Design gráfico - Preços?

netscooter

I'm cool cuz I Fold
Boas pessoal

Eu penso que isto está no sitio certo já que é uma dúvida.

Eu desde há muito tempo que me meti nas aventuras de design gráficos, sempre me entreti muito com o photoshop e comecei a fazer coisas para a familia, tipo cartões de visita, posters, cartazes, logotipos, etc, mais a nível do trabalho do meu pai, eu fazia o design e ele só tinha de pagar à tipografia, sempre poupava uns trocos... :007:

Só que a palavra foi-se espalhando e já algumas pequenas empresas me pediram para desenhar os logotipos para elas, desenhar cartazes, etc, e o meu pai disse-me que se eu ia começar a ter esse trabalho que também seria justo cobrar alguma coisa pelo trabalho que tenho.

Ora aí entra a minha dúvida, é que não tou muito a par dos preços que se praticam nestas áreas, nem de como fazer uma avaliação do trabalho final de forma a fazer um orçamento, e gostava que em ajudassem dizendo mais ou menos uma tabela de preços, ou indicadores que me possam ajudar na formulação de um orçamento para as diversas finalidades já referidas (cartões de visita, logotipos, cartazes, etc).

Se me puderem dar umas luzes agradecia. :p

Abraços
 
Depende do que fizeres, do tempo que levares e da qualidade do trabalho. :)

Tip: Estipulas um preço por hora, tipo... 25 euros/hora. Se trabalhares 10 horas no logo cobras 250 euros. Se achares que o logo é simples e tu é que fores nabo e demoraste muito tempo, tiras uns 100 euros! :D Se o logo for de facto complicado e só o demoraste a fazer porque a ideia foi muito boa e ou está bastante elaborado 250 euros por um logo não é assim tanto.

Mas depende muito, sério. O portal que o calvas te indicou tem pessoal para te dar umas luzes, assim como http://www.cgartdomain.com :D Hihihi.
 
pois a media varia entre 15 a 30 € hora mas tens de ter em conta q existe gente a "marrar" algum tempo para ter um certificado .... logo não sejas lambão ....

se achas que é uma coisa simples e q se faz bem se realista e cobra algo com pés e cabeça se demorar muito tempo ... então tens de cobrar mais ... mas lembra-te que o cliente não tem culpa do facto de seres nabo em certos aspectos ou de o teu pc demorar demasiado tempo a fazer uma determinada tarefa ... aconselho muita ram para isto ...

qd trabalhei em artes graficas cobravam 10/15 € hora claro q mais a percetagem de 30 % ... isto á 5 anos atrás ... e depois existiam os denominados designers ( q não percebiam um cu do q faziam ...mas tinham certificações para isso ) que cheguei a ver cobrarem 75 € hora ...

e tudo uma questão de bom senso e moral ....

mas se ja tens alguma practica ja sabes qt tempo levas a fazer algo .... logo podes estipular um preço base ... tipo tabela ... o q tens a fazer é caso haja correções a fazer q não sejam por culpa tua cobras extra ... (eu costumava levar mais 10€ por alteração )
 
Última edição:
Bem, desde já agradeço a todos as vossas opiniões.

Depois de ter lido várias opiniões sobre esta matéria cheguei à conclusão que não seria exagerado cobrar 15€/hora. Eu já tenho uma noção do tempo que levo no que faço, apesar que varia sempre, já fiz coisas aparentemente complexas em minutos e coisas aparentemente simples em horas, é claro que depende sempre do trabalho mas parece-me que 15€ é um preço justo pelo tempo que perco.

Obrigado a todos pelas vossas opiniões e agora já consigo classificar melhor o meu trabalho em termos de preços. ;)

Abraços
 
Back
Topo