1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Desenvolver programa...

Discussão em 'Programação' iniciada por Ayin, 17 de Julho de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 1177)

1. Ayin

Ayin Power Member

Olá pessoal,

estava a tentar fazer um programa neste verão, para praticar e por e prova os meus conhecimentos de programação.

O programa seria algo um gestor de produtos de uma empresa, ou seja, a quantidade de produtos importados, vendidos, transaccoes... etc

No entanto tenho uma limitação, só conheço as linguagens C, C++ e Java, e umas que não interessam.

Para desenvolver esta aplicação preciso de guardar os dados para uso e consulta futura.

Estava a pensar usar a serialização do Java, e não conheço nenhuma outra alternativa usando o C ou C++.

Acham que deve-se desenvolver em Java ou numa linguagem?

Dicas? Conselhos? Críticas?

Tudo bem-vindo!:P

Agradeço a todos.
    Ayin

2. Ruanes

Ruanes Power Member

Talvez Sql, não sei?

Ou entao faz como eu que tambem nao percebo muito de sql e guardo tudo em ficheiros .txt ou binarios

3. Jekkaman

Jekkaman Power Member

Independentemente da linguagem usa mysql ou sql.
    Depois de apanhares o jeito e sempre a andar.

4. Ayin

Ayin Power Member

Como guardo informação dos mapas/listas/arrays em binários?

SQL?

Mas... como é que se usa isso?

Como é que isso interage com C, por exemplo?

Última edição pelo moderador: 17 de Julho de 2008
  5. cyberXXX

cyberXXX Power Member

Sempre podes fazer uma plataforma online para isso...

Usa phpmysql... Se já tens bases em c++ o php não vai ser dificil de aprender

Com uns simples tutorials da net o php fica canja XD

6. Mavors

Mavors Power Member

Depende de como queres fazer isso, se web-based ou em forms.

Independentemente disso precisas de uma base de dados, e a escolha free recai para mySql. Depois, se quiseres fazer wm forms usa o Visual Studio 2008 e desenvolves em C# em cima de fwork .Net. Mas se quiseres ir para a Web tens algumas hipoteses ou fazes com PHP, ou metes um Apache+Tomcat e desenvolves em Java com JSP's, por exemplo.

Agora é uma questão do que é que queres fazer e com aquilo que tu achas que te identificas mais em termos de programação.

7. Ayin

Ayin Power Member

Xiiii....

Não sei nada de PHP, Apache, Tomcat nem a ligação c# com framework .NET x-S....

Podem me recomendar tutorials para a essa ligação c# .NET?

Quero é uma aplicação simples para ser usada em windows para guardar info. sobre preços e quantidades de produtos, e tenho de gravar isso em ficheiros...

Agoram dizem SQL... e fico confuso, pois não o conheço.... ( mas agradeço mesmo a vossa opinião)

Estava a pensar gravar info com fopen, fwrite... ou usar a serialização do JAVA...

Estou a ser muito chato?

8. _freelancer_

_freelancer_ Power Member

Usa Ruby on Rails e nem tens trabalho praticamente nenhum, só tens de ir fazendo scaffolding das entidades e fica pronto :winknu:

Ok, agora a falar a sério. Se não percebes nada de bases de dados nem de SQL, então se calhar não é boa ideia usar essas tecnologias.

Dizes que queres por à prova os teus conhecimentos de programação, então se calhar é melhor dar passos pequenos e quando dominares verdadeiramente as linguagens de programação, dás então o salto para bases de dados e afins.

Eu se fosse a ti, utilizaria a serialização em Java. O problema do Java é que para fazeres algo com pés e cabeça, requer um muito bom conhecimento de programação orientada a objectos e de saber como modelar o teu problema com classes.

Só a título de exemplo:

Imagina que queres ter Facturas onde cada factura tem um cliente e artigos. Logo aqui podias fazer 3 classes: Factura, Cliente e Artigo.

Só que depois, o teu sistema vai armazenar várias facturas. Então se calhar não seria pior ter uma classe "Sistema" onde terias uma LinkedList de Factura (que por sua vez tem Cliente e Artigo(s) lá dentro).

Qual é o objectivo? Centralizar TODA a informação que a tua aplicação tem de guardar, numa só classe (Sistema) de forma a que quando queres guardar dados de forma persistente, basta serializar o Sistema e guardar num ficheiro binário.

Quando quiseres carregar de volta, des-serializas do ficheiro para uma instância do Sistema et voilà, tens tudo de volta ao normal :)

9. Ayin

Ayin Power Member

Hehe... confesso que não percebi nada da 1ª dica...

Sobre a serialização do Java, sei como isso funciona, ao menos já soube ^^.

Então vou desenvolver em java, mas o ambiente gráfico?

Uso printlns?

10. _freelancer_

_freelancer_ Power Member

Se quiseres algo com uma GUI então usa o Netbeans e faz uma aplicação Swing. É muito simples, basta arrastar componentes para os teus forms e fica feito.

Se preferires fazer em CLI (modo de texto), então mesmo o Eclipse te serve e aí usas os println()s.

11. djthyrax

djthyrax Power Member

Partilhar esta Página