Desfragmentar ou não desfragmentar?

Skinish

Power Member
Boas pessoal!

Gostava de saber a opinião de todos em relação a "Como manter um PC limpo".
-Desfragmentar ou não desfragmentar?
-CCleaner ou não?
-Advanced Systemcare ou não?
-Anti-virus ou nao?

Eu pessoalmente, deixei de usar todas as ferramentas de cima porque me parecia que "mostravam muito trabalho" quando na verdade pouco ou nada o faziam. Por exemplo, o anti-virus dizia sempre q bloquiava coisas quando o Windows defender também o faz mas silencioso no background.

O que mais intriga é o desfragmentador, porque não sei mesmo se o devo usar ou não. O resto parece-me desnessário...

Opiniões?
 
Tens de usar o desfragmentador de disco.
O ccleaner vai dar-te jeito se usas muito browser e internet.
O Anti-virus é preciso para evitar infecções via .exe, pen script e alguns navegação web , java script e malware que incida na entrada por script web.

Se não usares o Desfragmentador vais ter de formatar o computador mas freqentemente e ter mais lentidão.
Se não usares o ccleaner o browser vai ficar com muita coisa em cache que vai consumir recursos.
Se não usares o anti-virus e andares na web ou usares pens na máquina sujeitas-te a infecções só pelo simpls facto de por exemplo abrires uma página de internet algumas executam scripts e chamadas a serviços que instalam malware e nem notificado és.
 
Usa o revo uninstaller free para desinstalares programas, usa o ccleaner ou o glary para limpares o pc (o asc é demasiado lento) e não instales antivirus que eles só servem para incomodar e gastar recursos. Tenta evitar abrir aplicativos de sites duvidosos e piratas e sobretudo não abras executaveis sem terem um ficheiro de texto do criador a acompanhar. Se algum dia apanhares um virus, sacas uma versao de um antivirus free na net e portátil, metes numa pen, ligas o pc em modo de segurança e corres o antivirus.
 
O Windows desfragmenta o disco automaticamente no caso de teres um HDD e otimiza no caso de teres um SSD.
Já deixei de usar o CCleaner e o ASC há algum tempo, uso a Limpeza do disco que vem nativa no Windows e serve perfeitamente.
O antivírus que uso é o Windows Defender que também é nativo desde o Windows 8. ;)
 
Se tiveres um SSD, definitivamente não deves desfragmentar. E se não tiveres devias ter.

O seguinte usuário respondeu e bem à tua sugestão →

O Windows desfragmenta o disco automaticamente no caso de teres um HDD e otimiza no caso de teres um SSD.
Já deixei de usar o CCleaner e o ASC há algum tempo, uso a Limpeza do disco que vem nativa no Windows e serve perfeitamente.
O antivírus que uso é o Windows Defender que também é nativo desde o Windows 8. ;)

Antes chamavam-lhe desfragmentar agora optimizar.
As partições windows precisam de desfragmentação ScheduledDefrag e comando Trimm , tanto quanto eu sei pelo menos as antigas (NTFS | FAT) com o tipo de alocação de data em disco que o SO windows faz pelo menos era assim até no 8 .

"La optimización programada es necesaria y recomendable y deshabilitar la desfragmentación (podéis aprender cómo en este artículo) implica asumir el riesgo de errores el las operaciones del disco y posibles problemas a largo plazo. Es más que probable que cambies varias veces de equipo antes que una unidad SSD bien mantenida comience a degradarse."


http://www.muycomputer.com/2015/01/20/es-necesario-desfragmentar-las-unidades-ssd/

Sobre o ccleaner e a limpeza de disco a diferença está na purga de data uma faz de uma forma e outra de outra se eu fosse usava o ccleaner porque as ferramentas da casa fazem o que a casa quer e muito do trabalho é efeito placebo.
 
"As partições windows" , "antigas (NTFS ...)" ... Valha-me Deus.

Essa citação espanhola é de rir. Não desfragmentar implica assumir o risco de erros nas operações de um disco!? Porquê!?

Quanto às ferramentas da casa, se calhar estas é que conhecem a casa e sabem melhor o que deve e não deve ser varrido à força. O CCleaner e outras do género não fazem falta nenhuma a ninguém, são desaconselhadas pela Microsoft e são conhecidas por ser a origem de alguns problemas.

Limpeza pode ser feita com a limpeza de disco do Windows que sabe o que se pode apagar sem dar cabo de serviços, funcionalidades e usabilidade geral do SO.
Desfragmentação já é feita automática e periodicamente pelo Windows, de acordo com o tipo de drive que está por baixo de cada partição.
O Windows Defender não é o mesmo que era há 7 anos atrás. É mais que suficiente, é nativo e tem uma footprint muito pequena. Não uso um AV third-party há mais de 10 anos, 0 problemas.
 
"As partições windows" , "antigas (NTFS ...)" ... Valha-me Deus.

Essa citação espanhola é de rir. Não desfragmentar implica assumir o risco de erros nas operações de um disco!? Porquê!?

Quanto às ferramentas da casa, se calhar estas é que conhecem a casa e sabem melhor o que deve e não deve ser varrido à força. O CCleaner e outras do género não fazem falta nenhuma a ninguém, são desaconselhadas pela Microsoft e são conhecidas por ser a origem de alguns problemas.

Limpeza pode ser feita com a limpeza de disco do Windows que sabe o que se pode apagar sem dar cabo de serviços, funcionalidades e usabilidade geral do SO.
Desfragmentação já é feita automática e periodicamente pelo Windows, de acordo com o tipo de drive que está por baixo de cada partição.
O Windows Defender não é o mesmo que era há 7 anos atrás. É mais que suficiente, é nativo e tem uma footprint muito pequena. Não uso um AV third-party há mais de 10 anos, 0 problemas.

A Ms não vai aconselhar um programa que vai limpar por exemplo dados de navegação que são enviados para eles , quando queres fazer negócio com dados de usuários não vais recomendar uma aplicação que possa dificultar a recolha de tais dados (ou que os não copie antes de os limpar) .
http://www.eltelegrafo.com.ec/notic...rosoft-esta-acusada-de-violar-la-ley-francesa

Quanto à desfragmentação dita optimização não usa habilita-se a ter lentidão ou corrupção de data (tempo ao tempo) , os dados nas partições windows são alocados fragmentados daí precisares de desfragmentação porque mesmo apagando alguns dados ficam com partes no sistema de partição.
Aliás tu mesmo o escreves :
"Desfragmentação já é feita automática e periodicamente pelo Windows, de acordo com o tipo de drive que está por baixo de cada partição." , a diferença é que é automática mas precisa dela tanto que até é automática...
 
Minguno, o que são "partições windows"?
Sabes como funciona a alocação de espaço no NTFS?
Sabes o que é e porque é que a fragmentação ocorre em todos os sistemas de ficheiros até mesmo em alocação de memória na RAM?
"Mesmo apagando alguns dados ficam com partes no sistema de partição" ... :facepalm:
 
Podes desfragmentar um disco rígido de o mesmo for HD.
SE FOR UM SSD NÃO DESFRAGMENTES!! porque se o fizeres, o disco rigido SSD perde vida útil
 
Última edição pelo moderador:
Obrigado pelas opiniões de toda a gente!!
Eu também sou da opinião geral de que 3rd party programs para desfragmentar/limpar o windows só ocupam é espaço..

Podem dizer-me como posso ver se o meu Windows está a desfragmentar o PC automaticamente? (Tenho um disco HDD)
 
Algures no programador de tarefas, ScheduledDefrag, ver data da ultima execução!

No windows, procura por Desfragmentar e Optimizar unidades

G4nVpr4.png


No caso de ser HDD, é mostrada a percentagem de fragmentação.
 
Última edição:
Ok, muito obrigado!
Já agora, tou a pensar arranjar um SSD e já agora trocar a minha gráfica. (uso um portátil MSI)
Qual é a melhor maneira de ver se a minha motherboard é compatível com estas novas peças?
 
Back
Topo