o que mais me irritou foi o serviço vodafone 360). Depois do debrand ele distinguia perfeitamente mensagens da rede e mensagens de contactos, para as primeiras emitia um "beep" bastante baixo (quase nem dava por ele) e para as segundas emitia o toque q eu escolhi. Infelizmente já não tenho esse telefone e por isso não posso confirmar se com o software ranhoso da vodafone dava para distinguir ambas as mensagens. Já agora, o telefone tem sistema operativo Android 2.2.

Por outro lado agora tenho um nokia de 25€ para desenrascar, o modelo é o 1616. Não faço mais pequena ideia como é que se denomina a amostra de sistema operativo que isto trás mas não distingue as mensagens de rede e as dos meus contactos.

relativamente ao mini pro branded a vodafone posso adiantar, pois testei agora mesmo, que o som emitido para esse tipo de mensagem de rede é o som pré definido por nos para "notificaçoes" diferente do definido para "mensagens"... tambem posso acrescentar que quanto mais alto estiver o tom de toque do telemovel mais alto se ouve essa notificaçao
 
Última edição:
Penso que te posso dar uma ajudinha nisto. No meu antigo Sony Ericsson Xperia x10 Mini Pro que foi comprado bloqueado à Vodafone, assim que cheguei com ele a casa levou o clássico "debrand", flashei tudo o que podia para retirar mariquices da vodafone (o que mais me irritou foi o serviço vodafone 360). Depois do debrand ele distinguia perfeitamente mensagens da rede e mensagens de contactos, para as primeiras emitia um "beep" bastante baixo (quase nem dava por ele) e para as segundas emitia o toque q eu escolhi. Infelizmente já não tenho esse telefone e por isso não posso confirmar se com o software ranhoso da vodafone dava para distinguir ambas as mensagens. Já agora, o telefone tem sistema operativo Android 2.2.

Por outro lado agora tenho um nokia de 25€ para desenrascar, o modelo é o 1616. Não faço mais pequena ideia como é que se denomina a amostra de sistema operativo que isto trás mas não distingue as mensagens de rede e as dos meus contactos.

O Nokia 1616 usa software S30 que é uma gama com muitas limitações. Até ver não permite sequer fazer actualizações de software. Por 25€ não se pode exigir mais :biglaugh:

É mais um para a listas dos "problemáticos". Obrigado por partilhares.
 
Back
Topo