1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Desafio - Colocar a fan a funcionar a 100%

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por SwimmerBoy, 25 de Outubro de 2007. (Respostas: 9; Visualizações: 2120)

1. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Boas malta...

Tenho um Acer 1691WLMi e estou a usar o Ubuntu 7.10 e estou a gostar bastante mas neste momento preciso de ajuda para afinar melhor isto porque o portatil está a aquecer bastante...

A ventoinha tem 2 modos de funcionamento:

• Liga quando atinge X de temperatura e depois desliga
    • Sempre ligada

Eu no Windows tenho a fan sempre ligada e consigo temperaturas aceitaveis (o dissipador está limpo) e no ubuntu as temperaturas sobem imenso porque a ventoinha não está 100% ligada como eu queria e ando com temperaturas de 70ºC já com o CPU em "ondemand"

Já procurei na net e não consegui espremer nenhuma informação que me ajudasse a resolver este problema, será que alguém com ou sem um acer 1691wlmi me consegue ajudar a meter isto a funcionar?

Outra coisa que se calhar ajudava nas temperaturas.... Como se faz undervolt no ubuntu?

Qualquer ajuda é bem vinda, apenas tenham atenção que sou rookie em linux...

Cumprimentos...

2. [knap]

[knap] Power Member

3. SwimmerBoy

Não estou preocupado com a ventoinha, estou preocupado sim com a temperatura do computador... :(

Obrigado pelo undervolt... Mas pelo que estive a ver, isso é para quem não consegue usar o cpu-freq... Eu consigo usar, o modo "ondemand" funciona sem problemas... Queria era poder diminuir a tensão dada nos diversos modos...

4. VuDu

VuDu Power Member

Então porque não te preocupas em descobrir qual o problema em vez de o remediar?
    Ou tens a ventoinha a funcionar mal, ou o sensor de temperatura não está a dar os valores correctos, ou o processador a ser "consumido" em excesso, etc...

5. SwimmerBoy

Hum, como explico, não está nada a funcionar mal... Em windows tudo funciona impecávelemente, portanto é alguma configuração que falta em linux...

6. VuDu

VuDu Power Member

Mesmo depois dessa tua resposta, o meu post anterior continua plenamente valido.
    Se está alguma coisa mal, há que resolve-la em vez de tentar remediar com underclocks.
    Não tem logica teres a fan sempre ligada, da mesma maneira que ninguém deixa o carro a trabalhar de noite.

Objectivo: descobrir qual a temperatura normal em idle/load em condições normais (ou seja, esquece ter a ventoinha a funcionar 24/7) para esses portateis; descobrir porquê que o teu portatil não consegue essas temperaturas; corrigir o que está a causar isso.

7. SwimmerBoy

Não há maneira de baixar mais a temperatura... O portatil está limpo, com massa termica boa e bem colocada e a temperatura normal em windows é de cerca de 45ºC em uso em modo de velocidade mais baixa com a ventoinha sempre ligada.

É a temperatura normal, o portatil não é muito bem concebido digamos a verdade. Eu prefiro ter a ventoinha sempre ligada do que um portatil a rondar os 60ºC e chegando aos 70 e poucos por a ventoinha disparar muito tarde...

8. g0thic.sid3

g0thic.sid3 Banido

eu não quero fazer undervoltage mas quero sim, aumentar a velocidade da fan... meter prai a trabalhar a 70/75%... sabem de algum programa que me deixe fazer isso?

(como devem ter precebido o ruido não é problema)

9. VuDu

VuDu Power Member

Pah, se a tua motherboard não o suportar, esquece. Isso normalemte é feito automaticamente na propria board, agora se existe algum programa para controlar isso... não sei, mas mesmo que exista vai depender da board suportar isso ou não.

10. slack_guy

slack_guy Power Member

Código:
    $ man fancontrol

FANCONTROL(8)                                                                                                                                         FANCONTROL(8)

NAME
           fancontrol - automated software based fan speed regulation

SYNOPSIS
           fancontrol [configfile]

DESCRIPTION
           fancontrol is a shell script for use with lm_sensors. It reads its configuration from a file, then calculates fan speeds from temperatures and sets the cor-
           responding PWM outputs to the computed values.

WARNING
           Please be careful when using the fan control features of your mainboard, in addition to the risk of burning your CPU, at higher temperatures there will be a
           higher  wearout of your other hardware components, too. So if you plan to use these components in 50 years, maybe you shouldn't use fancontrol at all.  Also
           please keep in mind most fans aren't designed to be powered by a PWMed voltage.

In practice it doesn't seem to be a major issue, the fans will get slightly warmer, just be sure to have a temperature alarm and/or shutdown call,  in  case
           some fan fails, because you probably won't hear it anymore ;)

CONFIGURATION
           For easy configuration, there's a script named pwmconfig(8) which lets you interactively write your configuration file for fancontrol. Alternatively you can
           write this file yourself using the information from this manpage.

Since most of you are going to use pwmconfig(8) script, the config file syntax will be discussed last. First I'm going to  describe  the  various  variables
           available for changing fancontrol's behaviour:

INTERVAL
                  This variable defines at which interval in seconds the main loop of fancontrol will be executed

FCTEMPS
                  Maps  PWM  outputs  to  temperature sensors so fancontrol knows which temperature sensors should be used for calculation of new values for the corre-
                  sponding PWM outputs.

FCFANS FCFANS records the association between a PWM and a fan.  Then fancontrol can check the fan speed and restart it if it stops unexpectedly.

MINTEMP
                  The temperature below which the fan gets switched off completely.

MAXTEMP
                  The temperature over which the fan gets switched to full speed.

MINSTART
                  Sets the minimum speed at which the fan begins spinning. You should use a safe value to be sure it works, even when the fan gets old.

MINSTOP
                  The minimum speed at which the fan still spins. Use a safe value here, too.

If you set up your configuration by hand, be sure to include ALL variables and use valid values, there's no error handling yet! The file  format  is  a  bit
           strange:

VARIABLE=chip/pwmdev=value chip/pwmdev2=value2
                  VARIABLE2=...

Each  variable  has  its  own line. The variable name is followed by an equal sign and the device=value pairs. These consist of the relative path to the pwm
           output (from /proc/sys/dev/sensors/) for which the value is valid, equal sign followed by the value and are seperated by a blank. Example:

MINTEMP=w83627hf-isa-0290/pwm2=40 w83627hf-isa-0290/pwm1=54

You have to play with the temperature values a bit to get happy. For initial setup I recommend using the pwmconfig script. Small  changes  can  be  made  by
           editing the config file directly following the rules above.

THE ALGORITHM
           fancontrol  first  reads its configuration, writes it to arrays and loops its main function.  This function gets the temperatures and fanspeeds from lm_sen-
           sors proc files and calculates new speeds depending on temperature changes, but only if the temp is between MINTEMP and MAXTEMP. After that, the new  values
           are  written  to the PWM outputs. Currently the speed increases quadratically with rising temperature. This way you won't hear your fans most of the time at
           best.

CONFORMING TO
           lm_sensors-2.x

SEE ALSO
           pwmconfig(8), sensors(1).

AUTHOR
           Marius Reiner <[email protected]>

January 27, 2005                                                            FANCONTROL(8)

Partilhar esta Página