1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Desenhar Grafo em Java

Discussão em 'Programação' iniciada por Rob-Zombie, 19 de Abril de 2006. (Respostas: 9; Visualizações: 10844)

1. Rob-Zombie

Rob-Zombie Power Member

Boas , tenho um trabalho para fazer em java mas não apanho lá grande coisa daquilo. O trabalho consiste em dar o caminho mais curto entre distintos pontos numa cidade (grafo) essa parte já está feita e a funcionar bem, agora o que me está a chatear é a parte grafica do trabalho , swing(??).
    Já andei a googlar e ainda n encontrei grande ajuda para o que pretendia que basicamente era o seguinte. Como fazer para o programa ler de um fixeiro txt a matriz de adjacencia e representar graficamente o grafo no ecra ?

Estou a nadar.... se poderem ajudar agradecia!

2. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

existe um progrma chamado GraphViz que serve para desenhar grafos.
    usa uma sintaxe bastante simples e permite gerar ficheiros eps, png, etc com a representação do grafo...

3. HecKel

HecKel The WORM

Esse programa é util para ele visualizar o grafo..., mas não lhe resolve o problema...

Uma sugestão, uma pesquisa por grafos és capaz de econtrar coisas esquisitas..., tipo grafos hamiltonianos..., grafos eularianos..., digrafos..., and so on..., no entanto tudo isso é capaz de te ajudar e em algumas dessas matérias vais encontrar dicas porreiras para percorreres um grafo.

Vou ver se vejo os meus apontamentos de Matemática Discreta (cadeira que tive na faculdade) em que estudámos grafos, e salvo erro vimos mesmo isso do caminho mais curto, no entanto tenho os apontamentos a 70kms..., vais ter de esperar pelo fds... :(

abraços, HecKel

4. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

supostamente ele já resolveu o problema do caminho mais curto (já agora, a melhor forma de o fazer seria com o algoritmo de Dijsktra).
    eu nunca utilizei interfaces gráfica em java, mas pressuponho que tendo uma imagem em png seja fácil de a mostrar no ecrã. se eu estiver correcto então é só gerar um ficheiro .dot com a representação do grafo em graphviz converter para png e mosrar no ecrã.

5. Hipnoted

Hipnoted Power Member

Eu também já tive de fazer esse trabalho, mas não tive de representar o grafo.

Mas a biblioteca que me aconselharam para o representar é o jgraph (www.jgraph.com)

Fica bem e boa sorte...

6. HecKel

HecKel The WORM

@Rui_Carlos, yep, sorry :( Não tinha lido bem..., sendo assim não sei mesmo ajudar :(

abraços, HecKel

7. Eu tb tenho um trabalho para fazer em java, que consiste na mesma coisa, grafos, menor caminho...blablabla!!! E tenho de fazer um metodo recursivo para encontar o menor caminho entre dois pontos...Já li por ai que há que tenha isso feito...dava jeito!!!Obrigado

8. prosaQue

prosaQue Power Member

Nao podes postar o codigo do que ja fizeste ? e que tambem estava a tentar fazer esse trabalho, mas tou com algumas dificuldades.

cumprimentos

Partilhar esta Página