Desenvolvimento de aplicações para telemóvel

WinAce_Boy

Power Member
Boas,

Descobri que é possivel o desemvolvimento de aplicações para o telemóvel na linguagem java(entre muitas outras), isso despertou-me o interesse numa aplicação em concreto que consiste em utilizar o telemóvel como um comando de televisao permitindo controlar a tv pelo telemóvel por infra-vermelhos.

Agradecia imenso a quem souber de algum programa para desenvolvimento de aplicações para telemovel e até se ja ouviu falar da dita aplicação para controlar a tv.

O meu telemóvel só suporta java, ele é um Samsung ZV10. Gostava de saber também qual é a extensao das aplicações para telemóvel.

Obrigado pela atenção, desde já agradecido ;)
 
Duvido muito que o java te permita ter acesso aos infravermelhos... primeiro porque o java tinha de vir já com bibliotecas para isso e segundo o sistema operativo tinha de ter rotinas de acesso aos infravermelhos. (Que o mais certo é não ter, ou estarem bloqueadas por razões de segurança)
 
isso depois eu aprofundo mais para a frente ;)
se souberes de algum programa para desenvolver aplicações pa telm e de preferencia nao pagante

Abraços
 
Então basicamente o que queres é um IDE certo?
Se usares o Netbeans podes desenvolver aplicações MIDP2 e até tem alguns exemplos...

Penso ser isto que queres para começar...

Cumps
 
ok ja instalei e ja tive a experimenta-lo mas depois de estar um projecto criado qual o ficheiro que devo passar para o meu telemovel(samsung zv10) para executar a aplicação? é o .jar? as aplicações desenvolvidas neste ide sao compativeis com todos os telemoveis?

Abraços e obrigado pela atenção
 
ok ja instalei e ja tive a experimenta-lo mas depois de estar um projecto criado qual o ficheiro que devo passar para o meu telemovel(samsung zv10) para executar a aplicação? é o .jar? as aplicações desenvolvidas neste ide sao compativeis com todos os telemoveis?

Abraços e obrigado pela atenção

são compativeis com os telemóveis que tenham a maquina virtual de java
 
ok já testei o .jar no meu telemovel samsung zv10 e ele não reconhece o tipo de ficheiro, diz que não é suportado.. e agora?
Abraços
 
nao é necessario instalar outro programa para correr o .jar mas mesmo assim existem outro tipos de ficheiros para telemovel como o .sis.
ainda tens varios tipos de . jar e .sis possivelmente é por isso que o teu movel não o reconhece
se quizeres esperar mais algum tempo, eu começo a aprender java la para dezembro
xd
 
em relação ao java aceder aos infravermelhos é bem possivel mas tens de saber exactamente os comandos certo para o telemovel algo deste genero ($play-> play mas so trabalha so sony ericsson) outros telemoveis tem outros comandos
 
Tenho que instalar alguma coisa no meu telemóvel para funcionar?

Existem alguns telemoveis que precisam de um ficheiro .jad e um .jar para instalar a aplicação
(era o caso do meu antigo motorola v550).

para criares o ficheiro .jad podes usar o jadmaker ou o jadgen

já uso o netbeans há cerca de 8 meses, mas ainda não experimentei desenvolver apps para telemovel..

amanha vou testar e digo se tive sucesso ou não
EDIT: o java cria automaticamente o .jar e o .jad, por isso nao irás precisar desses progs

cumprimentos
 
Última edição:
Olá,

O Netbeans já cria o ficheiros *.jar e *.jad.
O ficheiro jad apenas contem informações sobre a aplicação, é um ficheiro de texto normal,
o ficheiro jar é a aplicação compilada.

Quanto a correres isso num telemóvel, a forma mais fácil é copiar o jar e o jad para um cartão de memória e depois instalar o jar no télemovel.
...mas os telemóveis Samnsung entre outros, vêm limitados para não instalar jars da memória, mas apenas se fizeres download deles via Internet (para evitar copias ilegais).

Finalmente, os Nokias e SE permitem instalação via memória.
 
agora fiquei desiludido com o meu próprio telemóvel :( lol
obrigado a todos, voltarei a testar a aplicação quando tiver um telm novo :P e voltarei a postar se tiver alguma dúvida no que toca a instalar a aplicação.

Abraços e obrigado pela atenção :)
 
agora fiquei desiludido com o meu próprio telemóvel :( lol
obrigado a todos, voltarei a testar a aplicação quando tiver um telm novo :P e voltarei a postar se tiver alguma dúvida no que toca a instalar a aplicação.

Abraços e obrigado pela atenção :)

Não precisas de ficar desiludido com o telemóvel ;)
Tens várias alterantivas para testares as tuas aplicações MIDP.
O Netbeans tem um emulador de telefone, que corre as aplicações, ou então podes sempre colocar a tua aplicação num servidor http e fazes download e instalas normalmente...ou então faz uma pesquisa no google que existem alguns hacks que podem funcionar no teu modelo. http://www.google.com/search?hl=en&safe=off&q=samsung+install+java+usb&btnG=Search
 
Back
Topo