1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Desktop de alto rendimento

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por Ricky28, 4 de Julho de 2008. (Respostas: 40; Visualizações: 2499)

1. Ricky28

Ricky28 Power Member

Boas a todos, é o seguinte passei neste momento para o 3º ano de arquitectura e tenho neste momento um portatil hp, o qual não chega para os trabalhos ou seja, esta sempre a ferver(dá para fritar um ovo) e é lento em Autocad, Viz, Photoshop, Vectorworks.
    Por isso estou a pensar em comprar um pc para ter em casa para trabalhar com rapidez e ter o portatil para a faculdade.
    Não percebo muita coisa de hardware, mas já vos coloco as perguntas.

Inicio do Questionário
    =============================================

1) Qual o orçamento?
    - até 1600€
    2) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?

- desktop
    3) Daqui a quanto tempo pretendes actualizar o PC?
    - já sei que as coisas estam sempre a evoluir, e o software é cada vez mais exigente, mas gostaria de manter este por cerca de 3 anos até ao final do curso
    4) Qual será a funcionalidade do PC?
    - Programas de arquitectura e edição de imagem, raramente um jogo, mas nada de mais
    5) Marca de processador
    - O mais rapido, de preferencia, penso que seja intel
    6) Preferes alguma marca? Queres montar um AMD Spider System?
    Não sei o que é isto
    7) Processador
    -Quad core, porque penso que é melhor para multitarefas
    8) Grafica (indicar se é Low-End, Mid-End ou High-End)
    Grafica Mid/High-End, penso que chegue apenas uma, e não tenho preferencia por nenhuma, só tenho lido que com menos € tenho uma melhor da marca ATI
    9) Memórias
    -DDR3, porque é mais rapida, e aproveitando o maximo que a motherboard aguente sem overclock, pk eu não sei fazer overclock, ja agora poderiam me explicar o que é e como se faz, isto se não der muito trabalho, ou então indiquem me um post que fale disso.
    10) Motherboard
    -Não tenho noção nenhuma disto, ouvi falar bem de algumas da asus
    11) Disco Rigido
    -Disco no minimo de 500Gb, o mais rapido possivel, expliquem me quais as vantagens de Raid, pk eu tive um Qosmio com dois discos com raid, mas desactivei para ter mais memoria
    12) Drives
    -Gravador de DVD basta
    13) Necessitas de Fonte?
    -Sim necessitou e é daquelas coisas que não pesco nada, não sei quais as necessidades do pc, mas de preferencia pouco ruidosa
    14) Necessitas de Caixa?

-Gosto de 3 caixas
    Acase Twin engine black/Acase El Diablo Black/Nzxt Rogue Black c/led's azuis, esta ultima é pequena, não sei se dá para todas as motherboards e não sei se aquece com mais facilidade apesar de vir com 3 ventoinas de origem
    15) Orçamento inclui periféricos? Quais?
    -O orçamento não inclui perifericos, pois já os tenho todos.
    16) Quando vais comprar o Computador?
    -Setembro/Outubro

17) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
    -Gostaria de fazer uma encomenda numa loja fixa, isto porque se houver problemas ou duvidas é mais facil, a loja podera ser da zona da grande Lisboa
    18) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?
    -Não
    19) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?

-Wireless

Fim do Questionário

Obrigado pela vossa ajuda, e tenham um pouco de compreensão porque não percebo nada disto, já andei aqui pelo forum e tenho noção que não percebo nada, mas quero vir a saber,lol.
    Abraços

2. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

ola

INTEL CORE 2 QUAD Q9450 (2.66GHZ) SKT 775 BOX --> 270,50 (tenta arranjar a versão Tray)
    SAPPHIRE HD4870 512MB DDR5 PCI-E --> 276,40
    ASUS P5E3 DELUXE --> 196,10
    2 x OCZ KIT 2GB DDR3 1333MHZ VALUE EDITION --> 2x 87,70 = 175,40
    CORSAIR TX-750W --> 99,60
    ASUS DVD±R 20X DRW-2014L1T BRANCO/PRETO RETAIL (SATA) --> 28,10 1046,10
    2x SEAGATE 500GB SATA II ES.2 32MB --> 2 x 88,80 = 177,60
    THERMALRIGHT ULTRA-120 EXTREME HEATSINK --> 52,20

total = 1275,9 sem caixa..eu iria colocar 2 Hd4870 mas se não achas necessário..de resto penso que tens tudo aquilo que pediste =)

Cumps

3. hugOalexandre

hugOalexandre Power Member

Se so vais comprar daqui a uns meses entao so na altura que fores pa comprar vens ca e faz-se a conf.

Ate la nao vale a pena porque os preços vais baixar e irao aparecer novos componentes..

4. Denimcrazy

Denimcrazy Power Member

Nem mais :x2:! até la vens acompanhando outras threads e mantens-te actualizado

cumps

5. Ricky28

Ricky28 Power Member

Boas Madcaddie, o que é a versão Tray do processador, era mesmo esse o processador,grafica e motherboard que tinha pensado e adorei a caixa da Lian Li B25(ainda não vi em lado nenhum a venda!!!)
    Achas necessario 2 graficas para trabalhar em Viz e outros programas 3D?

Eu sei que estaram sempre a sair novas coisas, mas até lá o que já não falta muito, gostaria de me informar do que há, quais as possibilidades e quanto mais souber e opiniões vossas tiver a minha decissam até mudara.

Ainda não sei o que é overclock, será que é a mesma coisa que reprogramar a centralina de um carro(repro)???

Obrigado pela vossa ajuda.
    Cumps

6. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Boas, futuro colega... :D

Em relacao ao computador descrito acima fazia uma ou outra alteracao:

As rams colocava de 1600Mhz, porque estas é que realmente acrescentam algo às DDR2 1066. As ddr2 têm latências mais baixas e compensam um pouco com isto a menor velocidade face ás dddr3 1333 Mhz, mas as ddr3 1600Mhz sao outra coisa..

Em relacao ás graficas, é preferível comprar duas hd4850 em vez de uma hd4870, sai um pouco mais caro (talvez 50e) mas a melhoria de perfomance vale apena..

E ainda sobrava dinheiro para um monitor 22'... Acredita que vale a pena! Em cad tens mt mais area de trabalho..

Mas se só comprares o pc em setembro pede uma configuracao uns dias antes da compra do pc, que os precos vao baixar até lá e deve sair novo material. E na altura com este orcamento talvez dê para colocar 8gb de ddr3 1600mhz.. Alguns vao dizer k é demais, mas se é pc para durar 3/4 anos a trabalhar em cad's e renderizacoes acredita que vai ajudar mt...

OC, é 'acelerar' o pc.. Pode-se fazer Oc a varios componentes, sendo que o mais facil é fazer overclock (oc) à gráfica, pk o proprio driver/programa de instalacao k vem com a gráfica permite 'acelerar' a dita cuja, e até tem uma funcao de teste para ver até k velocidades ela pode ser acelerada em seguranca.. Ao cpu é um mais complicado e convem ter um cooler para o cpu como deve ser, mas tb nao é dificil, basta mexer numas coisitas da bios (quando o pc arranca) mas convem saber onde e até quando mexer, senao corre-se o risco do pc ficar instavel ou mesmo nao arrancar...

Há alguns tipos de RAID.. Basicamente, há um modo em que um dos discos é uma imagem (cópia) do outro, o que garante seguranca dos dados, pois caso um avarie está tudo seguro no outro, mas em perfomance/velocidade é igual a ter um unico disco e o espaco disponível é obviamente só de um disco. Depois há um modo em que dois discos funcionam como um só (e o espaco disponivel é a soma dos dois) e aumenta a velocidade de escrita/leitura, mas tem o incoveniente de se um dos discos avariar, perdemos os dados todos.. Depois há um modo que alia o melhor dos dois modos anteriores, mas é preciso é..4 discos...

Última edição: 5 de Julho de 2008
  7. Ricky28

Ricky28 Power Member

Obrigado "colega",lol, com que então senhor arquitecto, muito bem.
    Obrigado pelas ajudas, mas agora novamente as minhas duvidas eu tenho lido das motherboards da asus que dá para colocar memorias 1600, 1800 e até 2000 Mhz, MAS só quando esta em OC, então pensei não sei fazer isso e não quero me aventurar com um pc novo a fazer isso e a bios para mim é chinês, por isso guio-me pela base que era as memorias a 1333 Mhz DDR3.

Quanto a questão das graficas, elas são ligadas entre elas certo, e depois só sai um cabo para o monitor?
    Eu já tenho monitor, o meu portatil em casa faz de desktop, esta sempre fechado e trabalho com um ecran samsung 2032Mw(20''), se trabalha-se no meu portatil de 14.3'' já estava cego,lol.
    Existem graficas com saidas HDMI certo,assim aproveitava melhor o meu monitor.

Quanto aos discos rigidos, esta fora de questão, a mim basta me um de 500GB, pk a informação mais importante esta sempre salvaguardada, num WD My Book de 500GB, e isso chega me.

Obrigado pelas ajudas
    Cumps

8. Ricky28

Ricky28 Power Member

Outra coisa que andei a pesquisar, quando duas graficas estam juntas Ati(crossfire) Nvidia(SLI), certos programas tem drivers para funcionar em Multi GPU, agora pergunto, a prioridade é trabalhar e não jogar, será que Viz, Cad e outros programas de 3D tem suporte Multi GPU?

Abraços

9. Ricky28

Ricky28 Power Member

Bem esta a chegar a altura de começar a organizar todas as coisas para a encomenda do meu pc.
    Entretanto foi pesquisando e vou aqui colocar quais os componentes que eu tinha pensado.
    Gostaria de ter uma opinião vossa.
    Caixa - Lian Li PC-B25B
    Motherboard - Asus Maximus II Formula
    Processador - Intel Core 2 Quad Q9550
    Cooler CPU - Scythe Zipang / Noctua NH-C12P
    Memoria Rom - Samsung SpinPoint F1 Sata II 32MB 750GB
    Memoria Ram - OCZ Reaper HPC PC2-8500 2x2GB
    Gráfica - HD4870X2
    Fonte de Alimentação - Zalman ZM750-HP
    Driver - LG G-H20NS15
    Controlador - NZXT Sentry LX
    Sistema Operativo - Windows Vista Home Premium 64Bits PT OEM

Estava a pensar em encomendar a caixa na *****, e todo o resto do equipamento na GlobalData, o que me tem a dizer destas duas lojas.

Obrigado pela vossa ajuda.

10. JoaoAlves7

JoaoAlves7 Power Member

a config no geral ta boa!

no cooler opta pelo noctua
    quanto a fonte não te sei dizer se é boa! sempre tens a corsair tx750w que podes confiar a vontade!

quanto as lojas são de confiança!

cumps

11. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Eu retirava a X2 e metia um 4850 ou 4870, é mais do que suficiente para o que vais fazer e com o que poupava, metia mais ram e um segundo disco. Tipo 2 discos de 500MB com 32MB cache. um fica com o SO e programas e o outro com os desenhos e ficheiros temporarios que esses softwares criam enquanto se fazem a manipulacao.

De resto parece-me bem para o que pretendes fazer.

12. Ricky28

Ricky28 Power Member

Essa questão dos discos é coisa que não estudei muito bem, mas aquilo que dizes é fazer raid 0, certo!!!
    Quais as vantagens disso??
    Eu estava a pensar era mais tarde colocar um disco SSD, e ficar com o SO nesse disco e tudo o resto no outro.
    Quanto a gráfica eu tinha apontado logo para uma hd4870x2 para mais tarde não vir a ter falta, porque se eu optar pelo maximus II Formula, o Crossfire não é dos melhores como numa X48.
    E como este pc tem de durar uns anos e não faço muito intenção de mudar grandes coisas, pois já tive 2 portateis num espaço de 2 anos e nunca aguentam as coisas que tenho a fazer.
    Abraços

13. LynX-

LynX- Power Member

Eu no teu lugar, aceitava uma x2 uma ou duas 4850 ou 4870 não fazem diferença e apenas uma x2 faz, para o que queres é excelente e ainda te faz as delicias para quando no aborrecimento do estudo "moche" um crisys-zinho :p

Uns 3/4 gb de ram não era mal pensado, um raid de 500 gb 32 mb de cache era a cereja do bolo, performance que chegava e ainda sobrava para o que queres sem teres de te preocupar com aquilo ou aculoutro, board se queres utilizar ddr3 vais ver que a maximus II Formula não vai dar para isso, o processador sem duvida que um quad-core tem de ser obrigatório, se ainda para mais não pensavas fazer upgrades em 3 anos, um Q9550 sem duvida.

Cumps

Última edição: 25 de Agosto de 2008
  14. vascobailao

vascobailao To fold or to FOLD?

caro amigo:

asus p5e3 premium
    ocz 2x2 gb ddr3 1600
    tx750w
    hd480x2
    q9450/q9550
    samsing 750 gb/1 tb 32 mb f1
    etc etc

15. Ricky28

Ricky28 Power Member

Vaskz não percebi a tua citação em que falas de memoria ram no portatil, penso que te deves ter enganado.

LynX- como podes ver eu já tinha dito em cima que iria colocar 4GB isso sem duvida, agora a duvida ainda reside em qual a marca e o modelo, eu apenas apontei aquelas pelo preço/performance e tem de ser DDR2 (Pc2-8500, como eu tinha dito) porque a motherboard funciona com DDR2.

Continuo sem saber quais as vantagens de fazer raid? O dinheiro valera apena, é porque dentro em breve estam a sair as SSD a um preço acessivel e já com alguma memoria.

Abraços

16. Stormgiant

Staff Member

Os programas que ele utiliza, fazem uso da X2 na sua totalidade ? se fazem, é uma boa escolha, mas como nao vi nenhum programa desses a usar é um desperdicio. Aquilo é quase tudo feito pelo CPU/RAM, onde ele deve apostar mais. Se um dos programas usar bem a X2, entao se tens dinheiro, usa.

Quanto aos discos, não estava a falar de RAID.

17. Ricky28

Ricky28 Power Member

Programas que eu penso que use no dia a dia são programas de render's e de video, nas férias os jogos quase todos eles de carros e estrategia.
    Será que isso justifica uma X2, é porque se comprar uma 4870(abaixo disso não compro) com a motherboard com chipset p45, aseguir não vou fazer CF, pois só sera PCI 8x e não 16x, mas também já li numa review que uma p45 a fazer CF 8x é igual a uma x38 a fazer CF a 16x, achei estranho.

18. Ricky28

Ricky28 Power Member

Estive a pensar e se eu optar por agora neste proximo ano ( 3º ano de Arquitectura), optar apenas por ter uma HD4870 e optar pela Asus Rampage Extreme ou uma Asus Rampage Formula (ambas X48) e ter 4 GB DDR3 ou DDR2 (apenas uma duvida sera que o preço das DDR3 compensa!!!) e optar por uma fonte de 850 ou 1000w e para o ano fazer CF com uma HD4870X2 e a 4870 que comprarei agora.

19. Stormgiant

Staff Member

Foi a minha sugestão e de longe a melhor opção. Se nao vais optar por fazer OC, essas boards são overkill. Existem ai boards com chipset P45 que fazem quase o mesmo.
    Eu ia para 6 ou mesmo 8GB DDR2 1066 ao preço a que estao. No teu caso, visto que é para trabalhar mesmo mais rápido, compensa.

20. Ricky28

Ricky28 Power Member

Peço desculpa se não me expliquei muito, bem pois no inicio a cerca de 1 mês quando postei pela primeira vez, acho que dei a entender que não iria fazer OC, mas agora depois de muito explorar(tipo nerd,lol) acho que irei fazer overclock, ainda para mais com motherboards dessas que a meu ver são fantasticas para fazer OC para quem não sabe muito de Bios(é o meu caso).
    Eu estava a pensar era agora optar por uma X48 e por uma HD4870 e mais tarde pensar noutra grafica que entretanto para o ano ainda seram melhores.

Partilhar esta Página