Desenvolver portal (de raiz ou CMS)

ThinkBrunus

Power Member
Olá a todos!

Foi-me atribuída nova tarefa no meu trabalho, consiste em desenvolver funcionalidade num portal com vista à optimização de processos, ou seja, acabar com o papel!

Estava a trabalhar num CMS, o memht mas surgiram algumas incompatibilidades que me dificultaram a vida. Estive a testar alternativas CMS (Joomla, modx e Jaws), mas não está a ser fácil tomar uma decisão...também coloquei como hipótese desenvolver uma aplicação de raiz.
Na verdade estou mais inclinado para desenvolver uma aplicação de raiz, tornando este num portal funcional, intuitivo de fácil interacção com o utilizador, e as minhas dúvidas são:
- quais as hipóteses de criar sistema de autenticação englobando permissões a determinadas àreas do portal, ou seja, criação de determindadas secções onde determinado utilizador terá permissões de acesso e administração.
- nestas secções, armazenar informação em suporte digital, em maioria ficheiros pdf.

Talvez o aspecto negativo de criar um portal de raiz é que só quem tenha algum conhecimento de programação é que possa desenvolver ou modificar alguma coisa, enquanto com CMS é mais simples...acho eu! (posso estar enganado)

Desde já agradeço as vossas opiniões!
Obrigado!
 
Olá a todos!

Foi-me atribuída nova tarefa no meu trabalho, consiste em desenvolver funcionalidade num portal com vista à optimização de processos, ou seja, acabar com o papel!

Estava a trabalhar num CMS, o memht mas surgiram algumas incompatibilidades que me dificultaram a vida. Estive a testar alternativas CMS (Joomla, modx e Jaws), mas não está a ser fácil tomar uma decisão...também coloquei como hipótese desenvolver uma aplicação de raiz.
Na verdade estou mais inclinado para desenvolver uma aplicação de raiz, tornando este num portal funcional, intuitivo de fácil interacção com o utilizador, e as minhas dúvidas são:
- quais as hipóteses de criar sistema de autenticação englobando permissões a determinadas àreas do portal, ou seja, criação de determindadas secções onde determinado utilizador terá permissões de acesso e administração.
- nestas secções, armazenar informação em suporte digital, em maioria ficheiros pdf.

Talvez o aspecto negativo de criar um portal de raiz é que só quem tenha algum conhecimento de programação é que possa desenvolver ou modificar alguma coisa, enquanto com CMS é mais simples...acho eu! (posso estar enganado)

Desde já agradeço as vossas opiniões!
Obrigado!

Tenho pouco experiência na área mas usando um CMS existente vai dar muito menos trabalho e com alguma personalização, plugins e código personalizado o resultado final é normalmente satisfatório. Já agora junto mais um famoso CMS à discussão... o Drupal ;)


Quanto às questões no caso de fazer de raiz... a primeira de autenticação basta codificar correctamente prevendo que os utilizadores além de username e password tenham também nivel de acesso e depois desenvolver o sistema todo de forma a verificar as permissões em cada página (mas é possível que haja alguma forma mais simples/segura/eficaz).

A segunda não utilizando um CMS ter-se-á que também desenvolver de raiz mas isso nunca fiz nada parecido.
 
Pela última razão que referiste também concordo optares por um CMS, mas por outro lado se criasses um portal de raíz iria ser mais simples geri-lo, mas terias de ter em mente a questão da segurança. Portanto um CMS seria uma melhor opção. (penso eu)
 
eu andei de volta da mesma questão para criação de uma aplicação interna aqui na empresa.

acabei por optar por fazer tudo de raiz, sempre é mais personalizavel, e digamos que eu comecei do "ZERO" em PHP, foi tudo atraves de tutoriais e ajudas que fui encontrando pela net ;)
 
A conclusão que chego dadas as circunstâncias, é desenvolver algo de raiz!
Requer alguma pesquisa e estudo, e no fundo sempre dá para aprofundar os conhecimentos.

Obrigado!
 
Back
Topo