Problema Desde que meti uma RTX 3090

Exhit

Power Member
Enquanto trabalho no Blender, tudo ok (ainda não renderizei uma cena muito pesada)

A partir do momento que me meto no WoW, fico com problemas de crashes no jogo (Blizzard crash error #132) e este BSOD. Lembro-me que dizia algo como Attempt to Write on Readonly qualquer coisa.

Poderá ser pelo facto de usar uma fonte 650w?

PC Build:
ASUS ROG STRIX Z370 F-Gaming
Intel i7 8700K
ASUS ROG STRIX RTX 3090 OC EDITION
Corsair RM650 80+ Gold
T-Force Delta RGB DDR4 16x4(64)GB 3600 MHz
2 discos HDD
1 SSD Sata
1 SSD M.2

Obrigado

uDCXYhj.png
 
Última edição:
provavelmente.... 650w seria o mínimo recomendado para uma 3080, sendo que eu pessoalmente não aconselharia nada abaixo dos 750w a alguem que fosse comprar fonte para uma 3080...

no caso das 3090 é recomendado 750w....mas se fosse comprar fonte para essa placa apostaria numa de 850W...

o que se passa com essas placas da nvidia é que por vezes tem picos de potencia além do valor normal, apesar que na maioria das vezes isso leva o pc a desligar.

o facto de o teu pc não desligar faz-me ficar na duvida....se o problema será so da fonte...contudo não aconselharia de qualquer forma o uso prolongado de uma fonte com apenas 650w com essa placa
 
Mete em default , retira o XMP e instala as drivers da nvidea novamente ...
Permite-me a pergunta: porquê desligar o XMP? O que esperas que seja? Até agora está a funcionar porreiro com o XMP desligado e quando voltar a ter problemas volto aqui. Obrigado.

provavelmente.... 650w seria o mínimo recomendado para uma 3080, sendo que eu pessoalmente não aconselharia nada abaixo dos 750w a alguem que fosse comprar fonte para uma 3080...

no caso das 3090 é recomendado 750w....mas se fosse comprar fonte para essa placa apostaria numa de 850W...

o que se passa com essas placas da nvidia é que por vezes tem picos de potencia além do valor normal, apesar que na maioria das vezes isso leva o pc a desligar.

o facto de o teu pc não desligar faz-me ficar na duvida....se o problema será so da fonte...contudo não aconselharia de qualquer forma o uso prolongado de uma fonte com apenas 650w com essa placa

Vi em muitos sítios que uma 650W de qualidade daria à partida numa FE, mas como tenho uma OC edition e o PC cheio de luzinhas e discos... Desligar do nada nunca aconteceu. Esperava que, caso fosse insuficiente, o fizesse e assim comprava uma na segunda-feira. Agora desliguei o XMP e parece estar mais estável. Estes problemas poderão ser sintomas de PSU insuficiente?
 
Permite-me a pergunta: porquê desligar o XMP? O que esperas que seja? Até agora está a funcionar porreiro com o XMP desligado e quando voltar a ter problemas volto aqui. Obrigado.



Vi em muitos sítios que uma 650W de qualidade daria à partida numa FE, mas como tenho uma OC edition e o PC cheio de luzinhas e discos... Desligar do nada nunca aconteceu. Esperava que, caso fosse insuficiente, o fizesse e assim comprava uma na segunda-feira. Agora desliguei o XMP e parece estar mais estável. Estes problemas poderão ser sintomas de PSU insuficiente?

Tenho uma Board igual á tua e ás vezes quando mudava de hardware ela passava-se em termos de XMP cheguei a meter em manual os timings , experimenta novamente com o XMP ligado. Não tem nada a ver com a fonte esquece isso …
PS: Desativas-te o XMP e funicionou direito certo?
 
se ao mudares o xmp deixas de ter erros não é da fonte.
tal como o user acima te sugeriu tenta meter manualmente os timings, ou então podes aumentar ligeiramente a voltagem da RAM
 
Faz update ha BIOS, a ultima melhorou bastante nessa board a estabilidade do OC nas memorias.

Como ja disseram uma grafica dessas nessa PC/fonte não foi a melhor idea.

Cps
 
Uma de 650W aguenta uma 3080, mas já depende muito do uso, e do cpu. E aconselha-se a fazer um undervolt, penso eu.

A 3090 já seria melhor algo superior. No entanto parece que possa ter resolvido, e que fosse problema de instabilidade de memórias :)

Ainda assim, não fazia mal nenhum pensares numa fonte melhor, pois mesmo que essa chegue vai haver alturas em que estará muito no limite.

E de pensar que me chamavam de doido quando comprei a seasonic de 850 quando montei a nova máquina em Abril porque uma de 650 haveria de chegar perfeitamente para a nova geração de gráficas :D :D
 
650W para essa 3090 é um bocado à "pele", mesmo para uma Founders Edition... E por acaso lembrei-me e meti os teus dados no
OuterVision® Power Supply Calculator, com mais 1 USB 3.0 e duas ventoinas de 120mm e deu-me 640W. É muito curto, aconselhava pelo menos uma fonte de 750W ou mesmo um bocado mais...
 
É bem provável que o problema esteja na fonte. Já é conhecido que as ampere têm picos de power draw, e por vezes uma fonte que seja suficiente, acaba por ir ao limite nesses picos.
 
Back
Topo