Desadaptado a estágio profissional

RCLMaduro

Power Member
Boas pessoal:

Estou a fazer um estágio profissional, que acaba em Dezembro deste ano. Ou seja, tenho 6 meses pela frente, os quais já fiz 3.

O problema é que não estou a gostar e sinto-me desadaptado, pelas seguintes razões:

1) Tenho má preparação técnica (algo que eu já sabia depois de terminar o curso e que sempre temi). No entanto, aprendi alguma coisa.

2) Tenho falta de orientação e tenho que andar por mim, o que faz com que ande devagar.

3) Por vezes pegam comigo e tenho alguns colegas pouco acessíveis.

4) Tenho pressão para produzir em tempo rápido.


Por tudo isso, sinto stress e ansidade.

Sei que posso desistir do estágio indicando um motivo válido, mas tudo isso é ambíguo e difícil de provar. Também poderia fazer um acordo de cessação com a empresa, mas também não me parece que aceitem.
Mas muitas vezes penso em desistir.

O que me aconselham a fazer?
 
O mercado de trabalho é uma selva. Habitua-te. Luta por isso. São 6 meses apenas que te faltam, passa a correr.

Ninguém sai de um curso a saber fazer as coisas. Tens umas noções básicas que te permitem aprender e desenvolver as tuas capacidades.

É como tirar a carta. Não te ensina a conduzir mas dá-te as bases e princípios para que possas melhorar.
 
o mercado de IT é assim. Tens 2 hipóteses: desistes disso e vais passar a vida a fugir cada vez que tens um problema ou enfrentas as coisas e lutas.

se trabalhar fosse sempre bom ninguém te pagava para isso.

a única maneira de aprender é tentar cada vez mais. O que é que é o pior que pode acontecer? Terminarem o estágio?
 
basicamente as duas respostas anteriores já disseram tudo, é caso para dizer -"bem vindo ao mundo do trabalho"(á dita selva), em que tudo tem prazos e objectivos a cumprir, e como tal cada um tem de desenvolver as suas capacidades perante a situação que tem á frente, se vais desistir cada vez que sentes que não te enquadras não vais a lado nenhum, isso é uma situação corrente nos dias de hoje...

portanto se só faltam 6 meses é aguentar até ao fim e concluir o estágio...
 
Boas pessoal:

Estou a fazer um estágio profissional, que acaba em Dezembro deste ano. Ou seja, tenho 6 meses pela frente, os quais já fiz 3.

O problema é que não estou a gostar e sinto-me desadaptado, pelas seguintes razões:

1) Tenho má preparação técnica (algo que eu já sabia depois de terminar o curso e que sempre temi). No entanto, aprendi alguma coisa.

2) Tenho falta de orientação e tenho que andar por mim, o que faz com que ande devagar.

3) Por vezes pegam comigo e tenho alguns colegas pouco acessíveis.

4) Tenho pressão para produzir em tempo rápido.


Por tudo isso, sinto stress e ansidade.

Sei que posso desistir do estágio indicando um motivo válido, mas tudo isso é ambíguo e difícil de provar. Também poderia fazer um acordo de cessação com a empresa, mas também não me parece que aceitem.
Mas muitas vezes penso em desistir.

O que me aconselham a fazer?
Aguenta, só faltam 6 meses.

Quantos aos pontos:
1) Trabalha nisso, se não vais ficar aí de qualquer maneira podes até dedicar-te mais a isso.
2) É a vida.
3) Também é a vida.
4) Pois adivinhaste. É a vida.

Além disso está aí o Verão, boa parte dos colegas vão evaporar-se uns tempos mais cedo ou mais tarde.
 
só tenho uma pergunta em relação a este ponto:
3) Por vezes pegam comigo e tenho alguns colegas pouco acessíveis.

faltam ao respeito ? passam a linha em que te sentes confortável ?
porque brincar é uma coisa ... gozar é outra completamente diferente.

Um rookie que entre numa empresa precisa de apoio dos mais velhos SEMPRE ... é normal começar a haver uma certa confiança para brincadeira que sao muito saudaveis em ambiente de trabalho (passamos 8h+ juntos ... estavamos lixados se fosse sempre seriadade)

portanto ... o resto concordo com o que foi dito ... aguenta até porque o mundo de trabalho tem as suas vertentes menos boas.
MAs se este ponto 3) tem uma resposta é positiva ... entao alguma coisa tens de fazer !
Pensa só que a probablidade de te acontecer novamente noutra empresa é grande...
 
Como disse o Bzaina, ninguém sai do curso a saber fazer as coisas (excepto raras excepções). Já agora, estou curioso, tens o grau de Licenciado ou Mestre?

De qualquer forma não desistas. As dificuldades que estás a atravessar certamente ensinar-te-ão algo.
 
Uma coisa que noto nos estudantes de Engenharia Informática é que têm que perguntar tudo como se faz ou procuram na net exemplos de como se faz para copiar, nunca vão ler o manual, aliás, até neste fórum se vê isso.

Estás em estágio, começa a habituar-te a ler os manuais e não soluções, vais demorar mais a fazer as coisas mas vais aprender mais, que é o que interessa neste momento.

Pelo que percebi, tiraste licenciatura em EI só porque há muito trabalho e não por real gosto à programação, vai ser sempre difícil te adaptares a algo novo na programação...
 
Uma coisa que noto nos estudantes de Engenharia Informática é que têm que perguntar tudo como se faz ou procuram na net exemplos de como se faz para copiar, nunca vão ler o manual, aliás, até neste fórum se vê isso.

Estás em estágio, começa a habituar-te a ler os manuais e não soluções, vais demorar mais a fazer as coisas mas vais aprender mais, que é o que interessa neste momento.

Pelo que percebi, tiraste licenciatura em EI só porque há muito trabalho e não por real gosto à programação, vai ser sempre difícil te adaptares a algo novo na programação...

E não há mal nenhum nisso, muito pelo contrário.
Primeiro há que copiar os bons exemplos que existem na net, no trabalho, etc.
Depois há que perceber os bons exemplos.
Passados alguns anos de trabalho/experiência, e a generalidade dos programadores/analistas não o atinge, é que se começa a construir os bons exemplos para outros.


Quanto ao tópico, a pressão só existe na tua cabeça, pois ninguém pode esperar que um estagiário saiba fazer o que quer que seja rápido e bem feito. É necessário um acompanhamento por pessoas mais seniores por forma a encaminharem o estagiário para o rumo certo.
Ao estagiário compete-lhe ler documentação, questionar, pesquisar na código antigo/net soluções para o seu problema, aprender a fazer debug e a utilizar as ferramentas de debug, desde os próprios IDE's, a profiler's, a compreender os diversos formatos de dados, perceber que tipos de arquitetura têm os projectos por trás, para que serve cada modulo, ter formações nessas ferramentas, aprender novas linguagens, etc..


Se as coisas não estiverem a decorrer assim, fala com o teu responsável primeiro e mediante essa resposta toma uma decisão. Por vezes mudar de ares é uma solução, noutras basta falar para os outros compreenderem os nossos problemas.
 
Uma coisa que noto nos estudantes de Engenharia Informática é que têm que perguntar tudo como se faz ou procuram na net exemplos de como se faz para copiar, nunca vão ler o manual, aliás, até neste fórum se vê isso.

Estás em estágio, começa a habituar-te a ler os manuais e não soluções, vais demorar mais a fazer as coisas mas vais aprender mais, que é o que interessa neste momento.

Pelo que percebi, tiraste licenciatura em EI só porque há muito trabalho e não por real gosto à programação, vai ser sempre difícil te adaptares a algo novo na programação...


este é o grande problema... acabam os cursos com muita dificuldade, a encostar-se em trabalhos de grupo, a passar entre as gotas da chuva, e a achar que programação é fazer meia dúzia de exercícios básicos que acabam por decorar as soluções...

depois chegam ao mercado de trabalho, levam com problemas do mundo real, com pressão em cima, prazos, e vêem que não têm pedalada.

a ÚNICA solução é trabalho, trabalho, trabalho. Se não se tem gosto ou vocação natural, então tem que se trabalhar muito mais do que os que têm.
 
@RCLMaduro lembra-te de uma coisa falta-te 6 meses para terminar uma amostra do que vai ser o resto da tua vida.

O mercado de trabalho é duro e só o trabalho e dedicação te vai fazer destacar dos outros. Em todos os locais de trabalho te vais dar melhor com uns colegas do que com outros. A vida é mesmo assim.

Por vezes parece que vai tudo desabar mas o mais importante é não desistir.
 
Gostas do que fazes apesar de nao estar ambientado ?
Agora estares a exercer uma função que nao te apela ai sim .. isso vais ter problemas .. se gostas de programar tens que levar as coisas aos poucos trabalhando diariamente
 
Gostas do que fazes apesar de nao estar ambientado ?
Agora estares a exercer uma função que nao te apela ai sim .. isso vais ter problemas .. se gostas de programar tens que levar as coisas aos poucos trabalhando diariamente


Até gosto de trabalhar, ao meu ritmo e com calma, em programação. Quando estou em casa a praticar gosto. Também gostava quando estudava.

Não gosto é no contexto de trabalho.

O que faz com que eu não goste:

1. Não tenho competências/habilidades para o que estou a fazer e isso gera-me preocupação, medo e stress.
2. Sou nervoso e ansioso. Stresso com facilidade.
3. Aliado aos 2 e 3 não tenho contexto favorável à aprendizagem em contexto de trabalho (o que eu achava que era um estágio...constato que o estágio é um trabalho como outro qualquer) e tenho pressão em cima de mim (prazos), o que faz que me desconcentre, não aprenda e stresse no trabalho.
 
Back
Topo