1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Desktop a 4000 EUR... será k vi bem??

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Juzhan, 31 de Janeiro de 2006. (Respostas: 21; Visualizações: 1294)

1. Juzhan

Juzhan Power Member

Boas.... esclareçam-me se faz favor....
    Hoje no noticiário apareceu o ministro da justiça todo contente a anunciar a 1º entrega de 250 pcs, num total de uma compra de 1500 que o governo tinha feito para substituir os velhinhos.. dos tribunais.... Segundo o governo estes pcs custaram 6.000.000 de EUR!!!
    Pelas minhas contas dá 4000 EUR por pc... e como duvido k os tribunais usem altas gráficas...

Algum de voces já viu tais máquinões??? devem ter uns qts discos processadores e umas dezenas de megas de ram.. lol... ou então alguem encheu mt mt bem os bolsos e meteu uns pcs de 1000 eur max..!!!!

Tou mm curioso por saber a config. desses super pcs!!!

2. FELiYCORA

FELiYCORA 1st Folding then Sex

foram bem enrabus, por estas e por outras é k isto anda assim. se isto é assim com pcs (4x o que deveriam custar) imaginem nas construções, por isso é que se ouve sempre que ficam 60% mais caras e mais. pudera! não acredito que estes gajos não têm consultores que percebam de cada área para controlar estes gastos, ou então são favores...

3. Horus-Anhur

Horus-Anhur I folded Myself

Acho que essas cotas não são assim tão lineares. Esse valor final deve incluir não só os PC, mas tambem uma rede que os ligue, consumiveis informaticos, formação, etc. Tendo isto em conta acho que o valor deve descer para valores mais rasoaveis.

4. DarTaKaum

DarTaKaum Power Member

exacto, na minha secundaria na altura k eu ia sair de lá, o prof responsavel ia unir os pavilhoes com fibra optica. (nao sei a veracidade).

E deve incluir mt coisa, transportes, etc, etc...

5. stuka666

stuka666 Power Member

Custa-me a crer que cada "caixa" fique a 4000€.

Só os servidores/equipamentos de rede necessários são um abuso de dinheiro, e não vão ser os funcionários judiciais a montar os pc's/redes :D

6. kronos

kronos Power Member

faz a 1250 a unidade, mais servidores, routers, cablagem, mão de obra, formação.

mas é óbvio que alguém encheu os bolsos. é assim que funcionam os contratos com o estado

7. Elrond

Elrond To fold or to FOLD?

Bingo...

8. Juzhan

Juzhan Power Member

ya.. mas... Eles já tinham os programas...ok, ok. na volta tinham win 95 e tiveram k comprar o xp.. e as versões dos programas parz XP, mas. não construiram uma rede do nada!!!! apenas tinham era pacs lentos..e com os atrasos judiciais não acredito k metam programas diferentes.. para k? para fazerem tudo de novo?????? isso é ridiculo.. acredito sim k paguem as actualizações para xp do k lá têm instalado.. mas isso.... em updates de software.. não vai nem sequer para 1000 eur por PC!!!!
    E as redes?.... se eu tivesse uma empresa que vendessse 1500 pcs.. não cobrava mais k isso par os instalar!!!! até nas lojitas.. te montam o pc .. ve so a margem de lucro em 1500!!! é ser mt nabo a negociar para te levarem os olhos da cara para substituires pcs e reconfigurares as redes!!!

Axo sinceramente k 1000 eur além do pc para configurações é o max admissivel!!! Se tivessema montar tudo do zero, mas assim... nah.. encheram foi bem os bolsos!!

quer dizer 1 tribunal para substituir 30 pcs.. gasta 30.000 EUR do pc e mais (em media) 120.000 EUR em software e na actualização da rede!!! por amor de deus...

Enchem os bolsos eles e os k vendem os materiais....

PS: não vêm as obras... inda o outro dia deu na Tv k tinham gasto uns largos milhares de contos a arranjarem 1 escola primaria e 1 mes depois das obras acabarem veio uma carta do ministerio a dizerk no final desse ano a escola era encerrada por ter menos de 20 alunos!!!

9. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

A começar...

Como foi dito, há que ligar os PC's em rede... Uma rede PROFESSIONAL para ligar 1500 PC's com qualidade em rede não é mesmo nada barato!
    Só em router's para interligar tantas máquinas deve ser uma brutalidade de guita...

E os servidores? datacenter's, file server's, printer server's, ui ui, isso aqui pegas em 4000 € e multiplica [introduzir o nº de vezes aqui]! Vai ver o custo de board's para dual/multi cpu's e o preço deles, bem como discos SCSI e componentes para server!!

Depois... licença de software... 1500 licenças do XP e VÁRIOS PROGRAMAS ESPECIAIS DE CORRIDA também deve ser uma boa massa!!! Não duvido nada que o "kit" de software custe mais que o próprio PC...

Para o usuário comum, o software tem custo quase zero, ou porque o windows já veio com o PC, ou porque "sakaram" uma cópia de backup, ou porque utilizam GNU/Linux ou lá conseguiram uma cópia legal via meios legais a zero ou baixo custo:o E depois a preferencia de nós é para utilizar software open-source:o

Das maiores despesas que empresas de informática tem é com o software, imagima uma empresa de design quanto deve ARROTAR em licenças de photoshop, o hyper caro autocad, etc, etc, etc, jasusssss.

Há ainda a considerar o custo de instalação e configuração, a mão de obra deve papar uma fatia enorme...
    E ainda temos impressoras, papéis, tinteiros, médias como CD's d DVD's que devem gastar que é uma coisa louca!, etc

Nós
    * custo de hardware: ENORME!
    * custo de software: zero a médio
    * custo de mão de obra: zero ou quase
    * custo de redes: zero ou baixo

Eles:

* custo de hardware: baixo (no caso das estações de trabalho) ou ENORME (no caso de servidores!)
    * custo de software: ENORME
    * custo de mão de obra: ENORME
    * custo de redes: ENORME

E não sei se ainda há mais itens a considerar numa gigantesca compra informática como este caso, se ainda tem mobiliario, cadeiras, etc

Já agora Juzhan, podias indicar a FONTE do artigo para investigar sff (só espero não recorrer ao CSI :D )

Espero que ao menos, os tribunais tenham agora equipamento DE HOMEM e que funcione bem e com isso acaba com as $#%$#% das eternas demoras!!!

Mais vale serem maquinas com TFT's 17" bem agradáveis e amplos (preferia 1000x trabalhar em frente a um TFT que um CRT), maquinas com bom cpu's, board's decentes (não precisa ser FX-60s e ASUS A8N32-SLI, mas uns P-4 baixa gama, ou sempron's ou mesmo celerons com boards de qualidade) e que sejam rápidas que LATAS novas porcamente configurados e que são mais lentos do que deviam ser, CRT's da treta, como uns PC's da faculdade, que são lentos como a porra! Abre o firefox e demora 30s a abrir com o CPU a 100% 8o E são celerons 2400, mas existe outros celerons 2000 noutro departamenti, mais velhos que são muito mais rápidos que estes!

Última edição: 1 de Fevereiro de 2006
  10. Juzhan

Juzhan Power Member

mas como disse.. não vao começar do zero!!! e aposto k os pcs têm mt $$ desperdiçado em graficas!!! é sempre assim.. sempre que vou a uma empresa de alguem conhecido, que n percebe nada de hardware... têm sempre altos maquinões de jogos, isto é, para programas simples de contabilidade têm graficas de 100-150 eur... discos gigantes , quando apenas usam uns 5Gb.. placas e som, quando na maioria nem têm colunas!..cenas dessas!!!

lol.. deu no noticiario da Tvi e da Sic.. provavelmente tb no da RTP1.. embora os valores.. os 6.000.000 de EUR tenha ouvido no da TVi... na sic reparei na noticia.. pq tava a fazer zapping, pq tava a ver a Tvi

(e akeles pcs velhos? com monitores de 15" e mt tralha k inda se aproveita? vai para o lixeo?, quero saber onde fica o caixote deles.. lol)

11. blastarr

blastarr Power Member

Se eles se preocupassem mas é a instalar equipamento básico nas escolas, como saneamento em condições, aquecimento central (no inverno é o que se vê nas escolas do interior do país), etc, é que faziam muito bem.

Isto assim não passa de areia eleitoralista para os olhos mais inocentes/impressionáveis.

Achei graça à peça da RTP, depois de mostrar o "bling-bling" na visita do PM, foi ver como funcionava a "banda larga" noutra escola não contemplada com tamanha visita de honra, e achei aínda mais graça ao facto de eles chegarem a ter de esperar 45 minutos para abrir uma simples página na web, ridículo.

12. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Provavelemente os PC's "velhos" tem windows 98 ou afins...

E tás enganado nisso, achas que iam comprar gráficas para sistemas para correr programas de escritório?

Na minha faculdade, a caracteristicas básicas dos PC's disponiveis para os alunos e nos laboratórios do Departamento de Informática são:
    * CPU: A maioria são celerons 2000 e 2400, existe alguns socket 370, mas são mais raros e velhinhos :D Existem apenas 15 P-4 que eu saiba (são os PC's mais recentes e os que mais uso, obvio :D )
    * RAM: 256 a 512 megas
    * Video: onboard ou Radeon's 7000
    * Board: Made by Intel (algumas ASUS entretanto)
    * placa de som: Só se for as onboard :001:
    * Periféricos: apenas teclado, rato :D
    * Monitor: Mais recentemente TFT's 15" e alguns 17", os mais antiguitos tem CRT's 17"

(a data que escrevo este post pode já ter mais maquinas novas, em 2 anos vi IMENSA alteração do parque informático da FCT!)

Como vês, são maquinas voltada a work... Acham que as empresas vão enfiar gráficas dedicadas boas? para que? gastarem €€€ a toa e ver a produtividade cair devido aos jogos :x2:
    E qual o problema de ter placa de som e eu ter um winampzito e uns phones a relaxar ouvindo umas MP3'zitas enquanto trabalho? Outra que eu estar no PC sem música aborrece-me muito!!!!

Óh blastarr, mas isso tem sido feito e até bem :p Se os tribunais tem latas podres a arrastar-se com tantos processos e afins, este arsenal pode ajudar a desafogar IMENSO!

Tanto PC's... Deviam vir 750 com o folding e 750 com o boinc no pacote de software :D

13. Juzhan

Juzhan Power Member

As faculdades é outra coisa.. pq quem escolhe os eqps é ppl da área e sabe o que precisa e não quer gastar muito.. mas mse queres 1 exemplo, olha só:
    Sou prof.. e no liceu onde estive a dar aulas o ano passado ainda tinham pIII a 300 Mhz.. pelo estavam a espera de pcs do min. edu. .. Passados uns tempo lá chegaram!! caixas todas jolies.. dakeas de 50 eur s/fonte... e P4 3 MHz.. com 40 Gb disco (até aki tudo ok).. e depois 128 Mb de rAM!!!!!!!!!!!! (com XP)! Demoravam seculos a fazer o k ker k fosse, qd n encravavam!!! não valia mais a pena meter umas caixas menos xpto e meter um semptron ou mm um celeron e 512 de RAM??? Pcs comprados em 2005 com 128 Mb de RAM!!!!! por favor!!! quem ganhava era eu k co o portati tinha a largura de banda toda para mim!!! lol... já k ninguem usava exaustivemente akeles pcs da treta!!!!

PS: Em relação ao k dissete dass empresas.. n tou a delirar.. é o k os donos de pequenos escritorios compram.. pq são os pcs que os gajos k lhes vendem o software de contabilidade(entre ele pandas e afins) ..Dizem-lhes k akeles pcs de 1000 eur são os mais indicados e eles n percebendo mt e confiando nos tipos .. acreditam e compram.. e não é so 1 já vi uns 3 assim!!!! altas graficas... memoria super rapida, altos processadores, e qt a placa de som so 1 tinha colunas... e mm para ouvir musica a onboard chegava(sim pq n vendem boards baratas)! E estamos a falar de pcs k o programa mais pesado k correm é mm o panda e o Iexploerer.. pq os outros uqase nem grafismo têm!!!

14. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

Alguem se esqueceu de referir um promenor de grande importancia.... nesses milhões todos tb está incluido um contracto de suporte tecnico de alguns anos, e isto é quse certinho ;)

15. kanguru

kanguru [email protected] Member

Tenho que investir em algo ke possa negociar com o estado. É que todos os negocios com o estado essa empresa ganha milhões. Na se lembram daquele caso com o metropolitano de lisboa? em que havia uma empresa intermediaria que metia centenas de milhares de euros sem mexer um palito. É uma festa ;)

E tou pa ver agora com a M$. Diz que vai formar 1milhão de portugueses, kero ver o que tem em troca. Andam outros paises a livrar-se da M$ para sair mais barato e tou mesmo a ver o estado gastar milhoes a comprar software para meter esse milhão a trabalhar :P

16. FELiYCORA

FELiYCORA 1st Folding then Sex

o estado é o mais burlado dos portugueses, o pior é que o estado é todos os portugueses (auch!)

tipo são mesmo chulados!

e acho que para actualizar os PCs não necessitam de instalar uma rede nova! e vao-me dizer que não existem tecnicos informaticos a trabalhar nos tribunais ya...

17. MaTreCo

MaTreCo Power Member

Não são, não. Pôe-te no lugar de um responsável de compras: tens duas propostas para comprar um PC. A primeira oferece-te o PC por 500€. A segunda oferece-te o mesmo PC por 800€ mas dá-te A TI 100€. Qual é que vais escolher ?? Pois ...

18. Sway

Sway To fold or to FOLD?

nem mais!

19. kanguru

kanguru [email protected] Member

Nesse caso o estado foi burlado na mesma. So que para alem do vendedor meter no bolso, ele reparte 100€ pro "empregado" do estado. No fundo isto é quase um regime comunista. Distribuir a riqueza :P

20. Juzhan

Juzhan Power Member

nem mais.. pq não acredito k não metam algum ao bolso.. ou vai para 1 individuo em particular ou depois em eleições ofereçem, $ aos partidos...... (de onde e k axam k veem os financiamentos para as campanhas, senão de lucros em negocios? 1 mao lava a outra..)

Viram o exemplo k dei do pc da escola.. caixa toda jolie.. espelhada e ta.. p4 3.0 e depois 128 Mb de ram... até me pergunto onde é k arranjaram essa ram.. devia ser de alguem k tinha bues e nao a estava a conseguir despachar (DDR).... inadmissivel..

Partilhar esta Página