Descredibilização do trabalho de um WebDesigner

o site para além de asqueroso, não contém nehuma menção ao webdesin ou webdevolpment

Se fores abrir actividade nas finanças na categoria Web designer, colocam-te como técnico de desenho e é a esse sindicato que pertences.
 
Eu continuo sem perceber porque é que as pessoas associam webdesign/design a algo que é de borla...ainda estou para descobrir porque raio optei por esta área.

Cumps

Deve-se tudo á mentalidade dos empresários portugueses.
Ou tambem acham que a baixa produtividade dos portugueses se deve aos trabalhadores?
NÃO, deve-se sim, á incompetencia dos empresários.
O tipico empresário português é um tipo com a 4ª classe, 40 a 50 anos, 122Kg chamado Sr.Jaquim ou Sr.António, sócio nº145547 do Grupo desportivo de Vila Nova da Rabona, que herdou de uma tia em 8º grau e meio a sapataria ou o mercadinho e que ouviu falar de uma coisa intermet ou intelnet e també quer uma coisa dessas para ver no "computas" do filho. Como é uma coisa que nao esforça fisicamente um gaijo (parece que nao mas as vezes chega-se a casa de rastos), querem tudo muito gratuito.

Tinha um professor meu, que acabou por se tornar meu patrão que dizia assim (isto aconteceu mesmo): Amigo (o cliente), o que me paga não é por ter aparafusado um parafuso da sua central, é saber que parafuso tenho que aparafusar.

Tas no ramo certo se é isso que gostas.
Nao desistas de uma coisa que gostes.
 
Última edição:
Se fores abrir actividade nas finanças na categoria Web designer, colocam-te como técnico de desenho e é a esse sindicato que pertences.

Colocam-te nessa actividade se quiseres...eu já abri actividade nas finanças e não fiquei nessa categoria. Aliás isso das categorias é para inglês ver, o que importa ao estado é que, como trabalhador independente, lhe entregues pelo menos 20% daquilo que produzes. O estado não quer saber de ti ou do que fazes ou como o fazes...mas pronto, não vamos por aí que isso daria pano para mangas.

Cumps
 
Concordo com o que disseste em relação à diferença entre webdesigners e webdevelopers, são realmente funções bastante distintas sem dúvida. Embora andem lado-a-lado e a verdade é que os bons projectos web precisam de ambos: webdesigners e webdevelopers.
Cumps

Andam mesmo lado a lado, literalmente. Eu tenho a meu lado dto 2 designers e 3 programadores do lado esquerdo.

em relação á tabela referencia de preços, em certa parte concordo, para um trabalho standard, mas nisto de informática, programação e design á muitas questões especificas de cada projecto. Quanto muito deveria haver uma tabela com a remuneração aconselhada por hora a um programador, designer e por aí fora.
 
Deve-se tudo á mentalidade dos empresários portugueses.
Ou tambem acham que a baixa produtividade dos portugueses se deve aos trabalhadores?
NÃO, deve-se sim, á incompetencia dos empresários.
O tipico empresário português é um tipo com a 4ª classe, 40 a 50 anos, 122Kg chamado Sr.Jaquim ou Sr.António, sócio nº145547 do Grupo desportivo de Vila Nova da Rabona, que herdou de uma tia em 8º grau e meio a sapataria ou o mercadinho e que ouviu falar de uma coisa intermet ou intelnet e també quer uma coisa dessas para ver no "computas" do filho. Como é uma coisa que nao esforça fisicamente um gaijo (parece que nao mas as vezes chega-se a casa de rastos), querem tudo muito gratuito.

Tinha um professor meu, que acabou por se tornar meu patrão que dizia assim (isto aconteceu mesmo): Amigo (o cliente), o que me paga não é por ter aparafusado um parafuso da sua central, é saber que parafuso tenho que aparafusar.

Tas no ramo certo se é isso que gostas.
Nao desistas de uma coisa que gostes.


A verdade é que não me vejo a fazer outra coisa porque realmente gosto muito do que faço. Tenho é pena que a realidade seja esta mas não deixo de acreditar que as coisas vão mudar quando esses tais empresários mediocres se reformarem. A verdade é só uma, uma nova geração vai ter de tomar conta do mercado a médio prazo. E tenho a certeza que essa nova geração já saberá certamente reconhecer a importância de uma boa comunicação corporativa. Mas até lá, enfim, vamos andando ao sabor das oportunidades a ver no que isto dá.
Obrigado pelas tuas palavras de incentivo, desistir não faz parte do meu vocabulário:kfold:

Cumps
 
Compararem a profissão de Webdev/Webdes a canalizadores e afins, não será muito adequado. O cliente tem a sua percepção baseado no que vê à sua volta.

Imagina que em casa o filho pega num programa tipo FrontPage ou Netobjects + template e mostra ao pai um website até com um aspecto interessante em 30 minutos.

Lógicamente o pai no dia em que quiser contratar alguém para fazer um website, analisa do ponto de vista da sua experiência de vida.. se o filho faz.. que são estes para me levarem 1500 euros por um site?!

Canalizador, carpinteiro e afins, são já profissões muito estabelecidas no mercado e que gozam de uma especialidade muito própria do mercado onde actuam, podendo por isso cobrar um valor mais ou menos estipulado pelo seu trabalho.

Nesta profissão de Webdev/Webdes as coisas são... um CAOS. Não existe medidas, não existe standards ou práticas comuns, cada um mede o seu trabalho como entende ou mesmo a "olhometro", o que faz com que os clientes se sintam perdidos, optando pela posição mais simples e defensiva.

Profissões jovens e que se desenvolvem a ritmo muito acelerado como é esta, sofrem todas do mesmo problema, que é a total desorganização e uma imagem de facilitismo perante os clientes.

Por outro lado o "entry level" desta profissão é demasiado baixo, o que faz com que qualquer "zé ninguêm" pegue num software e nuns templates e ofereça sites completos e até com bom aspecto por 100 ou 200 euros! como é que o cliente, que passa na net uma muito infima parte do seu tempo (pois tem mais do que fazer) vai saber que está a comprar gato por lebre? Não vai.

Portanto em vez de nos queixarmos (se bem que me excluio desta profissão pois não sou nem uma coisa nem outra) temos de ser mais pro-activos. Eduquem os clientes, criem sites que explicam os processos de criação e os trabalhos de planeamento que todo isto leva, mostrem aos vossos clientes como se faz...

Estas duas profissões ainda tem muito caminho a percorrer para se estabelecerem e não o conseguirão fazer sem que exista o minimo de organização.

Saudações
 
Andam mesmo lado a lado, literalmente. Eu tenho a meu lado dto 2 designers e 3 programadores do lado esquerdo.

em relação á tabela referencia de preços, em certa parte concordo, para um trabalho standard, mas nisto de informática, programação e design á muitas questões especificas de cada projecto. Quanto muito deveria haver uma tabela com a remuneração aconselhada por hora a um programador, designer e por aí fora.

Seria também uma excelente ideia. Pelo menos padronizar os valores hora. Seria uma forma de os designers e programadores se defenderem na hora de dar orçamentos aos ditos patrões com a 4ª classe. Acho que uma tabela que pudesse servir de referência iria permitir a muita gente perceber de facto quanto vale o seu trabalho e teríamos de certeza um mercado mais equilibrado...

Cumps
 
tudo se resume, na minha opiniao, á selecção natural! Se os empresários querem pagar 100€ por um site, esse site TEM QUE SER MEDIOCRE! E depois vai ver o site da concorrencia, vê aquilo tudo bonitinho, a ter ntegração com o sistema informatico da empresa e fica!: Eh pá, ele tem melhor infra-estrutura tecnológica do que eu! E ele tá a ganhar dinheiro com isso!
Pois tá, pagou prai uns 4500€ e já foi com desconto, enquanto que o outro gastou 100€ numa coisa inutil que só lhe serviu para aumentar o ego durante 24,34segundos só porque viu na net uma pagina a parecer o arco-iris (que ele escolheu...) a dizer: Sociedade Jaquim e Manel - V.N. da Rabona - desde 1935.

Por favor, Srs. Empresários donos de empresas a abrir falência, vão para a reforma que fazem melhor a descansar do que a brincar ás empresas!

Assim vos digo.
Cumprimentos
 
NOTA: Isto é um reply de um outro post... Marou-se o fórum!?? Hein? :P

Ok... no meio disso tudo, desses 400€ paga segurança social, irs/irc, pagamentos por conta, IVA, luz, água, "à senhora da limpeza" e no final do mês pedes dinheiro à tua família para aguentares a carga fiscal! Percebes a dificuldade? Acho que se fores inteligente, que penso que sim, compreendes que um particular e uma empresa são coisas distintas.
Já desenvolvi para a Web e para Windows e são coisas completamente distintas... quantas vezes ouvi "ah, pois... mas não era bem isto!". Se tens uma porta aberta ao público tens muito mais do que "fazer umas coisas"! Tens que dar a cara.
E a assistência? - "Estou sim? Olhe... isto não dá! Não funciona aqui nas notícias... Ai não dá pra fazer? Tão mas era pra fazer isso... Não sei pk paguei eu tanto dinheiro (400€)"

Para além de tudo o que foi dito, acho que os "biscates" não ocupam o lugar dos "PROs"! Se querem ganhar bem façam por o merecer! Façam, acima de tudo, um bom trabalho!

1abraço
 
Última edição:
Estas duas profissões ainda tem muito caminho a percorrer para se estabelecerem e não o conseguirão fazer sem que exista o minimo de organização.

Saudações

Nem mais. Não sei como estão as coisas lá por fora. Por exemplo, nos Estados Unidos em que estas profissões já existem há mais tempo, como é que as coisas estão? Será que também é um caos? Calculo que sim...é o que eu digo, isto precisa de organização.

Cumps
 
O que eu achava fundamental era ser elaborada uma tabela de preços que servisse de referência aos serviços prestados nesta área.
Isso não é credível. Já vi algumas empresas que fazem sites a metro: com tabelas custa X, com N imagens custa Y, etc. Esse tipo de cotação não tem qualquer credibilidade, é mera extorsão do cliente.

Este problema não tem solução (sim, neste aspecto sou bastante pessimista). O valor social do trabalho continua a ser visto como uma ninharia. Socialmente é mais valioso o trabalho de quem manda do que o trabalho de quem é mandado, apesar de, na prática, aquele que é madado incorporar mais trabalho no produto final do que aquele que manda.

Já vi aqui comparações com mecânicos auto. O que vocês se esquecem é que X% do que vos é pedido para arranjarem o chaço vai para a empresa, não vai para o bolso do empregado. As despesas que uma empresa tem com empregados não se resumem aos 12 salários (que são 14), há que pagar à segurança social, às finanças, ao sindicato, as despesas com alimentação, transportes, etc. Ou seja, um empregado não custa à empresa apenas o seu salário. Neste aspecto, os free-lancers conseguem competir com preços mais vantajosos do que as empresas.

Futurologia: nos tempos mais próximos, vão continuar a fechar mais empresas de web-development do que aquelas que abrem de novo; as empresas maiores vão continuar a investir em out-sourcing à custa de desempregados qualificados que são despedidos das empresas mais pequenas (e das maiores também - 'spin-offs' anyone?); os clientes vão continuar a forçar os preços para baixo; o valor social do trabalho vai continuar a ser depreciado.

Dito de forma grossa e directa: os web developers que trabalham em pequenas/médias empresas e que ganham acima dos 1000/1200 Euros/Mês estão por um fio: não há muito mais clientes (nacionais) dispostos a pagar o que se pagava há uns anos pelo trabalho que se faz actualmente. Ora, como a empresa não pode baixar vencimentos, o despedimento é o caminho. Outro caminho é a aposta na criação de serviços úteis e inovadores (porque vão aparecendo por aí coisas novas perfeitamente inúteis) e cuja qualidade é excelente. Mas este não é o caminho para todos, e muitos ficarão para trás.

Sendo ainda mais objectivo: ou as empresas/profissionais liberais que andam no mercado do web development apostam seriamente na 'webização' de processos (intranets, extranets, CRMs, ERPs, etc) ou não é com a criação/manutenção de sites que se governam. O Flash é muito bonito, mas a necessidade/utilidade/aplicabilidade real é diminuta; o design pode ser muito 'cool' mas o proveito é muito pequeno. O que faz a diferença de preços e de qualidade não é o 'look&feel', mas as funcionalidades, segurança e fiabilidade incorporadas nas aplicações.

Armadillo:
Quanto muito criar-se-ia um "Sindicato dos trabalhadores das Tecnologias de Informação", que poderia englobar analistas, programadores, designers, free-lancers, tecnicos de redes e afins, e existiria um "Sindicato dos Programadores de computadores" e outro "Sindicato dos Designers"
Acho é que devias formar o Sindicato das Vítimas do PHP :-D
 
Última edição:
NOTA: Isto é um reply de um outro post... Marou-se o fórum!?? Hein? :P

Ok... no meio disso tudo, desses 400€ paga segurança social, irs/irc, pagamentos por conta, IVA, luz, água, "à senhora da limpeza" e no final do mês pedes dinheiro à tua família para aguentares a carga fiscal! Percebes a dificuldade? Acho que se fores inteligente, que penso que sim, compreendes que um particular e uma empresa são coisas distintas.
Já desenvolvi para a Web e para Windows e são coisas completamente distintas... quantas vezes ouvi "ah, pois... mas não era bem isto!". Se tens uma porta aberta ao público tens muito mais do que "fazer umas coisas"! Tens que dar a cara.
E a assistência? - "Estou sim? Olhe... isto não dá! Não funciona aqui nas notícias... Ai não dá pra fazer? Tão mas era pra fazer isso... Não sei pk paguei eu tanto dinheiro (400€)"

Para além de tudo o que foi dito, acho que os "biscates" não ocupam o lugar dos "PROs"! Se querem ganhar bem façam por o merecer! Façam, acima de tudo, um bom trabalho!

1abraço

Mais, eles que vao tentar saber quanto custa implementar um sistema oracle ou sap e depois eles dizem se foi muito ou se foi pouco...

Claro que tem que ter manutenção. Normalmente, parte do valor do projecto já inclui assistencia e manutenção. Normalmente esses termos ficam escritos no contrato (pois, só que os Sr Jakim é "analfabeto" e nao gosta de contratos :002:).

A meu ver, parte da culpa é de quem leva 400€ por um site. Se eles nao gostam do preço, ou se reduz nas funcionalidades, ou o melhor é esquecer o projecto, deixa de ser rentavel!

Já desenvolvi apps e Web. Nao acho assim tao grande a assistencia que tem que se dar aos clientes, aliás acho mais grave um bug no software app do que no web( web nao costuma lidar com sistemas sensiveis duma empresa, excepto nos pagamentos on-line).
Normalmente, todo o software passa por testes de qualidade, quer seja um html ou um sistema de facturação. E depois aparecem os patchs de correcçao. Ninguem é perfeito. Todo o software tem defeito, apenas está á espera de ser descoberto (eu que o diga).
Se cobras 400€ pelo site, cobra mais pela assistencia, ou diz que nao dás assitencia e ele depois que se amanhe e mande lá o filho mudar aquilo com o frontpage ou o powerpoint.
 
Sendo ainda mais objectivo: ou as empresas/profissionais liberais que andam no mercado do web development apostam seriamente na 'webização' de processos (intranets, extranets, CRMs, ERPs, etc) ou não é com a criação/manutenção de sites que se governam. O Flash é muito bonito, mas a necessidade/utilidade/aplicabilidade real é diminuta; o design pode ser muito 'cool' mas o proveito é muito pequeno. O que faz a diferença de preços e de qualidade não e o 'look&feel', mas as funcionalidades, segurança e fiabilidade incorporadas nas aplicações.

Concordo em parte com o que dizes. Mas atendendo ao mercado actual serão mais empresas que precisam de um site relativamente simples, que tanto pode ser em Flash ou HTML do que empresas que necessitem de sites com integração de CRM's e ERPs. Aliás esses dois sistemas CRM (Customer Relationship Management) e ERP (Enterprise Resource Planning) dependem muito mais de um bom departamento de marketing do que propriamente da tecnologia que lhes está inerente. Agora diz-me quantas PME, que são na realidade a espinha dorsal do nosso mercado, têm um departamento de marketing nas suas empresas? Pois...

Acho que no mercado tem de haver espaço para todo o tipo de soluções, serviços e profissionais.

Cumps
 
qualquer uma com mais de 30 colaboradores com forte aposta na venda de produtos devia ter, na minha opiniao.

Também na minha...infelizmente não é isso que acontece. O Sr jakim mais rapidamente investe o seu dinheiro numa máquina industrial qualquer, nem que seja para dizer aos amigos que comprou aquela máquina, do que num departamento de marketing que poderia de facto ser uma mais valia para a empresa. Vivemos numa país de vaidades...

Cumps
 
Vivemos numa país de vaidades...

Ok. Concordo. Mas também sei, do outro lado, de grandes empresas que se propõem fazer software, web apps e webdesign deixam as calças a meio... já apanhei algumas empresas nestes parâmetros... "Eles disseram que faziam. Fizemos reuniões e depois... deixaram de atender o telefone... "

É triste ver que isto também acontece...
 
Agora diz-me quantas PME, que são na realidade a espinha dorsal do nosso mercado, têm um departamento de marketing nas suas empresas? Pois...
Tenho aversão aos departamentos de marketing - é uma alergia qualquer que me faz crescer borbulhas em todo o corpo quando falo de/com marketeers.

O que vou assistindo é que PMEs - incluíndo micro-empresas - querem ter ferramentas ao nível das 'grandes', mas por um preço ao nível das 'pequenas'.
Por exemplo: quantas aplicações web de gestão comercial existem para colmatar a necessidade das micro e pequenas empresas? contam-se pelos dedos de uma mão.
Os micro e pequenos empresários são fulanos com uma mobilidade muito grande, que, se tiverem disponíveis ferramentas web que lhes permitam decidir em qualquer momento e em qualquer lugar sobre dados reais isso iria dar-lhes uma 'felicidade' enorme.
 
Não me considero webdesigner, sou um "amador" aprendiz...

Eu estou há 6 meses a desenvolver um site em asp, estou quartas, quintas e sextas 8 horas por dia a trabalhar nele, faço um intervalo de uma hora pelo meio para almoçar...e quanto vou ganhar......
..........
..........
..........
..........
0,00000000€

Altamente não?
 
Tenho aversão aos departamentos de marketing - é uma alergia qualquer que me faz crescer borbulhas em todo o corpo quando falo de/com marketeers.

:lol: Bem, lá isso é verdade, não é propriamente fácil lidar com marketeers. Contudo, a verdade é que eles desempenham o seu papel e há muita gente que tem uma ideia errada do que é o marketing. Marketing é acima de tudo interpretar números com base em dados estatisticos. E é essa interpretação que vai ajudar administrações a tomar medidas e decisões mais sensatas acerca de algum produto/serviço.

OFFTOPIC
Eu aversão mesmo é a arquitectos...desculpem, mas a grande maioria deles, têm mesmo a mania que sabem tudo, e que percebem mais de design do que os próprios designers, não que eu me considere um para já, talvez chegue lá um dia.

O que vou assistindo é que PMEs - incluíndo micro-empresas - querem ter ferramentas ao nível das 'grandes', mas por um preço ao nível das 'pequenas'.
Por exemplo: quantas aplicações web de gestão comercial existem para colmatar a necessidade das micro e pequenas empresas? contam-se pelos dedos de uma mão.
Os micro e pequenos empresários são fulanos com uma mobilidade muito grande, que, se tiverem disponíveis ferramentas web que lhes permitam decidir em qualquer momento e em qualquer lugar sobre dados reais isso iria dar-lhes uma 'felicidade' enorme.

Não tenho dúvidas. O grande problema é que para atingirem essa felicidade eles não estão dispostos a gastar € e se estão nunca serão valores suficientemente atractivos para a implementação de um sistema semelhante ao que descreves.

Cumps
 
Última edição:
Back
Topo