Desenvolver programas para Windows Mobile 6

Viva!

Basicamente, windows forms são a base de qualquer aplicação que seja desenvolvida para um dispositivo móvel, cujo sistema de operação é Windows Mobile. A tua aplicação irá conter mais do que um windows form que servirá de container para os elementos que irão "construir" os diversos formulários através dos quais o utilizador insere os dados que pretende armazenar.

Cumps!
:D
 
Hm.. alguém que não sabe o que são windows forms, confunde servidor bd com servidor web e não se dá bem com java embora queira fazer uma aplicação em C#. Sinceramente, acho que antes de andares às cegas, deves estudar mais os conceitos base de programação..
 
Hm.. alguém que não sabe o que são windows forms, confunde servidor bd com servidor web e não se dá bem com java embora queira fazer uma aplicação em C#. Sinceramente, acho que antes de andares às cegas, deves estudar mais os conceitos base de programação..

1º - Eu não disse que queria fazer uma aplicação em C#. Pondero fazê-lo, o que é completamente diferente, tanto que se tivesses atenção às minhas perguntas iniciais, verias que foi precisamente por causa disso que eu criei esta thread, para procurar a vossa opinião face à minha "ignorância" perante o assunto em questão.

2º - "Servidor bd" como lhe chamas, servidor Web, já usei ambos várias e com eficácia. Lamento se me expliquei mal, e que devido a esse facto faças (erradamente) juízos errados.

Penso que deste o inicio frisei que os meus conhecimentos de C# = 0, daí vir tentar perceber (entre outras coisas) se a sua curva de aprendizagem para uma aplicação em WM se seria morosa ;)
 
A questão não é tanto se sabes C# ou não. Acho mais preocupante não saberes o que é um Windows Form que é a base para aplicações .Net.

Antes de te meteres pelos PDAs, saca o Visual C# Express e tenta fazer umas aplicações para ver se te dás com aquilo. Só depois disso fará sentido tentares outros voos.
 
A questão não é tanto se sabes C# ou não. Acho mais preocupante não saberes o que é um Windows Form que é a base para aplicações .Net.

Antes de te meteres pelos PDAs, saca o Visual C# Express e tenta fazer umas aplicações para ver se te dás com aquilo. Só depois disso fará sentido tentares outros voos.

Como é que eu haveria de saber o que é um Windows Form se nunca usei C# nem .NET ?
 
Como é que eu haveria de saber o que é um Windows Form se nunca usei C# nem .NET ?

O que queremos dizer é que estás-te a meter em algo demasiado complexo. Se não conheces as bases, não podes esperar fazer um programa para PDAs.

Podias não saber C# mas conhecer a Framework .Net. Disseste isto:

Ora vejamos, isso conseguiria fazer em ambiente Windows ou Linux, num piscar de olhos (em C, Java, C++(...)
Logo, partimos do pressuposto que pelo menos sabias algo de .Net, especialmente quando dizes que fazias num piscar de olhos. E não deixo de ter alguma curiosidade para saber como farias uma aplicação dessas num piscar em olhos em C.

Seria giro, ainda por cima quando uns posts depois dizes que não te dás bem com Java. Então como é? Fazes num piscar de olhos em Java mas não te dás bem com ela?

Fizeste uma entrada à Rambo, depois olha...
 
Última edição:
O que queremos dizer é que estás-te a meter em algo demasiado complexo. Se não conheces as bases, não podes esperar fazer um programa para PDAs.

Logo, partimos do pressuposto que pelo menos sabias algo de .Net, especialmente quando dizes que fazias num piscar de olhos. E não deixo de ter alguma curiosidade para saber como farias uma aplicação dessas num piscar em olhos em C.

Seria giro, ainda por cima quando uns posts depois dizes que não te dás bem com Java. Então como é? Fazes num piscar de olhos em Java mas não te dás bem com ela?

Fizeste uma entrada à Rambo, depois olha...

Se fosse para fazer uma aplicação dessas para Windows x86, faria em Java obviamente. Até porquê eu dizer que não me dou bem com Java, não quer dizer que não saiba utilizar. Simplemente não gosto, e friso, não gosto da linguagem. Daí tentar descobrir através das vossas opiniões se teria "mesmo de ser". É uma questão de gosto pessoal, e não de aptidão técnica.

Só isso.
 
Gosto pessoal na programação? Sinceramente não percebo. Se eu não gosto de uma linguagem invisto noutra. Não gosto de C#, programo em VB que para mim tem vantagens em relação ao C#, simplesmente não é l33t (e estou-me bem a lixar para esse tipo de elitismos).

Não gostas de Java, mas é a linguagem em que sabes programar? Então aprende rapidamente outra que te satisfaça. O meu conselho é, começares por aprender a framework .Net (antes sequer de tocares em código), e fazeres umas aplicações nela (com a linguagem que preferires).

Partires para Windows Mobile sem saberes o que é um Windows Form é que não pode ser.
 
Gosto pessoal na programação? Sinceramente não percebo. Se eu não gosto de uma linguagem invisto noutra. Não gosto de C#, programo em VB que para mim tem vantagens em relação ao C#, simplesmente não é l33t (e estou-me bem a lixar para esse tipo de elitismos).

Não gostas de Java, mas é a linguagem em que sabes programar? Então aprende rapidamente outra que te satisfaça. O meu conselho é, começares por aprender a framework .Net (antes sequer de tocares em código), e fazeres umas aplicações nela (com a linguagem que preferires).

Partires para Windows Mobile sem saberes o que é um Windows Form é que não pode ser.
Assim no espírito da discussão, que vantagens vês no VB em relação ao C#? Confesso que não sou muito conhecedor de VB, mas do que tive (*tive*, literalmente) de fazer em VB (e VBA, já agora), achei aquilo um bocado... "horrível" :sad:
 
Assim no espírito da discussão, que vantagens vês no VB em relação ao C#? Confesso que não sou muito conhecedor de VB, mas do que tive (*tive*, literalmente) de fazer em VB (e VBA, já agora), achei aquilo um bocado... "horrível" :sad:

As vantagens ou desvantagens são ténues já que as linguagens lidam com as mesmas bibliotecas.
Eu gosto de poder usar parametros opcionais, e em termos de ler o código prefiro a sintaxe do VB às chavetas do C#.

Mas isso do "horrivel" é uma questão de habito. As linguagens fazem exactamente o mesmo.

PS: Estou a falar de VB.Net, não VB 6.0 ou VBA que são bem diferentes.
 
Tenham calma com o jovem!
tiagomachado, acho que deves desenvolver a tua aplicação para pda em C#. Mas aviso-te que as semelhanças com Java são bastantes. Se já tens experiência com Java, mesmo não gostando, então instala o Visual Studio e começa a brincar com aplicações para pda. Começa com coisas simples, nada de bds no ínicio. É o melhor para te ambientares à linguagem e IDE.

Eu quando fiz a minha primeira aplicação para pda, nunca tinha visto uma linha de código C#. Foi díficil? Nada mesmo! É claro que os conhecimentos de Java ajudaram bastante mas se fores procurando na net, cada vez que tens uma dúvida, vais aprendendo muito. Para te dar um exemplo, também não sabia o que era um windows form e passado um minuto de começar a brincar no VS descobri :P Por isso não tenhas receio e avança com isso.

Mais tarde, quando já estiveres mais à vontade, então começa a utilizar bases de dados na tua aplicação. Já tens aqui boas dicas sobre o assunto.
Na minha opinião, o mais indicado seria existir uma bd remota com toda a informação (clientes, produtos, stocks, etc.). Desta forma podias ter vários pdas (caso necessário) e até pcs a acederem a esta.

Boa sorte com isso e já sabes que o ppl ajuda smp! Mesmo que às vezes mandem umas boquinhas :D
 
Tenham calma com o jovem!
tiagomachado, acho que deves desenvolver a tua aplicação para pda em C#. Mas aviso-te que as semelhanças com Java são bastantes. Se já tens experiência com Java, mesmo não gostando, então instala o Visual Studio e começa a brincar com aplicações para pda. Começa com coisas simples, nada de bds no ínicio. É o melhor para te ambientares à linguagem e IDE.

Eu quando fiz a minha primeira aplicação para pda, nunca tinha visto uma linha de código C#. Foi díficil? Nada mesmo! É claro que os conhecimentos de Java ajudaram bastante mas se fores procurando na net, cada vez que tens uma dúvida, vais aprendendo muito. Para te dar um exemplo, também não sabia o que era um windows form e passado um minuto de começar a brincar no VS descobri :P Por isso não tenhas receio e avança com isso.

Mais tarde, quando já estiveres mais à vontade, então começa a utilizar bases de dados na tua aplicação. Já tens aqui boas dicas sobre o assunto.
Na minha opinião, o mais indicado seria existir uma bd remota com toda a informação (clientes, produtos, stocks, etc.). Desta forma podias ter vários pdas (caso necessário) e até pcs a acederem a esta.

Boa sorte com isso e já sabes que o ppl ajuda smp! Mesmo que às vezes mandem umas boquinhas :D

lol eu sei sei eu sei :)

Já ando a estudar uns conceitos teóricos e depois vou partir para o Visual Studio. Quando tiver duvidas eu venho aqui :P
 
Na minha opinião, o mais indicado seria existir uma bd remota com toda a informação (clientes, produtos, stocks, etc.). Desta forma podias ter vários pdas (caso necessário) e até pcs a acederem a esta.
Ou então fazes como eu fiz na minha, e poes o SQL Mobile do PDA a sincronizar com um SQL 2005 servidor. Ficas com a distribuição de dados assegurada, e os PDAs continuam a funcionar offline.

Tem também a vantagem das subscrições, ou seja, o PDA só recebe a informação que lhe diz respeito.
 
um concelho tem calma!
Muito deste pessoal está a atirar pedras de mais para o ar!
Que eu saiba eles também passaram por isso, ninguem nasceu ensinado!
Não saberes nada de C# é normal começa como já te disseram pelo básico, depois sim pensas em avançar mais para a frente que foi o que eu fiz como quando eu tive a aprender php.


Agora ao resto da malta deixem de fazer esses comêntários sem lógica nenhuma e tentem é ajudar o rapaz!
Parem com o :offtopic:!

tens aqui um link onde te pode ajudar a aprender:
http://social.msdn.microsoft.com/fo.../thread/49a0e94f-2f0b-4fcc-91d7-1fb64980c196/

Fica bem!
Abraços ;)
 
Back
Topo