Design: IADE ou ETIC?

Boa tarde,

terminei agora o 12º ano e pretendo estudar Design e estou em dúvida se deveria seguir para uma licenciatura em Desin geral no IADE ou um HND (nível 5) em Design de Comunicação e Multimédia na Etic.

O que me chama para o IADE é a licenciatura mas tenho medo que seja algo muito geral e sinta que estou a perder tempo, penso que a Etic oferecerá melhor aquilo que eu pretendo (multimédia, comunicação, gestão web) no entanto nos dias de hoje é bastante arriscado não ter uma licenciatura.

Se pudessem partilhar a vossa experiência e dar-me umas luzes, agradecia!
 
Boa tarde,

terminei agora o 12º ano e pretendo estudar Design e estou em dúvida se deveria seguir para uma licenciatura em Desin geral no IADE ou um HND (nível 5) em Design de Comunicação e Multimédia na Etic.

O que me chama para o IADE é a licenciatura mas tenho medo que seja algo muito geral e sinta que estou a perder tempo, penso que a Etic oferecerá melhor aquilo que eu pretendo (multimédia, comunicação, gestão web) no entanto nos dias de hoje é bastante arriscado não ter uma licenciatura.

Se pudessem partilhar a vossa experiência e dar-me umas luzes, agradecia!

Dá uma vista de olhos nos sites de emprego.
exemplo:
http://www.cargadetrabalhos.net/
ve o que os empregadores procuram.
Se a Etic oferecerá melhor aquilo que pretendes, já respondeste a tua questão.
Eu acho que o curso de design geral não vai te dar logo emprego.
No geral existe pouco emprego em design.
procura :
http://saldopositivo.cgd.pt/conheca-os-10-cursos-superiores-com-maior-empregabilidade/
se o teu objectivo é ter emprego procura por:
geriatria
cozinheira
cabeleireira
dá uma vista de olhos nos cursos do IEFP.
https://www.iefp.pt/ofertas-formacao
se o teu objectivo fazer o que gostas procura por:
???

boa sorte.
 
Última edição:
Olá Inês.

Fiz a minha licenciatura no IADE e posteriormente um curso na ETIC.

O IADE é uma escola bastante teorica, sendo a ETIC mais prática.

Se realmente pretendes estudar Design, aconselho-te a seguires pelo IADE/ Belas Artes. Se por outro lado queres é mexer em programas então opta por uma ETIC, Restart, Edit, etc.

PS: Quando acabares a tua formação e andares à procura do teu primeiro emprego na área, raros serão as empresas/agências/estúdios que vão olhar para o teu CV e reparar onde tiraste o curso. Querem é portfolio que mostre aquilo que sabes fazer.

Boa sorte!
 
Não vale a pena veres no que há mais emprego agora, porque essas coisas tao sempre a mudar.
Eu começaria (alias comecei) por uma licenciatura. FBAUL/ESAD/IADE. Para teres arcabouço teorico. depois se quiseres competencias mais tecnicas, tanto aprendes com a experiencia como podes fazer outros cursos. Uma licenciatura é mais abragente. Logo dá te mais possibilidades. Pelo menos é o que eu faria, mas se uma licenciatura e a parte de conhecimento teorico (que é a base do pratico) não é de todo algo que te interesse, go for etic.
 
Eu apostava essencialmente no teórico, e um pouco no prático. O teórico é essencial hoje em dia para destacar na área. Mexer nos programas, qualquer um vai conseguir, vai bastar perder um pouco mais de tempo, mas consegue-se. (Não faltam hoje em dia tutoriais, para perceber o básico, e aprofundar ao longo do tempo cada vez mais, basta se por a isso).
Já referiram as Belas Artes (o curso de comunicação ou o de multimédia), e se tiveres média, eu ia por aí. É muito teórico, mas é a melhor base para esta área.
Tens a ESAD-CR, também é bastante boa.
Sempre ficas com a licenciatura, e mais tarde para aprofundar os conhecimentos práticos, caso necessites, podes tirar um curso de curta duração, como complemento.
 
Back
Topo