[DESAFIO] Alguém consegue resolver este problema? [URGENTE] [REABERTO]

Jackjamil

Power Member
Boas,

Venho postar aqui um desafio a toda comunidade Techzone, visto eu já estar desesperado em relação a um problema que tenho no computador. Estou farto de gastar dinheiro e o problema mantem-se.

Aqui vai.

Eu tinha a seguinte Configuração:

Fonte 460W
ASUS P5K
C2D E8400 3Ghz
Disco Sata II de 500GB
Disco Sata II de 160GB
4GB Ram Corsair
PowerColor HD3870 512MB GDDR4

Ora... COm esta configuração toda era suposto um computador ser uma máquina para durar e para jogar como deve de ser... Mas ao iniciar qualquer jogo que tenha, começou-me a sugerir um problema... Ao fim de algum tempo o jogo bloqueia, vai abaixo e aparecia um triângulo amarelo a dizer VPU RECOVER (O processador gráfico deixou de responder e foi recuperado). Após isso o triângulo desaparecia (uma questão de 2 a 3 segundos) e o sistema voltava ao desktop. Se ligasse de novo alguma aplicação 3D o problema era o mesmo.

Cansei-me disto e formatei pensando que fosse um problema de software. Para minha surpresa continuou igual. Fui à loja onde comprei o material todo e falei com o gerente da loja que me informou que me trocaria as peças avariadas. Ora... A questão é descobrir qual era.

Em primeiro lugar pôs-se a questão de a fonte que tinha não fosse forte o suficiente para a config do sistema. Depressa me apressei a comprar uma GIGABYTE ODIN GT de 800W. O problema manteve-se.

Depois trocaram as RAM's por umas iguais. Continuou igual.

Depois trocou-se a gráfica por uma ASUS HD3870. O problema continuou.

Após isso disseram-me que trocavam a BOARD só que como não posso ficar sem o computador durante muito tempo, comprei uma ASUS P5Q DELUXE. Grande placa sim senhor... Mas adivinhem? O problema mantém-se, mesmo depois de já ter formatado milhares de vezes e trocado tudo.

Agora que já gastei mais de 500€ com esta brincadeira e me anda a sair tudo do meu bolso, estou desesperado porque gastei dinheiro que não aproveitei no minimo. Se alguém me conseguisse ajudar ficaria eternamente grato.

Um abraço,
JackJamil
 
Última edição:
Situação complicada. Suponho que todas as actualizações estão feitas, inclusive bios.
Assim sendo é provável que seja um conflito de hardware ou software.
Sugeria mudar de SO, de Vista para XP ou vice versa e tb mudar algum componente, neste caso a gráfica por um modelo diferente, ou ATI 4XXX ou Nvidia.

Mudando as peças, uma a uma poderias excluir aquelas que são incompatíveis. Claro que se fosse troca por troca sem custos seria o ideal.
 
boas.
o teu windows é original, os jogos sao originais?
que drivres usas na grafica? que temps tens na grafica quando crasha?
instalaste o chipset da board? tens bios da board actualizada?
ja tentaste com uma grafica nvidia?

cumps.
 
tens usado um SO 32 ou 64 bits??

eu já tive um problema parecido com esse com o 64 bits, quando troquei para 32 bits todos os problemas desapareceram :D
 
Também tens a opção de desligar o VPU recover. O que pode acontecer é que com isso desligado o PC vai crashar em vez de voltar para o desktop.

Ao fim de algum tempo o jogo bloqueia, vai abaixo...

Quanto tempo mais ou menos? Se se aguentar mais de 1 hora, eu apostava em sobreaquecimento. Experimenta jogar com a caixa aberta para ver se o ar circula melhor.
 
Foste mal aconselhado. Se o problema é do VPU RECOVER não devias ter de andar a formatar ou a trocar rams e não sei que mais.

O VPU RECOVER arranca quando a gráfica fica instável e previne o computador de crashar por completo.
Podes começar por tentar descobrir de onde vem a instabilidade. Overclock e sobre aquecimento são as causas mais comuns.

Se o problema não vier dos factores que mencionei acima vais as propriedades gráficas, desligas o VPU RECOVER e vamos ver o que acontece.
 
Mete uma Nvidia nesse pc, uma 8800GT ou uma 9800GT, desinstala os drivers todos ATI, corre o Driver Sweeper e limpa o que sobrar de drivers ATI. Instala os últimos drivers Nvidia e joga o mesmo jogo onde costumas ter esses problemas.
 
o meu voto vai para o processador....

cd rafeiro deveria dar erro na instalção e se nao da, nao é dps de ja nao ser necessario.
partindo do princio k a primeira coisa k fizeste foi mudar os drivers, nao deve ser de drivers.

visto k ja mudaste as peças todas, nao me parece que seja incompatibilidade, era azar a mais e por expriencia propria nixo em ram e grafica, nao é exe o erro k me deu.

sendo tudo novo e parecendo k nao tenhas feito OC a nada nao parece ser de temperaturas.

Visto que o OS so por si nao da erros desses, por exclusao de partes, parece me ser do cpu.

nao importanto onde seja o erro, é algo k interaje com tudo o resto, e se nao tiver bem, nada vai tar bem...
 
Boas,

Obrigado a todos pelas respostas.

CD rafeiro não. Já tentei com versões originais do VISTA e deu o mesmo erro. Neste momento instalei uma versão de uma "cópia de segurança" de um amigo meu e continuou igual....

Agora graças às vossas respostas testei com o meu antigo processador tambem LGA 775, um P4 3.4 HT e guess what? Não deu erro nenhum, pelo menos durante a hora em que estive a jogar NFS:Undercover e Crysis no very high... Além dos brakes normais devido ao processador já ser antigo (o P4) não deu mais problemas... Acho que o problema é mesmo daí... Acham o mesmo?

Cumprimentos
JackJamil
 
Boas,

Eu passo a explicar.

Comprei tudo numa loja que me tem trocado tudo, onde digo o serviço é mesmo 5 estrelas. Mas no dia em que fui comprar o meu computador nao havia este processador e eles recomendaram-me uma outra loja, não deles, que podia ter o processador em stock. Eu nunca tinha lá comprado nada, até porque não gosto do atendimento frio que eles lá teem. Nesse dia até mesmo pensei, será que se isto avariar a garantia vai ser boa? Ora... Parece que me lixei à força toda...

Agora segunda-feira vou lá, seguramente vou ficar tempos sem processador e vão-me mandar vir um outro E8400... Mas será que esse não vai dar o mesmo erro? È que estive a ver no google e pelos vistos há pessoal com o meu processador e com outras gráficas, curiosamente ATI tambem, mas que têm exactamente o mesmo erro que eu.

O que acham?

Abraço
JACKJAMIL

PS: Em relação às TEMPs o meu processador sempre teve nos 30, 40 máximo.
 
Só falta meteres la o processador outravez e desligares o VPU RECOVER. Se o PC não crashar ficas com o problema resolvido. Se crashar tens mesmo de trocar o processador.
 
Boas,

Tive a jogar o dia todo com o P4 e sem erros nenhums. Problem Solved.

Agr vamos ver se me trocam ou o que vai acontecer... Alguém já teve experiência com a *****?

Cumps
 
Back
Topo