1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Desenvolvimento mobile - Ajuda na escolha de plataforma

Discussão em 'Programação' iniciada por PedroFonseca17, 13 de Setembro de 2018. (Respostas: 5; Visualizações: 461)

1. Olá,
    Eu e um grupo de amigos queremos desenvolver um projecto sério que envolve o desenvolvimento de uma aplicação movel ( de preferencia para android e ios).

Com isto gostaria de perceber qual a plataforma que deveria escolher. Estive a ver comparações entre desenvolvimento nativo e aplicações como xamarin.android e xamarins.ios e fiquei com ideia que xamarin seria uma boa opção. No entanto gostaria de perceber se realmente vale a pena, pois não gostaria de cair no erro de começar a desenolver e a meio do projecto ter de refazer tudo..
    Li também que xamarin tem muitos bugs no entanto apenas encontrei artigos e post do reddit de alguns anos atrás. Isso é verdade? e se sim já foi melhorado?

E react native? Já ouvi falar bem também e sei que muitas aplicações de "topo" usam

Caso tenham sugestões e alternativas digam ! Gostaria mesmo de perceber qual é a minha melhor opção. e até conhecer outras alternativas que o mercado oferece.

ps: Vi também o xamarin.forms mas não me convenceu muito pela diferença de performance.

Última edição: 13 de Setembro de 2018
  2. Klauspt

Klauspt Power Member

boas, depende do que queres fazer com as aplicações, se quiseres que seja uma coisa mesmo a séria e mais a médio/longo prazo faz em nativo (android java e ios swift/objetive-c)

se queres uma coisa mais a nivel de "experiencia" e que tenha menos esforço e custo então aconselho-te hibrido.

Agora tens que ver que há diferenças entre nativo e hibrido.

se optares por nativo vais demorar muito mais tempo a desenvolver , porém tens imensas vantagens, como a fluidez, o uso de todos os sensores que existem no s.o e aparência .

O hibrido é máis rápido a desenvolver, basta fazer uma vez que dá para os 2 s.operativos, mas perde muito a nivel de fluidez e aparencia e nao usa os sensores todos.Não é preciso fazer atualização na store , é logo feito pela app.

Se quiseres avançar pelo hibrido recomendo o ionic, já desenvolvi é bestante acessivel e é bastante similar ao react native.

e claro o custo de colocares na google play store 25eur mas podes meter inumeras aplicações durante a tua vida toda e na ios que se nao me engano sao uns 50eur por ano.

Última edição: 13 de Setembro de 2018
  3. Obrigado pela resposta ! (e desculpa a demora)
    Estive a ver o react native e gostei muito de como funciona e de todos foi o que achei mais próximo do nativo.
    Acho que vou optar mesmo por isso

4. kronozord

kronozord Power Member

Se vais para React e cross-platform vê o ReactXP

5. Avidaeassim

Avidaeassim Suspenso

Ja sabes o que queres fazer em concreto? Já tens a arquitetura delineada? Primeiro isso e depois é que pensas qual framework vais usar.

6. Eu sou pró desenvolvimento nativo, mas acho que depende da complexidade da aplicação a desenvolver e da experiência de quem vai desenvolver. Se são principiantes, em nativo tens muito mais documentação e cursos em condições, mas se já têm know-how em javascript o React Native pode ser uma boa opção. Com react native corres sempre o risco de precisares de um componente complexo que não existe e empancares no desenvolvimento. Sugiro que delineies bem a arquitectura da app e do que precisas e que faças um levantamento dos componentes mais complexos. Caso tenhas funcionalidades nativas, tens sempre de abrir um branch para IOS e outro para Android, e teres algum conhecimento das linguagens nativas, por isso nunca é tudo ou nada.

Bom trabalho!

Partilhar esta Página