Desenvolvimento de SW por medida

[Python]

Power Member
Ora vamos lá meter aqui um tópico de discussão :009:

Quais são na vossa opinião os pontos fortes (que podemos fazer valer na altura da venda) no que diz respeito a software desenvolvido por medida ?!

E quais são os pontos menos positivos (e já agora qual a "maneira" de os passar a pontos positivos de modo a fazer com que o potencial cliente nos compre a "solução" ?!

Fiquem bem
 
Bem, o ponto forte já o nome indica: é software à medida, portanto o cliente qd inclina para uma solução à medida, e não uma solução comercial standard ou mesmo parametrizável já sabe que está a pagar um produto poderá ser (será qse de certeza) substancialmente mais caro e com um tempo de desenvolvimento superior mas que vai ao encontro de todas as suas necessidades.

Um software à medida é sp um pau de dois bicos quando não é feita uma boa venda. Vender um software à medida a preço fechado e com uma análise que não seja objectiva é o mesmo que mandar vários tiros nos pés.

Eu sou adepto de que se opte por uma solução modular a preço fechado com adicionais. Ou seja uma analise objectiva para as funcionalidades principais, com uma bolsa de horas que pode ser ou não utilizada e que depois dê origem ao pagamento de módulos adicionais (preço fechado por módulo).

Depois existe a opção B: o cliente paga uma fee mensal e tem uma equipa de desenvolvimento a trabalhar sobre a solução a tempo inteiro.

Cada uma delas pode ser mais vantajosa dependendo do tipo de projecto a apresentar.

Mas em relação ao que perguntaste. pontos positivos para o cliente:
- interacção dos key users no produto final.
- criação uma solução que vai totalmente de encontro às suas necessidades.
- cliente identifica-se com aplicação.
- cliente tem uma aplicação que não tem mais do que pede, nem lhe faltam funcionalidades principais pq é ele juntamente com a equipa de projecto que definem o que vai ser feito.

Ponto negativos:
- é uma solução que demora o seu tempo a ser desenvolvida.
- tem grandes custos.
- existe mais probabilidade de haver derrapagens de custo e tempo, principalmente qd tem por origem uma análise mal feita.
 
Seja qual for a solução que escolheres, apenas te posso dar uma opinião com base na minha experiência profissional: orienta a tua filosofia/métodos de trabalho para dares o projecto como fechado o mais cedo possível senão vais cair num ciclo de vontades do cliente.
A partir do momento em que o projecto está dado como concluído tens um maior poder sobre o cliente e ficas com uma vida muito mais folgada :D
 
Back
Topo