Ora bem, sendo eu um utilizador preocupado com estas questões importantes do dia-a-dia, como a causa de surdez nos desprevenidos utilizadores Nokia e Vodafone
andei a investigar um pouco e cheguei a algumas conclusões. Mas já la vamos...
O Problema exposto neste tópico é o dos utilizadores nas seguintes condições:
- Possui telemóvel de marca Nokia
- Possui cartão GSM Pré-pago da Vodafone Portugal
1. O problema.
1.1. Sempre que se
termina uma chamada com origem no próprio telefone, recebe-se uma mensagem flash (cujo o conteúdo é mostrado imediatamente no visor). Exemplo:
Saldo: 7.93 Custo: 1.89 Duracao: 0:5:21
1.2. Ao receber esta mensagem da rede, o telefone emite um tom de alerta exactamente igual ao das mensagens escritas (SMS).
2. Consequências do problema.
2.1. Quando uma chamada cai sem o utilizador se aperceber, estando o dispositivo ainda junto do seu ouvido, emite em alto e bom som o aviso de mensagem recebida. Esta situação, para além do susto, pode causar surdez temporária no ouvido do utilizador (quem passou por isto sabe do que falo), dependendo da configuração de toque escolhida (tipo de toque e volume). A acontecer com frequência não parece ser nada saudável.
2.2. Este aviso sonoro induz frequentemente em erro, levando a que o utilizador não distinga entre uma mensagem informativa, da rede, e uma SMS real enviada por um dos seus contactos, podendo assim ignorar uma mensagem que contenha informação urgente ou importante.
2.3. É extremamente irritante, para o utilizador e os demais próximos, ter o telefone a tocar sempre que se termina uma chamada.
A primeira questão que se coloca é: - Como é que podemos alterar esta situação para que não aconteça?
Não podemos. Pelo menos, não directamente, uma vez que
não é possível configurar um toque distinto para mensagem da rede e outro toque para mensagens escritas SMS.
O que podemos fazer para remediar é, como muitos fazem, desligar o som das mensagens SMS.
O que quer que esteja configurado para as SMS terá também efeito nestas mensagens da rede.
Naturalmente isto não é um sistema viável pois obriga a que alguns estejam a olhar frequentemente para o telefone em busca de mensagem recebida, e outros, sem paciência para o fazer, a demorar tempo até lerem as mensagens recebidas e consequentemente demorar também na sua resposta.
A Vodafone alega frequentemente que para não receber este tipo de mensagens é necessário subscrever um plano pós-pago. Mesmo a calhar... 15€ por mês de assinatura (mais coisa menos coisa) mais as chamadas fora dos minutos contratados.
Seja qual for o plano são apenas chamadas... certo? Não para a operadora. A Vodafone faz o seu papel de organização
com fins lucrativos e tenta acentuar, o mais possível, as diferenças entre plano pré-pago (do pobre) e plano pós-pago (do endinheirado). E tentar irritar os primeiros para que alterem para o 2º plano, mas não irritar em demasia para evitar que os clientes mudem antes de operadora. Ficamos assim num meio termos estúpido que deixa muitos sem saber o que fazer: mudar de operadora? mudar de telemóvel? mudar de plano e pagar ainda mais? Manter tudo como está e desligar o som das mensagens, perdendo mensagens importantes? Pessoalmente, e sendo um dos afectados por esta situação, escolhi a última. Temporariamente, até solução melhor.
Mudar de operadora está fora de questão (gosto muito da qualidade da vodafone e, por experiência própria, muito pouco das restantes operadoras).
Mudar de telemóvel seria um suplício pois adoro o meu telefone actual.
Independentemente disto, estou empenhado em descobrir quem é responsável por esta situação: NOKIA? Ou VODAFONE?
Embora seja fácil culpar imediatamente a Nokia, porque alguns telefones têm o problema e outros não, a resposta pode não ser assim tão linear. Isto porque muitos destes Nokia com "problema" têm um firmware específico da Vodafone, diferente de um telefone comprado livre/desbloqueado. Existe portanto a possibilidade de a Vodafone exigir este tipo de comportamento no firmware acordado com a Nokia para o país em causa. Outra hipótese será a de a Nokia programar determinados modelos desta maneira, por sua iniciativa.
O firmware especial das operadoras limita os movimentos do utilizador, como por exemplo: ter o atalho para o Vodafone live! no botão de função direito e não haver maneira de configurar outra função nesse botão. Quantas pessoas já não terão carregado ali sem querer e acedido à net, pagando a módica quantia de 1€ por 5 segundos. A Vodafone até credita estes valores mas apenas na condição de cortar o acesso à net por completo nesse telefone. Parvoíce. Mesmo que não se queira ler "Vodafone Live!" sempre que se olha para o visor, não há volta a dar. Um pequeno preço a pagar pelo descontinho que a rede faz no telefone.
De qualquer forma existe sempre a hipótese de flashar o telefone com um firmware diferente do original da operadora. Mas adiante...
Após alguma investigação reparei no seguinte:
- Há modelos Nokia que não apresentam o comportamento referido em nenhum cartão.
- Há modelos Nokia que apresentam o comportamento em todo e qualquer cartão Vodafone.
Logo,
não é um problema afecto ao cartão GSM.
- Um telemóvel Nokia apresenta o problema com diferentes cartões e diferentes tarifários (pré-pagos).
Logo,
não é um problema afecto ao tarifário pré-pago escolhido.
- Se efectuarmos uma chamada para o *#100# (consulta de saldo), recebemos igualmente uma mensagem da rede e, neste caso, o telefone não toca, podendo em alguns casos emitir um bip discreto.
Este último ponto dá que pensar. Então o telefone é capaz de reconhecer estas mensagens como sendo mensagens de rede (e não emite sinal sonoro), mas é incapaz de o fazer nas mensagens da rede recebidas no final das chamadas? Algo não bate certo.
Há claramente um erro de programação no firmware do telefone. Resta saber se é um erro deixado propositadamente ou o típico "bug" de programador, deixado por desleixo.
Mais:
- Existem utilizadores que se queixam do mesmo problema em outros países e redes GSM, mas são sempre um grupo pequeno, tal como a quantidade de pessoas que responderam nesta thread.
- Existem pelo menos duas classes de mensagem recebida, class 0 (mensagens da rede) e class 1 (mensagens escritas sms) e não é possível às primeiras fazerem-se passar pelas segundas e vice-versa. Mensagem de rede É mensagem de rede e não SMS. E o telefone sabe-o.
No sentido de chegar a uma conclusão e possível resolução do problema, irei efectuar testes com diferentes firmwares (originais do fabricante e personalizado para a Vodafone) num mesmo equipamento e verificar se são detectadas diferenças entre um e outro.
Se tiver novidades dignas de registo darei notícias
cumps.