Desbloquear uma PSP é ilegal...?

Status
Fechado a novas mensagens.
Os teus pais devem estar mesmo orgulhosos de ti... Teres em tua posse algo roubado é ilegal, tão simples quanto isso.
Além de ilegal é incrivelmente moralmente reprovavel, daquelas atitudes que me faz perder todo o respeito pela pessoa em questão.

Não ler o tópico todo dá nisso...aliás sou 100% contra comprar material roubado

Tal como fazer dinheiro com "desbloqueios" de psp's e afins
 
Última edição:
Precisamente. Alteraste os termos da garantia, ou os termos do contrato, ficas com a PSP encalhada, é tão simples quanto isso.

E é obviamente ilegal desbloquar a PSP, assim como usar ou distribuir qualquer tipo de firmware modificado. Por alguma razão o dude mais conhecido a nível de firmwares modificados da PSP teve que mudar de país para não ser preso ...

pois...agora o que o autor da trhead pergunta é se Desbloquear a PSP é ilegal...

resta perceber se ilegal é no sentido de ir preso ou de a Sony pode não cumprir os termos da garantia se o consumidor não cumprir aquilo que a EULA determina.

por desbloquear uma psp, ninguem vai preso. Agora, se fizerem vida disso, ou seja, desbloquear a troco de dinheiro, aí sim, podera o consumidor ser alvo de processo judicial.
 
Última edição:
pois...agora o que o autor da trhead pergunta é se Desbloquear a PSP é ilegal...

resta perceber se ilegal é no sentido de ir preso ou de a Sony por não cumprir os termos da garantia se o consumidor não cumprir aquilo que a EULA determina.

por desbloquear uma psp, ninguem vai preso. Agora, se fizerem vida disso, ou seja, desbloquear a troco de dinheiro, aí sim, podera o consumidor ser alvo de processo judicial.

Mas isso é assim com tudo na vida ... Se o fizeres na tua casa, e só usares para ti, é ilegal, mas não estás realmente a prejudicar ninguém, nem a ganhar nada com isso. O problema é que as PSP são desbloqueadas para depois se poder jogar jogos pirateados, regra geral, mas lá está ...

Agora respondendo à pergunta directamente, sim, estou convicto que desbloquear a PSP seja ilegal ...
 
por desbloquear uma psp, ninguem vai preso. Agora, se fizerem vida disso, ou seja, desbloquear a troco de dinheiro, aí sim, podera o consumidor ser alvo de processo judicial.


Tu por sacares um jogo/filme/série/whatever ou darem-te um cd/dvd, com isso e o utilizares, podes ser preso, queres ver que por usares um software ilegal, não podes ser preso?
 
Tu por sacares um jogo/filme/série/whatever ou darem-te um cd/dvd, com isso e o utilizares, podes ser preso, queres ver que por usares um software ilegal, não podes ser preso?

A questão não é essa, é mesmo quem é que vai descobrir que usas uma PSP com firmware ilegal? Ninguém ... Podes sim ser condenado por sacares jogos pirateados para jogar na tal PSP desbloqueada, que é para isso que elas são desbloquadas, não sejamos hipócritas.
 
Tu por sacares um jogo/filme/série/whatever ou darem-te um cd/dvd, com isso e o utilizares, podes ser preso, queres ver que por usares um software ilegal, não podes ser preso?

tes razão, mas o que queria dizer em cima era que, em Portugal por desbloqueares uma PSP para teu uso pessoal, ninguem te vai prender por isso, embora seja ilegal, da direito a prisão mas NA PRATICA, ninguem vai preso por isso. Agora se andares a vender o serviço de desbloquear...aí a situação é mais grave.

Os violadores, violam a torto e a direito e no dia seguinte estão na rua prontos para violar novamente. è nesse sentido a que me refiro...agora, que é ilegal e contra etica lá isso é.

Sou músico, estudei composição entre outras coisas e se alguem alterasse uma nota que fosse de uma partitura minha protegida por direitos de autor, podia processar a pessoa em causa por isso. Tenho esse direito. Com software passa se a mesma coisa. Mas pirataria existe, e vai sempre existir, a não ser que o software passe a ser mais barato, mesmo assim, existirá sempre pirataria. A não ser que prendam as pessoas todas...as piratas...
 
De uma vez por todas....e utilizando termos correctos

Modificar o firmware da PSP vai contra a EULA

Algo que vai contra a EULA tira-vos o direito de usar o(s) produto(s) que a EULA abrange

Continuar a usa-los não respeitando a EULA só é crime se existir uma lei que diga isso

Concluindo: basta-vos ir ver se essa lei existe ou não e têm a resposta....infelizmente este tópico descambou como é costume ultimamente aqui pelo forum
 
Tanta confusão que para ai vai.

"That is correct, breaking an agreement is not illegal. It's a breach of contract, and EULA's spell out the consequences of tha breach. For most EULA's, that basically means that you have no support or security outside of the EULA, and if it damages your property you have no recourse to recovery for damages. The EULA is an End-User Licence AGREEMENT, and you AGREE to it by using the product. You don't OWN the product, you own the permission to use the product, within the guidelines set forth in teh agreement. If you do not choose to agree with the terms, you basically have no permission to use the product. But it's not a criminal act to behave outside of an agreement, it's a civil act, and must be pursued in civil court."

Não é crime, per se, mas podes, na mesma, ir a tribunal por violação de contracto.
 
Última edição:
Tanta confusão que para ai vai.

É tão simples quanto isso, a EULA é, para todos os efeitos, um contracto, violas esse contracto e cabe à empresa responsável processar-te pela violação do contracto em si, por isso, sim, é ilegal no sentido que poderás ser levado a responder pelos teus actos, em tribunal.

É engraçado como as pessoas não sabem a quantidade de contractos/acordos que fazem ou encontram-se a cumprir, num só dia, ao ligares-te à net pelo teu ISP, lá vai um, ao frequentares a universidade, lá vai outro, ao andares de autocarro, lá vai mais outro, ao teres, sequer a luz ligada, lá vai outro que assinaste com a EDP.

Até, ao entrares num shopping, estás à "mercê" de algum tipo de directrizes.

nunca vi foi teres conhecimento de um contrato depois de o comprares...neste caso a PSP, vem la dentro o "contrato".

é a mesma coisa que pagares a casa e só depois teres acesso à escritura...

em relação ao contrato da EDP, antes de o ler e assinar, não me vêm por a LUZ.

Na usiversidade, antes de assinar a matricula e pagar a propina, não me é permitido o acesso a escola.

etc...

as coisas são diferentes...neste caso, só depois de pagar é que tens acesso às condiçoes do "contrato".

Sim, porque as pessoas não são obrigadas a saber que a EULA X ou Y esta dispoivel no endereço da net Z...

Conclusão: se n cumprires a EULA, n tens direito à garatia...nem supostamente a podes usar (PSP).

Agora, crime como alguem já disse, só o é se existir uma lei que torne a acção de desbloquear PSP num crime.

E para quem não sabe, desbloquear uma PSP n tem de ser só para jogar jogos pirateados...mas sim para correrem aplicações caseiras que n estão sob directrizes nenhumas de copytight.
 
Última edição:
Tanta confusão que para ai vai.

É tão simples quanto isso, a EULA é, para todos os efeitos, um contracto, violas esse contracto e cabe à empresa responsável processar-te pela violação do contracto em si, por isso, sim, é ilegal no sentido que poderás ser levado a responder pelos teus actos, em tribunal. A EULA vai bastante além de ser apenas uma forma de filtrar a que produtos dar assistência, é normal que se pense isso pois ninguém se vai dar ao trabalho de processar todo e qualquer um que viole a EULA.

É engraçado como as pessoas não sabem a quantidade de contractos/acordos que fazem ou encontram-se a cumprir, num só dia, ao ligares-te à net pelo teu ISP, lá vai um, ao frequentares a universidade, lá vai outro, ao andares de autocarro, lá vai mais outro, ao teres, sequer a luz ligada, lá vai outro que assinaste com a EDP.

Até, ao entrares num shopping, estás à "mercê" de algum tipo de directrizes.

Exactamente!

E tal como eu disse antes, para aplicar esse tal processo(e ganhar, obviamente) é preciso haver uma lei sobre "isto" no país onde foi cometido o crime

É tão simples quando isso...se houver a tal lei, então é ilegal e podem ser processados se a sony se der ao trabalho

nunca vi foi teres conhecimento de um contrato depois de o comprares...neste caso a PSP, vem la dentro o "contrato".

é a mesma coisa que pagares a casa e só depois teres acesso à escritura...

em relação ao contrato da EDP, antes de o ler e assinar, não me vêm por a LUZ.

Na usiversidade, antes de assinar a matricula e pagar a propina, não me é permitido o acesso a escola.

etc...

as coisas são diferentes...neste caso, só depois de pagar é que tens acesso às condiçoes do "contrato".

Sim, porque as pessoas não são obrigadas a saber que a EULA X ou Y esta dispoivel no endereço da net Z...

Vai ler o meu post mais a cima em que dei o exemplo da pessoa que devolveu o windows....se nao concordares com a EULA podes devolver o produto e recebes o dinheiro de volta....
 
nunca vi foi teres conhecimento de um contrato depois de o comprares...neste caso a PSP, vem la dentro o "contrato".

é a mesma coisa que pagares a casa e só depois teres acesso à escritura...

em relação ao contrato da EDP, antes de o ler e assinar, não me vêm por a LUZ.

Na usiversidade, antes de assinar a matricula e pagar a propina, não me é permitido o acesso a escola.

etc...

as coisas são diferentes...neste caso, só depois de pagar é que tens acesso às condiçoes do "contrato".

Sim, porque as pessoas não são obrigadas a saber que a EULA X ou Y esta dispoivel no endereço da net Z...
~

Mas antes de ligares a PSP pela primeira vez deverias, supostamente, ler o contrato. Se não concordares, podes muito bem devolver o produto.
 
~

Mas antes de ligares a PSP pela primeira vez deverias, supostamente, ler o contrato. Se não concordares, podes muito bem devolver o produto.

sim, eu sei. era o que se devia fazer. mas estão se a ver a comprar uma PSP ou um WINDOWS na loja da esquina e depois ir devolver porque não concordam com a EULA...

Na teoria é muito bonito mas na pratica já é mais complicado.

mas sem dúvida que deveria ser assim.

Produtos de higene pessoal, como maquinas de barbear etc...n são abrangidos pelas politicas de devolução da maior parte das lojas. Mas com a politica de poder devolver um produto se n concordar com a EULA, os produtos de higiene pessoal já podem ser devolvidos...

Porque na eula de uma maquina de barbiar pode por exemplo dizer que tu n podes abrir a maquina para a lubrificares ou limpares e só depois de a comprares é que tens conhecimento disso.

Logo nessa situação a loja com a politica de não devolução de produtos de higiene é OBRIGADA A aceitar de volta o produto porque tu NÃO concordas com a EULA.

Correcto?
 
Última edição:
Tu por sacares um jogo/filme/série/whatever ou darem-te um cd/dvd, com isso e o utilizares, podes ser preso, queres ver que por usares um software ilegal, não podes ser preso?

Isso é mentira, mas adiante.

Se está na EULA acho que não ha volta a dar, embora eu não concorde.
 
Agradecia que elaborasses a tua resposta!

Se eu não estou em erro, e posso estar, a lei portuguesa, não tem aquele buraco (que a lei espanhola tem/tinha), que por ser para uso pessoal, não faz mal nenhum!
 
sim, eu sei. era o que se devia fazer. mas estão se a ver a comprar uma PSP ou um WINDOWS na loja da esquina e depois ir devolver porque não concordam com a EULA...

Na teoria é muito bonito mas na pratica já é mais complicado.

mas sem dúvida que deveria ser assim.

Produtos de higene pessoal, como maquinas de barbear etc...n são abrangidos pelas politicas de devolução da maior parte das lojas. Mas com a politica de poder devolver um produto se n concordar com a EULA, os produtos de higiene pessoal já podem ser devolvidos...

Porque na eula de uma maquina de barbiar pode por exemplo dizer que tu n podes abrir a maquina para a lubrificares ou limpares e só depois de a comprares é que tens conhecimento disso.

Logo nessa situação a loja com a politica de não devolução de produtos de higiene é OBRIGADA A aceitar de volta o produto porque tu NÃO concordas com a EULA.

Correcto?
Se abriste a embalagem, não utilisaste o produto por não concordares com os termos e o quiseres devolver, em principio devem ficar com a maquina sim.

EDIT: Quanto ao caso de comprar um produto roubado não se ter culpa... já ouviram falar do crime de receptação?
 
O crime de receptação é assim definido pelo Código Penal (art. 180): “Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte”.

Tal como eu disse....se não soubermos...que culpa temos?
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo