• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Desktop Gaming (2000€)

Last_God

Power Member
Ora viva, venho neste momento de um portátil de 4 anos, com uma 1050ti. Depois de ponderar algum tempo finalmente decidi que quero investir num desktop para me durar uns valentes anos.


————————————————————-


Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

- 2000€, a compra vai ser feita daqui a 2 semanas.


PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

- Apenas desktop, já tenho periféricos.


Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

- Gaming (4k 3840 x 2160)


Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?

- 4/5 anos.


Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

- Não.


Características Gerais:

a. Caixa
- ATX Cooler Master MasterBox MB500

b. Processador
- AMD Ryzen 5 5600X

c. Motherboard
- ATX Asus Prime X570-P

d. Memória RAM
- G.SKILL Trident Z RGB 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16

e. Gráfica
- Asus TUF Gaming GeForce RTX 3080 V2 10GB GDDR6X LHR

f. Armazenamento
- SSD M.2 2280 Western Digital Black SN750 1TB 3D NAND NVMe

g. Fonte
- Seasonic Focus Gold GX 750W Full Modular

h. Cooler CPU
- Cooler OEM RGB


Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

- Não.


Contexto, comentários adicionais:

- Tendo em conta o que estou disposto a gastar parece-me que menos que uma 3080 não faria sentido, como mencionado vai ser para jogar a 4k. A config mencionada acima é de um site conhecido, totaliza os 1999€.
Penso que pelo valor é o melhor que arranjo, embora não seja grande fã da caixa. O resto parece-me bem e encaixa exatamente no budget.
Sugerem algo diferente? Obrigado desde já.
 
Última edição:
Os que mencionei são de uma build já feita, que até vai mais ou menos de acordo aquilo que procuro, excepto talvez a caixa, fonte e o cooler cpu.

A fonte é de grande qualidade e não sei o que terias em mente mas nessa build, acho que seria a minha 1a escolha. De resto concordo contigo na caixa e cooler e também mudava a ram. Ryzen precisa de memória mais rápida, 3600mhz pra cima.

O problema disto tudo é não encontrares rtx 3080 a menos de 1200€ o que dificulta a escolha dos restantes componentes.

Mais uma questão, se comprasses às peças conseguirias montar o PC?
 
A fonte é de grande qualidade e não sei o que terias em mente mas nessa build, acho que seria a minha 1a escolha. De resto concordo contigo na caixa e cooler e também mudava a ram. Ryzen precisa de memória mais rápida, 3600mhz pra cima.

O problema disto tudo é não encontrares rtx 3080 a menos de 1200€ o que dificulta a escolha dos restantes componentes.

Mais uma questão, se comprasses às peças conseguirias montar o PC?
Em relação à fonte até concordo contigo. A ram é complicado escolher outra sem alargar o budget, a caixa não é a ideal mas também não é muito turn off.

A questão é exatamente essa, para comprar às peças tudo ia ficar um pouco mais caro e já ia para a casa dos 2200€ +/-. Em relação à tua questão, não sei montar, teria mesmo de mandar fazer isso.
 
Em relação à fonte até concordo contigo. A ram é complicado escolher outra sem alargar o budget, a caixa não é a ideal mas também não é muito turn off.

A questão é exatamente essa, para comprar às peças tudo ia ficar um pouco mais caro e já ia para a casa dos 2200€ +/-. Em relação à tua questão, não sei montar, teria mesmo de mandar fazer isso.

Então avança com essa compra. Estive a pesquisar e há poucas builds a esse valor com 3080 e não comprometendo a qualidade geral dos restantes componentes.
Uma caixa, cooler e ram são coisas relativamente simples e menos caras de trocar....
 
Também não sei até que ponto vale a pena mudar a Ram, tb não é pessima, simplesmente não é ideal. A caixa é o que é, deve cumprir minimos. Só colocaria um cooler mais apelativo, mas podes sempre testar a ver que temperaturas atinge nos loads que vais fazer nessa caixa, ou então negociar com quem está a vender trocar logo a caixa por um pouco mais, possivelmente não está montado já.
 
Também não sei até que ponto vale a pena mudar a Ram, tb não é pessima, simplesmente não é ideal. A caixa é o que é, deve cumprir minimos. Só colocaria um cooler mais apelativo, mas podes sempre testar a ver que temperaturas atinge nos loads que vais fazer nessa caixa, ou então negociar com quem está a vender trocar logo a caixa por um pouco mais, possivelmente não está montado já.
Estou de acordo contigo. Pelo que percebi a caixa já está montada, acho que a única coisa que vou fazer é adicionar outro ssd de 1TB e fazer a compra, pelo que pesquisei não encontro nada do género mais barato ou pelo menos ao mesmo preço.
 
Ora viva, venho neste momento de um portátil de 4 anos, com uma 1050ti. Depois de ponderar algum tempo finalmente decidi que quero investir num desktop para me durar uns valentes anos.


————————————————————-


Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

- 2000€, a compra vai ser feita daqui a 2 semanas.


PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

- Apenas desktop, já tenho periféricos.


Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

- Gaming (4k 3840 x 2160)


Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?

- 4/5 anos.


Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

- Não.


Características Gerais:

a. Caixa
- ATX Cooler Master MasterBox MB500

b. Processador
- AMD Ryzen 5 5600X

c. Motherboard
- ATX Asus Prime X570-P

d. Memória RAM
- G.SKILL Trident Z RGB 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16

e. Gráfica
- Asus TUF Gaming GeForce RTX 3080 V2 10GB GDDR6X LHR

f. Armazenamento
- SSD M.2 2280 Western Digital Black SN750 1TB 3D NAND NVMe

g. Fonte
- Seasonic Focus Gold GX 750W Full Modular

h. Cooler CPU
- Cooler OEM RGB


Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

- Não.


Contexto, comentários adicionais:

- Tendo em conta o que estou disposto a gastar parece-me que menos que uma 3080 não faria sentido, como mencionado vai ser para jogar a 4k. A config mencionada acima é de um site conhecido, totaliza os 1999€.
Penso que pelo valor é o melhor que arranjo, embora não seja grande fã da caixa. O resto parece-me bem e encaixa exatamente no budget.
Sugerem algo diferente? Obrigado desde já.
Bom build até se pode jogar star citizen
 
Última edição:
Boas

Tenho 3 observações:

- Fonte: Desculpa a expressão, mas num PC desse valor colocar uma fonte NOX é um crime.
Não é lixo, mas tens fontes de muito melhor qualidade por mais 20-25 € da Seasonic, Corsair ou Bitfenix. Num PC desse valor não deves poupar na fonte.

- SSDs: tendo já um SSD nvme TLC de 1TB não há qualquer necesidade de ter um segundo. Para armazenamento ou mesmo para instalar jogos podes ir para um SSD normal ou um nvme mais barato. Logo poupas para melhorar na fonte.

- Caixa: tem um painel frontal fechado e as reviews dessa caixa mostram que afecta consideravelmente as temperaturas na caixa, apesar dos ventiladores laterais. Dentro desses valores já arranjas com melhor ventilação para manter o CPU e GPU frescos. Uma boa caixa que se consegue arranjar entre os 60-70 € é a Phanteks P360A

De resto parece-me OK, desde que a RAM seja CL16.
 
Última edição:
Boas

Tenho 3 observações:

- Fonte: Desculpa a expressão, mas num PC desse valor colocar uma fonte NOX é um crime.
Não é lixo, mas tens fontes de muito melhor qualidade por mais 20-25 € da Seasonic, Corsair ou Bitfenix. Num PC desse valor não deves poupar na fonte.

- SSDs: tendo já um SSD nvme TLC de 1TB não há qualquer necesidade de ter um segundo. Para armazenamento ou mesmo para instalar jogos podes ir para um SSD normal ou um nvme mais barato. Logo poupas para melhorar na fonte.

- Caixa: tem um painel frontal fechado e as reviews dessa caixa mostram que afecta consideravelmente as temperaturas na caixa, apesar dos ventiladores laterais. Dentro desses valores já arranjas com melhor ventilação para manter o CPU e GPU frescos. Uma boa caixa que se consegue arranjar entre os 60-70 € é a Phanteks P360A

De resto parece-me OK, desde que a RAM seja CL16.
Viva,

- Tendo em conta o que disseste em relação à fonte, estou a ponderar a gigabyte p750gm 750w 80plus, o que te parece? Outra opção seria a corsair rm series rm750 (2019) 80+ gold full modular, no entanto não queria alargar muito mais o budget, e ela custa mais 30€.

- Em relação ao ssd acho que vou manter, como não tenho grande intenção de fazer upgrades no futuro quero já ficar com 2 ssd relativamente semelhantes para o que vier.

- Concordo contigo em relação à caixa, muito honestamente o que me fez escolher a da msi foi somente o design, no entanto a phanteks que me recomendaste também tem bom aspeto, vou fazer essa mudança.

- No que diz respeito à ram, ela é cl18. Recomendas outra?


Obrigado.
 
Viva,

- Tendo em conta o que disseste em relação à fonte, estou a ponderar a gigabyte p750gm 750w 80plus, o que te parece? Outra opção seria a corsair rm series rm750 (2019) 80+ gold full modular, no entanto não queria alargar muito mais o budget, e ela custa mais 30€.

- Em relação ao ssd acho que vou manter, como não tenho grande intenção de fazer upgrades no futuro quero já ficar com 2 ssd relativamente semelhantes para o que vier.

- Concordo contigo em relação à caixa, muito honestamente o que me fez escolher a da msi foi somente o design, no entanto a phanteks que me recomendaste também tem bom aspeto, vou fazer essa mudança.

- No que diz respeito à ram, ela é cl18. Recomendas outra?


Obrigado.

Sais de uma Nox para te enfiares numa Gigabyte, isso é o mesmo que saires da panela para te enfiares no fogo. Essas Gigabyte tem uma fama explosiva, literalmente...

Roubei aqui a lista de outro forum (escolhe qualquer uma lista):

Tier A • Recommended for high-end systems

( multi/single-rail switchable )


be quiet! | Dark Power Pro 10 / Pro 11 / Pro 12
Cooler Master | V Platinum 2019 [MPZ]
Corsair | AXi (<=1500W / 1600W) - RMi - HXi [5] - HX Platinum [5] - Vengeance Silver
Enermax | Digifanless
NZXT | E


( multi-rail )

Antec | High Current Pro [HCP] Gold / Platinum
be quiet! | Dark Power 12 [non-Pro] - Straight Power 11 Gold =>750W / Platinum <=750W
Bitfenix | Formula Gold =>650W - Whisper M =>650W
Deepcool / Gamer Storm | DQ-M (not V2 / -V2L)
Enermax | Platimax (1200/1350W) / Platimax D.F =>750W - Revolution D.F - MaxRevo 1350/1500W
LEPA | MaxPlatinum 1050W/1375W
MSI | MPG A-GF


( single-rail )

Abkoncore | CR Platinum
ADATA / XPG | Core Reactor
Andyson | N - R - PX - TX
Antec | Earthwatts [EA] Gold Pro post 2018 y. [7y warranty] [4][7] / Gold Pro White - High Current Gamer [HCG] Gold post 2018 y. [7] / Extreme post 2018 y. [7] - Signature Platinum / Titanium - Edge =>850W
ASUS | ROG Strix / Thor
Chieftec / Chieftronic | Powerplay Gold / Platinum - GPS-500C Fanless
Cooler Master | Masterwatt Maker MiJ - V Gold 2013 [RS] (Semi-modular [VSM] / Fully modular) / Gold V2 (Black [MPY-AFBAG] / White [MPY-AGBAG]) - V Platinum 2013 [RSC] - V SFX Gold
Corsair | AX Gold / Platinum / Titanium [8] 1000W - CS [fully modular] - RMx 2015 (Black/White) / 2018 (Black/White) / 2021 - RM 2019 [black label] / 2021 (Black/White) [triangular grille] - SF Gold / Platinum [2] - TX-M Gold
Cougar | GX-F (Aurum) - LLC
Enermax | Platimax D.F <=600w [3] - Maxtytan
EVGA | Supernova G2(L) / GT / GS =>850W / P2 / PS / T2 (<=1200W/1600W)
Fractal Design | ION Gold / SFX Gold - ION+ Platinum
FSP / Fortron / Quanhan | Aurum PT / Pro - Hydro G / G Pro / X / PT / PTM
Gamdias | Cyclops X1
Great Wall | E Gold (Frozen)
Green | Overclocking DG
Huntkey | MVP-G Gold - MVP-P Platinum
Kingwin | Stryker
Kolink | Continuum C-PL 1500w
LC Power | LC1200 Platinum
Lian Li | SP 750
Micronics | Astro Platinum
NZXT | C-series - H1 / NP-S-M
Phanteks | AMP - Revolt Pro post 2018 y. [7] - Revolt X
Raidmax | Monster RX-AT
Riotoro | Enigma G2 post 2018 y. [7]
Rosewill | Silent Night - Quark - Capstone G <=750W
SAMA / Xianma | Forza Titanium
Seasonic | Focus [OneSeasonic refreshes] GX / GM / PX / SGX - Prime [8] GX (<=750W / =>1000W) / (Ultra) Gold =>1000W / PX =>1000W / (Ultra) Platinum =>1000W / TX =>1000W / (Ultra) Titanium =>1000W / PRIME Snow Silent Gold [550W] - Connect
SilentiumPC | Supremo FM2
Silentmaxx | Fanless II
Silverstone | Decathlon Gold DA-G 1650W - Strider Gold S 1500W / Platinum PT <=850W - Nightjar SXL / ATX (Platinum / Titanium)
Super Flower / Zhenhua | Leadex Gold / Platinum <=1600W / Platinum SE / Titanium / II Gold / III Gold [HG] (pre/post 2020 y.) / III Gold (Pro) ARGB
Thermaltake | Toughpower GF1 (ARGB) / PF1 ARGB / iRGB Plus (Gold/Platinum/Titanium) / Gold Semi-Modular 1500W / DPS G (Gold / Platinum) / DPS G RGB Titanium <=1250W / Grand (non-RGB) Gold / Russian Gold 1500W
XFX | Pro Black FM / Limited Edition - XTR =>850W - XTS - XTI





Tier B • Recommended for midrange systems

1st Player | Steampunk Gold [SP]
Abkoncore | Tenergy Gold X50W
Antec | Neo Eco Gold [yellow-label] [1]
be quiet! | Pure Power 10 =>400W / 11 (CM) =>400W [1] / 11 FM - Straight Power E10 - SFX-L Power
Chieftec | Smart GPS-C / Power Smart GPS-C - Navitas GPM-C =>1000W / GPM-S / PPS-FC - Polaris <=750W - Powerup GPX-FC <=650W - SFX-GD-C - Compact CSN-C
Cooler Master | MWE Gold non-modular [ACAAG] / FM [AFAAG] - Reactor Gold - V Gold 2018 [MPY-AFAAGV] <=650W
Corsair | CX 2016 [gray label] - CS-m - CX-F RGB
Cougar | GEX - GX-S 2017
CWT / Channel Well Technology | CSH-G - CSM - CSN - PUO-G / PUO-P
Deepcool | DQ-M-V2L <=650W
Delta | GPS-FB Platinum
Dengen | Gold FM
Enermax | Platimax <=1000W/1500W
EVGA | Supernova B3 post 2019 y. / G(1)+ / G5 / GD 2017 / GM / GQ 850w+ / (NEX-)G(1) (PG) 1000W / PQ
FSP / Fortron / Quanhan | Aurum Xilenser
Gigabyte | Aorus AP-GM / P-W
Great Wall / Hunters | Titan TF Platinum - Gaming GX
High Power | Astro Lite / GD-F HPB <=750W / GD-F HPJ <=750W / GD-F V2 HPM - Performance GD
Huntkey | MVP K - WDK-K
Kolink | Continuum C-PL 850W - Enclave G-FM
LC-Power | GP4 - Arkangel III
LDLC / Fox Spirit | US-G / GT-P - XT-P / QS-FL / QS-FLP - QS+ - BQ+
LEPA | G-MA
Lian Li | PE SFX-L
Micronics | Astro GD
Modecom | Volcano Gold
Montech | Century <=650W
Riotoro | Onyx - Enigma Gold
Rosewill | Capstone G =>850W - Photon <=750W - Tokamak - Lightning
Seasonic | Core GC / GM / GX
Segotep / Colorful | GP-P <=700w - GP-T <=700w - ZP500P-SG
Sharkoon | Silentstorm SFX Gold
Skydigital | Power Station 5 Gold
Silverstone | Strider Gold S (V1/V2) [F-GS, non-1500W] / Titanium <=800W / Platinum PTS / Plus F-PS - SX-G 500/650/700W - SX-PT 700W - Essential Gold ET-G / ET-HG - SX-LG - SX-LTI
Super Flower / Zhenhua | Golden Green
Thermaltake | Toughpower GF [no numbers] <=650W / PF1 [non-ARGB] - TR2 Gold
VIVO | 24K
Xigmatek | Vector P
Xilence | Performance X
Zalman | EBT <=750w - Platinum




Regra geral uma fonte de qualidade tem garantia extra do fabricante desde 5 até 10 ou 12 anos. Quando estiveres na dúvida deves consultar o tempo de garantia dada pelo fabricante, dá para perceber a confiança que o mesmo tem no seu produto.
 
- PSU:
@Last_God Estás disposto a gastar mais dinheiro em certos componentes mas na fonte não?
Acredita que faz toda a diferença. Se a fonte der o berro pode lever essa gráfica com ela, assim como os outro componentes, e por mais 30 € podes perder muito dinheiro.

Tal como o @nullus disse a Gigabyte é má opção. Tem problemas graves conhecidos.
A Corsair RM é melhor opção, mas se fosse a RMx ficavas melhor servido.
Para essa configuração uma fonte de 650W também chega e sobra.

Mas vê a MSI MPG A850GF 850W 80+ Gold está numa loja portuguesa em promoção por 94.89 €.
Tem a mesma plataforme OEM das Corsair RMx e das Bitfenix Whisper.
Ficas com potência mais que suficiente para tudo e mais alguma coisa e futuros upgrades.

Para além dessa MSI com qualquer uma destas ficas bem servido:
- Seasonic Focus GX-750 ou GX-650
- Corsair RM750x ou RM650x
- BitFenix Whisper M 750W ou 650W
- MSI MPG A750GF ou A650GF

Também temos uma lista de sugestões de PSUs aqui no forum que todos podem consultar:
https://forum.zwame.pt/threads/fontes-de-alimentacao-guia-na-primeira-pagina.1042219/

- SSD: mantenho o que disse, o mais importante é o disco principal o secundário não vais ter vantagens agora ou nos próximos anos.
Podes poupar e melhorar noutros componentes.

- RAM: se vais para para 3600 MHz deves ir no mínimo para CL16. Com CL18 é quase o mesmo que ter 3200MHz CL16.
Vê: Crucial Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3600MHz CL16 - costumam estar entre 80 e 95 €. Também existe em versão RGB.
Mas se encontrares outro kit 3600 MHz CL16 a preço melhor também serve, só não aconselho as AEGIS pela falta de um dissipador.

Dito isto, se puderes, espera mais 2 semanas para ver o que acontece com os novos Intel e como vão variar os preços dos CPUs.
 
Última edição:
Se montares tu o PC e portanto tiveres flexibilidade para comprar noutras lojas, tens a fonte MSI MPG A850GF por 95€ - 20€ reembolso. Este valor apenas o consegues numa loja. Ficarás muito bem servido.

Para segundo SSD eu consideraria um SATA 2.5'' para manter o segundo slot M.2 livre para o que vier. Duvido que notes grandes diferenças.
 
Obrigado pelo feedback. Tendo em conta o que disseram, e o facto de ter a necessidade de comprar tudo na mesma loja para pedir a respetiva montagem, vou optar pela seasonic focus gold gx 750w full modular.


Build final:

- RX 6900 XT Gaming X trio 16gb
- Ryzen 5 5600x
- Atx gigabyte b550 aorus elite v2
- Seasonic focus gold gx 750w full modular
- Crucial kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3600MHz CL16
- Crucial P5 plus 1tb 3d tlc nand nvme
- Crucial p2 500gb qlc nand nvme
- Artic freezer 34 duo esports

- Phanteks p360a
 
Última edição:
Obrigado pelo feedback. Tendo em conta o que disseram, e o facto de ter a necessidade de comprar tudo na mesma loja para pedir a respetiva montagem, vou optar pela seasonic focus gold gx 750w full modular.


Build final:

- RX 6900 XT Gaming X trio 16gb
- Ryzen 5 5600x
- Atx gigabyte b550 aorus elite v2
- Seasonic focus gold gx 750w full modular
- Crucial kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3600MHz CL16
- Crucial P5 plus 1tb 3d tlc nand nvme
- Crucial p2 500gb qlc nand nvme
- Artic freezer 34 duo esports
- Phanteks p360a

Isso fica te em quanto?
 
Back
Topo