Desenvolvimento de um JOGO

Status
Fechado a novas mensagens.
Bom dia pessoal, não sei como é q estão as coisas nesta ideia, mas gostaria de ajudar, no que toca a experiência, em programação não sei nada, o que posso mesmo fazer é criar niveis, durante dois anos fiz mapas para o jogo SWAT3 com o Worldcraft (agora Hammer) e uns runs com o mesmo programa para o Half-Life. Deêm-me um motor gráfico e uma plataforma para construir os niveis e talvez possa ajudar.

Cumprimentos
 
contem kmg!!

n sei kuase nada de programação apenas algumas bases em VB, tou a programar um PacMan em VB, se poder ajudar-vos era porreiro :).
 
Olá!,

Já estou a ver que o pessoal se desinteressou profundamente. É pena, pois eu até li a thread até ao fim. Bem, a intenção foi boa!

Puf.
 
Heyaz, inscrevi-me no forúm e o foi a primeira e única thread que li (hoje) e a que mais me interessou, acho muito fixe essa ideia de fazer um jogo, eu ando a aprender C (sozinho) se puder ajudar em alguma coisa :)

BTW para que quer aprender C eu tenho aqui um livro que saquei da net (duma dessas redes maradas de IRC) completo sobre C, caso queiram que vos envie /query TeCh na rede da PTnet (irc.ptnet.org) e falem comigo :)

Espero que avancem com a ideia (se avançarem irei aplicar-me mais nas minhas leituras :D )

Peace
 
Engraçado, esta thread tem 2 anos e desde essa altura que é só pessoal a oferecer-se... tanta gente, não estou a ver como vamos pagar o ordenado a tanto pessoal!! :D
 
Sinceramente 2 ans para combinarem um jogo e nd :rolleyes: Mas pronto... Tal como muitos dos users que se voluntariaram, tb eu tenho curiosidade em programar jogos... Não digo para entrar a fundo nessa vossa ideia pois programação deste lado só mesmo C++, mas como vocês não se decidem prefiro fazer um jogo a meu tempo e a meu gosto... Para tal (e a razão deste meu post) é a solicitação de ferramentas (vulgo software) necessárias para me iniciar nisto... O meu problema é mesmo fazer a raiz do jogo, poix não sei por onde começar :sad: Se alguém me quizer dar umas luzes o verão está aí à porta e eu com muito tempo pa trabalhar :)

Espero que digam algo e me ajudem... Thanks pela atenção :cool:
 
lol

eu tb ia dar o meu "contem comigo!", mas agora k vi k ja la vao 2 anos e so agora vi a thread...

bom, se kerem mesmo avançar com isto, entao ca vai:

acho k era interessante fazer um jogo com algum tipo de interface grafico, ja que parece ser o k mais estimula o ppl aki (no meu caso, era o k eu keria aprender mais). qto a vcs n sei, mas eu axo k este projecto era uma boa opurtunidade para expandir conhecimentos e ao mesmo tempo ajudar e dar opurtunidade aos outros de aprenderem tb.

qto ao jogo, ja k os meus conhecimentos graficos sao limitados, acho k klker coisa como um motor 3d a correr decentemente ja era uma grande vitoria, e acho k pra muitos aki tb. mas se kerem uma coisa a serio, entao a primeira ideia k m vem a cabeça e um shooter muito simples, mas acho k tanto a ideia do SOKOBAN como a do Andebol sao boas.

E para isto ir pra frente de uma vez por todas, o k eu acho bem e fazer um poll com as varias hipoteses ja aqui postas:

- SOKOBAN
- TRIVIAL
- ANDEBOL
- SHOOTER


outra coisa importante é definir quem vai participar ACTIVAMENTE (não k se ponha de parte os k nada percebem de programaçao, mas como ja disse ensina-los...) e definir klker tipo de hierarquia. Acho k o persuader, por exemplo, deve ter o merito de ser um dos cabeças, bem como o ppl k mais percebe do assunto (acho k n vi aki ng k percebesse MESMO... onde e k andam os cromos???). Eu sou bom em algoritmia, sei C e Pascal, e mais importante alguns conhecimentos de Assembly. para alem disso so o VB e pouco mais.

bem ja escrevi mto... digam (e façam...) coisas :joker:
 
Boas ppl,

Primeiro há que definir que tipo de jogo pretendem dentro das possibilidades e dificuldades que possam aparecer, fazer uma analise profunda que tipo de motores, 2º Storyboard, 3º modelos elaborados (aki eu posso ajudar, tanto eu como o Punkas : somos graduados em 3D).
 
Boas pessoal

Bem para já apresento-me:

Sou estudante Secundário do curso " Tecnológico de Informática ", agora estou a concluir o 12º, pois fikei com dos disciplinas para trás :( , como também estou a bulir...

Inscrevi-me há pouco tempo nestes fóruns com outros motivos, mas passei por este post e despertou-me o interesse, gostei bastante da ideia...

Podem contar comigo vou estar apartir de hoje participativo neste post, para ver se este " Projecto " toma algum rumo...

Digamos que estou completamente fresco em Visual Basic pois trabalhei este ano todo com este linguagem de programação, quanto ao resto basta decidirem a linguagem de programação que vão utilizar que eu tratarei de a estudar :cool: , percebo também de C, mas acho que é inútil pois trata-se de algo superior, mas é como os meus stor's diziam

" O que interessa é conhecer o basico o resto deriva tudo disso ( Claro há excepções) "

Bem mãos ao trabalho e que tal começar-mos por uma votação no tipo de jogo???
 
Última edição:
Eu não precebo nada de programação, como jogo RPG (mesa+pessoas vivas!!! não é computador :) ) numa base semanal, posso ajudar, se precisarem de ideias para a história, ou mesmo para outra coisa qualquer.

Se quiserem fazer uma pool, (ou várias), fassam neste forum.

Se houver realmente interesse neste projecto, e se aparecerem alguns interessados, eu posso sempre criar um forum dentro deste só para discutirmos isto.

Para já têm o meu apoio total... qualquer coisinha apitem :)
 
Decisão do jogo

Heyas pessoal, eu não percebo nada de programação, mas axo k ao pessoal falta coordenação nao? ja la vao mais de dois anos e ainda nem está nada decidido. Na minha opinião devia-se fazer tipo uma pool no forum, em que se punham vários tipos de jogos ja mencionados, e outros, depois cada um votava no tipo de jogo que queria e o tipo de jogo que tivesse mais votações seria aquele que se iria efectuar. Pelo menos ficava qualquer coisita definida. Quanto ao tipo de linguagem, também nao percebo nd, mas consoante o tipo de jogo, via-se que linguagem se usava, se calhar uma facil para os noob's tipo eu, percebessem ***** coisa. Depois, como ja foi referido, estruturavam-se grupos, os de cenarios, programadores, efeitos, etc. E avançava-se com isso, porque acho que é uma boa ideia, mas temos que começar por algum lado!! :001:
 
Pessoal eu tb tenho umas luzes de Pascal e C, mas onde costumo fazer algumas coisas é em VB,(pk é das linguagens em k é mais fácil obter-se um bom resultado, no meu ponto de vista), mas estava disposto aplicar algum tempo em gamedev. Já tive algumas ideais para alguns jogos k gostaria de fazer, mas sozinho é mt complicado e como vivo num sítio onde pouca gente se interessa por isso... é ainda mais complicado encontrar alguém k keira perder tp com isso.

Eu tenho uma pequena ideia para um jogo que poderia servir até como arranque para o gamedev desta equipa que possivelmente se formará aqui.
Será que ninguém estaria interessado em desenvolver mais um jogo de manager de futebol, assim do género do elifoot, sem mtas complicações como o CM4 mas tb não tão elementar como o elifoot?
Apenas com a 1ª Liga e com a 2ª Honra só para começar... eu só tive esta ideia pk fikei mm desiludido com o elifoot 2004 e visto que não sou o único, pensei k talvez mais alguém tivesse interessado nisto.
Também é verdade que o elifoot não precisa de ser mt complicado, cheio de gráficos, e blá blá blá para ser viciante, nas neste momento já estou farto pois a inovação foi kuase nula.

Eu já pensei faze-lo sozinho mas como disse antes... é difícil e nem me sinto com capacidades ou com conhecimento suficiente para tal !

Pensei k este jogo poderia ser desenvolvido em Flash embora eu tb não perceba mt de Flash!
Se tiverem interessados talvez possamos encontrar uma linguagem mais apropriada a este tipo de jogos!

Fica aqui a minha sugestão, talvez não seja das melhores mas neste momento é a que mais me atrai!

[]'s
 
Desculpem a pergunta de newbie... mas a maioria dos games (u.t., doom3, etc) são programados em que linguagem?


P.S. - Desculpem a ignorancia
 
O começo...

Pessoal que se ofereceu para dar ideias fazer a história etc...

Acho que podemos começar por aí, que tal pensarem no tipo de jogo, na maneira de jogar, etc... :o

Eu na minha opinião dava como ideia um jogo simples, mas no entanto complexo, ou seja, que levasse a diferentes maneiras de o jogar. Seria também interessante se fizesse-mos um jogo que podesse-mos estar sempre actualizar e a fazer update's, seria boa ideia a jogabilidade ser apartir de uma página... :rolleyes:

P.S. - É simplesmente uma ideia, e um emporrão!!! :004:
 
Á 2 anos atrás eu e uns colegas meus juntamente com o prof, desenvolvemos um jogo de plataforma (tipo Super Mario) em linguagem Div (Utilizando o Div Game Studio), o jogo fikou cerca de 90% concluído. Estavamos quase a terminar a parte do motor gráfico (corrigir os bugs). A parte gráfica já estava toda feita, só faltava mesmo corrigir os bugs.

No inicio do prejecto todos trabalhavam bem. Repartimos as tarefas tudo Ok. Criamos os graficos do jogo atravéz de imagens feitas no Corel Draw 10 (era a última versão na altura) e o motor gráfico etc do jogo foi feito com o Div Game Studio.

O jogo era em 2D, pois na altura só existia o Div Game Studio 2D no entanto deu uma trabalheira enorme! Na parte de testar os bugs quase toda a gente deixou de trabalhar e começaram a jogar para testar os bugs, o pior foi depois de detactar-mos os bugs (também existiam nos graficos, pois foram importados do Corel Draw e necessitavam de alguns retoques) bem quase toda a gente c@gou para os bugs e passavam a vida a jogar :puke:

Chegou a uma altura que era só eu e mais 2 colegas meus juntamente com o prof a trabalhar para o jogo e os restantes iam á aula só para jogar.

Fartei-me daquilo e deixei de aparecer á aula, pois não era obrigatória e até foi ideia nossa ter-mos aquela aula extra num horário combinado entre todos, pelo que toda a gente concordou e foi o que fizemos.

O projecto não durou mais 2 aulas (após a minha saída os outros 2 que trabalhavam nele também desistiram), porque andar a trabalhar 3 + prof. para um monte de malandros não dá!

Espero que pelo menos isso não aconteça com este vosso projecto de construir um jogo.

Tenho aqui o Div Game Studio 2D Original com o manual da linguagem. Seria óptimo para construir um jogo, já que trás uns 20 motores gráficos já programados e a partir deles podemos 'adaptar' ao jogo, mas secalhar só eu é que conheço a linguagem (para além de não conheçer a fundo, não mexo nela á 2 anos)... talvez seja melhor usar uma linguagem que a maioria conheça...

Se conseguirem arranjar o Div Game Studio 3D, isso sim, seria magnífico!

A coisa boa que o Div tem é a capacidade da linguagem! Os graficos são á nossa conta! (Quanto melhor arranjar-mos, melhores gráficos o jogo terá!) Até dá para importar uma imagem tirada com uma maquina digital!

O grande problema é a trabalheira que dá para criar as animações! Para fazer o boneco dar 1 passo tivemos de usar uns 15frames para a coisa ficar +- aceitável!

O motor é muito bom e rápido a compilar as imagens, mas dá imenso trabalho ajustar os graficos, tipo 'encaixar' o boneco num cenário!

Fica ao vosso critério!
 
Fiz o meu PT (Projecto Tecnologico) do meu curso tecnologico de gestão de sistemas informaticos a 2-3 anos atrás com o DIV e já nessa altura o DIV era um dinossauro... Tive boa nota porque o resto tambem fez jogos em pascal.. Penso que com o DIV não se vai a lado nenhum. Para criar um jogo com qualidade profissional sem no entanto recorrer a linguagem de programaçao tão complexas e dificeis como um c++ e não termos problemas de licenças aconselho o Darkbasic profissional (nota que nada tem a ver com o darkbasic normal pois este é quase a mesma coisa que o DIV).

Com o DBP podemos usar directx 9.1, Pixel & Vertex Shader, ragdolls, Bone based animations, Environment mapping , etc etc. Alem disso podemos criar os nossos proprios dlls em c++ se for caso disso ou até usar alguns já criados por outros users como por exemplo o newton DLL que é um physics engine bem abusado.

Alem disso é barato e não temos que pagar nada em royalties e/ou licenças bastando adquirir alguns programas baratos (ou até gratis) para fazer os mapas, animações, characters, som, etc. Pois se estiverem a pensar em fazer um jogo com um visual studio ou um 3d studio max dá jeito ser original pois com copias piratas é arriscar muito (e pagar 5000€ por um programa não é viavel #) )


A outra opção que vejo é usar um compilador gratuito de c++ e criar o motor de raiz. No entanto nesse caso alem de extremamente complicado (eu pelo menos não iria fazer nada mesmo..) mesmo que toda a gente soubesse o que fazer ia demorar MUITOOOOOOO tempo.. mas mm muito #)
 
Fallen disse:
Fiz o meu PT (Projecto Tecnologico) do meu curso tecnologico de gestão de sistemas informaticos a 2-3 anos atrás com o DIV e já nessa altura o DIV era um dinossauro... Tive boa nota porque o resto tambem fez jogos em pascal.. Penso que com o DIV não se vai a lado nenhum. Para criar um jogo com qualidade profissional sem no entanto recorrer a linguagem de programaçao tão complexas e dificeis como um c++ e não termos problemas de licenças aconselho o Darkbasic profissional (nota que nada tem a ver com o darkbasic normal pois este é quase a mesma coisa que o DIV).

Com o DBP podemos usar directx 9.1, Pixel & Vertex Shader, ragdolls, Bone based animations, Environment mapping , etc etc. Alem disso podemos criar os nossos proprios dlls em c++ se for caso disso ou até usar alguns já criados por outros users como por exemplo o newton DLL que é um physics engine bem abusado.

Alem disso é barato e não temos que pagar nada em royalties e/ou licenças bastando adquirir alguns programas baratos (ou até gratis) para fazer os mapas, animações, characters, som, etc. Pois se estiverem a pensar em fazer um jogo com um visual studio ou um 3d studio max dá jeito ser original pois com copias piratas é arriscar muito (e pagar 5000€ por um programa não é viavel #) )


A outra opção que vejo é usar um compilador gratuito de c++ e criar o motor de raiz. No entanto nesse caso alem de extremamente complicado (eu pelo menos não iria fazer nada mesmo..) mesmo que toda a gente soubesse o que fazer ia demorar MUITOOOOOOO tempo.. mas mm muito #)

Parece-me bem! Pelo menos o DIV era muito bom na altura (4 anos atrás)... :x2:

Como estou mesmo 'out' deste assunto desde esse tempo, não fazia ideia que existiam tais programas... daí pensar que 'adaptar' um motor no DIV fosse uma ideia melhor :rolleyes:

Ok, volto tudo atrás... acho essa ideia genial, usar o DarkBasic Profissional e uns engines 'open-source'! :)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo