Bem, o ponto forte já o nome indica: é software à medida, portanto o cliente qd inclina para uma solução à medida, e não uma solução comercial standard ou mesmo parametrizável já sabe que está a pagar um produto poderá ser (será qse de certeza) substancialmente mais caro e com um tempo de desenvolvimento superior mas que vai ao encontro de todas as suas necessidades.
Um software à medida é sp um pau de dois bicos quando não é feita uma boa venda. Vender um software à medida a preço fechado e com uma análise que não seja objectiva é o mesmo que mandar vários tiros nos pés.
Eu sou adepto de que se opte por uma solução modular a preço fechado com adicionais. Ou seja uma analise objectiva para as funcionalidades principais, com uma bolsa de horas que pode ser ou não utilizada e que depois dê origem ao pagamento de módulos adicionais (preço fechado por módulo).
Depois existe a opção B: o cliente paga uma fee mensal e tem uma equipa de desenvolvimento a trabalhar sobre a solução a tempo inteiro.
Cada uma delas pode ser mais vantajosa dependendo do tipo de projecto a apresentar.
Mas em relação ao que perguntaste. pontos positivos para o cliente:
- interacção dos key users no produto final.
- criação uma solução que vai totalmente de encontro às suas necessidades.
- cliente identifica-se com aplicação.
- cliente tem uma aplicação que não tem mais do que pede, nem lhe faltam funcionalidades principais pq é ele juntamente com a equipa de projecto que definem o que vai ser feito.
Ponto negativos:
- é uma solução que demora o seu tempo a ser desenvolvida.
- tem grandes custos.
- existe mais probabilidade de haver derrapagens de custo e tempo, principalmente qd tem por origem uma análise mal feita.