Desfragmentação e SQL Server

t0m2k6

Membro
Boas pessoal,

Qual é a vossa opinião/experiência sobre desfragmentação num servidor a correr o SQL Server?
Pode-se fazer a desfragmentação no disco onde está a correr a BD?
Deve-me colocar offline a BD primeiro, e só dps correr a desfragmentação?

Isto pq estou a tentar melhorar os tempos de acesso à BD para leitura/gravação de dados que se tem vindo a detriorar.

cumps.
 
Boas!!

Não subestimes a necessidade de desfragmentar as partições NTFS pois elas costumam fragmentar-se com o uso constante.
Os melhores programas de desfragmentação para servidores têm diversas opções que podem justificar a sua aquisição (ao invés de tu utilizares somente o desfragmentador do próprio Windows):

- Agendamento de desfragmentação local e remota (algo muito útil para ser realizado no período de menos uso do servidor e estações);
- Desfragmentação simultânea de várias partições;
- Tipo de desfragmentação a ser efetuada dependendo do tipo de partição e dos dados ali contidos;
- Monitoramento da CPU: a desfragmentação é interrompida caso o servidor esteja usando muita CPU;
- Administração de desfragmentação nas estações da rede local;
- Desfragmentação automática quando atingir um nível de fragmentação pré-definido;
- Boot file defrag: desfragmentação do pagefile, registro e MFT quando houver necessidade de reiniciar o servidor (por qualquer motivo);
- Integração com Active Directory;
- Exclusão de pastas ou arquivos, que são ignorados na desfragmentação (vide item abaixo).

Partições contendo logs de acesso ao servidor costumam ficar muito fragmentadas: se a pasta aonde são armazenados os arquivos de log for a mesma pasta aonde estiver o sistema operacional, a demora na desfragmentação desta partição com certeza é devido à existência desses arquivos (que na prática não têm necessidade de serem desfragmentados).

Toma atenção que ao agendar uma desfragmentação, certifica que não há nenhuma rotina de backup (principalmente do SQL Server) agendada para um horário próximo: com isso você evita que um programa interfira o outro - fazendo com que ambos demorem muito mais para finalizarem as suas respectivas tarefas.

Para mim o melhor Software para desfragmentação: Diskeeper (A pagar, existe um trial de 30 dias)

Outro software também bom é o PageDefrag (Gratuito, é muito útil dado que mostra a taxa de fragmentação do pagefile, arquivos de Evento e dos hives do Registo).
 
Bom dia,

Obrigado pela rápida resposta.
O meu preferido é o Deskeeper, a minha questão era mesmo utilizalo num servidor.
Mas pela sua resposta e pelo que tenho encontrado nas minhas pesquisas ao que parece é mm recomendo fazer a desfragmentação num DB Server.
 
Back
Topo