1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio
  3. Informação: A partir das 00:30 (hora de Lisboa) desta Terça-feira, 24 de Novembro, o fórum e restantes sites da ZWAME (Comparador, Jogos, Portal, etc) estarão inacessíveis por alguns minutos.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Problema Desde que meti uma RTX 3090

Discussão em 'Desktops' iniciada por Exhit, 21 de Novembro de 2020 às 20:35. (Respostas: 15; Visualizações: 467)

1. Exhit

Exhit Power Member

Enquanto trabalho no Blender, tudo ok (ainda não renderizei uma cena muito pesada)

A partir do momento que me meto no WoW, fico com problemas de crashes no jogo (Blizzard crash error #132) e este BSOD. Lembro-me que dizia algo como Attempt to Write on Readonly qualquer coisa.

Poderá ser pelo facto de usar uma fonte 650w?

PC Build:
    ASUS ROG STRIX Z370 F-Gaming
    Intel i7 8700K
    ASUS ROG STRIX RTX 3090 OC EDITION
    Corsair RM650 80+ Gold
    T-Force Delta RGB DDR4 16x4(64)GB 3600 MHz
    2 discos HDD
    1 SSD Sata
    1 SSD M.2

Obrigado

Última edição: 21 de Novembro de 2020 às 20:51
  2. M4N!4K

M4N!4K Power Member

Qual o teu cpu?

A fonte parece-me ser insuficiente.

Experimenta fazer um ligeiro undervolt à gráfica, a ver se melhora.

3. insolito

insolito Power Member

4. A fonte em princípio aguenta, qual é o processador que tens? Fazes overclock?

5. Exhit

Exhit Power Member

Já editei, obrigado.
    8700K.

Faço undervolt no Afterburner?

Tenho apenas o XMP Profile, não sei se isso mexe no CPU.

6. O CPU tem um TDP de 95W, portanto aguenta.

7. insolito

insolito Power Member

Mete em default , retira o XMP e instala as drivers da nvidea novamente ...

8. _SkyWaLKeR_

_SkyWaLKeR_ Power Member

provavelmente.... 650w seria o mínimo recomendado para uma 3080, sendo que eu pessoalmente não aconselharia nada abaixo dos 750w a alguem que fosse comprar fonte para uma 3080...

no caso das 3090 é recomendado 750w....mas se fosse comprar fonte para essa placa apostaria numa de 850W...

o que se passa com essas placas da nvidia é que por vezes tem picos de potencia além do valor normal, apesar que na maioria das vezes isso leva o pc a desligar.

o facto de o teu pc não desligar faz-me ficar na duvida....se o problema será so da fonte...contudo não aconselharia de qualquer forma o uso prolongado de uma fonte com apenas 650w com essa placa

9. Exhit

Exhit Power Member

Permite-me a pergunta: porquê desligar o XMP? O que esperas que seja? Até agora está a funcionar porreiro com o XMP desligado e quando voltar a ter problemas volto aqui. Obrigado.

Vi em muitos sítios que uma 650W de qualidade daria à partida numa FE, mas como tenho uma OC edition e o PC cheio de luzinhas e discos... Desligar do nada nunca aconteceu. Esperava que, caso fosse insuficiente, o fizesse e assim comprava uma na segunda-feira. Agora desliguei o XMP e parece estar mais estável. Estes problemas poderão ser sintomas de PSU insuficiente?

10. insolito

insolito Power Member

Tenho uma Board igual á tua e ás vezes quando mudava de hardware ela passava-se em termos de XMP cheguei a meter em manual os timings , experimenta novamente com o XMP ligado. Não tem nada a ver com a fonte esquece isso …
    PS: Desativas-te o XMP e funicionou direito certo?

11. _SkyWaLKeR_

_SkyWaLKeR_ Power Member

se ao mudares o xmp deixas de ter erros não é da fonte.
    tal como o user acima te sugeriu tenta meter manualmente os timings, ou então podes aumentar ligeiramente a voltagem da RAM

12. DiogoAntunes

DiogoAntunes Power Member

Faz update ha BIOS, a ultima melhorou bastante nessa board a estabilidade do OC nas memorias.

Como ja disseram uma grafica dessas nessa PC/fonte não foi a melhor idea.

Cps

13. Tenho de pedir desculpa por ter dito que a fonte era suficiente. Efectivamente a Asus recomenda para esta placa gráfica uma fonte de 850W. Não o fiz por mal mas por pura ignorância, peço desculpa se induzi alguém em erro!!!

14. M4N!4K

M4N!4K Power Member

Uma de 650W aguenta uma 3080, mas já depende muito do uso, e do cpu. E aconselha-se a fazer um undervolt, penso eu.

A 3090 já seria melhor algo superior. No entanto parece que possa ter resolvido, e que fosse problema de instabilidade de memórias :)

Ainda assim, não fazia mal nenhum pensares numa fonte melhor, pois mesmo que essa chegue vai haver alturas em que estará muito no limite.

E de pensar que me chamavam de doido quando comprei a seasonic de 850 quando montei a nova máquina em Abril porque uma de 650 haveria de chegar perfeitamente para a nova geração de gráficas :D :D

15. Exabyte

Exabyte Power Member

650W para essa 3090 é um bocado à "pele", mesmo para uma Founders Edition... E por acaso lembrei-me e meti os teus dados no
    OuterVision® Power Supply Calculator, com mais 1 USB 3.0 e duas ventoinas de 120mm e deu-me 640W. É muito curto, aconselhava pelo menos uma fonte de 750W ou mesmo um bocado mais...

16. xXSantyXx

xXSantyXx Power Member

É bem provável que o problema esteja na fonte. Já é conhecido que as ampere têm picos de power draw, e por vezes uma fonte que seja suficiente, acaba por ir ao limite nesses picos.