desfragamente, mas na realidade!

Estás a desfragmentar a partição do sistema que normalmente contém o ficheiro da memória virtual (MV) que se chama pagefile.sys, por isso aconselho-te a desligar a MV antes de corres o programa de desfragmentação que achares melhor/mais eficiente. É que esse ficheiro costuma ocupar algumas centenas de MB, que numa partição com esse nível de ocupação que tens, se fragmentam em muitas partes e com muita facilidade. E esse é um dos ficheiros que não pode ser desfragmentado por estar em uso pelo Windows. Por isso desligas, desfragmentas e voltas a ligar. Toma nota das configurações actuais antes de desligares para poderes ligar o ficheiro nas mesmas condições.

Por etapas:
  1. Desligas a memória virtual.
  2. Reinicias o computador.
  3. Depois de entrares no Windows desliga qualquer programa que tenha arrancado com o Windows. Não precisas deles para desfragmentar e passas a ter menos ficheiros em uso e que podem ser desfragmentados.
  4. Verifica o estado de fragmentação dos ficheiros (Analisar no Desfragmentador do Windows ou outra função equivalente noutro programa)
  5. Corre a desfragmentação.
  6. Verifica o estado de fragmentação novamente.
  7. Quando terminares, volta a ligar a MV.
  8. Reinicia o computador.
DICA: no teu lugar, fazia também a desfragmentação da partição dos dados e quando voltasse a ligar a MV mudava as configurações: colocava o ficheiro da MV nessa partição e dava um tamanho mínimo igual ao máximo. Assim o ficheiro de MV fica fixo em tamanho e na localização do disco deixando de ser susceptível à fragmentação. ;)


isso da memoria virtual, n sei mesmo fazer! podias me explicar tudo passo a passo? plz:)
 
Estás a desfragmentar a partição do sistema que normalmente contém o ficheiro da memória virtual (MV) que se chama pagefile.sys, por isso aconselho-te a desligar a MV antes de corres o programa de desfragmentação que achares melhor/mais eficiente. É que esse ficheiro costuma ocupar algumas centenas de MB, que numa partição com esse nível de ocupação que tens, se fragmentam em muitas partes e com muita facilidade. E esse é um dos ficheiros que não pode ser desfragmentado por estar em uso pelo Windows. Por isso desligas, desfragmentas e voltas a ligar. Toma nota das configurações actuais antes de desligares para poderes ligar o ficheiro nas mesmas condições.

Por etapas:
  1. Desligas a memória virtual.
  2. Reinicias o computador.
  3. Depois de entrares no Windows desliga qualquer programa que tenha arrancado com o Windows. Não precisas deles para desfragmentar e passas a ter menos ficheiros em uso e que podem ser desfragmentados.
  4. Verifica o estado de fragmentação dos ficheiros (Analisar no Desfragmentador do Windows ou outra função equivalente noutro programa)
  5. Corre a desfragmentação.
  6. Verifica o estado de fragmentação novamente.
  7. Quando terminares, volta a ligar a MV.
  8. Reinicia o computador.
DICA: no teu lugar, fazia também a desfragmentação da partição dos dados e quando voltasse a ligar a MV mudava as configurações: colocava o ficheiro da MV nessa partição e dava um tamanho mínimo igual ao máximo. Assim o ficheiro de MV fica fixo em tamanho e na localização do disco deixando de ser susceptível à fragmentação. ;)

Posso estar a dizer uma barbaridade brutal, mas tenho a sensação que o diskeeper (ou será o perfectdisk? ou mesmo os dois? whatever, um deles...) faz uma desfragmentação "off-line" (no arranque, tipo scandisk) e que serve para desfragmentar os ficheiros de sistema que estão normalmente em utilização. Claro que não tenho a certeza se optimiza mesmo esses ficheiros, mas acho que pelo menos dá para fazer a desfragmentação completa sem desligar a MV e com menos "reboot"s.

Cumps,
MPS
 
tas a falar do chkdsk? como se corre em modo exaustivo? so conheço escrevendo no run... e desta maneira demora cerca de 20seg.


depois do chkdsk corri o defrag, e de facto demorou um pouco mais... talvez 45seg.
 
Última edição:
para fazeres um "scandisk" :
meu computador
clicas com o botão direito do rato sobre disco c:
propriedades
ferramentas
verificação de erros
marcas as opcções de verificação de erros
ok
vai dizer-te que como o disco está a ser utilizado a verificação só será feita no próximo reboot.
reinicia e vais vê-lo a fazer a verificação e a correcção de eventuais erros do disco.
pode demorar algum tempo - nada como horas - mas não faças mais nada - não desliges ou reinicies - antes de o processo estar concluido!
 
Posso estar a dizer uma barbaridade brutal, mas tenho a sensação que o diskeeper (ou será o perfectdisk? ou mesmo os dois? whatever, um deles...) faz uma desfragmentação "off-line" (no arranque, tipo scandisk) e que serve para desfragmentar os ficheiros de sistema que estão normalmente em utilização. Claro que não tenho a certeza se optimiza mesmo esses ficheiros, mas acho que pelo menos dá para fazer a desfragmentação completa sem desligar a MV e com menos "reboot"s.

É o PerfectDisk da Raxco.
 
isso da memoria virtual, n sei mesmo fazer! podias me explicar tudo passo a passo? plz:)
No My Computer, fazes click direito, Properties, (abre uma janela)separador Advanced, secção Performance, botão Settings, (abre nova janela) separador Advanced, secção Virtual Memory, botão Change, (abre nova janela) é aqui!

Se conseguires utilizar uma aplicação que faça o que o mpsoares13 descreveu melhor ainda. Mas é importante desfragmentar a MV porque é um ficheiro constantemente acedido pelo sistema.

Uma coisa que não mencionei, mas que relembro é que é bom limpar o sistema primeiro antes de desfragmentar: cache do browser, ficheiros temporários, etc. Eu uso o Quick Clean (Programas\Accessories\System Tools) que já faz um trabalho decente. Depois corre-se o Scandisk e depois desfragmenta-se.
 
Back
Topo