Design do Macbook Air - consequências para os restantes portáteis Apple

strikereg

Power Member
É pura especulação, mas acho interessante discutir o design do novo Macbook Air.

Foi lançado com o design do actual Ipod Classic, não acham que isto é uma ideia do que poderá vir a ser a próxima revisão do Macbook ou Macbook Pro?

Se olharmos para o Imac, vemos que passou de um design do género Ibook/Macbook para o género Iphone (alumínio e preto).

Se a Apple quisesse manter a consistência na diferenciação dos produtos, então o novo Macbook virar-se-ía para o preto/alumínio e o novo Macbook Pro para o alumínio e formas arredondadas do Macbook Air.

Mas assim não será reduzida a diferenciação entre os materiais usados nos Macbook Pro e não-Pro?

Outra possibilidade, embora esta fuja à tradicional ligação dos produtos Macbook/IMac (Lazer, materiais menos "nobres") e Macbook Pro (Trabalho, materiais de "luxo"), seria o design do Macbook Air estender-se aos Macbook. Estariam assim ligados os Macbook de lazer aos Ipods, como já acontecia com os Ibook.

Mas neste caso para onde evoluiriam os Pro?
 
Acho que se trata de economias de gama. Como a apple trabalha com esse materiais e se tem safado, está a homogeneizar os seus produtos para cortar em despesas com fornecimento e construção de 3 ou 4 materiais diferentes. Só com um material consegue poupar nesse aspecto.

Também pode ser o reconhecimento de que a maior durabilidade, melhor estética e maior aceitação pelo público do aluminio fez com que a apple deixe de parte o plástico. É a tentativa de manter os produtos com um certo charme.

Só tem quem pode pagar. É uma maneira de estar no mercado. Este macbook air para mim levanta uma questao importante: será que a apple quer abrandar a massificação dos seus produtos? É que este preço para as caracteristicas que tem faz com que o macbook air seja o portatil de estudantes e utilizadores domésticos, mas com um grande nivel de exclusividade. Agora a gama de portateis temos o MacBook para o comum dos utilizadores, o macbook pro para quem trabalha, e o macbook air para quem pode se dar ao luxo.

É um produto de luxo e não um produto de massas como o ipod ou o macbook e o imac. Neste aspecto acho que a Apple quis dar algo ao segmento de mercado que valoriza a exclusividade e se pode dar ao luxo de ter algo exclusivo.

Para mim a Apple podia era abrir uma escola de Marketing de produtos...
 
Não se esqueçam da barraca que a Apple deu à pala do plástico na primeira edição dos Macbook. Descoloração, rachadelas e tudo mais.
Em relação ao Air, se fosse de plástico corria o risco de ser muito frágil, tinha mesmo de ser em alumínio.
 
Não se esqueçam da barraca que a Apple deu à pala do plástico na primeira edição dos Macbook. Descoloração, rachadelas e tudo mais.
Em relação ao Air, se fosse de plástico corria o risco de ser muito frágil, tinha mesmo de ser em alumínio.

Não, como é que ei de te dizer isto...
mbp001qr1.jpg

... não te dou razão. :D



Ouch... :(
 
Última edição:
Não se esqueçam da barraca que a Apple deu à pala do plástico na primeira edição dos Macbook. Descoloração, rachadelas e tudo mais.
Em relação ao Air, se fosse de plástico corria o risco de ser muito frágil, tinha mesmo de ser em alumínio.

À primeira vez que pegasses nele um pouco mais descuidado ficavas com uma metade em cada mão, true :). Nunca podia ser plástico, não só por isso, mas até mais pela dissipação de calor que tem que proporcionar, senão de tão pequeno que é ainda ardia ...
 
Não se esqueçam da barraca que a Apple deu à pala do plástico na primeira edição dos Macbook. Descoloração, rachadelas e tudo mais.
Em relação ao Air, se fosse de plástico corria o risco de ser muito frágil, tinha mesmo de ser em alumínio.

Posso dizer que se o Macbook é feio em policarbonato (segundo o site da Apple), então meu amigo o que estás a dizer éuma barbaridade. O alumínio é, sempre foi e sempre será mais frágil que o policarbonato.
Não é por acaso que a polícia de choque usa escudos feitos em..........policarbonato!!!!
 
É engraçado falarem no alumínio como material "de luxo", quando há laptops com corpo em liga de magnésio e mesmo em plástico reforçado com fibra de carbono vindos de vários fabricantes, já há vários anos...

Um bom material plástico/compósito pode ser tão ou mais competitivo do que qualquer metal.
 
Penso que a grande vantagem do alumínio em relação aos outros materias de que falam é o facto de ser um óptimo condutor térmico, permitindo eliminar muito mais calor sem nunca activar as fans, tornando o MBP num computador muito silencioso.

Em relação à resistência, o policarbonato é capaz de superar o alumínio, mas não em condução térmica ;)
 
Penso que a grande vantagem do alumínio em relação aos outros materias de que falam é o facto de ser um óptimo condutor térmico, permitindo eliminar muito mais calor sem nunca activar as fans, tornando o MBP num computador muito silencioso.

Em relação à resistência, o policarbonato é capaz de superar o alumínio, mas não em condução térmica ;)

O magnésio é melhor.
E há certos tipos de fibras de carbono ainda melhores nesse aspecto da condutividade térmica.
 
O magnésio é melhor.
E há certos tipos de fibras de carbono ainda melhores nesse aspecto da condutividade térmica.
Mas provavelmente ficaria mais caro que a solução actual, e isso ou ia aumentar os preços ou afectar a bottom-line da Apple...

E o que conta é o que entra no bolso dos accionistas né? ;)
 
Mas provavelmente ficaria mais caro que a solução actual, e isso ou ia aumentar os preços ou afectar a bottom-line da Apple...

E o que conta é o que entra no bolso dos accionistas né? ;)

Se esses materiais permitissem usar a versão de 35W normal dos Core 2 para portáteis, em vez das versões Low Voltage (ou mesmo as Ultra Low Voltage, que a Apple não utiliza) deste Air, provavelmente o custo final não seria muito diferente...
 
Se esses materiais permitissem usar a versão de 35W normal dos Core 2 para portáteis, em vez das versões Low Voltage (ou mesmo as Ultra Low Voltage, que a Apple não utiliza) deste Air, provavelmente o custo final não seria muito diferente...
Talvez... Manda um mail pro Steve Jobs com a sugestão, de certeza que eles não se lembraram disso ;)
 
Não, como é que ei de te dizer isto...

... não te dou razão. :D



Ouch... :(

se fosse em plastico tinha partido e em vez de tar amolgado tinhas 1 buraco. e eu tb tenho o meu pb amolgado e sei q se fosse de plastico ja n tinha pb.

Os macs n sao baratos, mas esses portáteis em carbono, magnesio, titanio, whatever costumam ainda ser mais caros q os macs, muito mais até.
 
Já há muito que o Jobs e o Ive deixaram a razão e a função de lado no processo de design, para dar lugar ao que é apenas superficial...

Concordo, mas continuo a gostar bastante da qualidade que eles continuam a debitar (embora agora os Macs sejam já muito mass-production, tendo perdido alguma da robustez de outrora).

Afinal de contas só compra quem quer :)
 
Depende do plástico e depende do alumínio. A mim parece-me que o plástico usado no Macbook não Pro, o tal policarbonato é mais susceptível de rachar ou partir que o alumínio do Pro. O plástico parte e o alumínio dobra. É claro que o policarbonato dos escudos da policia deve ser diferente do policarbonato usado no Macbook.

Conclusão: comparando o policarbonato do Macbook e o alumínio do Macbook Pro, PARECE-ME que o alumínio é mais resistente. Prefiro ter uma mossa do que um buraco, apesar de ter um Macbook não Pro.
 
Depende do plástico e depende do alumínio. A mim parece-me que o plástico usado no Macbook não Pro, o tal policarbonato é mais susceptível de rachar ou partir que o alumínio do Pro. O plástico parte e o alumínio dobra. É claro que o policarbonato dos escudos da policia deve ser diferente do policarbonato usado no Macbook.

Conclusão: comparando o policarbonato do Macbook e o alumínio do Macbook Pro, PARECE-ME que o alumínio é mais resistente. Prefiro ter uma mossa do que um buraco, apesar de ter um Macbook não Pro.

Policarbonato é policarbonato. Não existe policarbonato de primeira nem de segunda.
Estou ligado profissionalmente a esse ramo e vendo centenas de produtos feitos em policarbonato. É impossível de rachar.
E é preciso salientar uma coisa: POLICARBONATO NÃO É PLÁSTICO. Não deves insistrir em chamar-lhe plástico.
O que lhe poderás chamar no máximo é polímero
 
Depende do plástico e depende do alumínio. A mim parece-me que o plástico usado no Macbook não Pro, o tal policarbonato é mais susceptível de rachar ou partir que o alumínio do Pro. O plástico parte e o alumínio dobra. É claro que o policarbonato dos escudos da policia deve ser diferente do policarbonato usado no Macbook.

Conclusão: comparando o policarbonato do Macbook e o alumínio do Macbook Pro, PARECE-ME que o alumínio é mais resistente. Prefiro ter uma mossa do que um buraco, apesar de ter um Macbook não Pro.
O Alumínio é um metal dúctil, daí esse comportamento.
 
Eu acho que se o meu Macbook Pro fosse de policarbonato em vez de alumínio não tinha cá nada. Se tivesse seriam, no máximo danos superficiais.

Imagina o alumínio como uma colher de metal e o policarbonato como uma de plástico.
Agora dobra-as aí uns 15º ;)


Mesmo assim, prefiro que seja de alumínio, é mais bonito e eu se quiser amanha ou depois troco a "shell" disto. :D
 
Back
Topo