1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

"Descobrir" senhas de redes Wireless (NÃO PIRATARIA - Ler tópico para perceber)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por DJ Drum`n, 21 de Janeiro de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 258854)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. DJ Drum`n

DJ Drum`n Power Member

Olá pessoal,

Antes de mais, isto NÃO SE TRATA DE UMA INICIATIVA DE UMA PRÁTICA DE PIRATARIA.

Trata-se apenas de uma pequena dúvida que tenho pois queria saber faze-lo. E como não é crime nenhum saber faze-lo, tal como não é crime uma pessoa saber fazer uma bomba, por exemplo. O conhecimento não é crime. E julgo que qualquer um com um minímo de congruência irá, com certeza, concordar comigo.

Então a questão é a seguinte:

Como posso descobrir senhas Wireless, incriptadas com WEP (as mais fáceis) ou com WPA (com encriptação TKIP+AES, ou só AES ou só TKIP)?

E decidi abrir aqui este tópico a falar disto pois não encontrei nada neste fórum a falar disto e, tal como disse anteriormente, o saber não é crime, a prática sim. E eu, por exemplo, posso sempre testar tudo isto com um dos meus routers, sem haver necessidade de estar a cometer alguma ilegalidade.

Cumprimentos,
    Pedro Lima

2. fliu

fliu Power Member

lol, não me parece que convenças, apesar de teres razão...

Era como eu preguntar, "Como clono cartões multibanco sem ser descoberto?" ou mesmo "Onde arranjo listas de Cartões de Créditos só mesmo para saber!"...

De qualquer maneira, eu não sei, pode ser que alguém saiba e elucide :)

3. amora

amora Power Member

Eu colocaria esta questão de outra forma:

Na minha zona há redes não protegidas. Partindo do principio que poderá ser alguem que pretende partilhar a rede, haverá algum risco se eu entrar?

A minha rede está encriptada com um codigo WEP. Qual é o risco se alguem descobrir a minha senha? Podem entrar nos ficheiros dos meus PCs ou existe apenas o risco de consumirem os meus gigas de downloads?

4. DJ Drum`n

DJ Drum`n Power Member

É que era exactamente a mesma coisa. Mas repara, achas que as pessoas que te explicaram como o fazer teriam alguma culpa de tu ires colocar em prática esse conhecimento? Não! :)

5. fliu

fliu Power Member

Redes desprotegidas penso que continue a ser ilegal, é como tu roubares uma carteira só porque alguém a pousou e olhou para outro lado, a falta de cuidado do proprietário não é desculpa para "roubar". Por outro lado conheço quem desproteja a sua rede durante alguns tempos e esteja atento e "lixe" quem entre...

A encriptação WEP sei que é fácil de descobrir, mas não sei como, é o que tenho lido, só te "roubaram" ficheiros se tiveres a partilha de ficheiros activa...

Edit: DJ Drum'n concordo contigo, o que disse é que dificilmente vais passar pelo "controlo" do forum, mas isto é que eu acho ;)

6. DJ Drum`n

DJ Drum`n Power Member

Entrar nos ficheiros do teu PC até através da net o conseguem fazer, se for alguém com realmente bastante conhecimento, o que é muito raro! E sinceramente não estou a ver uma dessas pessoas a quererem entrar no TEU computador em particular. Portanto, o único problema com que tens de te preocupar é. Porque razão não metes em vez de uma senha WEP uma senha WPA (se o teu router suportar) e dessa forma, já se torna bastante complicado "qualquer um" aceder à rede?

Quanto ao facto de "se acederem", estás sempre sujeito a que te gastem trafego, claro... E nos ficheiros, o único risco é se estiveres a partilhar algo pela rede (sem contar com o que disse anteriormente).

7. sasa

sasa Power Member

no que toca a segurança de wireless, tudo é possível...
    mas podem-se minimizar as probabilidades, e nesse sentido, um blog de informática publicou um artigo com alguns métodos de driblar a segurança, para ficarmos a saber de onde podem vir as ameaças!
    Para windows há pouco soft., mas para linux há de tudo, e até nem é nenhum bicho!
    Pessoalmente, uma WPA-PSK alfanumérica de 8 caracteres faz a festa!!!

8. Tomekk

Tomekk Power Member

Re:

Bom o que eu tenho conhecimento é que com o uso de WEP a senha de autenticação é facilmente descoberta.

A AES é uma encriptação não só usada em wireless mas como em muitas aplicações ( acesso remotos etc.. ) e é considerado bastante segura.

Por isso qualquer rede que encontras com WPA+AES ( WPA2 ) deixa de ser viável a sua intrusão, a não ser que seja para fins ilícitos

Actualmente os sistemas mais seguros são os que usam uma autenticação Radius e com encriptação AES e muitos routers caseiros trazem essa opção de indicar um servidor de autenticação radius.

9. Neptune

Neptune 1st Folding then Sex

Só uma coisa a acrescentar: a solução mais segura é utilizar um Radius + VPN.

Cumps

10. amora

amora Power Member

logico que não vou entrar noutra rede mesmo que desprotegida. A minha questão faz sentido porque noutro forum houve alguem que colocou uma questão sobre quais as antenas ideais para partilhar a rede dele no seu bairro.

11. Jamiro14

Jamiro14 Power Member

bem... vou presumir que as tuas intenções sejam boas... e tentar explicar minimamente...

antes de mais eu também já tive vontade de usar material de cracking...

somente por recriação e a única coisa que crackei foi uma rede minha alterada para propositadamente para WEP 64 bits só para ver se conseguia...

O material que eu usei foi

1. Router Fonera flashado com dd-wrt
    2. Aircrack

Para fazer isto tens n de tutoriais e wikis na net, só precisas de procurar no google que encontras vários...

Espero agora que não andes por aí agora a tentar entrar em redes privadas :nonono2:

12. PedroGarcia

PedroGarcia Power Member

Como? :P

Eu não uso wireless, mas conheço quem use e já agora deixo a dúvida: tenho um amigo que configurou a ligação para não enviar o SSID e está sem protecção/password. Mas os mac addresses estão restringidos. Está segura?

13. fliu

fliu Power Member

Epah se tu estás numa rede sem protecção ao mesmo tempo que o teu computador pode usar os recursos dessa rede a rede também pode usar os recursos do teu computador...

Penso que estará seguro devido à restrição por MAC, o SSID, no meu pc na lista de redes aparecem delas que diz SSID não transmite, penso que dá para ligar à mesma se estiverem desprotegidas...

14. Morais

Morais Power Member

Não existe nenhuma forma "magica" para descobrires uma senha de uma rede wireless.
    Sim, o algoritmo de encriptação WEP é do conhecimento de todos mas, também, quem é que ainda usa isso?

O resto das senhas são obtidas através de muito trabalho, estas que não se encontrem numa rede com o SSID desligado, a filtrar os pedidos por MAC e com encriptação WAP2 avançada, ai as coisas são um bocadinho para o extremamente mais complicadas, qualquer router de gente decentemente configurado consegue obter esse tipo de segurança.

E, claro, nada como desligar o DHCP e definir os IPs manualmente e associados a um endereço MAC.
    Isto tudo se estiveres a lidar com redes pessoais, se queres ver de uma rede empresarial de gente, esquece.

A maioria das redes pessoais:

- Nem sequer se dão ao trabalho de desligar o SSID;
    - Vá lá que é raro usarem WEP mas, se não o usam, andam com o antigo WAP;
    - Alguns nem se dão ao trabalho de mudar o nome predefinido da rede.

Mais rapidamente acedes a uma rede privada através da falta de informação das pessoas que as montam do que, propriamente, a tentar capturar e analisar os pacotes que são transmitidos e, mesmo que arranjes uns bons sniffers, não esperes encontrar um botão a dizer "WAP2 key finder".

15. nmat

nmat To fold or to FOLD?

A definição de seguro depende dos vizinhos que ele tem. Se queres saber se a rede é 'crackável' em tempo útil, a resposta é sim. O hidden SSID não serve de nada e simular endereços MAC é facílimo.
    Já o disse aqui e volto a dizer, não compliquem. Ponham simplesmente WPA1 PSK/TKIP com uma password que não esteja no dicionário (pode ser tipo 'batatas1' que já não está no dicionário) e estão completamente seguros. Não precisam de MAC filtering nem de hidden SSID.

Em relação ao tópico em si, se queres saber porque é que WEP não é seguro é uma coisa, agora se queres saber como é que se faz para descobrir uma password WEP é outra. Penso que se a discussão fosse sobre o algoritmo WEP em si a thread ainda podia sobreviver, assim provavelmente vai ser fechada. Ainda por cima já se falaram aí em nomes de programas legalmente duvidosos...

O que não falta pela internet fora são tutoriais e informação sobre a segurança em WEP. As tuas intenções podem ser boas mas este fórum não é o sítio para discutir isso.

16. TosteX

TosteX Powre Membre

Por mais 'educativa' que esta thread pudesse ser, corria-se sempre o risco de cair nas mãos erradas.

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página