Desistindo do Windows Phone

Max UK

Membro
Olá pessoal,

Desculpe, isso é mais um desabafo mesmo.

Não aguento mais o Windows Phone. Mais uma vez eles me deixaram na mão. Cansei. Estou migrando pro Android. Nunca mais quero saber de Windows Phone ou Microsoft. Quero dizer, infelizmente tenho que usar o Windows 10 no desktop porque tem programas que preciso que só rodam lá. Mas tenho um PC rondando Ubuntu também.

Realmente, tenho usado o Windows Phone desde o princípio.

Comecei com HP Jornada 430 rodando Windows CE, ok, não era bem um telemóvel, mas foi minha primeira experiência no mundo do Windows Mobile (percursor).

Em seguida, passei para um HP iPAQ h2210 que rodava Windows Mobile 2003 for Pocket PC, também não era um telemóvel.

Logo vendi e adquiri um O2 Xda IIi, esse sim um telemóvel com Windows Mobile 2003 SE for Pocket PC Phone Edition. Eu era muito feliz com esse aparelho enquanto as pessoas usavam aqueles tijolos. Mas não durou muito, logo eles lançaram o Windows Mobile 5.0 Pocket PC Phone Edition com novos aparelhos e deixaram o O2 XDA IIi de fora!

Mudei pro XDA Xphone com o WIndows Mobile 5.0 e logo lançaram o WIndows Mobile 6.0 e outra vez, o Xphone sem atualização e que tive muita dificuldade em vender na época. Já era um sinal para desistir de vez do Windows Phone mas lá fui eu o idiota e comprei a porra do HTC Touch 2 com Windows 6.5, ou seja pulei o Windows 6.0 pensando que dessa vez ia manter uma atualização duradoura...

Ledo engano, logo vieram os telemóveis modernos, com Windows 7 e, por impulso, comprei o HTC 7 Mozart em uma promoção. Novamente grande dificuldade em vender o antigo HTC.

Eles então fizeram um update para o Windows 7.5 e consegui instalar no HTC Mozart e depois de um tempo troquei pelo Nokia Lumia 900, o qual gostava muito na época e paguei bem caro!

Outra decepção, saiu o Windows Mobile 8 e pro meu desespero sem chances de atualizar o Nokia 900. Na época fiquei muito chateado e era a hora de ter desistido do WIndows Phone mas, como vocês podem ver, eu sou teimoso (ou burro mesmo).

E lá fui eu novamente e comprei o Lumia 520 (tava sem grana!). Passado algum tempo eu consegui adquirir um Lumia 1020! Eu realmente gosto desse celular, que comprei principalmente pela câmera.

No momento tenho um Lumia 630 e o Lumia 1020. Minha esposa está com um Lumia 640XL.

Mas estou muito bravo com a Microsoft. Sem atualização do Windows Mobile 10 para o Lumia 1020. Paguei muito caro na época de lançamento. Realmente não dá mais. Não quero nunca mais saber de telemóvel com OS da microsoft, nem de graça. Sinceramente, *****-se o 950 e até o Surface Phone, se é que vai sair. Quero mesmo é que fechem o setor de telemóveis de vez. Desgraçados.
 
Dependendo do smartphone Android que escolheres, vais ter o mesmo tipo de problemas. O bom do Android, é que na grande maioria dos casos existem ROMs de comunidade, que por vezes são bem melhores do que as do fabricante. Há quase sempre a possibilidade de ter a última versão de Android.
 
Compreendo o que dizes, e até eu penso em mudar para Android ainda este ano, mas se vais mudar simplesmente pelos updates aconcelho um Nexus, 5x ou 6p. Se fores para outros aparelhos corres o risco de sentires o mesmo
 
Obrigado pelas dicas. Vou pesquisar bem sobre os telemóveis Android antes de comprar. O Nexus tem sempre updates né?

Então, no momento estou rodando o Lumia 1020 com o Windows 10 preview. Não está mal. alguns bugs aqui e ali, mas nada que impeça a utilização do aparelho.

Fiquei realmente frustado porque esse é a melhor câmera-phone que existe e, como sou fotográfo amador, levo sempre comigo. Logo, com o UWP, os aplicativos irão começar a ficar incompatíveis com o Windows 8.1.

Meu Lumia 630 já anunciei para a venda. Eu usava como segundo aparelho e vou comprar um Android antes de vender o 1020.
 
Dependendo do smartphone Android que escolheres, vais ter o mesmo tipo de problemas. O bom do Android, é que na grande maioria dos casos existem ROMs de comunidade, que por vezes são bem melhores do que as do fabricante. Há quase sempre a possibilidade de ter a última versão de Android.

E não só - as apps de Android são frequentemente compatíveis por muito mais tempo que a vigência das respetivas ROMs com os terminais. E isso tem de ser dito.

Também estou de saída do Windows Phone. Para a semana já vem um HTC para aqui.
 
Bugs não há como fugir. É preciso é corrigi-los. Eu prefiro a ROM alternativa para o meu smartphone do que a original. Está melhor e tinha mais problemas com a original do que esta.
 
As roms alternativas na esmagadora maioria teem bugs !
No final um utilizador android depois de varias roms do zé da esquina voltam para a oem !

E mais , a oem pode ter suporte . As alternativas bem que ficam sempre com os bugs
 
Não existe software sem bugs, as de origem também têm. Normalmente há mais suporte de terceiros do que o original. Vejamos o exemplo do Nexus 4 da Google, parou no Android 5.1.1 oficial. Mas tens ROMs alternativas com 6.0.1 e vais ter certamente Android N.
 
É uma pena que a Microsoft nunca soube focar nos smartphones. Muitos erros e falta de respeito ao consumidor. Até um seguidor do sistema, como eu me considero, não aguenta. Ela teve chances de conseguir boa fatia do mercado e melhorar.

Existem os rumores do Surface Phone e, se fosse ao mesmo nível e padrão do Surface Pro, poderia ser uma sucesso. Principalmente agora com a Plataforma Universal do Windows (UWP), onde os desenvolvedores podem criar aplicativos para diversos tipos de plataforma (phone+tablet+laptop+desktop) de uma vez, mas com o anúncio da saída da Intel nos processadores para telemóvel esses dias, não vejo muito futuro para o Surface Phone. Como eles vão rodar os aplicativos de modo nativo em processadores Qualcomm ou Arm?

Não é a toa que a participação da Mircrosoft no mercado de smartphone vem caindo nos últmos meses.

Bem, pelos relatos de vocês pelo menos no Android tem-se uma alternativa, apesar dos Bugs ou problemas. No caso no L900, por exemplo, não tinha alternativas...
 
E tem outra coisa, se vocês analisarem as especificações dos modelos L430 e L435, que são elegíveis ao update do Windows 10, verão que são muito abaixo do Lumia 1020! Alias, todos os aparelhos mais antigos, independente do hardware ser bom, foram excluídos do update como, por exemplo, o 1320 que é até superior ao 430.
Parece que o critério foi pela idade do aparelho e não pelas configurações. Como se estivessem avisando: ¨comprem outro novo porque seu telemóvel já tem muitos anos¨.
 
A MS sempre teve más políticas em tudo. São uns troca-tintas, hoje dizem uma coisa, amanhã outra. É mesmo parte da cultura MS. Os rumores do Surface Phone é um pouco como o Dom Sebastião voltar numa noite de nevoeiro... é esperar para ver. A plataforma WM está moribunda, a MS vai continuar a queimar dinheiro até não dar mais.
 
Bem vindo ao capitalismo ou consumismo, como lhe queiram chamar, android, ios, windows e tudo a mesma treta, a indústria não pode parar só vai parar quando o público assim o fizer.
Tenho um L1320 com windows 10, ficou um pouco mais lento, também não vai ser por isso que mudo de telemóvel tão cedo, para o que uso serve perfeitamente, mails, ler forums, música, telefonar etc...se me chatear posso sempre voltar para o 8.1 que em nada me impede de fazer o que necessito com o telemóvel que já não faça, aliás so instalei o windows 10 por mera curiosidade
 
Eventualmente isso vai chegar la, um OS para vários equipamentos. Quando é que não se sabe...até agora tem sido um percurso bastante atribulado, principalmente marcado por diversos reboots e consequentemente deixando para trás sempre uma grande fatia de utilizadores pendurados e consequentemente perdendo-se a fidelização dos utilizadores. A outra parte que sai prejudicada nesta história foram outros OEMs, dos quais, a MS precisa agora urgentemente e não aparecem.
 
Até era muito bom a microsoft vender o OS e os dispositivos e alguem agarrar nisto como deve ser !

Pegavam no OS mudavam de nome e evoluiam-no como deve ser e nao como a microsoft faz ! É preciso evoluçao e rapidez , se quiserem estar presentes e fortes no mercado teem de se mexer como gente grande !
 
Bem vindo ao capitalismo ou consumismo, como lhe queiram chamar, android, ios, windows e tudo a mesma treta, a indústria não pode parar só vai parar quando o público assim o fizer.
Tenho um L1320 com windows 10, ficou um pouco mais lento, também não vai ser por isso que mudo de telemóvel tão cedo, para o que uso serve perfeitamente, mails, ler forums, música, telefonar etc...se me chatear posso sempre voltar para o 8.1 que em nada me impede de fazer o que necessito com o telemóvel que já não faça, aliás so instalei o windows 10 por mera curiosidade

Entao WishMaster. Eu já vi isso acontecer antes. O problema da atualização é que chega em um ponto que os aplicativos que você usa para fazer coisas básicas já não são mais compatíveis com a versão do OS antiga. Por exemplo, vai chegar em um ponto que a versão do Whatsapp do Windows 10 não será mais compatível com o Windows 8.1, e a versão do WIndows 8.1 já não consegue funcionar direito, forçando a atualização! O mesmo aconteceu com um Iphone 4 da minha esposa.

Isso aconteceu com o meu L900. Alguns aplicativos foram atualizados e quando tentava usar dizia que necessitava de uma atualização para funcionar e, quando tentava instalar a nova versão dizia que o OS não era compatível.
Esse é o maior problema. Porque os developers param de atualizar os aplicativos para os OS antigos... É uma jogo de gato e rato no final e só quem perde é o comsumidor.

No caso do seu 1320 estar lento, talvez você possa melhorar. O que eu fiz no meu L1020 foi fazer um backup completo na nuvem, depois eu dei hardreset no aparelho. Quando acabou eu dei um softreset e em seguida fiz a restauração do backup que tinha feito antes na nuvem. O aparelho melhorou sensivelmente. Acho que alguma coisa atrapalha quando você atualiza do Windows 8.1 pro Windows 10! Deve deixar muito lixo. Não sei... Mas tente e depois em fala. Não esqueça de fazer o backup das mensagens do Whatsapp separado porque elas não entram no backup... Depois me fale se não melhorou...
 
Eventualmente isso vai chegar la, um OS para vários equipamentos. Quando é que não se sabe...até agora tem sido um percurso bastante atribulado, principalmente marcado por diversos reboots e consequentemente deixando para trás sempre uma grande fatia de utilizadores pendurados e consequentemente perdendo-se a fidelização dos utilizadores. A outra parte que sai prejudicada nesta história foram outros OEMs, dos quais, a MS precisa agora urgentemente e não aparecem.

Verdade Half-life, você tem razão. Diversos OEM ficaram de fora, como HTC One (M8), BLU Win JR LTE e outros... Ridículo e sem critério, porque os hardwares comportavam... No Windows Mobile 7 a exclusão foi pior ainda e por isso a relutância dos OEMs e desenvolvedores ao sistema agora...
 
Back
Topo