• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Desktop Gaming 2 Orçamentos (1500€ - 2000€)

dribeiro

Membro
Viva, quero um Desktop gaming novo, mas não tenho ainda a certeza do meu orçamento, que será até 1500€ ou até 2000€, por isso queria a opinião para 2 builds diferentes para estes orçamentos, a comprar no inicio de Abril


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
1500€ OU 2000€

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)


a) Gaming 2k, todos os novos títulos ( Resident Evil 4 Remake, Hogwarts Legacy, Like a Dragon, Wo Long, etc etc)


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Não menos de 4/5 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Estou a pensar vendê-lo todo, mas aqui vão as partes:

Fonte - Supernova EVGA Gold 750W
CPU - AMD Ryzen 7 3800X
Gráfica - GeForce RTX 2070 Ventus Super OC
Ram - 8Gb + 8Gb HyperX 2400mhz 8gb ddr4
SSD - Samsung 970 EVO Plus 1TB (estou a pensar comprar um novo de 2tb caso consiga vender o pc inteiro)

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Não tenho intenção

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> Grande e bonita, estava a namorar aquela Fractal North ou uma iCue 5000X, mas não fecho a possibilidade a outras, desde que tenha espaço confortável para montagem, cable management (que confesso não sou nada bom a fazer) e seja bonita.

b. Processador (Intel ou AMD)
> Tanto faz

c. Motherboard (chipset, formato)
> Tanto faz

d. Memória RAM (quantidade, velocidade (MHz), latência (CL))
> 32gb

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
> Ando a ler muita coisa boa sobre AMD agora, mas penso que a Nvidia infelizmente continua a ser a melhor. Se pudessem dar as opções equivalentes de cada marca para eu poder depois ir pesquisar melhor, agradecia muito!

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> SSD 1 ou 2tb, se for para caber no orçamento que seja 1tb que pensarei na expansão no futuro

f. Drives (Nenhuma, DVD, Blu-ray)
> Nenhuma

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Não sei

11) Contexto, comentários adicionais.

Gostava que pudessem dar algumas opções de water cooling para CPU/gráfica, mesmo que passe ligeiramente os orçamentos
 
Nesse PC para 1440p , so metia um processador melhor para jogos, e esperava as novas geracoes.
Pena essa RAM , esta a deixar mt performance na mesa num sistema ryzen ... Vendia e ia buscar um kit novo

Ou seja vendias apenas 3800X+2x8GB 2400
 
Vender cpu e memórias, comprar o 5600 ou 5800x3d se arranjares sub ~330€. Novas memórias ddr4 3600mhz cl16/cl18 que deves arranjar sub 60€ um kit 2x8GB.
Nova gráfica, talvez uma 6800xt. (aqui depende do que pretendes gastar)
Ou seja podes manter várias coisas e ter um bom upgrade
 
BUMP
Sorry pelo double post, é só para dar um update à situação, acabei por comprar o 5800x3d e um kit de 32gb ram 3600mhz , agora tenho exatamente 999€ para gastar numa GPU nova.

Estive à espera de novidades sobre a 4070 (não Ti), e apesar de parecer ok para o preço, benchmarks que eu vi e reviews sobre a placa dão a entender que é performance má para o ano corrente, por isso estou muito indeciso e venho pedir aqui a vossa opinião para que GPU comprar (mesmo que esteja acima dos 999€ não me importa esperar por um desconto, qualquer opinião é bem vinda).

Thanks!
 
O problema é que é mesmo orçamento que tenho de gastar (bonus e burocracias de empresa), e a minha 2070 começa a custar-lhe gaming em 2k 😅 a 7900xt parece-me a melhor opçao para já, os 12gb de ram da 4070ti preocupam-me. Mais alguma opinião?
 
Dependendo do preço a 6950xt é capaz de ser a melhor opção. Apanhas isso por pouco mais que 700€ na amazon https://www.amazon.es/dp/B0B6GKX8MD/ref=nosim?tag=zwame00-21 e segundo os slides da própria AMD pouco ou nada fica atrás da 7900XT, é claro que também há que considerar que a 7900XT tem mais vram, mas também é no minimo uns 100€ mais cara

RX6000-vs-7000.jpg


RX7900-RX6000-FPS-PER-DOLLAR.png


Para 2k qualquer uma das duas vai durar algum tempo, a não ser claro que queiras coisas como raytracing. Aliás nesse particular a 7900XT é melhor mas não deve ser considerado fator decisivo.

EDIT:

Vou colocar também um gráfico do canal HUB sobre performance por dolar, em 1440p, relativamente ao preço de "rua" atual já com a 4070 que sai amanhã.

2k.png
 
Última edição:
Obrigado pela informação, realmente preço/qualidade está melhor a 6950xt. Estou a ver numa loja a 7900xt da sapphire a menos de 1000€. Achas que é mais future proof que a 6950 por causa da diferença em RAM? Por outro lado a 4070 também nao está mal para o preço, e infelizmente ha muitos jogos com bias para a nvidia, mas na tua opiniao a diferença em RAM entre a 4070 e a 6950xt será importante no futuro próximo? Um exemplo dum jogo que quero jogar é o RE4 Remake, pelo que vi consome VRAM até mais não, e parece ser essa a tendencia.
 
Se é uma placa que vais usar durante alguns anos o fator vram deve ser tido em conta sim. A 7900XT também tem uma boa relação qualidade preço e entre as 3 é a que tem melhor performance. No lado da Nvidia tens o DLSS e dependendo do que jogas pode ser um fator ou não, no caso do RE4 não tem suporte.

Teoricamente a placa que vai oferecer mais longevidade será a 7900xt, de seguida vem a 6950xt e por ultimo tens a 4070. Vai dependender de quanto queres gastar e se de facto vais dar uso às features da nvidia ou não. De referir ainda que esta 4070 consome pouca energia e pode ser um fator importante para ti

power-gaming.png
 
Sim também é um fator importante, mas a realidade é que a 4070 muito provavelmente ficará obsoleta em pouco tempo, nao acho que compense o consumo. Ainda assim a 7900xt dá um baile as nvidias, em benchmarks ate consome menos que a 6950xt. Acho que vou para a 7900xt, nao estou a ver pontos positivos suficientes para a 4070. Obrigado pela ajuda!
 
Eu comprei uma 6950XT recentemente por 770€ foi o mais barato que vi ate agora, em lojas nacionais. Bate +/- certo com esses 650$+IVA. A 6800XT ja apareceu a menos de 600€ e também é excelente opçao melhor até em preço/performance)
 
Back
Topo