Desbloquear Telemóveis é ilegal?

Status
Fechado a novas mensagens.
Quando a malta adquire telemoveis através dos pontos da vodafone vem lá escrito no catalogo que a compra do telefone obriga a permanencia de 18 meses e que se gaste no minimo 150€ em chamadas ao longo desse periodo!

Portanto quando o zé desbloquei-a um destes telefones está a praticar uma ilegalidade pois está a violar um acordo de aceitação pelo qual adquiriu o telemovel, ao passo que o telele que comprei prai à um ano atrás e que pelo qual paguei o meu rico dinheirinho já pode ser desbloqueado pois já passou os 12 meses e já gastei seguramente mais do que 150€ em chamadas... mas se for á vodafone pedem carcanhol para o desbloquear, aqui neste caso quem é que está a cometer a ilegalidade??
 
nota: A fidelização é ao cliente , não ao aparelho. Já mudei de aparelho a meio de uma. Zero problemas, e ainda fui à vodafone avisar que tinha trocado. Tal como quando comprei o último, em segunda mão, 3G, também lá fui avisar e activaram-me os serviços extras.

Basicamente, pelo que consegui entender, se não está explicito no contracto, não é ilegal porque a legislação portuguesa sobre o assunto é inexistente, pelo menos até 2005 não contemplava nem telemóveis, tvbox's e afins.
 
Rodinsky,

Que eu saiba as directivas apenas têm efeito directo vertical. Ou seja, se mal transpostas (ou não transpostas de todo dentro do prazo por elas determinado) as obrigações delas decorrentes podem ser opostas contra o Estado como estando em vigor.

Não podem é ser opostas contra terceiros particulares ou empresas.

Portanto, os contratos de fidelização de operadoras em Portugal são perfeitamente legais até ao dia em que essas directivas sejam efectivamente transpostas.

PT
 
o desbloqueio de telemoveis nao e ilegal.

as operadoras e que querem que pensem que sim.

se houver alteração de software, ai sim e ilegal. nao por o desbloquear, mas por alterar o software do telemovel protegido por direitos bla bla bla

se alguem tem provas em contrario que as mostre :)

tipo na legislação portuguesa e tal



EDIT: oops. la foi mais um desenterranço. lol
 
Ilegal ou legal...com ou sem contratos.
Já viram alguem preso ou multado por o fazer de forma nao comercial???

É como o video do gato fedorento a imitar o marcelo:
-Ilegal,sim!
-E quais sao as consequencias?
-Nenhumas!!!
:lol:
Quanto ao programa para desblq. nokias e legal,mas n e pra vender nem para andar a ganhar dinheiro com isso,s o fizerem,ai sim,terao problemas.
 
pessoalmente o que me chateia é a insistencia da vodafone em meter os simbolos deles nos telemoveis e aqueles menus
seria esse o unico motivo que me levaria a querer um tlm livre
 
Hoje em dia o problema e mm esse,menus,simbolos e mudanças no software que estragam telm por completo...mas isso e outro tema.
 
Coisas e coisas assim

Nenhum contracto pode ser celebrado pelo mero acto de abrir uma caixa ou carregar num botão num site de Internet.
Um contracto tem que ter uma pessoa física real associada. E não pode haver o mínimo equivoco de quem essa pessoa é. Se o houver o contracto é anulado.

Quando compras um telemóvel não há contrato nenhum. Alguém falou de um contracto de compra e venda, esse só existe perante uma factura com o meu nome para já. E APENAS me obriga a pagar o artigo e obriga a loja a fornecer-me o artigo em questão.
MAIS, é um contracto entre mim e a loja, que é INDEPENDENTE da marca do telemóvel ou da operadora onde o telemóvel estará possivelmente bloqueado.

Para haver um contracto entre mim e uma operadora eu tenho que o consentir e ter uma cópia do mesmo. O que alguns dizem que só por abrir o pacote eu estou a assinar um contracto é ridiculo, e nem parece vindo de um cidadão pós 25 de abril que vive numa democracia!!!

Então porque é que a TV CABO não faz o mesmo e a SAPO ADSL? Porque tenho eu que abrir a caixa, tirar o contracto para fora, assina-lo, enviar para eles e ainda esperar a aprovação deles???
Bastava escreverem na caixa que a abertura da mesma fazia com que eu aceitasse o contracto com eles. Mandava-lhes um mail ou telefonava-lhes a dizer a minha morada e tava feito. Internet em 5 minutos....
E depois se eu estava a mentir??? E depois se não dava os meus dados???? Isto não é assim às três pancadas meus amigos.

Quando compram um telemovel bloqueado, podem pegar na caixa e deita-la pela janela fora, cartão incluido. Depois disso o que fazem com o telemovel só a vocês diz respeito. Até podem pegar num NOKIA e rechea-lo de logotipos da Motorola e publicidade da Siemens. É vosso, acabou.
Claro que não podem raspar a parte que diz NOKIA e escreverem SR VITOR e vende-lo como marca SR VITOR. Mas isso porque a patente do tlm está com a NOKIA. Agora desde que não o vendam ele é vosso para fazer o que quizerem!
O software não é alterado por um código ou um desbloqueamento. O próprio software já fornece essas funções. É o mesmo que o botão de ligar o tlm, ele dá para ligar ou desligar. Não é por o tlm ter vindo desligado e vocês carregarem no botão para o ligar que estão a alterar o software....por amor de deus lol!
 
Quando compram um telemóvel bloqueado, estão a exercer um direito de escolha, no entanto estão a comprar um equipamento modificado (bloqueado e personalizado pelo operador) daí os modelos bloqueados sairem mais baratos do que os livres.

Se é efectivamente legal ou ilegal, não sou advogado, mas se perguntarem a um ele diz...

Efectivamente ao abrirem a "caixa do telemóvel com o autocolante de aceitação dos termos de serviço", se abrirem e o desbloquearem não vão presos, mas se tiverem um problema com o equipamento, não têm a garantia para cobrir pois ao desbloquearem estão a quebrar os termos da garantia. Se o desbloquearem por cabo, estão a alterar o software e ai já entra no dominio da ilegalidade por usurpação de direitos de autor.
Quando desbloqueiam por código, estão a retirar definições do operador, que este pagou ao fabricante para as introduzir, ora sem a autorização do operador não o devem (poder podem, mas perdem a garantia,claro que ninguém vos vai prender) mas se tentarem usar a garantia podem ser acusados também pelo operador pela alteração ilegal das definições por este introduzidas.

Têm sempre a solução simples de pedir o desbloqueio ao operador, a qualquer momento, pagam a taxa de desbloqueio, que na realidade vai anular a diferênça entre o preço do equipamento para a versão livre, e assim ficam com um telemóvel legalmente desbloqueado.
 
Essa de comprar-mos os telemoveis nas operadoras mais baratos, em tantos casos, só da vontade de rir porque a diferença não é assim tanta! Alias á modelos a venda mais baratos livres que nas operadoras. O principio é correcto e é o que de facto acontece no Reino Unido por exemplo. Lá até "dão" telemoveis a custo zero desde que depois te mantenhas um prazo x na operadora para assim se ir pagando o custo do telemovel.

Em relaçao a ser ilegal ou não. Pela experiencia que tive sou da opiniao que o vinculo é o de ficar-mos na operadora por x tempo. Ao aparelho podemos fazer o que quisermos, desde la esta, que nao violemos os direitos da MARCA.

Digo isto porque a uns tempos atrás tinha um modelo desbloqueado da vodafone. Este teve uma avaria ainda dentro da garantia. Eu levei-o á assistencia técnica da vodafone e eles aceitaram e arranjaram sem problemas.

Se não vos aceitarem os telemoveis por estarem desbloqueados nas operadoras, simplesmente vão á assistencia da marca em portugal que eles arranjam (desde que claro esteja na garantia e o dado nao tenha sido causado por voces).

Mas tambem gostava de saber o que a lei diz sobre isto concretamente. Nenhum advogado por aqui?:D
 
Essa de comprar-mos os telemoveis nas operadoras mais baratos, em tantos casos, só da vontade de rir porque a diferença não é assim tanta!
Não há assim tanto motivo para rir. Há quem só use um cartão e/ou uma operadora. Nesses casos não há razão para estar a comprar um telemóvel desbloqueado.

no Reino Unido por exemplo. Lá até "dão" telemoveis a custo zero desde que depois te mantenhas um prazo x na operadora para assim se ir pagando o custo do telemovel.
É verdade. Pena que não haja nenhuma operadora em Portugal que faça o mesmo.

Em relaçao a ser ilegal ou não. Pela experiencia que tive sou da opiniao que o vinculo é o de ficar-mos na operadora por x tempo. Ao aparelho podemos fazer o que quisermos, desde la esta, que nao violemos os direitos da MARCA.
O contracto de permanência creio (não sei confirmar) que também refere que o telemóvel deverá ser usado somente com cartões da operadora. Tendo isso em conta, é ilegal.
 
Não há assim tanto motivo para rir. Há quem só use um cartão e/ou uma operadora. Nesses casos não há razão para estar a comprar um telemóvel desbloqueado.

Visto dessa maneira até tem logica. Mas por exemplo também ha muitos casos em que ao pagarmos o desbloqueio na operadora isso anular a diferênça entre o preço do equipamento para a versão livre, como o volcanlx diz, não compensa de maneira nenhuma! Ficamos a pagar ainda mais.

O contracto de permanência creio (não sei confirmar) que também refere que o telemóvel deverá ser usado somente com cartões da operadora.

Isto é que eu tambem gostava de confirmar!
 
já agora vejamos...eu tenho um telefone novo da empresa, Vodafone branded e bloqueado. não tenho interesse em usá-lo com cartões de outra operadora, mas irrita-me solenemente a porcaria do software deles, até porque deixa de facto o aparelho mais lento no funcionamento. porque é que eu não lhe posso tirar a porcaria do software deles e meter o original?
 
mas irrita-me solenemente a porcaria do software deles, até porque deixa de facto o aparelho mais lento no funcionamento. porque é que eu não lhe posso tirar a porcaria do software deles e meter o original?

A mim também!!!! Profundamente! Capam os modelos e tudo, porque algumas funcionalidades deixam de estar acessiveis...

Será que posso, por exemplo, comprar um SE na Vodafone e depois levá-lo a marca e pedir para pôr o software original?

E outra questao. Os consumidores quando compram um telemovel livre nao podem mexer no software da marca por o violarem, segundo dizem. Mas uma operadora já pode?
 
E outra questao. Os consumidores quando compram um telemovel livre nao podem mexer no software da marca por o violarem, segundo dizem. Mas uma operadora já pode?

As operadoras têm um determinado contracto com as marcas que lhes permite personalizar os telemóveis. Já os consumidores é um caso diferente, se se põem a mexer no software e corre alguma coisa mal, as operadoras e/ou as marcas têm que resolver o problema free of charge? Não estou a ver. :)
 
As operadoras têm um determinado contracto com as marcas que lhes permite personalizar os telemóveis. Já os consumidores é um caso diferente, se se põem a mexer no software e corre alguma coisa mal, as operadoras e/ou as marcas têm que resolver o problema free of charge? Não estou a ver. :)

Ah ok têm um contrato especial. Pensei que o principio fosse o mesmo...

Claro que se mexerem estão por sua conta e risco! :lol:
 
sim, claro. eu flashei o meu antigo V3X e foi calmo, ficou a funcar Às mil maravilhas depois disso; já o Z500 idem aspas.

este é mais complicado, uma vez que foi adquirido através do pacote empresas, mas vou falar com a chefia a ver o que se pode fazer...
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo